A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Sistema de Informação de Custos do Governo Federal Contribuições da SRH Secretaria de Recursos Humanos 2º SEMINÁRIO: INFORMAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Sistema de Informação de Custos do Governo Federal Contribuições da SRH Secretaria de Recursos Humanos 2º SEMINÁRIO: INFORMAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Sistema de Informação de Custos do Governo Federal Contribuições da SRH Secretaria de Recursos Humanos 2º SEMINÁRIO: INFORMAÇÃO DE CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Luiz Roberto Moselli Brasília, 11 de Setembro de 2009

2 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Premissa da SRH SIAPE - Sistema de Administração de Pessoal do Governo Federal: - São contracheques - Valor da Folha é superior a 6,4 bilhões/mês (somente Poder Executivo) Responsável pelas informações de pessoal; Maior elemento de despesa; Modernização da SRH; Apoio incondicional ao Sistema. MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Recursos Humanos Papel da SRH

3 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Recursos Humanos Considerações Iniciais Instrumentos legais de controle, práticas e ferramentas de planejamento e sistemas estruturantes SIAFI, SIAPE, SIGPLAN e SIORG. Onde o sistema de custos se encaixa? Será mais um sistema de informações? O que entendemos por custo? Qual o melhor desempenho na execução dos serviços? Como ser mais eficiente? Os resultados falam por si, e desfaz a névoa dos argumentos subjetivos com baixa capacidade de aferição dos resultados estipulados.

4 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Algumas observações Não confronta, não segmenta e nem duplica informações, é alimentado pelas ações/informações já existentes em outros sistemas e gera informações gerenciais e estratégicas; Não é um sistema somente de controle e sim de efetiva gestão; Geração de relatórios objetivos e de fácil interpretação; Um sistema de custos, além da definição das premissas, depende de um aperfeiçoamento contínuo, assim como da elaboração teórica do modelo; Sistema de custos permite um olhar que vai além do ponto de vista orçamentário financeiro; amplifica o olhar na gestão e no desempenho da máquina pública em diversas escalas; Secretaria de Recursos Humanos

5 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Recursos Humanos POTENCIALIDADES / OPORTUNIDADES Ajuda elaborar novas ações e políticas; Permite o acompanhamento da evolução do gasto público, em tempo quase real, possibilitando intervenções e correções; Desenvolvimento de Inteligências no sistema; Subsídio na tomada de decisão com base em informações confiávies e sistematizadas, permitindo conferir o grau de acerto e quando necessário efetuar correção num curto espaço de tempo; Pode gerar mais que relatórios de custos, pode ser relatório de desempenho Propicia ao gestor de cada unidade avaliar o seu desempenho e da sua equipe, saindo da subjetividade.

6 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Recursos Humanos POTENCIALIDADES / OPORTUNIDADES Compromete os gestores com a explicitação dos seus resultados; Desmistifica visões equivocadas ou incertas; ex. Produtividade do setor público e privado; Visão midiática x visão interna crítica Qualifica na crítica interna e foco nos problemas; Possibilita unificar a visão de várias carreiras; Propicia visão múltipla; Permite a matricialidade das ações entre órgãos;

7 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Recursos Humanos POTENCIALIDADES / OPORTUNIDADES Possibilita a apuração e explicitação do enorme custo da judicialização das ações do executivo; Codificação padrão e inteligente para os diversos órgãos e unidades administrativas do Governo Federal e dos elementos de despesa; Priorização das ações; Possibilita tratar a raiz do problema, a partir da identificação; Acompanha comportamentos de gastos e pode até identificar fraudes/erros; Gerar indicadores de desempenho e resultados para inúmeros processos que antecedem, suportam e interferem nos indicadores finalísticos.

8 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Recursos Humanos ABORDAGEM em R.H. Auxílio na elaboração de novas políticas de recursos humanos. Insumos para negociação coletiva – possibilidade de inserir o elemento de produtividade / resultado como contrapartida das discussões; Ex: Aumento do auxilio alimentação – qualifica a discussão – qual a responsabilidade das partes: Da onde saí o dinheiro? O que se prioriza? Avaliação de desempenho; será que passa pelo custeio? Qual é a produtividade esperada? Como se mede?

9 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Recursos Humanos DESAFIOS Tratar base de dados e qualificação das informações; Alinhamento da estrutura organizacional dos diversos órgãos e unidades administrativas; Garantir a interoperabilidade entre os sistemas estruturantes; Definir a estrutura do sistema, considerando o curto, médio e longo prazo na implantação; Envolvimento de todos os atores; Entender e garantir as especificidades de cada órgão e unidade; Transformá-lo num instrumento de gestão, e não de controle.

10 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Recursos Humanos O Sistema de Informações de custos do Governo Federal, poderá ser uma poderosa ferramenta gerencial, e poderá mais, talvez possibilite o desenvolvimento efetivo de um modelo de gestão para a Administração Pública Brasileira, em todos os seus níveis, além de permitir, de fato, a implementação da gestão gerencial - social, levando em conta o o papel do Estado Forte, como prestador de serviços essenciais ao desenvolvimento e implementação das diversas políticas e ações governamentais. MUITO OBRIGADO!

11


Carregar ppt "MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Sistema de Informação de Custos do Governo Federal Contribuições da SRH Secretaria de Recursos Humanos 2º SEMINÁRIO: INFORMAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google