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Análise Econômica de Sistemas de Operações Prof Dr Israel Brunstein Previsão de Demanda Marco Antonio Domingues.

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2 Análise Econômica de Sistemas de Operações Prof Dr Israel Brunstein Previsão de Demanda Marco Antonio Domingues

3 Conceitos Básicos Desejo - vontade de possuir ou de gozar Necessidade - aquilo que é essencial, indispensável. Produto – é qualquer oferta que possa satisfazer a uma necessidade ou a um desejo Utilidade - Característica que os produtos tem de atender às necessidades humanas.

4 Conceitos Básicos Valor - Razão entre o que se recebe e o que se dá. O cliente recebe benefícios e assume custos. benefícios funcionais + benefícios emocionais = custos monetários + custos de tempo + custos de energia + custos psicológicos

5 Conceitos Básicos Demanda São desejos por produtos específicos apoiados por uma possibilidade de pagar.

6 O Fluxo Necessidade Produto Desejo Desejo específico hambúrguer - pizza - salada utilidade viver comer

7 Hierarquia das Necessidades de Maslow Necessidades fisiológicas (comida, água, abrigo) Necessidades fisiológicas (comida, água, abrigo) 1 Necessidades de segurança (segurança, proteção) Necessidades de segurança (segurança, proteção) 2 Necessidades sociais (sensação de pertencer, amor) Necessidades sociais (sensação de pertencer, amor) 3 Necessidades de estima (auto-estima, reconhecimento) Necessidades de estima (auto-estima, reconhecimento) 4 Auto- realização (desenvolvimento e realizações pessoais) Auto- realização (desenvolvimento e realizações pessoais) 5

8 Valor ou Preço Lei da utilidade marginal decrescente Preço quantidade Curva de demanda

9 Valor ou Preço Paradoxo do valor diamante água Preço quantidade Preço quantidade

10 Estados de Demanda 1.Demanda negativa - vacinas 2.Demanda inexistente – novos métodos de cultivo 3.Demanda latente – sem produto para satisfazer 4.Demanda em declínio – redução do consumo 5.Demanda irregular – sazonalidade, ócio e sobrecarga 6.Demanda plena – empresa satisfeita com o nível 7.Demanda excessiva – maior do que a capacidade 8.Demanda indesejada – prejudicial a saúde, drogas

11 Cenários, megatendências e oportunidades Identificar oportunidades de mercado através de pesquisas de marketing. Para cada oportunidade de mercado deve- se prever: O tamanho O crescimento O potencial de lucro

12 Uso da Previsão de Vendas Pelos Departamentos: Financeiro, caixa para investimentos, caixa para operações Departamento de Produção, estabelecer níveis de capacidade, estabelecer níveis de produção Compras, aquisição de suprimentos Recursos Humanos, contratação e treinamento de funcionários

13 Previsão de Vendas São baseadas em estimativas de demanda de mercado. É necessário definir o que significa demanda de mercado

14 Definições na Mensuração da Demanda Demanda de mercado para um produto é o volume total que seria comprada: –Por um conjunto de clientes definido. –Em uma área definida. –Em um período definido. –Em um ambiente de marketing definido. –Sob um programa de marketing definido. 90 tipos diferentes

15 Estimativa da Demanda Futura Resumindo em Três etapas 1.Preparar uma projeção macroeconômica 2.Preparar uma projeção setorial 3.Preparar uma projeção de vendas

16 Bases para Previsão de Vendas Previsão É o processo pelo qual através de informações sobre o passado, adotamos certas Hipóteses e por meio de um Método de Geração, obtemos informações sobre o futuro, com uma determinada finalidade.

17 Bases para Previsão de Vendas EMPREGO Informações sobre o passado Hipóteses Método de Geração Informações sobre o futuro

18 Hipóteses sobre o futuro 1.O futuro será uma continuação do passado 1.1. – Permanência 1.2. – Trajetória 1.3. – Complexa 2.O futuro será uma continuação do passado 2.1. – Causas sob nosso controle 2.2. – Causas fora do nosso controle

19 Componentes da Trajetória V(t) = valor previsto T = tendência básica C = variações cíclicas sobre a tendência S = variações sazonais dentro da tendência A = variações inexplicáveis residuais ou remanescentes V(t) = T + C + S + A t V(t)

20 Componentes da Trajetória Tendência t TCíclica t TSazonal t TAleatória t T

21 Vendas Mensais da Sears Roebuck & Company entre 1945 e 1952 Dados de Vendas

22 Vendas Mensais da Sears Roebuck & Company entre 1945 e 1952

23 Calculo da Média Móvel 12 meses centralizada no sétimo mês

24 Vendas Mensais da Sears Roebuck & Company entre 1945 e 1952

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28 PREVISÃO


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