A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

25 de Maio de 2011. Microcomparação Comparação entre institutos jurídicos próximos em diferentes ordenamentos jurídicos. Objecto da tarefa de comparação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "25 de Maio de 2011. Microcomparação Comparação entre institutos jurídicos próximos em diferentes ordenamentos jurídicos. Objecto da tarefa de comparação."— Transcrição da apresentação:

1 25 de Maio de 2011

2 Microcomparação Comparação entre institutos jurídicos próximos em diferentes ordenamentos jurídicos. Objecto da tarefa de comparação varia em função dos objectivos, podendo o instituto em causa ser mais ou menos amplo. Exemplo: contrato de compra e venda; contrato de compra e venda de uma coisa móvel; contrato de compra e venda de uma coisa móvel para consumo; desconformidade do bem móvel no contrato de compra e venda para consumo.

3 Objecto da comparação Desconformidade do bem móvel no contrato de compra e venda para consumo. Direitos a comparar: português e espanhol.

4 Processo comparativo Conhecimento / Compreensão / Comparação Conhecimento: elementos relevantes, analisados em separado em relação a cada ordenamento jurídico, para preencher a grelha comparativa. Regras: Utilizar as fontes originárias; Análise de acordo com a complexidade das fontes; Utilizar o método da ordem jurídica em causa; Conhecer o direito aplicável.

5 Grelha comparativa

6

7

8

9

10

11

12 Síntese comparativa – Semelhanças Objectivo: identificar semelhanças e diferenças. Semelhanças: Critérios de desconformidade; Responsabilidade do vendedor pelas desconformidades que se manifestem num prazo de dois anos; Direitos do consumidor em caso de desconformidade; Prazo de dois meses para a denúncia da desconformidade; Suspensão dos prazos durante as operações de reparação ou substituição.

13 Diferenças Prazo de presunção de anterioridade da falta de conformidade (Portugal: 2 anos; Espanha: 6 meses). Hierarquia entre os direitos (inexistente no direito português e prevista no direito espanhol).

14 Diferenças Prazo para exercício dos direitos (dois anos a contar da denúncia face ao direito português e três anos a contar da entrega no direito espanhol). Suspensão dos prazos durante a tentativa de resolução extrajudicial do litígio (apenas no direito português).


Carregar ppt "25 de Maio de 2011. Microcomparação Comparação entre institutos jurídicos próximos em diferentes ordenamentos jurídicos. Objecto da tarefa de comparação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google