A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA Ensino Fundamental, 6º Ano Os territórios e os lugares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA Ensino Fundamental, 6º Ano Os territórios e os lugares."— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA Ensino Fundamental, 6º Ano Os territórios e os lugares

2 Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares
Para Andrade (2004), o conceito de território está muito ligado à ideia de domínio ou de gestão de determinada área. Assim, deve-se ligar sempre a ideia de território à ideia de poder, quer se faça referência ao poder público, estatal, quer ao poder das grandes empresas que estendem por grandes áreas territoriais, ignorando as fronteiras políticas. Sendo considerado como uma área que está ligada a ideia de domínio e poder. Podemos afirmar que o território se divide em: Marítimo; Espaço aéreo; Continental.

3 Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares
TERRITÓRIO MARÍTIMO O território marítimo é uma faixa de águas costeiras 12 milhas náuticas (22 km) a partir de um litoral de um Estado, que é considerado parte do território soberano daquele Estado (excetuados os acordos com Estados vizinhos cujas costas distem menos de 14 milhas náuticas (44 km). Fonte: Imagem disponível em:

4 TERRITÓRIO MARÍTIMO BRASILEIRO
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares TERRITÓRIO MARÍTIMO BRASILEIRO O mar territorial brasileiro compreende uma faixa de doze mil milhas de largura, medidas a partir da linha de baixa-mar do litoral continental e insular. A soberania do Brasil estende-se ao mar territorial. Quem detém o poder naval no Brasil é a Marinha do Brasil que, ao lado do exército e Força Aérea, tem a missão de zelar pela segurança do país. Fonte: Imagem disponível em:

5 TERRITÓRIO (ESPAÇO) AÉREO
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares TERRITÓRIO (ESPAÇO) AÉREO O território (espaço) aéreo de um país é a porção da atmosfera que se sobrepõe ao território desse país, incluindo o território marítimo, indo do nível do solo, ou do mar, até 100 km de altitude, onde o país detém o controle sobre a movimentação de aeronaves. A função de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro é da Aeronáutica. Fonte: Imagem disponível em:

6 TERRITÓRIO CONTINENTAL
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares TERRITÓRIO CONTINENTAL É a superfície ocupada pela nação e circunscrita por suas fronteiras. A função de garantir a soberania da Nação brasileira é do Exército brasileiro. Imagem disponível em:

7 CLASSIFICAÇÃO DE TERRITÓRIO
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares CLASSIFICAÇÃO DE TERRITÓRIO Podemos classificado território em: Território Político; Território de espécies animais; Território pessoal; Território econômico (ligado às grandes empresas); Território de um grupo organizado.

8 CLASSIFICAÇÃO DE TERRITÓRIO:
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares CLASSIFICAÇÃO DE TERRITÓRIO: TERRITÓRIO POLÍTICO No contexto político, território refere-se a superfície terrestre de um Estado, seja ele soberano ou não, ou o espaço físico sobre o qual o Estado exerce seu poder soberano. Fonte: Imagem disponível em:

9 CLASSIFICAÇÃO DE TERRITÓRIO: ÁREA DELIMITADA PELA POSSE DE UM ANIMAL
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares CLASSIFICAÇÃO DE TERRITÓRIO: ÁREA DELIMITADA PELA POSSE DE UM ANIMAL Em biologia, território pode ser entendido como uma área delimitada pela posse de um animal. Ou seja, um espaço, onde determinado animal tem poder e domínio. Imagem disponível em:

10 CLASSIFICAÇÃO DE TERRITÓRIO:
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares CLASSIFICAÇÃO DE TERRITÓRIO: TERRITÓRIO PESSOAL A casa de uma pessoa, ou parte dela, o quarto, por exemplo, também pode ser entendido como um território. Afinal, naquele espaço existe a relação de domínio e para visitá-lo é necessário autorização do proprietário. Imagem disponível em:

11 CLASSIFICAÇÃO DE TERRITÓRIO:
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares CLASSIFICAÇÃO DE TERRITÓRIO: TERRITÓRIO ECONÔMICO (DAS GRANDES EMPRESAS) Santos (2009), chama atenção para os territórios das empresas. Para o autor o território como um todo é objeto da ação de várias empresas, cada qual preocupada com suas próprias metas e arrastando, a partir dessas metas, o comportamento do resto das empresas e instituições. Imagem disponível em:

12 CLASSIFICAÇÃO DE TERRITÓRIO: TERRITÓRIO DE UM GRUPO ORGANIZADO
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares CLASSIFICAÇÃO DE TERRITÓRIO: TERRITÓRIO DE UM GRUPO ORGANIZADO Existem espaços que são controlados por grupos organizados, onde são elaboradas leis específicas. Um bom exemplo são as áreas controladas pelo crime organizando no Rio de Janeiro/RJ – Brasil (Morro do Alemão, por exemplo). Morro do Alemão Rio de Janeiro/RJ – Brasil Imagem disponível em:

