A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIVENCIANDO A MATEMÁTICA Autores: Nély da Conceição C. H. Pinto E. E. AZEVEDO JUNIOR Professor Santos - SP Midea Alves dos Santos E. E. AFONSO SCHMIDT.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIVENCIANDO A MATEMÁTICA Autores: Nély da Conceição C. H. Pinto E. E. AZEVEDO JUNIOR Professor Santos - SP Midea Alves dos Santos E. E. AFONSO SCHMIDT."— Transcrição da apresentação:

1 VIVENCIANDO A MATEMÁTICA Autores: Nély da Conceição C. H. Pinto E. E. AZEVEDO JUNIOR Professor Santos - SP Midea Alves dos Santos E. E. AFONSO SCHMIDT Professor Cubatão - SP Suzana Marley C. D. de Freitas E. E. AFONSO SCHMIDT Professor Cubatão - SP Cascata Santa Rosa, Tibagi-PR Cachoeira Puxa Nervos, Tibagi-PR INTRODUÇÃO: Diante das dificuldades dos alunos do 1º Ano do Ensino Médio da Rede Pública em compreender uma situação problema, elaboramos a atividade corrida de táxi, que será desenvolvida em 2 momentos: Sala de aula e sala de informática. OBJETIVO: A atividade deverá proporcionar aos alunos condições de sistematizar informações relevantes para compreensão da situação problema, através de recursos tecnológicos. QUESTÃO: A exploração de softwares articulados aos conteúdos programáticos do 1° ano do E.M., possibilitará uma vivência de observação, compreensão, interpretação e resolução de situação – problema? JUSTIFICATIVA: Para que o significado da atividade matemática para o aluno,resulte das conexões que estabelece entre os conceitos apreendidos e entre as demais áreas do conhecimento e do seu cotidiano, sirva de instrumento para a construção de novos conceitos e do seu saber. Metodologia:Corrida de Táxi: João Paulo para realizar um estudo do meio nas cachoeiras do Município de Tibagi - PR fará uso do sistema de táxi, já que na localidade não há transporte coletivo. O sistema de táxi funciona com táxi amarelo sem bandeirada e táxi branco com bandeirada sem acréscimo por hora parada ou corrida noturna. Considerando as informações dadas, qual deve ser a opção do pesquisador para que tenha menos despesa com transporte nas duas semanas que estiver fazendo o seu trabalho? Para realizar esta atividade empregaremos a seguinte metodologia: 1-Informação histórica do cenário da pesquisa; 2-Leitura e Interpretação do texto na sala de aula; 3-Construção de tabelas, gráficos na sala de informática com uso de calculadora, software e graphmatica. + Atingiu totalmente os objetivos Atingiu parcialmente os objetivos - Não atingiu os objetivos Para validar a metodologia, calculou-se o percentual em cada questão proposta das turmas A e B, conforme tabela acima. Percebeu-se que a relação entre tecnologia e procedimentos matemáticos enfoca uma nova interpretação do real. CUSTO BENEFÍCIO EM FUNÇÃO DA DISTÂNCIA PERCORRIDA.

2

3

4

5

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMA TÉCNICAS. Apresentação de citações em documentos, NBR Rio de Janeiro, 1992 DA PONTE, J.P. e All Investigações Matemáticas em Sala de Aula. Editora Autêntica, Ensino da Matemática na sociedade de Informação. Revista Educação Matemática.Lisboa, n.45,1999.


Carregar ppt "VIVENCIANDO A MATEMÁTICA Autores: Nély da Conceição C. H. Pinto E. E. AZEVEDO JUNIOR Professor Santos - SP Midea Alves dos Santos E. E. AFONSO SCHMIDT."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google