A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Impressionismo Ensino Médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Impressionismo Ensino Médio."— Transcrição da apresentação:

1 Impressionismo Ensino Médio

2 Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista. 

3 Principais características da pintura:
A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.

4 As figuras não devem ter contornos nítidos;
…. As figuras não devem ter contornos nítidos; As sombras devem ser luminosas e coloridas;

5 …. Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.

6 …. As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas.

7 Início A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura.

8 Principais artistas Claude Monet  - incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade. 

9

10

11

12

13 Auguste Renoir Foi o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter o reconhecimento da crítica, ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX. Pintou o corpo feminino com formas puras e isentas de erotismo e sensualidade, preferia os nus ao ar livre, as composições com personagens do cotidiano, os retratos e as naturezas mortas. 

14

15

16

17

18 Edgar Degas Edgar Degas - sua formação acadêmica e sua admiração por Ingres fizeram com que valorizasse o desenho e não apenas a cor, que era a grande paixão do Impressionismo. Além disso, foi pintor de poucas paisagens e cenas ao ar livre. Os ambientes de seus quadros são interiores e a luz é artificial. Sua grande preocupação era flagrar um instante da vida das pessoas, aprender um momento do movimento de um corpo ou da expressão de um rosto. Adorava o teatro de bailados.

19

20

21

22 Seurat Seurat - Mestre no pontilhismo. Obra Destacada: Tarde de Domingo na Ilha Grande Jatte.

23

24

25

26 Impressionismo no Brasil
No Brasil, destaca-se o pintor Eliseu Visconti, ele já não se preocupa mais em imitar modelos clássicos; procura, decididamente, registrar os efeitos da luz solar nos objetivos e seres humanos que retrata em suas telas. Ganhou uma viagem à Europa, onde teve contato com a obra dos impressionistas. A influência que recebeu desses artistas foi tão grande que ele é considerado o maior representante dessa tendência na pintura brasileira.

27

28 Pós-Impressionismo Como o nome indica, o pós-impressionismo foi à expressão artística utilizada para definir a pintura e, posteriormente, a escultura no final do impressionismo, por volta de 1885, marcando também o início do cubismo, já no início do século XX.

29 …. O pós-impressionismo designa-se por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura. Estes acentuaram a pintura nos seus valores específicos – a cor e bidimensionalidade.

30 Os pintores mais consagrados desta época foram:
Vincent van Gogh Paul Gauguin Henri de Toulouse-Lautrec Paul Cézanne Odilon Redon Georges Seurat Eliseu Visconti

31 Vincent Van Gogh Vincent Van Gogh reagiu contra a falta de subjetividade da obra impressionista e traduziu em sua textura espessa e espatulada e, em cores dramáticas, suas emoções mais profundas. É o precursor do Expressionismo.

32 O quarto em Arles

33

34

35 Paul Cézanne Paul CÉZANNE preocupa-se com a estrutura da composição e simplifica a natureza em formas geométricas: o cilindro, a esfera e o cone. Preconiza assim, o Cubismo.

36 Natureza morta

37

38 Paul Gauguin Paul GAUGUIN explorou a força do colorido. O uso das cores puras e violentas, sem gradação de claro-escuro, a bidimensionalidade, a perspectiva alterada fazem dele o precursor do Fauvismo. E junto a Van Gogh, prenuncia o Expressionismo.

39 Jacó e o Anjo, 1888, Edimburgo

40 Sobre a obra… A obra retrata uma narrativa da Bíblia, quando Jacó volta para casa depois de muitos anos de solidão devido aos conflitos vividos com o Irmão Esaú. Segundo a Bíblia no caminho de volta Jacó luta com um Anjo durante uma noite inteira (parte superior). Luta essa que materializa a imagem do pensamento das mulheres que participam do sermão(parte inferior).

41 Auto-retrato com halo, 1889

42 De onde viemos. Quem somos. Para onde vamos. , 1897 Mus
De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?, 1897 Mus. de Belas-Artes - Boston


Carregar ppt "Impressionismo Ensino Médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google