A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BULLYING: PRÁTICA DISSEMINADA E CONHECIDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BULLYING: PRÁTICA DISSEMINADA E CONHECIDA"— Transcrição da apresentação:

1 BULLYING: PRÁTICA DISSEMINADA E CONHECIDA
Coordenador da Pesquisa : Inácio Feitosa RECIFE PESQ. Nº 071/2009

2 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA:
OBJETIVO: Verificar o nível de conhecimento da prática do Bullying e a sua disseminação junto aos estudantes que realizaram o ENEM. ÁREA DE ABRANGÊNCIA: As cidades de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife. DATA DA COLETA: As entrevistas foram realizadas no período de 05 e 06 de dezembro de 2009. UNIVERSO: Indivíduos que realizaram a prova do ENEM. AMOSTRA: Amostragem aleatória em pontos de fluxo. NÚMERO DE ENTREVISTAS: O tamanho da amostra foi de 1198 entrevistas. CONFIABILIDADE: O nível de confiabilidade estimado foi de 95% com uma margem de erro de 4 pontos percentuais.

3 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS:
OBSERVAÇÕES: As perguntas cujas somas não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos no processamento dos dados. Categorias em que apresentam 0% significa que o percentual de perguntas é menor que 0,5% dos total das respostas. A resposta “OUTROS” refere-se ao total de respostas que obtiveram índices muito baixos. A resposta “NS/NR” representa a resposta “Não sabe/ Não respondeu”.

4 ANÁLISE Os entrevistados são majoritariamente advindos escolas públicas (62,1%) – 37,9% findaram o terceiro ano em estabelecimento privado. 87,4% dos pesquisados não estão realizando ou possuem curso superior. Ressaltamos, ainda, que: 60,5% dos entrevistados possuem entre 17 a 20 anos e 77,3% dos entrevistados possuem renda entre 1 a 5 salários mínimos. O Bullying é prática conhecida de boa parte dos entrevistados, já que 50% deles declaram conhecê-la. Mas 47,5% declaram não conhecer. Estes dois dados nos fazem afirmar que a prática de Bullying pode não ser tão disseminada junto aos estudantes entrevistados. Por outro lado, ela pode estar presente. Contudo, não ser reconhecida como Bullying. No entanto, destacamos, considerando o universo dos que já ouviram falar na prática de Bullying, que 45,1% conhecem alguém que já fora vítima de tal prática. Portanto, a prática do Bullying é disseminada. Agressão psicológica (63,6%), agressão física (27,1%) e furtos (6,7%) são as práticas mais recorrentes. Porém, destacamos que 91,8% dos entrevistados não conhecem alguma instituição de ensino superior ou escola que adotou medidas para a prática do Bullying. Diante da sua disseminação, urge as instituições de ensino agirem para prevenir a prática do Bullying. Considerando os que declararam conhecer a prática do Bullying (50%), 37,9% defendem punições educativas para os praticantes. 30,2% defendem a expulsão do estabelecimento de ensino. E 11,4%, a perda de direitos. Observamos repúdio e desejo de punição por parte dos entrevistados.

5 Perfil dos entrevistados:
Tipo de escola onde concluiu o 3º ano científico

6 Perfil dos entrevistados: Conclusão do ensino médio em 2009

7 Perfil dos entrevistados: Curso superior em andamento ou concluído

8 Perfil dos entrevistados:
Sexo

9 Perfil dos entrevistados:
Faixa etária

10 Perfil dos entrevistados:
Estado civil

11 Perfil dos entrevistados:
Grau de instrução

12 Perfil dos entrevistados:
Renda individual

13 Perfil dos entrevistados:
Renda familiar

14 Perfil dos entrevistados: Situação empregatícia

15 Perfil dos entrevistados: Classe sócio-econômica

16 Você já ouviu falar em BULLYING?
[P. 01] Você já ouviu falar em BULLYING?

17 [P. 02] Se SIM, qual deve ser a pena para alguém que comete BULLYING na escola, por exemplo?

18 Você conhece alguém que já fora vítima de BULLYING?
[P. 03] Você conhece alguém que já fora vítima de BULLYING?

19 Qual foi a forma que foi praticado o BULLYING?

20 [P. 05a] Você conhece alguma escola ou IES que adotou medidas para punir a prática de BULLYING?

21 [P. 05b] Se SIM, qual foi a medida?

22 INSTITUTO MAURÍCIO DE NASSAU
JANGUIÊ DINIZ PRESIDENTE DO CONSELHO JÂNYO DINIZ DIRETOR-PRESIDENTE INÁCIO FEITOSA DIRETOR DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL SÉRGIO MURILO JÚNIOR COORDENADOR EXECUTIVO/ADVOGADO DSc. ADRIANO OLIVEIRA COORDENADOR DE PESQUISA/CIENTISTA POLÍTICO BSc. ROBERTO SANTOS SUPERVISOR DE PESQUISA/CIENTISTA SOCIAL MSc. CARLOS GADELHA JÚNIOR ESTATÍSTICO SIMARA COSTA ESTAGIÁRIA DE ESTATÍSTICA ROBERTA TEKAVITA ESTAGIÁRIA DE ECONOMIA ISABEL FRANÇA ASSESSORA DE IMPRENSA EMMANUELLE CÉSAR CONSULTORA DE RELACIONAMENTO MARIA AMANDA SECRETÁRIA ADMINISTRATIVA Rua Manuel Caetano, 132 – fone (81)


Carregar ppt "BULLYING: PRÁTICA DISSEMINADA E CONHECIDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google