A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Combinando as abordagens qualitativa e quantitativas Jose Luis Duarte Ribeiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Combinando as abordagens qualitativa e quantitativas Jose Luis Duarte Ribeiro"— Transcrição da apresentação:

1 Combinando as abordagens qualitativa e quantitativas Jose Luis Duarte Ribeiro ribeiro@producao.ufrgs.br

2 Introdução  Segue em desenvolvimento e aprimoramento na PROGESP/UFRGS um modelo para prever a necessidade de TAs em Unidades Administrativas e Acadêmicas.  Entre as características do modelo, que será apresentado, na sequencia, destacam-se:  Combina abordagens qualitativa e quantitativa.  Considera especificidades próprias de cada unidade  Considera o padrão usual em universidades brasileiras Dimensionamento Força de Trabalho2

3 Introdução  A abordagem quantitativa prevê o número de TAs apropriado para uma determinada unidade considerando o que é usual em outras universidades.  Após, esse valor é ajustado considerando especificidades próprias de cada unidade analisada Dimensionamento Força de Trabalho3

4 Introdução  A abordagem qualitativa utiliza entrevistas realizadas nas diversas unidades, apoiadas, adicionalmente, por um questionário fechado.  Inicialmente, o número de TAs apropriado para uma determinada unidade é previsto considerando o contingente atual e eventuais evidências de sobrecarga.  Após, esse valor é ajustado qualitativamente considerando a apreciação direta dos entrevistadores. Dimensionamento Força de Trabalho4

5 Introdução  Esta apresentação está organizada em seis seções:  Previsão usando a abordagem quantitativa  Previsão usando a abordagem qualitativa  Combinação das previsões quali-quanti  Validação das abordagens  Dificuldades no uso do modelo proposto  Vantagens do modelo proposto Dimensionamento Força de Trabalho5

6 Previsão Quantitativa O modelo de previsão quantitativo é operacionalizado em cinco etapas descritas a seguir. 1. Identificar a estrutura de Unidades Administrativas e Acadêmicas em universidades O primeiro passo da abordagem quantitativa envolve a determinação da estrutura usual de universidades No que tange a unidades administrativas e acadêmicas Dimensionamento da Força de Trabalho6

7 Previsão Quantitativa - Estrutura universitária Unidades Administrativas Quatorze divisões administrativas foram identificadas, como comuns na maioria das universidades: Dimensionamento da Força de Trabalho7 GraduaçãoPessoas Pós-graduaçãoAssuntos Estudantis PesquisaCPD ExtensãoSegurança PlanejamentoReitoria AdministraçãoComunicação InfraestruturaBiblioteca

8 Previsão Quantitativa - Estrutura universitária Unidades Acadêmicas Obedecendo as áreas ofertadas em cada universidade: Dimensionamento da Força de Trabalho8 Escola de Administração Escola de Educação Física Escola de Enfermagem Escola de Engenharia Faculdade de Agronomia Faculdade de Arquitetura Faculdade de Ciências Econômicas Faculdade de Educação Faculdade de Medicina Faculdade de Odontologia Faculdade de Veterinária Instituto de Artes Instituto de Biociências :

9 Previsão Quantitativa 2. Identificar os dados básicos para realizar as previsões da necessidade de TAs em Unidades Administrativas e Acadêmicas O segundo passo envolveu selecionar dados que possam explicar a necessidade de TAs em unidades administrativas e acadêmicas Dimensionamento da Força de Trabalho9

10 Previsão Quantitativa - Dados básicos Para Unidades Administrativas  Total de alunos  Alunos de graduação  Alunos de MA e DT  Alunos de MP e Espec.  Total de cursos  Cursos de graduação  Cursos de MA e DT  Cursos de MP e Espec.  Docentes  Área construída Dimensionamento da Força de Trabalho10

