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PublicouLara Maranhão Canejo Alterado mais de 8 anos atrás
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Superior Tribunal de Justiça Secretaria de Controle Interno Coordenadoria de Auditoria SISTEMA PRISMA setembro de 2007 Avaliação de custos
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Processos Julgados Período 7/4/1989 a 31/12/2006 Fonte: Relatório Estatístico Anual 2006 1989 2006 + 7.000%
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Biênio 2006/2008 Meta nº. 20: Redução do Custo Processual em 10% até dezembro de 2007
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Projeto Estratégico: desenvolvimento de um sistema de avaliação de custos Responsável Secretaria de Controle Interno
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“apuração dos custos para calcular o dispêndio de recursos na prestação jurisdicional do STJ, ao longo do tempo, e aferir o custo total de cada processo (sentença do Tribunal), mediante a identificação dos custos que cada unidade grega.” OBJETIVO
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SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE CUSTOS SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO COORDENADORIA DE AUDITORIA SEÇÃO DE AUDITORIA DE GESTÃO E CONTROLE DE CUSTOS
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FASES DE ELABORAÇÃO DO SISTEMA Protótipo Secretaria de Controle Interno Secretaria de Tecnologia da Informação Termo de Referência junho 2006janeiro 2008outubro 2007
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PLANEJAMENTO c) definição do tipo de informação de custo desejada a)conhecimento da estrutura organizacional do STJ b) conhecimento das atividades administrativas e relativas ao processamento de julgados d) análise do plano de contas
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f) análise de cada contrato e) análise do perfil de gastos do Órgão PLANEJAMENTO i) capacitação dos servidores para o uso do sistema g) Sensibilização de gestores h) Desenvolvimento do sistema
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BENEFÍCIOS ESPERADOS a) tornar os custos “visíveis” e gerenciáveis b) aplicar racionalmente os recursos orçamentários c) analisar as atividades visando aperfeiçoá-las d) melhorar a qualidade dos serviços a partir da redução de desperdícios
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f) estimular a integração entre os tomadores de decisão g) melhorar a estrutura organizacional BENEFÍCIOS ESPERADOS e) subsidiar a avaliação de desempenho e de produtividade
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DIFICULDADES ENFRENTADAS
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a) equipe diminuta b) falta de integração dos aplicativos desenvolvidos nas unidades c) serviços sem controle informatizado DIFICULDADES ENFRENTADAS d) incorreções na alimentação de sistemas e) cultura organizacional incipiente em relação a gerenciamento de custos
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DESAFIOS a) obter mudança comportamental dos servidores b) ajustar sistemas informatizados básicos c) Construir modelo que atenda as necessidades de informação dos gerentes
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a) objetivo: Convencer os servidores acerca da necessidade e importância de gerenciar com esteio em informações sobre custos SENSIBILIZAÇÃO b) meios: Palestras, eventos e treinamentos
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RESULTADO induzir servidores e gestores à reflexão !!!
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REFLEXÕES - quais são os custos gerenciáveis? - quais os padrões de comportamento dos custos?
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REFLEXÕES - qual o tamanho do desperdício? - qual a melhor maneira de utilizar um recurso?
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PRISMA Sistema de Custos SIAFI Sistema RH Aplicativos locais Sistema Administra Sistema Justiça Gestor Custo do Processo Gestor Custo das unidades
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MODELO DE APROPRIAÇÃO DE CUSTOS
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custos@stj.gov.br wagneran@stj.gov.br
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