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ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO

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Apresentação em tema: "ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO
Prof.: Helvécio Oliveira D.Sc.Ciência Animal Disciplina: Gestão Empresarial do Agronegócio

2 INTRODUÇÃO A atividade agropecuária possui riscos operacionais, ambientais e de mercado; Situação de risco – idéia da probabilidade da ocorrência de um evento (processo produtivo ou mercado) Situação de incerteza – absoluto desconhecimento de um evento

3 INTRODUÇÃO Risco de mercado: Tomada de decisão do produtor:
Volatilidade dos preços de mercado para todos os agentes econômicos Tomada de decisão do produtor: Reduz ou mantém a área para produção Diminui custo total com menos tecnologia – custo unitário aumenta?

4 INTRODUÇÃO Fatores que atuam no risco de mercado e preços:
Renda consumidores Tamanho do mercado Mudança de hábito do consumo Variações na oferta – sazonal e no longo prazo

5 AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
SETOR A JUSANTE SETOR A MONTANTE SETOR AGROPECUÁRIO PROCESSAMENTO TRANSFORMAÇÃO DISTRIBUIÇÃO CONSUMO CONSUMIDORES FINAIS SEMENTES CALCÁRIO FERTILIZANTES RAÇÕES PROD. VETER. COMBUSTÍVEIS TRATORES COLHEITADEIRAS IMPLEMENTOS MÁQUINAS MOTORES, ETC.. PRODUÇÃO ANIMAL LAVOURAS PERMANENTES TEMPORÁRIAS HORTICULTURA SILVICULTURA EXTRAÇÃO VEGETAL INDÚSTRIA RURAL ALIMENTOS TÊXTEIS VESTUÁRIO CALÇADO MADEIRA BEBIDAS ÁLCOOL PAPEL PAPELÃO FUMO ÓLEOS ESSÊNCIAS RESTAURANTES HOTÉIS BARES PADARIAS SUPERMERCADOS COM. ATACADISTA EXPORTAÇÃO SERVIÇOS DE APOIO VETERINÁRIOS – AGRÔNOMOS – P&D – MARKETING – VENDAS – TRANSPORTE – ARMAZENAGEM – SEGUROS PORTUÁRIOS – ASSISTÊNCIA TÉCNICA – INFORMAÇÃO DE MERCADO – BOLSAS DE MERCADORIAS - OUTROS

6 INTRODUÇÃO Estratégias de comercialização:
Venda na época da colheita (à vista) Venda antecipada da produção (a termo) Estocagem do produto Mercado Futuro

7 VENDA À VISTA Sujeito à volatilidade do mercado:
Oferta e demanda – sazonalidade da produção Preço de venda pode estar abaixo do custo de produção Não existe a estratégia da venda Opções de vender no mercado ou para o governo

8 VENDA À VISTA Fatores para ocorrer a venda:
Falta capacidade de armazenamento na propriedade ou em cooperativas Vencimento de compromisso financeiros Necessidade de recursos financeiros para novo ciclo de produção Expectativa de mercado em baixa

9 VENDA À VISTA Vantagens para a venda à vista:
Recebimento imediato para disponibilidade de caixa Não tem risco de deterioração do produto Não tem custo de armazenagem Verificar a possibilidade de vender parte à vista – diluir o rsico

10 VENDA ANTECIPADA DA PRODUÇÃO
Compromisso por escrito entre produtor e comprador especificando quantidade, característica, data e local da entrega. Crédito liberado pelo setor privado com mecanismos (contrato ou certificados) que atendem às necessidades do financiamento.

11 VENDA ANTECIPADA DA PRODUÇÃO
Relações contratuais tem finalidade de: Aumentar eficiência gerencial da empresa Reduzir a competitividade do produtor Reduzir custos na comercialização para a empresa

12 VENDA ANTECIPADA DA PRODUÇÃO - TERMO
Razões para o produtor realizar o termo: Garantir determinado preço antes da colheita Oferecer ao emprestador a sua produção como garantia Obter orientação técnica, insumos e tecnologia Risco de preço com mercado garantido ?

13 VENDA ANTECIPADA DA PRODUÇÃO - TERMO
Razões para a empresa realizar o termo: Garantir fornecedores com matéria-prima de qualidade e produção Suprimento contínuo - garantia de economia de escala Possibilidade de planejamento da produção e logística

14 MODALIDADE DE VENDA ANTECIPADA
Contrato de venda a termo Agroindústria fornecem o $ em troca do recebimento futuro dos produtos . Soja Verde e CPR Venda antecipada Equivalência Produto Valor do insumo em equivalente de unidades de produto a ser entregue no futuro

15 MODALIDADE DE VENDA ANTECIPADA
Cédula de Produtor Rural (CPR) Venda antecipada desenvolvida pelo Banco do Brasil. É um título cambial (ativo financeiro) onde produtor ou cooperativa pode vender, a termo ou não, a produção rural Recebe o valor da venda antecipada na formalização do negócio e compromete a entregar a produção física

16 MODALIDADE DE VENDA ANTECIPADA
Cédula de Produtor Rural (CPR) Pode ser por entrega de produto (física) Pode ser com liquidação financeira É definido o preço de referência (índice de preço) para resgatar o valor do título no vencimento É pago o valor do seguro na CPR para garantias ao segurado

17 MODALIDADE DE VENDA ANTECIPADA
Cédula de Produtor Rural (CPR) Preço da CPR é baseado no Preço futuro (Pf) – BM&F Preço CPR > Pf (descontado o spread – custos e riscos)

18 FONTES DE FINANCIAMENTO
Financiamentos formais: Estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional e controlado de Banco Central Custeio, comercialização e investimento

19 FONTES DE FINANCIAMENTO
Custeio: Suprir parte dos custos operacionais de produção Equivalência produto Crédito rural convencional

20 FONTES DE FINANCIAMENTO
Investimentos: Linhas especiais de financiamento Prosolo Propasto Finame Moderfrota Proger

21 FONTES DE FINANCIAMENTO
Financiamentos alternativos: Equivalência produto CPR – Cédula do Produtor Rural CPR - Exportação Soja Verde ACC – adiantamento de contrato de câmbio

22 PLANO SAFRA 2014/15 156 bilhões total
131,9 bilhões agricultura comercial 24,1 bilhões agricultura familiar

23 ESTOCAGEM DO PRODUTO Estocar o produto na colheita para venda na entressafra Locais: silos, armazéns, cooperativas Custos inerentes ao processo: Dinheiro no tempo Custos armazenamento e seguro Custo de comercialização

24 ESTOCAGEM DO PRODUTO Preço futuro – Preço atual > (custos de armazenamento + seguros + juros) Lucro = Rf – CC – CP Rf = receita futura CC = custos comercialização, armazenamento e seguro CP = custo de produção armazenada

25 NEGOCIAÇÃO DO PRODUTO Venda com preço autorizado
$ determinado pelo produtor para venda da cooperativa (descontado seguro e armazenagem) Venda com preço a fixar Fixa o $ mais tarde com o custo da armazenagem Particular o cooperativa

26 NEGOCIAÇÃO DO PRODUTO Venda em comum (pooling) Feito pela cooperativa
Faz venda em diferentes meses para diluir risco e obter bom preço médio do produto A decisão é da administração da cooperativa e não mais do produtor Preço de venda descontado despesas administrativas, depreciação e armazenagem


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