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Tecnologia da informação Aula 10 – Desenvolvimento Profº Erich.

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Apresentação em tema: "Tecnologia da informação Aula 10 – Desenvolvimento Profº Erich."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da informação Aula 10 – Desenvolvimento Profº Erich

2 Relembrando a última aula...

3 O papel crucial dos sistemas de e-business e e- commerce na sociedade levanta sérias questões éticas e sociais em termos de seu impacto no emprego, individualidade, condições de trabalho, privacidade, saúde e crimes com o uso do computador. Gerentes podem ajudar a solucionar os problemas de utilização inadequada da TI, assumindo suas responsabilidades éticas para o projeto ergonômico, uso benéfico e administração consciente das tecnologias de e-business em nossa sociedade.

4 As atividades de negócios e de TI envolvem muitas considerações éticas. Princípios ético e padrões de conduta servem como diretrizes para lidar com problemas éticos nas empresas. Uma das mais importantes responsabilidades da administração de uma companhia é garantir a segurança e a qualidade de suas atividades de e- business. Ferramentas e políticas de administração de segurança podem assegurar a precisão, integridade e segurança dos sistemas e recursos de e-business.

5 A engenharia social tem um papel fundamental para os estudos do comportamento de pessoas que buscam invadir sistemas de informação, acessar BD e demonstrar suas habilidade em vencer a segurança de muitas organizações. Existem muitas ferramentas que buscam proteger os dados de uma organização, mas todas falham se não houver um profissional treinado para lidar pessoas que buscam adquirir ilegalmente dados de uma empresa.

6 Abordagem Sistêmica à Solução de Problemas Projetar a Solução Projetar a Solução Definir o Problema Definir o Problema Desenvolver Soluções Alternativas Desenvolver Soluções Alternativas Selecionar a Solução Selecionar a Solução Implantar a Solução Implantar a Solução Monitorar e avaliar os Resultados

7 Pensamento sistêmico A essência da disciplina do pensamento sistêmico é “ver a floresta e as arvores” em todas as situações por meio de: Percepção das inter-relações entre sistemas; Percepção dos processos de mudança entre os sistemas. No caso de vendas: Administração de vendas inadequada? Administração de vendas inadequada? Procedimentos e vendas antiquados? Procedimentos e vendas antiquados? Esforço de vendas inadequado Esforço de vendas inadequado Desempenho deficiente das vendas. Desempenho deficiente das vendas.

8 Ciclo Tradicional de Desenvolvimento de Sistemas Implantação de Sistemas Produto: Sistema Operacional Implantação de Sistemas Produto: Sistema Operacional Investigação de Sistemas Produto: Estudo de Viabilidade Investigação de Sistemas Produto: Estudo de Viabilidade Análise de Sistemas Produto: Requisitos Funcionais Análise de Sistemas Produto: Requisitos Funcionais Projeto de Sistemas Produto: Especificações do Sistema Projeto de Sistemas Produto: Especificações do Sistema Manutenção de Sistemas Produto: Melhoria do Sistema Manutenção de Sistemas Produto: Melhoria do Sistema Compreender Problema ou Oportunidade Empresarial Desenvolver uma Solução de Sistemas de Informação Implantar a Solução de Sistemas de Informação

9 Pontos muito críticos na primeira fase do projeto: -Desenvolver um plano de gerenciamento de projeto e obter aprovação da administração (Negociação com os diretores e até presidentes da empresa), necessidade de um bom Business Plan. - Analisar as necessidades de informação dos usuários finais, o ambiente organizacional e todo o sistema atualmente em uso. Desenvolver os requesitos funcionais de um sistema que possa atender às necessidades dos usuários finais.

10 Processo de Prototipagem Utilizar e Manter o Sistema Aceito Utilizar e Manter o Sistema Aceito Identificar os Requisitos de Informação do Usuário Final Identificar os Requisitos de Informação do Usuário Final Desenvolver Protótipos de Sistemas de Informação Desenvolver Protótipos de Sistemas de Informação Rever os Protótipos para Atender Melhor aos Requisitos do Usuário Final Rever os Protótipos para Atender Melhor aos Requisitos do Usuário Final Ciclo de Prototipagem Ciclo de Manutenção

11 O uso de protótipos para o desenvolvimento do sistema e conhecer melhor as necessidades dos usuários finais por meio de um projeto de aplicação rápida (RAD). O processo tem as seguintes etapas: – Equipe: Usuários finais e programadores. – Esquema: Protótipo simples. – Apresentação: Telas e conexões de rotina. – Feedback: dos usuários finais e volta para o protótipo. – Reiteração: Novas apresentações. – Consultoria: programadores/consultores de TI. – Aceitação: Usuários aceitam o novo sistema. – Instalação: instalação nos servidores de rede.

