A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicopatologia da memória

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicopatologia da memória"— Transcrição da apresentação:

1 Psicopatologia da memória
Prof. Jorge Tostes

2 “Memória é aquilo que nos separa do caos” Korsakov –sec. XIX

3 Definições “Esquecer é selecionar”
Memória: capacidade de registrar, manter e evocar fatos já ocorridos. Evocação: capacidade de recuperar e atualizar os dados fixados. Esquecimento: impossibilidade de evocar. Reconhecimento: capacidade de identificar o conteúdo mnêmico como lembrança e diferenciá-la da imaginação e representações atuais.

4 Tipos de memória Genética Imunológica Cultural Cognitiva
Fase de percepção, registro, fixação. Retenção e conservação Reprodução e evocação

5 Substrato anatomofuncional
Curto e médio prazo Estruturas límbicas têmporo mediais ( HIPOCAMPO E CORPOS MAMILARES) Longo prazo: córtex cerebral frontal e parieto-temporo-occipitais.

6

7 Doença de Alzheimer: dramática redução volumétrica temporal mesial bilateral, envolvendo os hipocampos e giros para-hipocampais, com alargamento compensatório dos cornos temporais dos ventrículos laterais, o que é desproporcional à redução volumétrica do restante do parênquima cerebral. Fonte: . Acesso em 20/02/2011.

8

9 Fatores envolvidos no processo de memorização
A fixação ou engramação depende: Do nível de consciência e estado geral. Da atenção Sensopercepção e canais sensoperceptivos envolvidos ( > canais > eficiência). Interesse e vontade Afetividade Conhecimento anterior Inteligência

10 Fatores envolvidos no processo de memorização
Retenção depende de: Repetição Associações

11 Classificação temporal
Imediata ou curtíssimo prazo Confundida com a atenção Recente ou curto prazo minutos a horas. Remota ou longo prazo evocação de fatos passados. Meses, anos.

12 Pela natureza dos elementos memorizados e processo envolvido
Explícita ou declarante Evocação consciente e voluntária referente a pessoas e eventos. Ex: o que comemos no jantar de ontem Lobos temporais – hipocampo. Lesões: sind. De Wernicke-Korsakov. Implícita, não declarante ou de procedimento. Automática, reflexa, não depende de fatores conscientes e voluntários. EX: andar de bicicleta, dirigir, regras gramaticais.

13 Pela natureza dos elementos memorizados e processo envolvido
Memória de trabalho Capacidade de reter, mantendo ativas informações durante um período de tempo, manipulá-las para exercer uma tarefa. Episódica Memória para eventos específicos, concretos geralmente autobiográficos. Recordação de fatos reais. Semântica Aprendizado de palavras e seu significado; aquisição de conhecimentos. Registro e retenção de conteúdos em função do significado.

14 Aprendizado emocional ou associativo
Necessita de uma amígdala intacta. As teorias atuais que envolvem a amígdala e os medos aprendidos sugerem que essa região cerebral está envolvida em vários transtornos psiquiátricos, incluindo ataques de pânico, fobias, transtornos de ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático.

15 Alterações quantitativas da memória
Hipermnésias: Propriamente aceleração do psiquismo que alteração da memória. Amnésias (hipomnésias): Perda ou redução da capacidade de evocar ou manter conteúdos. Origem: Psicogência – perda de elementos focais, com valor emocional específico Orgânica: Segue em geral lei de Ribot Elementos recentes Mais complexos Mais estranhos

16 Alterações quantitativas da memória
Tempo: Anterógrada Perda da capacidade de fixação após o evento Retrógrada: anterior ao adoecimento Em quadros dissociativos, pode ocorrer de forma isolada, sem a presença de amnésia anterógrada. Em TCE, é habitual a ocorrência de amnésias retroanterógradas.

17 Alterações qualitativas (paramnésias)
Ilusões mnêmicas Acréscimo de elementos falsos ao conteúdo verdadeiro. Podem ocorrer em psicoses, histeria, transt. Personalidade Alucinações mnêmicas Esquizofrenia Fabulações ou confabulações Típicas da Síndrome de Korsakov Podem ser induzidas

18 Alterações qualitativas (paramnésias)
Criptomnésias O paciente não reconhece suas próprias memórias. Típico em demências como Alzheimer Ecmnésia: revivescência (iminência da morte) Lembrança obsessiva ou idéia fixa ou prevalente Conteúdos mnêmicos que surgem à mente e não podem ser repelidos voluntariamente TOC.

19 Transtornos do reconhecimento
Agnosias táteis visuais Prosopgnosia Faces ou um membro de um grupo entre varios (ex. um carro entre demais) auditiva Anosognosia Incapacidade de reconhecer um deficit ou doenca que o acomete. Anosodiaforia

20 Transtornos do reconhecimento
Grafetesia Reconhecimento da escrita pelo tato Seu comprometimento pode indicar deficit na integracao sensoriomotora.

21 Transtornos do reconhecimento
Associados a transtornos psiquiátricos: Falso reconhecimento e falso desconhecimento Sind. De Capgras (sósias) ou copias falsas. Sind. De Fregoli (estranho como familiar) Sind. De intermetamorfose (familiar com caracteristicas de um perseguidor) Sind. do duplo (outra pessoa se tornou identica a ele), e analoga a Capgras. Podem ser consideradas falsos reconhecimentos ou delirios ou transtornos da consciencia do EU.

22 Déjá vu, jamais-vú Pseudolalia fantástica (sugestao auto-induzida) Síndrome das falsas memorias (induzido por terceiros) Palimpsestos alcoolicos ou blackouts

23 Mini exame do estado mental
Orientacao Memoria imediata Atencao Calculo Evocacao Linguagem

24 • Folstein MF, Folstein SE, McHugh PR: "Mini-Mental State"
• Folstein MF, Folstein SE, McHugh PR: "Mini-Mental State". A practical method for grading the cognitive state of patients for the clinicians. J Psychiat Res 1975; 12:


Carregar ppt "Psicopatologia da memória"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google