A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER IVINHEMA/MS

2 DE INÍCIO… Um dos desafios enfrentados por qualquer educador em sala de aula é fazer com que seus educandos aprendam e adquiram o desejo de aprender cada vez mais e com autonomia. E por isso, a prática pedagógica utilizada para atingir esta meta é um dos Indicadores de Qualidade em Educação. Dela fazem parte as rotinas de planejamento e de avaliação que norteiam o trabalho dos educadores, que devem também considerar o conhecimento prévio dos alunos e o contexto em que eles vivem na hora de programar as atividades.

3 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AINDA
VÍDEO - 01 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AINDA É BICHO PAPÃO O objetivo do vídeo é gerar subsídios para que educadores reflitam sobre suas práxis educacionais, entendendo-as como reflexos do meio social, proveniente de políticas educacionais inadequadas, mas possíveis de serem transformadas em razão de uma mudança de cultura de todos (pais, educadores, estudantes...).

4 INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO Prática Pedagógica e Avaliação
Consentir que a escola passe por uma avaliação como um todo pela sua comunidade e, desse modo, possam conhecer seus pontos fortes e fracos é o que permite os Indicadores de Qualidade da Educação. Esse instrumento de avaliação tem o intento de envolver toda a comunidade escolar em procedimentos de melhoria da qualidade da educação.

5 VÍDEO - 02 O QUE SAO OS INDCADORES?
O vídeo dá um panorama sobre a elaboração dos Indicadores de Qualidade da Educação - Indique -, e apresenta os princípios que os orientam, ressaltando a gestão democrática, cidadania participativa e a avaliação qualitativa

6 INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

7 INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
" Os Indicadores da Qualidade na Educação foram criados para ajudar a comunidade escolar a avaliar e melhorar a qualidade da escola. Este é seu objetivo principal. Compreendendo seus pontos fortes e fracos a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme seus próprios critérios e prioridades."

8 Por conseguinte, o objetivo primordial dos Indicadores da Qualidade na Educação é auxiliar a comunidade escolar a avaliar e melhorar a qualidade da escola. Para este trabalho, serão discutidas sete dimensões, no entanto, deve haver outras dimensões, afinal, cada escola é uma escola, com necessidades diferentes. Por meio de perguntas e respostas, a comunidade avalia a escola e propõe ações de melhorias.

9 TEXTO SOUZA, Alberto de Mello e. A relevância dos indicadores educacionais para a educação básica: informação e decisões. In: SOUZA, Alberto de Mello, Dimensões da Avaliação Educacional. (Org.) – Petrópolis, RJ: Vozes, Disponível em <

10 QUESTÕES CONDUTORAS GRUPO 01
Qual o papel dos indicadores educacionais nas sociedades modernas? A que conclusões o autor do texto chega quanto ao impacto de indicadores educacionais como balizadores das análises dos problemas na educação? - GRUPO 02 Quais os indicadores educacionais apresentados no texto como os mais utilizados no Ensino Fundamental e Médio? - GRUPO 03 Discorra sobre o problema da desigualdade educacional apresentado no texto.

11 APRESENTAÇÃO EM PLENÁRIA
É importante que o uso dos Indicadores seja visto como um processo pelo qual a escola passa, e não como um evento que só ocorre nos dias de avaliação e planejamento.

12 REFLEXÃ0 Para que tudo isso aconteça, é necessário que professores e coordenação pedagógica estejam atentos e permanentemente avaliando a aprendizagem dos alunos, sem esquecer de adotar um sistema de avaliação do resultado do trabalho dos profissionais da escola. A publicação completa dos Indicadores da Qualidade da Educação está disponível no site da Ação Educativa.

13 Professora Coordenadora
ROTEIRO DE TRABALHO Escolha do mediador da sessão de estudo de cada grupo: 10 min LEITURA DO TEXTO: 40 min DEBATE E REFLEXÃO REFERENTE AO TEXTO: 40 min INTERVALO DE 20 MIN QUESTÕES CONDUTORAS DO DEBATE: 40 min APRESENTAÇÃO EM PLENÁRIA: 20 min Término: Leitura da Ata e Assinatura. CINTHYAMARIA STAUT Professora Coordenadora


Carregar ppt "SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google