A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VALORIZE SUA ESPECIALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VALORIZE SUA ESPECIALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 VALORIZE SUA ESPECIALIDADE
Dizem que não se cobra pelo que se faz, mas pelo que se sabe!

2 Um especialista foi chamado para solucionar um problema com um computador de grande porte e altamente complexo... Um computador que vale 12 milhões de reais.

3 Sentado em frente ao monitor, pressionou algumas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo para si mesmo e desligou o computador. Tirou uma chave de fenda de seu bolso e deu volta e meia em um minúsculo parafuso. Então ligou o computador e verificou que tudo estava funcionando perfeitamente.

4 O presidente da empresa se mostrou surpreendido e ofereceu pagar a conta no mesmo instante. - Quanto lhe devo? -perguntou. - São mil reais, por favor. - Mil reais? Mil reais por alguns minutos de trabalho? Mil reais por apertar um parafuso? Eu sei que meu computador vale 12 milhões de reais, mas mil reais é um valor absurdo! Pagarei somente se receber uma nota fiscal com todos os detalhes que justifique tal valor.

5 O especialista balançou a cabeça e saiu
O especialista balançou a cabeça e saiu. Na manhã seguinte, o presidente recebeu a nota fiscal, leu com cuidado, balançou a cabeça e saiu para pagá-la no mesmo instante sem reclamar.

6 A nota fiscal dizia: Serviços prestados: Apertar um parafuso real Saber qual parafuso apertar reais

7 Educação Física Conjunto das atividades físicas e desportivas;
Profissão constituída pelo conjunto dos graduados/habilitados, e demais habilitados, no Sistema CONFEF/CREFs; Componente curricular obrigatório, em todos os níveis e modalidades do ensino básico; Área de estudo e/ou disciplina no Ensino Superior; Corpo de conhecimentos

8 O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
É especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações – ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais.

9 Uma pessoa fisicamente educada:
Demonstra competência em muitas formas de movimento e proficiência em poucas formas de movimento Aplica conceitos e princípios de movimento para a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades motoras. Exibe estilo de vida fisicamente ativo. Alcança e mantém um nível aprimorado de saúde por meio da aptidão física. Demonstra responsabilidade pessoal e comportamento social em situações de atividade física. Demonstra compreensão e respeito quanto as diferenças entre as pessoas nas situações da atividade física. Compreende que a atividade física fornece oportunidade para o prazer, o desafio, a auto-expressão e a interação social. Fonte:National Association for Sport and Physical Education

10 Educação Física Profissão que tem como objetivos desenvolver e aprimorar habilidades e capacidades nas pessoas, para aplicação nos desportos, na saúde ou no lazer.

11 Todos os movimentos voluntários e involuntários realizados pelo homem.
ATIVIDADE FÍSICA Movimento voluntário intencionalmente realizado com propósitos específicos; requer quantidade substancial de energia Movimento intencionalmente realizado para alcançar objetivos que fazem parte do exercício ou esporte Movimento voluntário intencionalmente realizado para alcançar um objetivo no esporte, no exercício ou em qualquer outra esfera da experiência da vida. Todos os movimentos voluntários e involuntários realizados pelo homem.

12 EXERCÍCIO FÍSICO É toda atividade planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componente da aptidão física (CASPERSEN, 1985).

13 ESPORTE Sistema ordenado de práticas corporais de relativa complexidade que envolve atividades de competição institucionalmente regulamentada, que se fundamenta na superação de competidores ou de marcas/resultados anteriores estabelecidos pelo próprio esportista (GENERALITAT DE CATALUNYA, 1991)

14 Profissionais e Estudantes da Atividade Física estão preparados para saber “qual parafuso apertar”?

15 Prof. Dino de Aguiar Cintra Filho
APRENDIZAGEM MOTORA Prof. Dino de Aguiar Cintra Filho

16 Programação/Conteúdo Programático
Terminologia usada no desenvolvimento motor: Aprendizagem motora Desenvolvimento motor Habilidade motora Capacidade motora Atividade motora Classificação das habilidades, capacidades e atividades motoras. Domínios do comportamento humano e o movimento A classificação do movimento humano O conceito de movimento humano A importância do movimento no desenvolvimento do ser humano

17 Programação/Conteúdo Programático
Aspectos biológicos de desenvolvimento e o movimento humano Organismo como sistema: abordagem fisiológica do movimento humano Crescimento físico e desenvolvimento fisiológico: base de sustentação da atividade motora O processo de desenvolvimento motor Seqüência de desenvolvimento motor Aquisição dos padrões fundamentais do movimento Reflexos infantis Habilidades motoras rudimentares Habilidades motoras fundamentais Percepção e desenvolvimento motor perceptivo Habilidades motoras especializadas Desempenho motor em adultos Desempenho motor na velhice Avaliação do comportamento motor

18 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Provas Teóricas Participação Atividades Práticas

19 BIBLIOGRAFIA LISTELLO, A.; CLERC, P.; CRENN, R.; SCHOEBEL, E. Recreación y educación física deportiva. Buenos Aires: KAPELUSZ, 1964. ABERNETHY, K..; GILLARD, H.; COWLEY, J.; WHITESIDE, J. Saltar e brincar: manual de actividades motrices para desarrolar el equilibrio y la coordinación. Buenos Aires: Editorial Médica Panamericana, 1978. GUISELINI, M. Educação Física na Pré-escola. Brasília: MEC, 1982. LE BOULCH, J. La educacion por el movimiento en la edad escolar. Buenos Aires: Paidos, s/d. FLINCHUM, B. M. Desenvolvimento motor da criança. Rio de Janeiro: Interamericana, 1981. HAYWOOD, KATHLEEN M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. Porto Alegre, Artmed Editora, 2004. GALLAHUE, D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo, Phorte Editora, 2001. SCHMIDT, R.; WRISBERG, C. Aprendizagem e Performance Motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre, Artmed Editora, 2001.

20 Fontes de conhecimento em atividade física
Estudo acadêmico Experiência Prática Profissional

21 Estudos da atividade física Atividade Física
Comportamento motor Biomecânica da atividade física Esfera comportamental Atividade Física Esfera biofísica Psicologia do esporte e do exercício Fisiologia da atividade física Pedagogia da atividade física atividade física Filosofia da Sociologia da Atividade física História da Atividade física Esfera sociocultural

22 Profissões centralizadas em atividade física
As esferas da prática profissional em atividade física Saúde e fitness Profissões centralizadas em atividade física Exercício terapêutico Instrução Administração esportiva Estudo acadêmico Expressão artística

23 As esferas da experiência em atividade física
Auto-expressão Atividade Física Educação Auto-suficiencia Trabalho Competição Lazer Saúde


Carregar ppt "VALORIZE SUA ESPECIALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google