11 Previsão Quantitativa - Dados básicos Para Unidades Acadêmicas  Número de departamentos  Número de docentes  Número de cursos de graduação  Duração dos cursos (anos)  Entrantes no vestibular  Formandos no ano anterior  Número de programas de pós-graduação stricto sensu  Número de alunos de pós-graduação stricto-sensu  Número de cursos de pós-graduação lato sensu ofertados no ano  Número de alunos de pós-graduação lato-sensu  Número de grupos de pesquisa  Número de pesquisadores doutores em grupos de pesquisa  Produção docente: artigos indexados por ano : Dimensionamento da Força de Trabalho11

12 Previsão Quantitativa - Dados básicos 3. Reunir dados de uma amostra representativa de universidades e unidades Para entender o efeito das variáveis explicativas sobre a necessidade de TAs em unidades administrativas, foram considerados os dados das 12 universidades que seguem. UFRGS, UFPR, UFSC, UFMT, UPF, UFSM, UFPEL, Unipampa, UNC, FSG, UFG, UFLA Para entender o efeito das variáveis explicativas sobre a necessidade de TAs em unidades acadêmicas, foram usadas as 28 unidades acadêmicas da UFRGS, que englobam grande diversidade de atuação. Dimensionamento da Força de Trabalho12

13 Previsão Quantitativa Dimensionamento da Força de Trabalho13

14 Previsão Quantitativa 4...... Previsão de TAs em Unidades Acadêmicas Nas unidades acadêmicas, a previsão é realizada considerando a necessidade de TAs para atender seis grupos de atividades:  Direção da unidade e departamentos  Operação de cursos de graduação  Operação de cursos de pós-graduação stricto sensu  Operação de cursos de pós-graduação lato-sensu  Realização de pesquisa e extensão  Operação de Bibliotecas Dimensionamento da Força de Trabalho14

15 Previsão Quantitativa Dimensionamento da Força de Trabalho15

16 Previsão Quantitativa 5. Utilizando os modelos construídos, obter a previsão de TAs em Unidades e total Os modelos de previsão de cada unidade administrativa segue as especificidades da respectiva unidade. Por exemplo, número de alunos de graduação é usado na previsão de TAs da PROGRAD, Enquanto que número de alunos de mestrado é usado para prever TAs da PROPG Os modelos de previsão de cada unidade acadêmica segue as especificidades das unidades acadêmicas. O número total de TAs é obtido como a soma dos TAs previstos para cada unidade acadêmica e administrativa. Dimensionamento da Força de Trabalho16

17 Previsão Qualitativa O modelo de previsão qualitativo é operacionalizado em cinco etapas descritas a seguir. 1. Considerando a mesma estrutura de unidades administrativas e acadêmicas, investigar qualitativamente eventual sobrecarga de trabalho ou especificidades nessas unidades. Investigação feita através de entrevista e questionário com 10 questões fechadas (preenchido pelos entrevistadores). Dimensionamento da Força de Trabalho17

18 Previsão Qualitativa 2. Múltiplas questões buscando evidências de sobrecarga Dimensionamento da Força de Trabalho18 1. Em termos de atividades desenvolvidas na UNIDADE XX, houve alguma mudança significativa nos últimos quatro anos? Qual? ( ) Sim, no sentido de diminuir a carga de trabalho de TAs ( ) Não houve, ou houve mudanças que não afetam a carga de trabalho de TAs ( ) Sim, no sentido de aumentar um pouco a carga de trabalho de TAs ( ) Sim, no sentido de aumentar substancialmente a carga de trabalho de TAs 2. O esforço da UFRGS de internacionalização afetou as atividades da UNIDADE XX? Como? ( ) Não ( ) Sim, no sentido de aumentar um pouco a carga de trabalho de TAs ( ) Sim, no sentido de aumentar razoavelmente a carga de trabalho de TAs ( ) Sim, no sentido de aumentar substancialmente a carga de trabalho de TAs