13 TERRITORIALIDADE, TERRITORIALIZAÇÃO E DESTERRITORIALIZAÇÃO
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares TERRITORIALIDADE, TERRITORIALIZAÇÃO E DESTERRITORIALIZAÇÃO É a percepção que temos do poder exercido por um indivíduos ou, um grupo, em dado espaço geográfico. É algo mais cultural do que físico. Em um mesmo território, podem ocorrer muitas territorialidades. Fonte: TERRITORIALIDADE O termo territorialização está geralmente relacionado a formas de organização e reorganização social, modos distintos de percepção, ordenamento, reordenamento em termos de relações com o espaço. Fonte: TERRITORIALIZAÇÃO Pode ser definido como uma quebra de vínculos, uma perda de território, havendo assim, uma perda de controle das territorialidades pessoais ou coletivas. Fonte: DESTERRITORIALIZAÇÃO

14 EXEMPLO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares EXEMPLO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO PACIFICAÇÃO DO MORRO DO ALEMÃO /RJ (UPP) As Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) tem como finalidade de “devolver” ao Estado o domínio do território (comunidade) dominado pelo tráfico de drogas e garantir a proximidade do Estado com a população. O Programa engloba parcerias entre os governos (municipal, estadual e federal e diferentes atores da sociedade civil organizada). Imagem disponível em:

15 Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares
EXEMPLO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO RETIRADA DE POPULAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICA No momento em que há o deslocamento de população para dar lugar à uma hidrelétrica, os custos sociais são altíssimos, pessoas perdem parte de sua identidade, uma vez que perdem o território onde nasceram, cresceram e construíram sua história. Torres de antiga igreja na cidade de Itá – SC, inundada dá lugar a hidrelétrica Imagem disponível em:

16 COMUNIDADE QUILOMBOLA: TERRITÓRIO DE RESISTÊNCIA
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares COMUNIDADE QUILOMBOLA: TERRITÓRIO DE RESISTÊNCIA Os quilombos foram lugares formados por escravos fugidos dos engenhos e fazendas no período colonial no Brasil. Apesar de a Constituição do Brasil de 1988, reconhecer como patrimônio cultural brasileiro os bens materiais e imateriais dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, apenas em 2003 (através do Decreto Federal Nº ) foi regulamentado o procedimento para identificação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos. Vista de capela na Comunidade Quilombola Castainho – Garanhuns/PE – Brasil Imagem disponível em:

17 LUGAR De que lugar você é? Para onde você vai nas férias?
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares LUGAR De que lugar você é? Para onde você vai nas férias? Onde você vai morar? Onde você estuda? Qual o seu lugar preferido? Diariamente ouvimos e falamos frases como as que estão descritas acima, mas afinal o que é lugar? Imagem disponível em:

18 Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares
Lugar é a porção ou parte do espaço onde vivemos. Ele é palco de nossa existência real, é nele que ocorre o nosso cotidiano, as nossas experiências de vida. Todos nós criamos uma identidade com o lugar no qual vivemos; isto quer dizer que ele significa algo para nós, que a nossa memória guarda sobre eles determinadas percepções e vivências com as quais nos identificamos. COELHO, M. A; TERRA, L.

19 OS DIFERENTES LUGARES Frequentamos diferentes lugares:
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares OS DIFERENTES LUGARES Frequentamos diferentes lugares: Nossa casa; Nossa rua; Nosso bairro; Outros bairros; Nossa cidade; Outras cidades; Nossa escola; A igreja; O shopping; Uma praça; Uma praia, Cada lugar traz consigo uma essência, uma identidade. Nossa memória guarda várias vivências provenientes de relações sociais próprias do cotidiano, fazendo com que nos familiarizemos com determinado lugar.

20 LUGAR: REFLEXO DE VÍNCULO AFETIVO
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares LUGAR: REFLEXO DE VÍNCULO AFETIVO “O lugar que vivemos traduz os espaços com os quais as pessoas têm vínculos afetivos: uma praça onde se brinca desde criança, a janela de onde se vê a rua, o alto de uma colina de onde se avista a cidade. O lugar é onde estão as referências pessoais e o sistema de valores que direcionam as diferentes formas de perceber e constituir a paisagem e o espaço geográfico. É por intermédio dos lugares que se dá a comunicação entre o homem e o mundo.” COELHO e TERRA apud Parâmetros Curriculares Nacionais

21 Você já parou para analisar o lugar onde vive?
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares Você já parou para analisar o lugar onde vive? Quais os equipamentos urbanos públicos e privados existentes na proximidade? Quais os problemas? Como torná-lo melhor? Qual o seu papel na contribuição dessa melhoria?

