Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Redação Publicitária III
6º semestre Publicidade e Propaganda Professora Marisa Almeida
2
Figuras retóricas Figuras retóricas: são recursos lingüísticos utilizados especialmente a serviço da persuasão. Essas figuras possuem um poder persuasivo subliminar, ativando nosso sistema límbico.
3
Figuras retóricas Funcionam como cenas de um filme, criando atmosferas de: suspense, humor e encantamento. Figuras de caráter estilístico / figuras de caráter funcional
4
Figuras Retóricas Figuras de som Figuras de palavra
Figuras de construção Figuras de pensamento
5
Figuras de som Ligadas à seleção de palavras por sua sonoridade. Existe nesse processo- função mnemônica e função rítmica.Exemplo: valores-valoração-valoriza-valorizar.(palavra-gatilho) Paronomásia: formação de palavra tirada de outra com pequena modificação.
6
Metonímia Substituição de um nome por outro em virtude de haver entre eles algum relacionamento. Autor pela obra:Ler Jorge Amado. Ter um Picasso em casa. O possuidor (P) pelo possuído (p) , ou vice -versa: Ir ao barbeiro.
7
Metonímia (2) O lugar pela coisa ou pelo produto: Ir ao Correio. / Tomar Champanhe. A causa pelo efeito, ou vice-versa: Viver do trabalho (trabalho está por alimento)Sócrates bebeu a morte. (morte está por veneno). O continente pelo conteúdo, ou vice-versa: Bebi dois copos de leite.
8
Metonímia (3) O instrumento pela causa ativa: Ser um pena brilhante.
A coisa pela sua representação: Ser defensor intransigente do lar. A causa primária pela secundária: O engenheiro construiu mal o edifício. O inventor pelo invento: Comprar um Ford.
9
Metonímia (4) O concreto pelo abstrato: Ter ótima cabeça.
A parte pelo todo, ou vice-versa: Ter cinco bocas em casa para sustentar. O gênero pela espécie, ou vice-versa: Os mortais de tudo são capazes. O singular pelo plural,ou vice-versa: O brasileiro é um apaixonado do futebol.
10
Metonímia (5) O determinado pelo indeterminado: Fazer mil sugestões.
A matéria pelo objeto: Tinem os cristais. A forma pela matéria: Chutar a redonda. O indivíduo pela classe: Ser o Cristo da turma.
11
Metáfora Metáfora = transporte. É uma comparação abreviada. Do sentido próprio para o sentido figurada. As metáforas podem ser: -restauração -percurso -unificação -criativas -naturais
12
Metáforas de restauração
Algo sofreu avaria e há necessidade de reparação. Metáfora médica: compara a sociedade com o corpo humano e nos fala de males, remédios e curas. B) Metáfora de roubo: algo nos foi tirado e é preciso reparação.
13
Metáforas de restauração (2)
C) Metáfora de conserto:algo se estragou e precisa ser consertado. D) Metáfora de limpeza:manter algo limpo.
14
Metáforas de Percurso Associam a resolução de problemas a uma jornada.
Metáfora de percurso em terra: estradas, encruzilhadas, caminhos tortuosos, etc. B) Metáfora de percurso em mar: sugere a possibilidade de um naufrágio e aí há duas opções: salvar / morrer.
15
Metáforas de percurso (2)
C) Metáfora de percurso no ar:decolar, voar, turbulência, etc. D) Metáfora de cativeiro:escravo de um vício, de algo qualquer.
16
Metáforas de unificação
Dividem-se em : metáfora de parentesco:facilmente entendida, uma vez que as pessoas tendem a transferi-la para suas próprias experiências familiares. b) metáfora pastoral:está ligada ao sentido de conduzir, guiar pessoas. c) metáfora esportiva:utiliza-se de termos do universo esportivo- principalmente o futebol.
17
Metáforas Criativas Metáfora de construção : compara
ações humanas à construção de edifícios, veículos etc. b) Metáfora de tecelagem : vê a sociedade como um tecido que pode ser construído ou rompido (fio da meada, costurar um acordo).
18
Metáforas Criativas (2)
c) Metáfora de composição musical: pode utilizar conceitos musicais, como instrumentos ou orquestra. d) Metáfora de lavrador:utiliza imagens imagens ligadas ao preparo da terra, ao plantio e à colheita.
19
Metáforas Naturais Metáfora de claro-escuro:contraste
de imagens dia x noite / tempestade x bonança. b) Metáfora biológica:procura representar seres humanos como animais, procurando acentuar virtudes ou defeitos.
20
Conclusão Qualquer processo de convencimento e persuasão, um argumento ganha mais visibilidade, quando adequadamente exposto por meio de uma metáfora.
21
Persuadir Influenciar, operar transferência de
opinião, necessidade de conseguir adesão, agir sobre o outro. Persuasor:pensa e administra seus meios, técnicas, métodos; quer vencer resistências individuais Persuadido:consentimento livre e autêntico.
22
Persuasão Prática da comunicação calculada
pensamento estratégico - raciocínio vulnerabilidade do outro psicologia : sistema de defesa do eu, inconsciente,imaginário processos de identificação teoria das emoções
23
Persuasão (2) Jogos de desejos e necessidades molas da ansiedade
técnicas de condicionamento percepção, atenção, memorização artifícios lingüísticos incitação intencional e calculada
24
Persuasão (3) e a imaginação do outro.
Informa - a informação é o primeiro passo da persuasão comunicação calculada é um estratagema:os efeitos são colocados o tempo todo / funciona à revalia do persuadido é tática - desvio, ardil e manipulação
25
Retórica Linguagem verbal raciocínio
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.