A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redação Publicitária III

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redação Publicitária III"— Transcrição da apresentação:

1 Redação Publicitária III
6º semestre Publicidade e Propaganda Professora Marisa Almeida

2 Figuras retóricas Figuras retóricas: são recursos lingüísticos utilizados especialmente a serviço da persuasão. Essas figuras possuem um poder persuasivo subliminar, ativando nosso sistema límbico.

3 Figuras retóricas Funcionam como cenas de um filme, criando atmosferas de: suspense, humor e encantamento. Figuras de caráter estilístico / figuras de caráter funcional

4 Figuras Retóricas Figuras de som Figuras de palavra
Figuras de construção Figuras de pensamento

5 Figuras de som Ligadas à seleção de palavras por sua sonoridade. Existe nesse processo- função mnemônica e função rítmica.Exemplo: valores-valoração-valoriza-valorizar.(palavra-gatilho) Paronomásia: formação de palavra tirada de outra com pequena modificação.

6 Metonímia Substituição de um nome por outro em virtude de haver entre eles algum relacionamento. Autor pela obra:Ler Jorge Amado. Ter um Picasso em casa. O possuidor (P) pelo possuído (p) , ou vice -versa: Ir ao barbeiro.

7 Metonímia (2) O lugar pela coisa ou pelo produto: Ir ao Correio. / Tomar Champanhe. A causa pelo efeito, ou vice-versa: Viver do trabalho (trabalho está por alimento)Sócrates bebeu a morte. (morte está por veneno). O continente pelo conteúdo, ou vice-versa: Bebi dois copos de leite.

8 Metonímia (3) O instrumento pela causa ativa: Ser um pena brilhante.
A coisa pela sua representação: Ser defensor intransigente do lar. A causa primária pela secundária: O engenheiro construiu mal o edifício. O inventor pelo invento: Comprar um Ford.

9 Metonímia (4) O concreto pelo abstrato: Ter ótima cabeça.
A parte pelo todo, ou vice-versa: Ter cinco bocas em casa para sustentar. O gênero pela espécie, ou vice-versa: Os mortais de tudo são capazes. O singular pelo plural,ou vice-versa: O brasileiro é um apaixonado do futebol.

10 Metonímia (5) O determinado pelo indeterminado: Fazer mil sugestões.
A matéria pelo objeto: Tinem os cristais. A forma pela matéria: Chutar a redonda. O indivíduo pela classe: Ser o Cristo da turma.

11 Metáfora Metáfora = transporte. É uma comparação abreviada. Do sentido próprio para o sentido figurada. As metáforas podem ser: -restauração -percurso -unificação -criativas -naturais

12 Metáforas de restauração
Algo sofreu avaria e há necessidade de reparação. Metáfora médica: compara a sociedade com o corpo humano e nos fala de males, remédios e curas. B) Metáfora de roubo: algo nos foi tirado e é preciso reparação.

13 Metáforas de restauração (2)
C) Metáfora de conserto:algo se estragou e precisa ser consertado. D) Metáfora de limpeza:manter algo limpo.

14 Metáforas de Percurso Associam a resolução de problemas a uma jornada.
Metáfora de percurso em terra: estradas, encruzilhadas, caminhos tortuosos, etc. B) Metáfora de percurso em mar: sugere a possibilidade de um naufrágio e aí há duas opções: salvar / morrer.

15 Metáforas de percurso (2)
C) Metáfora de percurso no ar:decolar, voar, turbulência, etc. D) Metáfora de cativeiro:escravo de um vício, de algo qualquer.

16 Metáforas de unificação
Dividem-se em : metáfora de parentesco:facilmente entendida, uma vez que as pessoas tendem a transferi-la para suas próprias experiências familiares. b) metáfora pastoral:está ligada ao sentido de conduzir, guiar pessoas. c) metáfora esportiva:utiliza-se de termos do universo esportivo- principalmente o futebol.

17 Metáforas Criativas Metáfora de construção : compara
ações humanas à construção de edifícios, veículos etc. b) Metáfora de tecelagem : vê a sociedade como um tecido que pode ser construído ou rompido (fio da meada, costurar um acordo).

18 Metáforas Criativas (2)
c) Metáfora de composição musical: pode utilizar conceitos musicais, como instrumentos ou orquestra. d) Metáfora de lavrador:utiliza imagens imagens ligadas ao preparo da terra, ao plantio e à colheita.

19 Metáforas Naturais Metáfora de claro-escuro:contraste
de imagens dia x noite / tempestade x bonança. b) Metáfora biológica:procura representar seres humanos como animais, procurando acentuar virtudes ou defeitos.

20 Conclusão Qualquer processo de convencimento e persuasão, um argumento ganha mais visibilidade, quando adequadamente exposto por meio de uma metáfora.

21 Persuadir Influenciar, operar transferência de
opinião, necessidade de conseguir adesão, agir sobre o outro. Persuasor:pensa e administra seus meios, técnicas, métodos; quer vencer resistências individuais Persuadido:consentimento livre e autêntico.

22 Persuasão Prática da comunicação calculada
pensamento estratégico - raciocínio vulnerabilidade do outro psicologia : sistema de defesa do eu, inconsciente,imaginário processos de identificação teoria das emoções

23 Persuasão (2) Jogos de desejos e necessidades molas da ansiedade
técnicas de condicionamento percepção, atenção, memorização artifícios lingüísticos incitação intencional e calculada

24 Persuasão (3) e a imaginação do outro.
Informa - a informação é o primeiro passo da persuasão comunicação calculada é um estratagema:os efeitos são colocados o tempo todo / funciona à revalia do persuadido é tática - desvio, ardil e manipulação

25 Retórica Linguagem verbal raciocínio


Carregar ppt "Redação Publicitária III"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google