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Como as mulheres administram o orçamento e realizam seus sonhos de consumo Março de 2015.

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Apresentação em tema: "Como as mulheres administram o orçamento e realizam seus sonhos de consumo Março de 2015."— Transcrição da apresentação:

1 Como as mulheres administram o orçamento e realizam seus sonhos de consumo Março de 2015

2 OBJETIVO E METODOLOGIA Slide 2 Entender como a consumidora brasileira se relaciona com suas finanças, identificar diferenças entre os gêneros com relação à gestão do orçamento pessoal e as conquistas femininas relacionadas a sonhos de consumo. Para contemplar o objetivo exposto, foi feita uma compilação de dados gerados em 2 pesquisas produzidas pelo SPC Brasil em 2014: i.Pesquisa Comportamento de Compra: foram entrevistadas via web 265 mulheres, com idade acima de 18 anos, residentes nas capitais brasileiras, de todas as classes sociais, em novembro de 2014; ii.Pesquisa Educação Financeira: foram entrevistadas via web 298 mulheres, com idade acima de 18 anos, residentes nas capitais brasileiras, de todas as classes sociais, em dezembro de 2014.

3 MULHERES E ORGANIZAÇÃO DA VIDA FINANCEIRA Slide 3 Embora diversos estudos feitos pelo SPC tenham identificado um padrão de comportamento de consumo mais impulsivo entre as mulheres, pode-se perceber que há também uma tendência, cada vez mais presente, de mulheres que se organizam financeiramente, que fazem uma gestão financeira pessoal e familiar razoável, que têm reservas, investimentos e ainda, conseguem realizar seus sonhos de consumo; É claro que ainda há muito a ser conquistado entre as mulheres – e homens também – no sentido de ter uma vida baseada em preceitos de uma vida financeira equilibrada, mas os dados aqui apresentados apontam por uma convergência entre o comportamento dos gêneros no tocante a gestão dos seus recursos financeiros;

4 MULHERES E ORGANIZAÇÃO DA VIDA FINANCEIRA Slide 4 É sabido, no entanto, que a mulher ainda sofre diversos preconceitos, e entre eles, no mercado de trabalho, que tem um impacto direto na vida financeira. A média salarial ainda é menor do que a dos homens quando executam a mesma função e nem sempre têm as mesmas oportunidades na carreira. Na tabela abaixo é possível verificar esta realidade de acordo com alguns setores de atuação (IBGE, 2010) Áreas de formação Rendimento médio total Rendimento médio dos homens Rendimento médio das mulheres Rendimento das mulheres em relação ao dos homens (%) EducaçãoR$ 1.810,50R$ 2.340,70R$ 1.687,4072,1 Humanidades e artesR$ 2.223,90R$ 2.629,90R$ 2.064,3078,5 Ciências sociais, negócios e direitoR$ 3.912,10R$ 4.650,90R$ 3.081,4066,3 Ciências, matemática e computaçãoR$ 3.038,60R$ 3.578,20R$ 2.339,6065,4 Engenharia, produção e construçãoR$ 5.565,10R$ 5.985,60R$ 3.976,1066,4 Agricultura e veterináriaR$ 4.310,60R$ 4.756,20R$ 2.972,0062,5 Saúde e bem estar socialR$ 3.774,30R$ 5.341,70R$ 2.972,2055,6 ServiçosR$ 3.067,00R$ 4.078,00R$ 2.171,2053,2

5 MULHERES E ORGANIZAÇÃO DA VIDA FINANCEIRA Slide 5 Além disso, a maternidade e o cuidado com os filhos ainda são, na grande maioria dos casos, de responsabilidade da mulher, ainda que ela trabalhe. E não são raros os casos em que as mulheres são as únicas responsáveis, inclusive financeiramente, pelos filhos de relacionamentos passados. 68% das mulheres que têm filhos neste situação não recebem ajuda. Apesar de um contexto ainda não favorável, percebe-se que grande parte das mulheres tem uma relação com o dinheiro, dentro dos preceitos da educação financeira, em pé de igualdade com os homens. Não há uma diferença entre os gêneros que desqualifique a mulher nos cuidados financeiros. A mulher não se mostra submissa, ela é dona do seu dinheiro, toma decisões sobre o que fazer, tenta se controlar financeiramente – embora algumas vezes não consiga – e, muitas vezes, realizam seus sonhos de consumo.

6 Slide 6 P88 AVALIAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA VIDA FINANCEIRA: 62% das mulheres entrevistadas consideram sua vida financeira organizada, dado estatisticamente igual ao dos homens. BASE MasculinoFeminino 298364

7 Slide 7 P16.1 FAZ ALGUM CONTROLE GASTOS? O controle dos gastos é uma prática adotada por homens e mulheres, com intensidades semelhantes, o que demonstra que as mulheres estão preocupadas, assim como os homens, em ter o controle de sua vida financeira. No entanto, a mulher ainda utiliza com mais frequência métodos tradicionais (anotações em cadernos/agendas/blocos) BASE MasculinoFeminino 298364

8 Slide 8 P49 QUEM GERALMENTE TOMA AS DECISÕES SOBRE OS GASTOS FAMILIARES: Quando a decisão fica concentrada em apenas um morador, ainda que o assunto seja discutido, em 62% em que o entrevistado é homem, ele é o decisor. No caso das mulheres este percentual é de 40% BASE MasculinoFeminino 113141 * Apenas para aquelas residências que têm apenas um decisor. destaque

