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Revisão – Vest UFES 2015 Aulas 6 e 7 – Ecologia – páginas 13 e 14

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Apresentação em tema: "Revisão – Vest UFES 2015 Aulas 6 e 7 – Ecologia – páginas 13 e 14"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão – Vest UFES 2015 Aulas 6 e 7 – Ecologia – páginas 13 e 14
Márcio Germello Ecologia Ecossistema, biosfera e relações tróficas entre os seres vivos

2 Aula 6 - Questão 3 A ação inadequada do homem sobre o ecossistema pode prejudicar os ciclos biogeoquímicos de alguns elementos, como por exemplo o nitrogênio, cuja disponibilidade é limitada no planeta Terra.  Explique um mecanismo que permite a fixação biológica do nitrogênio. b)  Apresente um exemplo dessa ação inadequada e explique sua conseqüência sobre o ciclo do nitrogênio.

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4 Aula 6 - Questão 3 A ação inadequada do homem sobre o ecossistema pode prejudicar os ciclos biogeoquímicos de alguns elementos, como por exemplo o nitrogênio, cuja disponibilidade é limitada no planeta Terra.  Explique um mecanismo que permite a fixação biológica do nitrogênio. b)  Apresente um exemplo dessa ação inadequada e explique sua conseqüência sobre o ciclo do nitrogênio.

5 Aula 6 - Questão 3 - gabarito
a) Processo de amonificação: conversão de nitrogênio (N2) em amônia (NH3) e íons de amônia (NH4+), realizada em grande parte por bactérias simbiontes ('Rihizobium') presentes em raízes de plantas leguminosas e também por organismos de vida livre, como, por exemplo, bactérias aeróbicas ('Azobacter') e anaeróbicas ('Clostridium'), cianobactérias e fotossintetizantes ('Rhodospirillum'). Esse processo possibilita a absorção da amônia pelos vegetais em geral e sua utilização na síntese de compostos nitrogenados. b) Alguns exemplos da ação inadequada do homem sobre o ecossistema e suas conseqüências sobre o ciclo do nitrogênio:  queimadas - destruição dos microrganismos e de cobertura vegetal, limitando a fixação do nitrogênio  utilização de fertilizantes químicos - deposição de nitratos em excesso, provocando eutrofização  desmatamento - retirada da cobertura vegetal, reduzindo a fixação do nitrogênio  monocultura - exposição excessiva do solo a um tipo de cultura, provocando o seu desgaste  pecuária intensiva - pastagem e pisoteio excessivo, provocando destruição da vegetação, esgotamento do solo e, conseqüentemente, redução da fixação do nitrogênio e a continuidade do ciclo;  poluição atmosférica - oxidação do nitrogênio em ácido nítrico (NO), depositado no solo por ação da chuva ácida, interferindo no ciclo do nitrogênio (fixação biológica, nitrificação e desnitrificação).

6 Aula 6 - Questão casa A produtividade primária em um ecossistema pode ser avaliada de várias formas. Nos oceanos, um dos métodos para medir a produtividade primária utiliza garrafas transparentes e garrafas escuras, totalmente preenchidas com água do mar, fechadas e mantidas em ambiente iluminado. Após um tempo de incubação, mede-se o volume de oxigênio dissolvido na água das garrafas. Os valores obtidos são relacionados à fotossíntese e à respiração. a) Por que o volume de oxigênio é utilizado na avaliação da produtividade primária? b) Explique por que é necessário realizar testes com os dois tipos de garrafas. c) Quais são os organismos presentes na água do mar responsáveis pela produtividade primária?

7 Aula 6 - Questão casa - gabarito
a) O oxigênio liberado na fotossíntese serve como parâmetro para se medir a produção de matéria orgânica pelo fitoplâncton. b) Na garrafa iluminada ocorre fotossíntese com produção de matéria orgânica e oxigênio. A garrafa escura funciona como controle do experimento pois nessa situação não há fotossíntese. Comparando-se o teor de oxigênio nas duas garrafas têm-se a medida da taxa de fotossíntese. c) Algas microscópicas componentes do fitoplâncton.