19 Previsão Qualitativa 2. Múltiplas questões buscando evidências de sobrecarga Dimensionamento da Força de Trabalho19 3. Quais as atividades da UNIDADE XX que mobilizam maior tempo dos seus TAs? ( ) Não soube citar ( ) citou umas poucas atividades ( ) citou um número razoável de atividades ( ) Citou um número razoável de atividades, com clareza e detalhes 4. A distribuição dos TAs na UNIDADE XX é adequada ou existem certos departamentos, setores mal atendidos? Quais? ( ) Não soube citar ( ) citou umas poucas divisões ( ) citou um número razoável de divisões ( ) Citou um número razoável de divisões, com clareza e detalhes

20 Previsão Qualitativa 2. Múltiplas questões buscando evidências de sobrecarga Dimensionamento da Força de Trabalho20 5. As competências dos TAs que atuam na UNIDADE XX são adequadas ou existem lacunas que precisariam ser reforçadas? Quais? ( ) É adequado ( ) Pequenas lacunas ( ) Moderadas ( ) Grandes lacunas Você saberia indicar as competências essenciais na condução dos processos de sua unidade? 6. Em função do volume de trabalho atual, os TAs da UNIDADE XX conseguem cumprir suas atividades no prazo? ( ) Sempre ou quase sempre no prazo ( ) Algumas vezes ocorrem atrasos ( ) Muitas vezes ocorrem atraso ( ) Sempre ou quase sempre ocorrem atrasos

21 Previsão Qualitativa 2. Múltiplas questões buscando evidências de sobrecarga Dimensionamento da Força de Trabalho21 7. Em função do volume de trabalho atual, os TAs da UNIDADE XX conseguem cumprir suas atividades com a qualidade adequada? ( ) Sempre ou quase sempre com a qualidade adequada ( ) Algumas vezes com qualidade inferior ( ) Muitas vezes com qualidade inferior ( ) Sempre ou quase sempre com qualidade inferior 8. Os TAs da UNIDADE XX dispensam tempo para o planejamento de suas atividades? ( ) Sempre há tempo para planejar adequadamente as atividades ( ) Muitas vezes há tempo para planejar adequadamente as atividades ( ) Algumas vezes há tempo para planejar adequadamente as atividades ( ) Nunca ou raramente há tempo para planejar adequadamente as atividades

22 Previsão Qualitativa 3. Questão direta verificando a existência de especificidades nas diferentes unidades Dimensionamento da Força de Trabalho22 9. As atividades realizadas na UNIDADE XX são basicamente as mesmas exercidas em outras UNIDADES XX de Universidades Federais ou existem atividades que são específicas da UFRGS? ( ) Essencialmente as mesmas ( ) Atividades específicas que aumentam um pouco a carga de trabalho de TAs ( ) Atividades específicas que aumentam razoavelmente a carga de trabalho de TAs ( ) Atividades específicas que aumentam substancialmente a carga de trabalho TAs

23 Previsão Qualitativa 4. Conversão das respostas qualitativas em uma escala numérica apropriada Dimensionamento da Força de Trabalho23 A distribuição dos TAs na UNIDADE XX é adequada ou existem certos departamentos, setores mal atendidos? Quais? 0,9( ) Não soube citar 1,0( ) citou umas poucas divisões 1,3( ) citou um número razoável de divisões 1,5( ) Citou um número razoável de divisões, com clareza e detalhes

24 Previsão Qualitativa Dimensionamento da Força de Trabalho24

25 Combinação das previsões A combinação das previsões quantitativa e qualitativa envolve três etapas detalhadas a seguir. Dimensionamento da Força de Trabalho25 Previsão Quantitativa Ajuste especificidades Previsão Qualitativa Ajuste percepção direta Previsão Quantitativa Ajustada Previsão Qualitativa Ajustada Previsão Final

