A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIÇÃO 12 – ENSINANDO AS CRIANÇAS NO CAMINHO DO SENHOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIÇÃO 12 – ENSINANDO AS CRIANÇAS NO CAMINHO DO SENHOR"— Transcrição da apresentação:

1 LIÇÃO 12 – ENSINANDO AS CRIANÇAS NO CAMINHO DO SENHOR

2 TEXTO BASE I PEDRO 2.13 13 Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, 14 seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem. 15 Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos. 16 Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus. 17 Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.

3 ENTENDENDO O PROPÓSITO DE DEUS EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO DE NOSSOS FIHOS
OS MALES DA SOCIEDADE; FINANCEIROS, POLÍTICOS, TRABALHISTAS, ESCOLARES OU RELIGIOSOS- ORIGEM NO CORAÇÃO DO HOMEM. Jer Rom 3..23 DEUS CRIOU A FAMÍLIA AINDA NO ÉDEN UNIDADE AMBIENTE DE AMOR LAR “FAMÍLIA” Berço de costumes, hábitos, caráter, crenças e morais de cada ser humano Contexto Mundial, Nacional, Municipal ou familiar PODEMOS AFIRMAR ENTÃO: COMO VAI O LAR VAI O MUNDO. FAMÍLIA RECONHECER A EXISTÊNCIA DO PECADO “SATANÁS” LARES ÍMPIOS NÃO OPERAM NO MESMO PADRÃO CRISTÃO. UMA VEZ RECOHECIDO ESSA NECESSIDADE TEMOS QUE APRENDER : O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE O ASSUNTO DO LAR É UMA GARANTIA DE QUE ATINGIREMOS O ALVO O QUAL DEUS TEM PARA NÓS EM RELAÇÃO Á FAMÍLIA E AOS FILHOS

4 A Educação de Ensino é com a Escola
Conceito principal da lição Cabe aos Pais ensinarem seus filhos a obedecer. A ação educativa dos pais na vida dos filhos, têm o objetivo de prepará-los para a vida e para assumir um compromisso de amor e responsabilidade de maneira saudável com com Deus. A Educação de Ensino é com a Escola A Educação de valores é com os Pais.

5 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.  João 14:6

6 Ensine seus filhos desde Pequenos que Existe Um Deus que Cuida de Nós
Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador. Isaias 43.11

7

8 O PRÓPRIO LUCIFER FOI DESOBEDIENTE

9

10

11

12

13 LIMITES X LIBERDADE X RESPONSABILIDADE
Ensine a conquistar: A conquista é dom de Deus “ A Deus cabe dar e a nós Conquistar Imposição de Limites: Nossos filhos hoje não podem ser frustrados, não sabem esperar.

14 IMPOSIÇÃO DE LIMITES NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
CABE AOS PAIS EDUCAR OS FIHOS A EDUCAÇÃO É A CONDIÇÃO BÁSICA PARA O CONVÍVIO SOCIAL EDUCAR IMPLICA O USO DE AUTORIDADE PARA IMPOR LIMITES; DAR ORDENS E PROIBIR O INDISPENSÁVEL QUE POSSIBILITE A CRIANÇA CONTROLAR SUA IMPULSIVIDADE. TODA CRIANÇA NASCE EGOISTA; ELA PASSA A RESPEITAR O OUTRO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO, DISCIPLINA, MAS. PRINCIPALMENTE PELO EXEMPLO DOS PAIS AS CRIANÇAS SEMPRE IDENTIFICAM-SE COM UM DOS PAIS E FAZEM O QUE O ADULTO FAZ. EX: A MENINA SE VESTE COMO A MÃE SE VESTE. O MENINO TENDE A TORCER PELO MESMO TIME DO PAI. (vídeo exemplo)

15 NÃO APENAS VIVER COM OS FILHOS MAS PARTICIPAR ATIVAMENTE DE SUAS VIDAS.
NÃO BASTA SER PAI TEM QUE PARTICIPAR!! O RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS DEVER SER FUNDAMENTADO NO AMOR E NO DIÁLOGO O MAIOR PAPEL DOS PAIS CONSISTE EM APOIAR, COMPREENDER E DIALOGAR SEMPRE COM SEUS FILHOS! O MAIS IMPORTANTE NESTE RELACIONAMENTO É JUNTOS CRIAR SOLUÇÕES CONCILIATÓRIAS PARA QUE TODOS SEJAM BEM ATENDIDOS ( onde as minhas necessidades são tão importantes quanto as suas) As vezes é preciso zerar.

16 O QUE A BÍBLIA NOS ENSINA SOBRE DISCIPLINA FÍSICA?
POSSO BATER EM MEUS FILHOS? É PECADO?

17 DISCIPLINA - A VARA DA CORREÇÃO SEGUNDO A BÍBLIA
"A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe" Provérbios 29.15 Provérbios "Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno". A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela" Provérbios Provérbios 29:17 “Discipline seu filho, e este lhe dará paz, trará grande prazer a sua alma.”

18 VARA: É UMA HASTE FINA E FLEXÍVEL
Uma criança nunca deverá ser disciplinada fisicamente a ponto de causar a ela dano físico. De acordo com a Bíblia, entretanto, a disciplina física, apropriada e controlada, é algo bom e contribui para o bem estar e correto treinamento da criança. Sugestões: Nunca se deve castigar uma criança com Base na Ira. Todo castigo exagerado e Leviano não ensinará nada a criança. Nunca Confunda Violência com Castigo Físico Junto com a Disciplina deve vir o amor. Não seja contraditório. Dê o exemplo com sua vida. Nada é pior do que a injustiça (Bíblia de estudo esperança) PALAVRA CHAVE: TEMPERANÇA UM DOS FRUTOS DO ESPÍRITO (Gal 5.22) Ter moderação em suas atitudes e vontades, ser equilibrado

19 Ter moderação em suas atitudes e vontades, ser equilibrado
PALAVRA CHAVE: TEMPERANÇA UM DOS FRUTOS DO ESPÍRITO (Gal 5.22) Ter moderação em suas atitudes e vontades, ser equilibrado

20 A LEI DA PALMADA

21 OS FILHOS ESTÃO SEMPRE NOS OBSERVANDO. A IMPORTÂNCIA DO EXEMPLO.
Quando você pensou que eu não estava olhando, eu vi você afixando a minha primeira pintura na porta da geladeira e quis fazer mais uma. Quando você pensou que eu não estava olhando , eu vi você fazendo meu bolo preferido e entendei como pequenas coisas se tornam tão especiais. Quando você pensou que eu não estava olhando, eu vi você orando e acreditei que existe um Deus a quem eu poderia me dirigir. Quando você pensou que eu não estava olhando, eu vi você me dando um beijo de boa noite e me senti amado.

22 Quando você pensou que eu não estava olhando, eu percebi que você se importava comigo e resolvi dar o máximo de mim Quando você pensou que eu não estava olhado, eu olhava... E, como seu filho, quero agradecer por todas as coisas que vi quando você pensou que eu não estava olhado OS FILHOS ACREDITAM NAQUILO QUE OS PAIS DIZEM- ILUSTRAÇÃO

23 E A NOSSA PARTE. ESTAMOS FAZENDO?

24 APLICAÇÃO PESSOAL Você tem ensinado seus filhos a obedecerem? Você é um exemplo de Obediência para seus filhos? O que você faz quando erra com os seus Filhos?


Carregar ppt "LIÇÃO 12 – ENSINANDO AS CRIANÇAS NO CAMINHO DO SENHOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google