8 Aula 7 - Questão 1 Em um determinado ambiente aquático contaminado por mercúrio, verificou-se a presença desse elemento nos integrantes de uma cadeia alimentar formada por plantas, pequenos moluscos herbívoros e peixes que se alimentam desses moluscos. Caracterize esses organismos segundo o nível trófico que ocupam nessa cadeia alimentar. Pesquisadores verificaram que a quantidade de mercúrio por quilograma de biomassa era maior nos peixes, intermediária nos pequenos moluscos e menor nas plantas. Como essas observações podem ser explicadas?

9 Aula 7 – Questão 1 - gabarito
Cadeia Alimentar: plantas => moluscos => herbívoros => peixes Níveis tróficos: Plantas => produtores moluscos herbívoros => consumidores primários peixes => consumidores secundários O mercúrio é um metal pesado que apresenta efeito cumulativo, portanto deve ser encontrado em maior quantidade no consumidor de 2 ordem, no caso, peixes, que, por sua vez, ocupam o 3o nível trófico.

10 Aula 7 - Questão 2 Ao longo do litoral capixaba, são observadas ilhotas constituídas por rocha exposta e recobertas parcialmente por vegetação rala, herbácea e arbustiva. Em termos da teoria ecológica, espera-se que, após longo período de tempo, cada uma dessas ilhotas esteja recoberta por vegetação arbórea e apresente uma comunidade diferente da atual. Certos eventos (catastróficos ou não) podem interromper ou retardar o processo, mas haverá a tendência descrita acima. Entre os primeiros habitantes que colonizam a rocha exposta estão os liquens, que suportam as severas condições ambientais e ajudam a decompor lentamente a rocha. A) Identifique e defina o processo descrito acima. B) Ao longo desse processo, o que se espera que ocorra com a diversidade de espécies, a biomassa total da comunidade e a produtividade primária líquida? Justifique sua resposta. C) Explique o que são liquens. Indique a associação interespecífica a eles relacionada e as vantagens dessa associação.

11 Aula 7 – Questão 2 - gabarito
a) Sucessão ecológica; sequência de estágios de ocupação progressiva de um espaço por seres vivos; inicialmente, ocupado por microorganismos e liquens que alteram o substrato físico tornando-o colonizável por outros organismos; num segundo momento, uma sequência de organismos altera o ambiente e o torna propício a atingir o estágio final (clímax), que se caracteriza pela maturidade e estabilidade da comunidade. b) Diversidade de espécies aumenta em decorrência do surgimento de nichos; a biomassa total da comunidade aumenta, em decorrência do aumento do número de espécies e do número de indivíduos de cada espécie (densidade); produtividade primária líquida diminui, em decorrência do aumento do número de consumidores. c) Liquens são associações simbióticas mutualísticas entre fungos e algas, onde o fungo promove um ambiente adequado (umidade e temperatura) para as algas poderem se desenvolver e as algas sintetizam o alimento utilizado pelos fungos.

12 Aula 7 - Questão 3 Duas espécies de plantas fanerógamas, X e Y, de porte semelhante, foram cultivadas em duas situações experimentais: I => independentemente - cada planta em um vaso; II => em conjunto - as duas plantas em um mesmo vaso. Em ambas as situações, todas as demais condições ambientais foram mantidas idênticas. Ao final de algum tempo de cultivo, mediu-se o comprimento da parte aérea desses vegetais. Os resultados estão apresentados no gráfico ao lado. a) Identifique a provável relação ecológica presente na situação experimental II e justifique a diferença de comprimento da parte aérea dos vegetais verificada nesta situação. b) Cite duas características exclusivas das fanerógamas e os dois principais grupos em que esses vegetais são divididos.

13 Aula 7 – Questão 3 - gabarito
a) Competição interespecífica. Quando colocadas em um mesmo vaso, as duas espécies competem por nutrientes limitados, sendo que a espécie X é mais eficiente na captação desses recursos, conseguindo um melhor desenvolvimento. b) Apresentar sementes e órgãos reprodutivos evidentes. Gimnospermas e angiospermas.

14 Aula 7 - Questão 4 O Brasil é um país privilegiado no que se refere à abundância de água doce. Entretanto a interferência do homem tem comprometido a qualidade e sobrevivência de seus rios. Apresente duas ações (de natureza diferente uma da outra) que possibilitam a preservação dos rios, assim como os benefícios decorrentes da adoção dessas ações.

