A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2006/01 Universidade Federal de Santa Catarina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2006/01 Universidade Federal de Santa Catarina"— Transcrição da apresentação:

1 2006/01 Universidade Federal de Santa Catarina
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento EGC T.E. Engenharia do Conhecimento- Gestão do Conhecimento e ferramentas de Busca 2006/01 Professores: Hugo Hoeschel

2 A BASE DE DADOS DE INTENÇÕES
“A biblioteca de Alexandria foi a primeira vez em que a humanidade tentou reunir a totalidade do conhecimento humano em um só lugar, ao mesmo tempo. E qual é a nossa última tentativa? O Google.” Brewster Kahle

3 IMPLICAÇÕES - Quase qualquer pergunta que alguém possa fazer pode ser respondida de uma forma ou de outra, explorando a Base de Dados de Intenções. - Segundo a lei USA PATRIOT, o governo dos Estados Unidos pode hoje obrigar empresas como o Google a prestar em segredo, a pedido, informações a agentes do governo.

4 Quem, O que, Onde, Por que, Quando, Como e Quanto.

5 A INJEÇÃO DE DINHEIRO - Estimativa de US$ 23 bilhões em 2010.
- A busca paga cresceu cresceu de poucos milhões para mais de US$ 3 bilhões. - Estimativa de US$ 23 bilhões em 2010. - A Google possui mais de 225 mil anunciantes.

6 Dr. Gary Flake, Microsoft Cop.
“A AltaVista não foi a primeira de todas, mas foi a primeira a fazê-lo de uma forma que poderia ser considerada um aperfeiçoamento significativo sobre o estado de coisas vigente.” Dr. Gary Flake, Microsoft Cop.

7 PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE BUSCA
Archie Veronica AltaVista Excite Yahoo

8 INTRODUÇÃO O livro A Busca oferece muito mais que a história interna do triunfo do Google. Também é um livro a respeito do passado, do presente e do futuro da tecnologia de busca e do enorme impacto que ela está começando a ter sobre marketing, mídia, cultura popular, namoro, busca de emprego, direito internacional, liberdades civis e qualquer outra esfera de interesse humano.

9 Herdeiros de Tesla Larry Page, um dos criadores da Google, leu uma biografia de Nokola Tesla, inventor que desenvolveu as tecnologias fundamentais para uma gama de inovações, da comunicação sem fio até as células solares e a moderna grade de energia. Apesar de sua importância, Tesla permanece uma figura menor. Page e Sergey Brin, no entanto, conseguiram evitar o destino de Tesla.

10 TRAJETÓRIA DA GOOGLE A trajetória da Google teve inicio quando dois estudantes, um americano, Larry Page e um russo, Sergey Brin se conheceram na Universidade de Stanford, instituição com excelência em produção acadêmica e proveito empresarial.

11 QUEM ERAM O começo não foi fácil:
Page achou Brin insolente (Brin era filho de uma cientista da NASA e filho de professor universitário de matemática na Universidade de Maryland, ele assistia mais aulas extra-curriculares que as do curso, gostava mesmo de participar de projetos que considerava interessantes).

12 O mundo da Web poderia ser o maior gráfico jamais criado, projetava Page. Mas o que estaria por trás da conexão de uma página? Essa resposta poderia tornar a web mais interessante, previra ele. Seis anos depois, juntos, eles conseguiriam melhorar e ampliar a relação da humanidade com o conhecimento.

13 WEB: CITAÇÃO E ANOTAÇÃO
CONEXÃO CITAÇÃO TEXTO ANOTAÇÃO

14 A IDÉIA DE PAGE Page desenvolveu um projeto chamado BackRub:
Um sistema que descobriria as conexões na Web, armazenaria para análise e depois republicaria possibilitando a qualquer um ver quem estava se conectando.

15 Page armazenava apenas as conexões – não os conteúdos da Web – ele ainda tinha que navegar por toda Web. Em 1995 calculava-se que a Web contivesse 10 milhões de documentos. Visionário, Page calculou por volta de 100 milhões. Quanto mais Page esperava para começar, maior a Web ficava, em torno de 2000% ao ano.

16 A AUDÁCIA DE NÍVEL Inicialmente, Page e Brin não tinham intenção de criar uma ferramenta de busca. O desafio dos jovens empreendedores em 1996 era percorrer toda Web e começaram pela sua home page em Stanford.

17 Mas o que fazer com os dados armazenados na Web?
Page e Brin criaram um sistema que classificava, ou seja, premiava as conexões que vinham de fontes importantes e penalizavam as demais.

18 O grande avanço deles foi a criação de um algoritmo batizado de Pagerank:
Identifica o número de conexões de um determinado site, bem como os números de conexões dos sites interligados.