26 Combinação das previsões Dimensionamento da Força de Trabalho26

27 Apreciação geral subjetiva ( ) contingente atual de TAs da unidade é adequado ( ) contingente atual da unidade parece necessitar pequeno reforço (10%) ( ) contingente atual da unidade parece necessitar reforço moderado (25%) ( ) contingente atual da unidade parece necessitar reforço substancial (50% ou mais) Combinação das previsões Dimensionamento da Força de Trabalho27

28 Combinação das previsões Dimensionamento da Força de Trabalho28

29 Validação das abordagens 1. Validação das questões qualitativas Um estudo de correlação revelou que todas as questões qualitativas apresentam correlação positiva com a previsão final (r = 0,12 a 0,77), isso indica que todas as questões qualitativas contribuem para explicar a necessidade de TAs. A menor correlação foi observada na questão de “existência de lacunas de competências” A maior correlação foi observada na questão de “existência de setores mal atendidos”. Dimensionamento da Força de Trabalho29

30 Validação da abordagem 2. Validação das abordagens quantitativas e qualitativas Um estudo de regressão revelou que as previsões quali e quanti são fortemente correlacionadas, Apresentando um coeficiente de determinação R 2 = 75%. Isso indica que há convergência entre os resultados quali e quanti, mas uma parcela razoável da variabilidade não pode ser explicada por nenhum deles tratados individualmente. Dimensionamento da Força de Trabalho30

31 Validação da abordagem De forma geral, observa-se que a previsão qualitativa fica mais próxima do contingente atual. Ela indica a necessidade de ampliação do quadro em cerca de 15%, mas seguindo uma distribuição similar a que ocorre atualmente (Correlação entre o contingente atual e a previsão qualitativa ajustada = 0,98). As entrevistas qualitativas permitem entender porque certas unidades possuem um número relativamente maior ou menor de TAs comparado ao que seria esperado considerando seu porte. Dimensionamento da Força de Trabalho31

32 Validação da abordagem A previsão quantitativa, por sua vez, sugere redistribuições mais fortes do número de TAs nas diversas unidades. Ela indica a necessidade de ampliação do quadro em cerca de 7%, mas seguindo uma distribuição que difere um pouco mais do que ocorre atualmente. (Correlação entre o contingente atual e a previsão quantitativa ajustada = 0,85). considerando o que é usual em outras universidades e, também, as especificidades da própria unidade. Dimensionamento da Força de Trabalho32

33 Validação da abordagem  Os dados sugerem que o uso isolado de cada abordagem, quantitativa ou qualitativa, pode levar a erros de 25% nos contingentes previstos.  Combinar as abordagens qualitativa e quantitativa gera previsões mais precisas. Dimensionamento da Força de Trabalho33

34 Dificuldades no uso do modelo proposto Algumas universidades podem não ter acesso facilitado aos dados básicos usados pelos modelos de previsão. A abordagem qualitativa exige que sejam feitas entrevistas nas unidades administrativas e acadêmicas. Na UFRGS isso gerou cerca de 50 entrevistas de duração entre uma e duas horas. Os entrevistadores devem ter bom conhecimento da universidade e suas atividades. Dimensionamento da Força de Trabalho34

35 Vantagens do modelo em uso Utiliza dados básicos, relativamente fáceis de serem reunidos na maioria das universidades; Modelos quantitativo relativamente simples, que consideram o que é importante em cada unidade administrativa ou acadêmica; Questionário usado na abordagem qualitativa relativamente simples, onde as informações coletadas são convertidos em valores numéricos, Possibilitando a combinação das abordagens quantitativas e qualitativas; Especifica tanto o contingente total como a distribuição recomendada ao longo das várias unidades administrativas e acadêmicas;  Apresenta importante informações para subsidiar decisões referentes à alocação de pessoal em universidades. Dimensionamento da Força de Trabalho35


Carregar ppt "Combinando as abordagens qualitativa e quantitativas Jose Luis Duarte Ribeiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google