A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A diversidade de processos reprodutivos dos animais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A diversidade de processos reprodutivos dos animais"— Transcrição da apresentação:

1 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Novo CSI5

2 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Índice Função da reprodução Tipos de reprodução Ciclo de vida Dimorfismo sexual Animais ovíparos, vivíparos e ovovivíparos Desenvolvimento direto e indireto Comportamentos dos animais na época da reprodução Exercícios de aplicação

3 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Função da reprodução A reprodução é o processo através do qual se gera um novo ser a partir de outros da mesma espécie.

4 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Tipos de reprodução: reprodução sexuada e assexuada Reprodução sexuada: intervêm dois progenitores e ocorre fecundação. Fecundação: as duas células sexuais – o oócito (célula feminina) e o espermatozoide (célula masculina) – unem-se, formando um ovo.

5 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Tipos de reprodução: reprodução sexuada e assexuada Reprodução assexuada: intervém apenas um progenitor e não ocorre fecundação.

6 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Ovulação, fecundação e nidação Ciclo de vida O juvenil é semelhante ao animal adulto, mas ainda não tem maturidade para se reproduzir. Os adultos produzem células sexuais e têm a capacidade de se reproduzirem-se. O desenvolvimento do ovo origina um embrião que começa a apresentar a forma do animal. O ovo resulta da união das duas células sexuais provenientes do macho e da fêmea.

7 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Dimorfismo sexual Considera-se que existe dimorfismo sexual quando indivíduos de ambos os sexos (masculino e feminino) de uma determinada espécie apresentam características físicas não sexuais marcadamente diferentes. Tem dimorfismo sexual Não tem dimorfismo sexual

8 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Animais ovíparos, vivíparos e ovovivíparos Vivíparos – os animais desenvolvem-se dentro do corpo da progenitora, durante um período de tempo chamado gestação. Ex.: Hiena Ovíparos – os animais desenvolvem-se dentro de um ovo, no exterior do corpo da progenitora. Ex.: Avestruz Ovovivíparos – os animais desenvolvem-se dentro de um ovo, no interior do corpo da progenitora. Ex: Ornitorrinco

9 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Parto na vaca Animais ovíparos, vivíparos e ovovivíparos Vivíparos Gestação – período de desenvolvimento dentro do útero materno. Parto – saída do animal do corpo materno.

10 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Eclosão na galinha Animais ovíparos, vivíparos e ovovivíparos Ovíparos Link: Incubação – período de desenvolvimento dentro do ovo. Eclosão – saída do animal do ovo.

11 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Desenvolvimento direto e indireto Desenvolvimento direto – a aparência do animal é semelhante desde de que nasce até à fase adulta. Ex.: Aves e mamíferos.

12 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Metamorfose na borboleta- -monarca Desenvolvimento direto e indireto Desenvolvimento indireto – a aparência do animal vai mudando desde que nasce até à fase adulta. Ao conjunto das modificações que transformam o animal chama-se metamorfose. Ex. Borboleta (inseto) e rã (anfíbio). Link:

13 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Comportamentos na época da reprodução Parada nupcial - conjunto de comportamentos que os animais apresentam durante a época reprodutiva. Servem para identificar e selecionar o parceiro. Os animais podem utilizar sinais visuais, sonoros e olfativos. Sinais visuais – o macho exibe as suas penas para atrair a fêmea. Sinais sonoros – o macho usa o canto para atrair a fêmea. Sinais olfativos – a fêmea liberta odores para atrair o macho. Link:

14 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Agora, sou capaz de… - Resumir as etapas do ciclo de vida de um animal. - Associar a reprodução dos seres vivos com a continuidade dos mesmos. - Categorizar os tipos de reprodução existentes nos animais. - Exemplificar rituais de acasalamento, com base em documentos diversificados. - Nomear as células que intervêm na fecundação. - Distinguir animais ovíparos, de ovovivíparos e de vivíparos. - Indicar dois exemplos de animais que passem por metamorfoses completas durante o seu desenvolvimento.

15 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Exercícios de aplicação Exercício 1 Estabelece as ligações corretas. Os animais desenvolvem-se dentro de um ovo, no exterior do corpo da progenitora. Ovovivíparos Vivíparos Os animais desenvolvem-se dentro de um ovo, no interior do corpo da progenitora. Ovíparos Os animais desenvolvem-se dentro do corpo da progenitora.

16 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Exercícios de aplicação Exercício 2 Ordena as etapas do desenvolvimento da rã. 1 2 3 4 5 O desenvolvimento da rã é , pois a rã passa por indireto metamorfose

17 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Exercícios de aplicação Exercício 3 Identifica o tipo de sinais utilizados por cada animal na época da reprodução. Sinais sonoros 1. Alguns ratos erguem-se nas patas traseiras e soltam guinchos agudos. 2. Anfíbios, como os tritões, lançam substâncias químicas, cujo odor atrai o parceiro. Sinais olfativos 3. Os machos dos mosquitos selecionam a fêmea atendendo ao ruido provocado pelo agitar das asas. 4. O macho de uma pardela exibe o seu bico de cores exuberantes: vermelho, amarelo e azul. Sinais sonoros Sinais visuais

18 A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Novo CSI5 – FIM


Carregar ppt "A diversidade de processos reprodutivos dos animais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google