22 NOVOS LUGARES, NOVAS EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares NOVOS LUGARES, NOVAS EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS Quando frequentamos um novo lugar, mantemos contato com outras pessoas e realizamos novas atividades, estamos enriquecendo nosso aprendizado. Viajar também é crescer, pois ao conhecer novos lugares estamos entrando em contato com outros povos, cultura e estilo de vida. Imagem disponível em:

23 LUGARES QUE ATRAEM PESSOAS (ÁREAS ECÚMENAS)
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares LUGARES QUE ATRAEM PESSOAS (ÁREAS ECÚMENAS) Desde os primórdios da humanidade que o homem busca lugares que ofereçam melhores condições. Seja no que se refere ao clima, vegetação, disponibilidade de água, emprego, renda, ou seja, um lugar que ofereça qualidade de vida. Esses lugares, em Geografia, são conhecidos como ÁREAS ECÚMENAS, quando um lugar não oferece este tipo de atrativo é considerado como uma ÁREA ANECÚMENA. Imagem disponível em:

24 O MODO DE VIDA NOS DIFERENTES LUGARES
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares O MODO DE VIDA NOS DIFERENTES LUGARES Cada lugar traz consigo uma paisagem própria, com característica peculiar, consequentemente o lugar influencia diretamente no modo de vida das pessoas. Uma pessoa que vive em um grande centro urbano, tem um ritmo de vida muito diferente de outra pessoa que vive na zona rural. As atividades econômicas desenvolvidas são diferentes, as relações sociais são diferentes. Av. Paulista – São Paulo/Brasil Imagem disponível em: Cidade de São Bento do Sapucaí – interior de São Paulo/Brasil Imagem disponível em:

25 Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares
Quais os tipos de atividades econômicas podemos identificar nos grandes centros urbanos e na zona rural? Como podemos destacar as relações sociais nos distintos lugares (centro urbano e zona rural)?

26 Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares
SEGREGAÇÃO ESPACIAL Na sociedade capitalista que vivemos, nem sempre é possível frequentar determinados lugares. Ir a um shopping fazer compras, fazer uma viagem, frequentar um teatro, um cinema, infelizmente não é para todos. Quem tem poder aquisitivo possui o livre acesso a qualquer lugar, já quem não o possui precisa conviver com a pobreza e a exclusão social. Os lugares (bairros) de parcela da sociedade que tem poder aquisitivo é bem estruturado e servido de serviços básicos, como saneamento, água, luz, escolas, hospitais, supermercados, área de lazer, etc. aos excluídos restam a falta de infraestrutura e o descaso. Damos a essa situação o nome de segregação espacial.

27 SEGREGAÇÃO ESPACIAL Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares
O retrato da segregação espacial no bairro do Morumbi – São Paulo/Brasil. Imagem disponível em:

28 A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL E A GARANTIA DO DIREITO DE IR E VIR
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL E A GARANTIA DO DIREITO DE IR E VIR A Constituição Federal do Brasil de 1988, no seu Art. 5, inciso XV garantir o direito de ir e vir ao afirmar: “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...) XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.”

29 Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares
ACESSIBIDADE No intuito de garantir o direito de ir e vir a todos, foi criada no Brasil a lei da acessibilidade, (Lei /2000) que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Imagem disponível em:

30 QUAL A VERDADEIRA ACESSIBIDADE AOS LUGARES?
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares QUAL A VERDADEIRA ACESSIBIDADE AOS LUGARES? Imagem disponível em: Imagem disponível em:

31 Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares
ATIVIDADE 1 Analise a charge abaixo: Como podemos classificar o território representado na charge? Qual a relação entre os atores envolvidos na charge? É possível mudar tal relação? Imagem disponível em:

32 Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares
ATIVIDADE 2 Após analisar a letra da música, reflita a respeito das seguintes questões: Quais os elementos retratados na letra refletem o lugar? Que tipo de relação há entre o lugar e a personagem retratados na letra? Qual sentimento é expressado na letra? Quais elementos (do lugar onde você vive) você destacaria como importantes? Paisagem da janela (Beto Guedes) Da janela lateral, do quarto de dormir Vejo uma igreja um sinal de glória Vejo um muro branco e um voo pássaro Vejo uma grade e um velho sinal Mensageiro natural de coisas naturais Quando eu falava dessas cores mórbidas Quando eu falava desses homens sórdidos Quando eu falava desse temporal Você não escutou Você não quis acreditar, Mais isso é tão normal E eu apenas era (...)

33 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BELLUCCI, B; PIRES, V. Geografia. Construindo Consciências. 5ª Série. São Paulo: Scipione, 2006. SANTOS, M. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro,: Record, 2009. ANDRADE, M. C. A questão do território no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2004. Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso e: Acesso em: Acesso em: Acesso em:

34 Geografia, 6º Ano, Os territórios e os lugares
Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: : em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em:


Carregar ppt "GEOGRAFIA Ensino Fundamental, 6º Ano Os territórios e os lugares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google