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O Som e os Instrumentos Musicais (p. 205)
Igor Konieczniak
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O que é o som? Ondas mecânicas longitudinais tridimensionais.
Variações rápidas e microscópicas da pressão do ar na forma de ondas sonoras.
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Velocidade de propagação (p. 207)
v: velocidade de propagação B: módulo de elasticidade volumar do meio d: densidade do ar
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Qual a diferença entre música e ruído?
Ruído Música R: PERIODICIDADE
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O que é fisicamente a ALTURA e o VOLUME das notas?
ALTURA FREQUÊNCIA VOLUME AMPLITUDE
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Ondas Estacionárias A onda azul se desloca para a direita
A onda verde para a esquerda
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Harmônicos (p. 212) As ondas estacionárias ocorrem sempre em freqüências múltiplas da freqüência fundamental. Estas ondas são chamadas também de harmônicos.
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Como a freqüência fundamental é definida fisicamente? (p. 211)
Corda T = tensão l = comprimento da corda r = densidade linear Órgãos e tubos: Aberto Fechado em um dos lados l = comprimento do tubo v = velocidade do som
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Como sabemos a diferença entre os instrumentos musicais?
Ondas simples e ondas compostas Figura pg. 212
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O som de cada instrumento é a soma de diferentes harmônicos.
A “figura” que se repete no som de cada instrumento é diferente, por isso, eles possuem TIMBRES diferentes.
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Componentes básicos de um instrumento musical
Gerador: produz uma vibração mecânica; Ressonador (oscilador): garante que a vibração ocorra numa freqüência determinada; Irradiador: comunica a vibração ao exterior para que possa ser ouvida.
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Ressonadores Todo “objeto” que forma ondas
estacionárias quando excitado pode ser considerado um ressonador. Os ressonadores de Helmholtz
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Mais Ressonadores
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Tipos de Instrumentos Musicais
Acústicos Sopro Corda Percussão Eletrônicos
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A Flauta
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Componentes de uma Flauta:
Componentes de uma flauta transversal: Como é produzida a vibração
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A Flauta como um tubo aberto
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A flauta é um ressonador cilíndrico aberto nos dois lados
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Espectrograma de uma flauta
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O Violino
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Componentes de um violino:
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As cordas e o movimento Helmoltz
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Fotografias do Movimento de Helmotz
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Onda Dente de Serra A fricção do arco na corda do violino produz uma vibração do tipo dente de serra, rica em harmônicos.
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O cavalete, a alma, a barra harmônica e os efes.
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O fundo, o tampo e o corpo
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Escala Temperada
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O que são batimentos? Variações na amplitude do som devido a interferência entre duas ondas de freqüências próximas.
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Como se afina um instrumento?
400 e 800 Hz, 2:1, uma oitava 400 e 600 Hz, 3:2, quinta perfeita 400 e 533 Hz, 4:3, quarta perfeita 400 e 500 Hz, 5:4, terça maior 400 e 480 Hz, 6:5, terça menor 400 e 440 Hz, 400 e 410 Hz, 10 batidas por segundo 400 e 403 Hz, 3 batidas por segundo 400 e 401 Hz, 1 batida por segundo 400 e 400,5 Hz, 1 batida a cada 2 segundos
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O Princípio de Incerteza dos Músicos
Os batimentos são usados para a afinação. Quanto mais afinado um instrumento, menor é Δf e maior é o intervalo entre as batidas (Δt): Para uma afinação perfeita é preciso esperar um tempo infinito!!!
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Referências Bibliográficas
JOHNSTON, Ian. Measured Tones: The interplay of physics and music. IOP Publishing; 1989. OLIVEIRA, Naylor. Revista Eletrônica de Ciências - Número 25 - Abril de Disponível em 14/06/08. < artigos/art_25/musica.html> WOLFE, Joe. Musical Acoustics - Some Introductory Pages. Disponível em 14/06/08 < KIM, Gina. Violin Disponível em 16/06/08. < GALUZZO, PM; WOODHOUSE, J. Why is the violin so hard to play? Disponível em 16/06/08. < woodhouse/index.html> SOUZA de, C. A. W. A física da música. Disponível em 16/06/08. <
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Referências Bibliográficas
Background information for Sound Disponível em 16/06/08. < BUEN, Anders. Can we hear the geometrical measures of a violin? Disponível em 16/06/08. < AB_Geometrical_measures.pdf> FRITZ C., CROSS I., SMITH E., WEAVER K., PETERSEN U., WOODHOUSE J., MOORE B.C.J. Perceptual correlates of violin acoustics. Disponível em 16/06/08. < ~cf291/Publications/Fritz_ICMPC06.pdf> JANSSON, Erik. Acoustics for Violin and guitar Makers. Disponível em 16/06/08 <
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