15 Aula 7 – Questão 4 - gabarito
Poderão ser apresentadas duas dessas ações, entre outras: 1. A preservação e/ou recuperação da cobertura vegetal na bacia e microbacia, o que mantém a permeabilidade do solo e a consequente infiltração da água, possibilitando reposição dos depósitos aquíferos, cujas reservas são responsáveis pela manutenção dos mananciais alimentadores do rio e de seus afluentes. 2. A preservação e/ou recuperação das matas ciliares para evitar e/ou controlar a erosão e o assoreamento. 3. A manutenção de um fluxo mínimo de água durante as estiagens (controle do uso e fluxo), evitando agressões à biota e ao rio. 4. O controle da poluição e de outras atividades antrópicas, como, por exemplo, da mineração, do uso de fertilizantes e agrotóxicos, da implantação de indústrias, evitando agressões à fauna e à flora. 5. O estabelecimento e a implementação de políticas de ocupação, obedecendo a um plano integrado de uso do espaço geográfico, visando à preservação e recuperação da bacia, inclusive com o estabelecimento de limites à densidade de ocupação populacional. 6. A implementação de políticas de mobilização e de educação ambiental para a formação de cidadãos conscientes em relação à preservação e ao uso sustentável do meio ambiente. As principais interações bióticas (relações ecológicas) entre indivíduos das diferentes espécies que compõem um ecossistema são: predação, mutualismo, competição e comensalismo.

16 Aula 7 - Questão 5 Nessas interações, cada indivíduo pode receber benefícios (+), prejuízos (-) ou nenhum dos dois (0). No quadro a seguir, as interações entre pares de espécies estão identificadas pelas letras A, B, C e D. Identifique as interações A,B,C e D.

17 Aula 7 – Questão 5 - gabarito
A) Mutualismo. B) Predação. C) Comensalismo. D) Competição.

18 Aula 7 - Questão 6 O condomínio chamado corpo humano [...] Sabia que sobre sua pele, neste momento, estão vivendo milhões e milhões de bactérias? Elas nascem, reproduzem-se e morrem, ou seja, passam a vida inteira em seu corpo, sem, às vezes, nem prejudicá-lo. Achou nojento? Não se preocupe: isso é mais que normal.[...] Mas não são só as bactérias que habitam nosso organismo. Há vários outros organismos, bem maiores que elas. Sabia que o nosso cabelo é cheio de fungos, e as dobras da nossa pele, de mofo? Aargh! Há ainda aqueles moradores, nem sempre benéficos, que não são costumeiros em nosso organismo, mas aparecem de vez em quando em busca de alimento e abrigo. Entre eles, estão o piolho, a sarna e os vermes.[...] Por isso, você não precisa mais sentir aquele medo de ficar sozinho que às vezes aparece. Se lhe servir de consolo, lembre que, o tempo todo, mais de 10 bilhões de seres vivos estão juntinhos de você, fazendo uma companhia que, muitas vezes, é benéfica para o funcionamento do seu organismo [...] a) No texto acima, o autor sugere algumas relações ecológicas interespecíficas. Identifique duas delas e caracterize-as. b) Ao compararmos as bactérias e os outros organismos citados no texto, quanto às suas características celulares básicas, observamos que existem diferenças marcantes. Identifique e caracterize esses dois grupos celulares.

19 Aula 7 – Questão 6 - gabarito
a) Duas relações que poderiam ser citadas são o parasitismo e o comensalismo. O parasitismo pode ser representado pela interação do piolho, da sarna ou dos vermes com o homem. O parasitismo, nesses exemplos, é caracterizado pelo uso de líquidos corporais (sangue) ou de substâncias nutritivas. O comensalismo esta evidenciado nas duas primeiras linhas do texto em que o autor cita a relação entre bactérias e o homem sem que este seja prejudicado caracterizando uma relação (+O) denominada comensalismo. b) Os tipos celulares identificados são as células procariotas e eucariotas. As células procariotas apresentam organização simples: sem carioteca, (com material genético disperso no citosol), ausência de organelas membranosas, ribossomos do tipo70s e funções pouco especializadas.


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