A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P SICOLOGIA E S AÚDE P ÚBLICA P ROFA. L ÉDICE L. O LIVEIRA PSICOLOGIA DA SAÚDE: Objetivos gerais e a formação do Psicólogo Semana 7.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P SICOLOGIA E S AÚDE P ÚBLICA P ROFA. L ÉDICE L. O LIVEIRA PSICOLOGIA DA SAÚDE: Objetivos gerais e a formação do Psicólogo Semana 7."— Transcrição da apresentação:

1 P SICOLOGIA E S AÚDE P ÚBLICA P ROFA. L ÉDICE L. O LIVEIRA PSICOLOGIA DA SAÚDE: Objetivos gerais e a formação do Psicólogo Semana 7

2 B IBLIOGRAFIA Spink, MJP. Psicologia Social e Saúde: Práticas, saberes e sentido. Editora Vozes, 2003. Cap. 7.

3 O BJETIVOS DA P SICOLOGIA DA SAÚDE Identificar os fatores psicológicos, comportamentais e sociais da doença Promover e manter a saúdePrevenir e tratar doenças Melhorar o sistema de saúde e as políticas de saúde

4 O BJETIVOS DA P SICOLOGIA DA SAÚDE Identificar fatores psicológicos, comportamentais e sociais: Emoções negativas, comportamentos insalubres, falta de apoio e integração social e má administração do stress que acarretam “doenças do estilo de vida” (cardiopatias, câncer, AVC); Promover e manter a saúde: A promoção e a manutenção da saúde tem sido os pilares da pesquisa e da intervenção em Psicologia da Saúde. Estilos de vida insalubres são muito mais difíceis de mudar do que de prevenir em primeiro lugar, pois, frequentemente se retorna aos antigos hábitos. Foco na atenção primária!!

5 O BJETIVOS DA P SICOLOGIA DA SAÚDE Prevenir e tratar doenças: 1. Intervenções cognitivas: Introdução do stress como estratégia para diminuir a ansiedade – Tratamento cognitivo-comportamental; 2. Intervenções comportamentais: Ensinar técnicas para melhorar a comunicação entre paciente e profissional de saúde, desenvolver um programa de modificação do compto. para modificar hábitos insalubres e desenvolver habilidades de auto-administração; 3. Intervenções sociais: Grupos de apoio para aqueles q. sofrem de doenças crônicas; Orientação de familiares.

6 O BJETIVOS DA P SICOLOGIA DA SAÚDE Melhorar o sistema de saúde e as políticas de saúde: Redução das disparidades no atendimento de saúde entre grupos e o aumento no acesso a serviços de saúde preventiva para todos os cidadãos. O atendimento de saúde deve reconhecer que escolas, igrejas e locais de trabalho são importantes locais para promover a saúde e devem tornar-se parte da rede de serviços interconectados no sistema de saúde nacional.

7 Desafios da Ψ da Saúde Aumentar o tempo de vida saudável Aumentar o conhecimento acerca de grupos subestudados Expandir o acesso à saúde preventiva Ajustar foco de pesquisa e intervenção

8 D ESAFIO 1: D ESAFIO 1: A UMENTAR O TEMPO DE VIDA SAUDÁVEL PARA TODAS AS PESSOAS É necessário desenvolver intervenções eficazes que proporcionem aos adultos mais velhos a manutenção do nível mais alto possível de funcionamento, ou sua melhoria pelo maior número de anos possível – com qualidade de vida!!

9 D ESAFIO 2: D ESAFIO 2: A UMENTAR O CONHECIMENTO ACERCA DE GRUPOS SUBESTUDADOS É necessário ampliar o âmbito de pesquisas e incluir maior variedade de participantes, concentrando-se especificamente em grupos subestudados (diferenças entre gêneros, grupos étnicos, fatores sociodemográficos, idade, etc), pois estes grupos podem apresentar diferenças quanto à suscetibilidade à várias doenças e em suas reações de enfrentamento.

10 D ESAFIO 3: D ESAFIO 3: E XPANDIR O ACESSO À SAÚDE PREVENTIVA As minorias excluídas têm acesso limitado ao atendimento preventivo de saúde, por isso, tendem a ter um número desproporcionalmente maior de problemas de saúde e de mortalidade. Os ajustes no sistema de saúde continua sendo um desafio permanente – para a Ψ da Saúde e para a política nacional!!

11 DESAFIO 4: DESAFIO 4: AJUSTAR FOCO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO O desafio é dar maior ênfase a comportamento e fatores que favorecem a saúde e que possam retardar a mortalidade e reduzir a morbidade. Os psicólogos da saúde dedicaram gde parte de sua pesquisa a fatores de risco de doenças crônicas e uma quantidade de tempo substancialmente menor a aspectos que promovem a saúde e que parecem inocular as pessoas contra o desenvolvimento de doenças. Atenção Primária Foco no SOCIAL!!

12 A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO PARA A ATUAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Trabalha com o paciente que é cliente da instituição. Atuação centrada no paciente/cliente. Atuação acrítica, servindo de instrumento p/ manutenção do status quo. Contratado (psicológico da instituição) Trabalha com a instituição como totalidade. Atuação crítica não só da eficácia da instituição, mas da pp ordem instituída. Prestador de serviço (consultores organizacionais) (psicólogo na instituição)

13 C OMO RESOLVER ESTE IMPASSE ? EXPANSÃO DOS REFERENCIAIS ContextualTeórico

14 EXPANSÃO DO REFERENCIAL CONTEXTUAL Busca de dados que permitam melhor localizar o psicólogo e seu cliente na dinâmica social e/ou institucional, pois entender o problema do cliente institucional s/ entender a problemática social mais ampla que o transformou em cliente desta instituição seria uma perda de tempo!! Foco nas relações de poder, nas questões sociais (dicotomia hospital público x hospital privado), nas relações entre paciente/família x instituição, etc...

15 EXPANSÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO Necessidade de focar as representações sociais de diferentes aspectos do processo saúde/doença que têm por mérito apontar para a multiplicidade de recortes possíveis da realidade, e que podem vir a enriquecer o trabalho do psicólogo na instituição. A convivência com a alteridade no contexto institucional, portanto, seja ela referente ao paciente ou ao trabalho conjunto com os demais profissionais, é um contínuo jogo de desconstrução e reconstrução de representações.

16 PRÓXIMA AULA  ÜCKER, P. et al. Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva: Perspectivas e Desafios. Psicologia Ciência e Profissão, v. 27, n. 4, 2007, p. 706-717. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v27n4/v27n4a11.pdf. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v27n4/v27n4a11.pdf DINÂMICA  SALIBA, O. et al. Responsabilidade do profissional de saúde sobre a notificação de casos de violência doméstica. Revista de Saúde Pública, v. 41, n. 3, 207, p. 472-477. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rsp/v41n3/5805.pdf. http://www.scielo.br/pdf/rsp/v41n3/5805.pdf


Carregar ppt "P SICOLOGIA E S AÚDE P ÚBLICA P ROFA. L ÉDICE L. O LIVEIRA PSICOLOGIA DA SAÚDE: Objetivos gerais e a formação do Psicólogo Semana 7."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google