19 NASCE UMA OBSESSÃO A obsessão de Page era conhecer as páginas Web que estavam ligadas para trás na internet. Em outras palavras, as conexões de uma página web. O BackRub nasceu dessa obsessão, podendo ser considerado o algoritmo que deu origem ao famoso mecanismo de busca

20 POR QUE GOOGLE? Eles chamaram a sua nova ferramenta de Google devido ao googol – número 1 seguido de 100 zeros. A primeira versão foi lançada no Website de Stanford em agosto de 1996.

21 AS CRÍTICAS AO GOOGLE O serviço da Google recebia crítica de alguns donos de Websites por não entenderem como que seus sites não apareciam na lista ou eram mal classificados.

22 No final de 1998, o Google estava atendendo mais de 10 mil consultas por dia. Foi nesse momento que os jovens inventores sentiram a necessidade de criar uma empresa.

23 SURGE A EMPRESA Seguindo o conselho de seu professor, Page e Brin enviaram a seu rico inventor Andy Bech-Tolsheim. Após apresentar as idéias para ele, Andy gostou e fez um cheque de US$100 mil. Andy perguntou em nome de quem deveria ser o cheque, eles ficaram indecisos, Andy sugeriu Google.Inc.

24 O MODELO DE NEGÓCIOS Enfim, a Google encontrou seu modelo de negócios. Quando eles tentavam transformar a busca em um negócio, Bill Gross (segundo a revista Isto é: dono de um salário de US$ 40 milhões por ano), via a busca em uma das sementes de revolução econômica – Bill foi o fundador do GoTo.com.

25 A FÁBRICA DE IDÉIAS Em 1996, nasceu a IdeaLab, é até hoje uma incubadora de negócios. Em pouco tempo a IdeaLab foi uma importante Indústria de Internet e possuía teorias avançadas de negócios. Gross teorizava que o verdadeiro valor das empresas estava nas pessoas.

26 UM LANÇAMENTO INFELIZ GoTo.com foi comparado por Bill Gross às páginas amarelas da Internet, aqueles que pagassem o anúncio maior recebiam mais chamadas. Quando o GoTo.com foi lançado em 1998, ele contava apenas com 15 anunciantes, em seis meses mais tarde, seus anunciantes eram cortados aos milhares. Em 2000, o GoTo.com estava atendendo mais de 100 milhões de busca por mês, sendo 10% pagas.

27 Um certo momento Crowler de BackRub consumia quase a metade de toda a banda larga de Universidade.

28 BUSCA: - PRIVACIDADE, - GOVERNO E O MAL - ABERTURA DE CAPITAL

29 Google permite a localização do endereço de pessoas
Através da digitação do número de telefone da pessoa a ser localizada.

30 O Google informa sobre a vida das pessoas
Se o nome da pessoa não estiver no Google é porque: - ou está muito em baixa - ou é muito rico para evitá-las.

31 Conflitos surgem à medida em que informações digitais se espalham e são conectadas por meio de busca. Falta de privacidade.

32 Equilíbrio entre o direito do cidadão à privacidade e o direito de saber de uma corporação, um governo e outro cidadão.

33 Pensamentos privados estão sujeitos ao escrutínio de uma infra-estrutura tecnológica que estava fora do seu alcance (gmail). Governos tentam barrar as informações ( China – Flórida ).

34 Através do programa Patriot Act tem o direito de interceptar suas comunicações de dados privados por meio de uma solicitação ao seu ISP – agregador de dados ( acontece sem que saibamos).

35 declarou que abriria suas ações no valor de
O Google em 29 de abril de 2004, declarou que abriria suas ações no valor de US$

36 SETE GRUPOS CENTRAIS BUSCA PROPAGANDA PRODUTOS INTERNACIONAL
INFRA-ESTRUTURA DE HARDWARE INFRA-ESTRUTURA DE SOFTWARE ADMINSTRAÇÃO

37 UM EFEITO SEM PRECEDENTES Larry Page e Sergey Brin
DO ANONIMATO AO SUCESSO A empresa passou de desconhecida a uma empresa com a posição da Apple Ou da Microsoft em cinco anos! UM EFEITO SEM PRECEDENTES Larry Page e Sergey Brin

38 Os seres humanos entram no quadro de busca quando falham os algoritmos – e, mesmo assim com relutância!!!

39 Distribuição e venda de conteúdo Ficcção científica – uma realidade
GOOGLE – empresa de tecnologia movida por mídia Indústria de Conteúdo Distribuição e venda de conteúdo Ficcção científica – uma realidade E COMO GANHAR MAIS $$$$$$$$ ???????

40 Gerencia MILHÕES de palavras-chave
A GOOGLE AJUDA A ACHAR COISAS (Schimidt) A Google tem um dos maiores centros de dados e uma das maiores coleções de largura de banda do MUNDO!!!!! Gerencia MILHÕES de palavras-chave

41 Organizar as informações do MUNDO torná-las acessíveis!!!!
META DA GOOGLE Organizar as informações do MUNDO torná-las acessíveis!!!!


Carregar ppt "2006/01 Universidade Federal de Santa Catarina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google