A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFLEXÕES SOBRE O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba/ 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFLEXÕES SOBRE O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba/ 2007."— Transcrição da apresentação:

1 REFLEXÕES SOBRE O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba/ 2007

2 REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Documento elaborado pelo MEC através da Secretaria de Educação Fundamental (1998). Composto de 3 volumes: –Volume 1: Introdução –Volume 2: Formação pessoal e social –Volume 3: Conhecimento de mundo

3 OBJETIVOS DO DOCUMENTO Contribuir para a reflexão sobre o planejamento e a avaliação da prática educativa de crianças de 0 a 6 anos de idade.

4 VOLUME 1 - INTRODUÇÃO Apresenta reflexões sobre as creches e pré-escolas brasileiras. Discute concepções de educação, de criança e de formação profissional. Reflete sobre o cuidar e o educar. Fala da necessidade de inclusão. O brincar como direito da criança.

5 VOLUME 2 – FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Visa elaborar discussões sobre a construção da identidade e autonomia das crianças. Construção de vínculos afetivos. Sexualidade e relações de gênero. Aprendizagem (imitação, brincar, imagem corporal).

6 VOLUME 2 – FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL TRAZ OS CONTEÚDOS E OBJETIVOS PARA AS CRIANÇAS DE 0-3 ANOS E DE 4 A 6 ANOS. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS (auto-estima, cuidados pessoais, segurança, identificação, respeito à diversidade etc). ORIENTAÇÕES GERAIS (alimentação, dentes, banho, sono e repouso, trocas de fraldas) OBSERVAÇÃO, REGISTRO E AVALIAÇÃO FORMATIVA.

7 VOLUME 3 – CONHECIMENTO DE MUNDO Tem como objetivo retomar o debate sobre a construção de diferentes linguagens associadas as áreas e seus objetos de conhecimento: –MOVIMENTO –MÚSICA –ARTES VISUAIS –LINGUAGEM ORAL E ESCRITA –NATUREZA E SOCIEDADE –MATEMÁTICA

8 VOLUME 3 – CONHECIMENTO DE MUNDO PARA CADA UMA DAS ÁREAS: –A criança e o movimento, música, linguagem (justificativa). –Objetivos. –Conteúdos. –Orientações gerais para o professor (organização do tempo, observação, registro e avaliação formativa.

9 A CRIANÇA E O MOVIMENTO OBJETIVOS (0 A 3 ANOS) SEGUNDO O REFERENCIAL: –Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo. –Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação. –Deslocar-se com autonomia no espaço (andar, correr, saltar etc) –Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento para o uso de objetos diversos.

10 A CRIANÇA E O MOVIMENTO OBJETIVOS (4 a 6 ANOS) SEGUNDO O REFERENCIAL: –Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento (brincadeiras, danças, jogos etc). –Explorar o movimento – capacidades físicas> força, resistência, flexibilidade = conhecer os seus limites. –Ampliar possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos. –Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo.

11 AVANÇOS, PROBLEMAS E RETROCESSOS MAIS UMA PROPOSTA ENTRE OUTRAS POSSÍVEIS. HOUVE UM DEBATE AMPLO NA ÁREA? OS RCNEI SÃO SEGUIDOS À RISCA POR ALGUMAS INSTITUIÇÕES. CONFUSÃO TERMINOLÓGICA E CONCEITUAL NO DOCUMENTO. DISCUSSÃO POUCO APROFUNDADA. MANUAL?


Carregar ppt "REFLEXÕES SOBRE O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba/ 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google