A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine."— Transcrição da apresentação:

1 AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine

2 EXPANSÃO MARÍTIMA Quando: séculos XV e XVI Causas:
busca de especiarias nas Índias; busca de metais preciosos; tentativa de romper o monopólio comercial das cidades italianas; expansão da fé cristã (justificativa)

3

4 NAVEGAR É PRECISO... O Oceano Atlântico era conhecido como um “Mar Tenebroso" povoado de monstros marinhos que engoliam os barcos.

5 VIVER NÃO É PRECISO!

6 PIONEIRISMO PORTUGUÊS
centralização precoce burguesia mercantil atuante posição geográfica favorável Escola de Sagres Novas tecnologias para a navegação (bússola, astrolábio, caravela, desenvolvimento da cartografia...)

7 VIAGENS PORTUGUESAS As principais viagens 1415: Tomada de Ceuta
1488: Cabo da Boa Esperança: Bartolomeu Dias

8 VIAGENS PORTUGUESAS 1498: Índias (via África) – Vasco da Gama
1500: Brasil – Pedro Álvares Cabral

9

10 VIAGENS ESPANHOLAS 1492 – Colombo chega na América
1504 – Américo Vespúcio afirmou que as terras descobertas por Colombo eram um novo continente. 1513 – Nunes Balboa confirmou essa hipótese, atravessando por terra a América Central chegando ao Oceano Pacífico. Entre 1519 e 1522 – circunavegação de Fernão de Magalhães

11 PORTUGAL X ESPANHA Bula Intercoetera (1493): 100 léguas a partir de Cabo Verde. Terras no lado Ocidental pertenceriam a Espanha. Terras no lado Oriental pertenceriam a Portugal. Tratado de Tordesilhas (1494): 370 léguas a partir de Cabo Verde. Terras no lado Ocidental pertenceriam a Espanha. Terras no lado Oriental pertenceriam a Portugal. Esse tratado substituiu o anterior.

12 OUTROS PAÍSES FRANÇA: Começou sua expansão ultramarina a partir de Os franceses exploraram a costa brasileira e tentaram, sem êxito, se estabelecer no Rio de Janeiro e no Maranhão. Também tomaram posse do Canadá e da Louisiana (sul dos EUA). INGLATERRA: Por causa da Guerra das Duas Rosas (1455 – 1485) a Inglaterra também começou tarde sua aventura pelos mares. Dominaram a Carolina do Sul e do Norte (EUA) e disputaram as Antilhas com holandeses e franceses. HOLANDA: Os holandeses estabeleceram-se na Guiana, e em algumas ilhas do Caribe e na América do Norte onde fundaram Nova Amsterdã, que depois foi chamada de Nova Iorque. Promoveram, também, o tráfico de escravos negros.


Carregar ppt "AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google