12 Investigação de Sistemas ou Estudos de viabilidade Viabilidade Organizacional Isso se ajusta bem? Viabilidade Operacional Será aceita? Viabilidade Econômica Dispomos de recursos? Viabilidade Técnica Existe tal capacidade?

13 Para cada fator de viabilidade tem que existir uma resposta condizente (e-business e e-commerce). – Organizacional: Apoio para a estratégia empresarial. – Econômica: custo-benefício ou custo de oportunidade. – Técnica: Adquiri e desenvolver, dentro do tempo e orçamento proposto. – Operacional: Operar, utilizar e apoiar o novo sistema é requisito de sua aceitação. Pense em benefícios tangíveis e intangíveis.

14 Ponto de viabilidade econômica: analises por meio de VPL (Valor Presente Liquido)ou TIR (Taxa Interna de Retorno) benefícios maiores que os custos, ROI (Return On Investiment) neste caso quanto maior melhor. Há também o Break Even Point (Ponto de Equilibrio) ou o projeto empresarial no qual os altos executivos descrevem a necessidade de tal desenvolvimento de TI.

15 Análise de sistemas Buscar saber em profundidade o que o usuário final necessita e quais são os requesitos necessários para implantar um novo sistema de informação.

16 Análise de Sistemas Áreas Chaves da Análise de Sistemas Organizacional Requisitos Funcionais Requisitos Funcionais Sistema Atual Sistema Atual

17 Análise organizacional: conhecimento de toda a organização (estrutura, equipes, atividades, sistemas, recursos). Ter um usuário final na equipe é essencial. Análise do Sistema atual: depois chamado sistema legado. Como o sistema funciona, quais são os recursos utilizados, etc. Tudo deve ser documentado. Análise dos requisitos funcionais: parte critica. Além da informação que será exigida, o formato, a frequencia; são pontuadas as capacidades de processamento de informações (interface, processamento, armazenamento e controle).

18 Projeto dos Dados Projeto dos Dados Projeto da Interface do Usuário Projeto da Interface do Usuário Projeto do Processo Projeto do Processo Projeto de Tela, Formulário, Relatório e Diálogo Projeto da Estrutura dos Elementos dos Dados Projeto de Programas e Procedimentos Projeto de Sistemas A análise de sistema diz como deve ser os sistema para atender os usuários, enquanto o projeto dirá como isto será feito (especificações).

19 Pontos importantes no projeto: – Interface com usuário: facilidade de uso para os usuários, rápido processamento, sem problema de incompatibilide de software e ajudas. – Especificações devem ser claras e abranger as necessidades do usuário final. – O usuário final acaba sendo um desenvolvedor do sistema, com os especialistas de SI como consultores.

20 Desenvolvimento pelo Usuário Final Controle Quais controles são necessários? Controle Quais controles são necessários? Entrada Quais dados são requeridos? Entrada Quais dados são requeridos? Processamento Quais operações são necessárias nas entradas? Processamento Quais operações são necessárias nas entradas? Saída Quais informações são necessárias? Saída Quais informações são necessárias? Armazenamento A aplicação precisará armazenar dados? Armazenamento A aplicação precisará armazenar dados?

21 O usuário final é um repositório de idéias e fonte de inúmeras melhorias tanto para sistemas de e-business como e-commerce. Uma boa idéia sendo bem planejada, estruturada e sabendo os limites, mas sem desestimular a criatividade, passa a ser um passo para ganhos futuros.

22 Após o sistema ter sido projetado, começa a fase mais difícil e demorada que é a implantação. Esta é a fase decisiva do sistema concebido, pois se não for corretamente implantado será um fracasso. Lembre-se, a implantação acompanha todo o ciclo de desenvolvimento de um sistema de informação e não pode ser pensada de forma isolada.

23 Bibliografia consultada: O' BRIEN, James A.Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 13ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. Cap. 10 TURBAN, E., RAINER JR, R.K., e POTTER, R.E. Introdução a Sistemas de Informação – Uma Abordagem Gerencial. Editora Campus, RJ 2007. Cap. 10


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