9 Slide 9 P15 RECEBE OU DÁ ALGUMA AJUDA FINANCEIRA PARA O SUSTENTO DO FILHO : 68% das mulheres que têm filhos de relacionamentos passados não recebem ajuda financeira do(s) pai(s) deste(s) filho(s). * Apenas para o respondente que tem filho(s) de relacionamentos passados. BASE MasculinoFeminino 5845 RM Sexo FemininoMasculino Não68%85% Sim, dá ajuda financeira fixa12%53% Sim, dá ajuda financeira eventualmente29%20% Sim, recebe ajuda financeira fixa25%6% Sim, recebe ajuda financeira eventualmente14%10% Outro3%

10 Slide 10 P79 A QUAIS RECURSOS RECORRERIA PRIMEIRO EM CASO DE DIFICULDADE FINANCEIRA: não há diferenças significativas entre os gêneros. Em um primeiro momento, grande parte das mulheres recorreria a recursos próprios. BASE MasculinoFeminino 298364

11 Slide 11 P40 QUAL DAS FRASES MELHOR SE ENCAIXA NO SEU PERFIL?: 60% das mulheres entrevistadas conseguem, na maioria das vezes, fechar todas as contas no final do mês e ainda têm alguma sobra financeira. RU Sexo FemininoMasculino Na maioria das vezes consigo pagar todas as minhas contas e ainda sobre um pouquinho de dinheiro para guardar ou comprar algo que eu queira 60%62% Na maioria das vezes consigo pagar todas as minhas contas, mas não sobra nada22%21% Nem sempre consigo pagar as minhas contas e algumas vezes tenho que fazer “ginástica” para administrar o dinheiro que recebo e o que tenho que pagar 12%10% Nunca ou quase nunca consigo pagar as minhas contas e quase sempre tenho que fazer “ginástica” para administrar o que recebo e o que tenho que pagar 3% Vivo tomando dinheiro emprestado (cheque especial, cartão de crédito etc) para conseguir pagar contas 1%2% Vivo deixando as contas atrasarem2% BASE MasculinoFeminino 298364

12 Slide 12 P44 SOBRE SEUS HÁBITOS DE COMPRA VOCÊ DIRIA QUE: 64% das mulheres têm o hábito declarado de analisar a situação financeira antes de comprar um produto. BASE MasculinoFeminino 298364 destaque

13 Slide 13 P41 IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA (NOTA DE 1 A 10) PARA HÁBITOS DE UMA VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL: o item mais valorizado é pesquisa de preço. Pechinchar, juntar dinheiro para comprar à vista e evitar compras não planejadas também são muito valorizadas pelas mulheres. RU Sexo FemininoMasculino Fazer pesquisa de preço antes de fazer compras 8,6 Pechinchar / pedir descontos em todas as compras 7,68,0 Juntar dinheiro para fazer compras à vista 7,88,0 Evitar compras não planejadas, desnecessárias ou por impulso 7,67,8 BASE MasculinoFeminino 298364

14 Slide 14 P80 O QUE COSTUMA FAZER COM DINHEIRO EXTRA: Mesmo padrão de comportamento entre os gêneros. 35% das mulheres guardam dinheiro no caso de recebimento de alguma quantia extra. RU Sexo FemininoMasculino Economiza/ Poupa/Investe 35%38% Quita dívida para organizar a vida financeira 14%15% Viaja 7%5% Faz compras 5%3% Paga impostos e tributos de inicio de ano (IPTU, IPVA e etc) 3% Quita dívida para fazer novas compras 2%3% Não sabe 5%3% Não recebo 29%30% BASE MasculinoFeminino 298364

15 Slide 15 P85 CARACTERÍSTICAS DE QUEM TEM UMA VIDA FINANCEIRA ORGANIZADA E TRANQUILA: A disciplina foi a característica mais citada, seguida pelo perfil econômico, responsável e organizado. Não há diferenças entre os gêneros. RM Sexo FemininoMasculino Disciplina64%67% Econômica55%41% Responsável43%46% Organizada40%42% Controlada com seu orçamento mensal20% Pé no chão19%18% Persistência17%16% Preocupada com o futuro15%11% Sonhadora4%7% Ambiciosa4%6% Ansioso2% Avareza/”pão dura”2% BASE MasculinoFeminino 298364

16 SONHOS DE CONSUMO: Viver experiências são desejadas por ambos os sexos. No caso das mulheres, há um desejo maior por serviços relacionados à beleza. Porcentagens em relação ao total de produtos considerados sonhos de consumo Sonhos de Consumo dos Brasileiros Sexo FemininoMasculino Viagens turísticas – internacionais 14%18% Viagens turísticas – nacionais 11%13% Carro 9%10% Viagens de finais de semana 8%7% Cirurgia plástica 8%6% Tratamentos estéticos / spa 8%2% Eletroeletrônico (tablets, smartphones como iphone samsung galaxy e similares) 4%6% Academia e outras atividades esportivas 6%3% Restaurantes chiques / conhecidos / badalados 4% Restaurantes que costuma ir com amigos/família 4%3% Show/teatro/cinema e demais eventos culturais 3%4% Acessórios para automóveis / motos 3%4% Eletrodoméstico (máquina de lavar roupas, ar condicionado, micro-ondas, máquina de lavar louça) 2%4% Bares chiques / conhecidos / badalados 3% Salão de beleza (manicure / corte cabelo / tintura/ depilação ) 4%2% Boates chiques / conhecidos / badalados 2%3% Bares que costuma ir com amigos/família 2%1%

17 SONHOS DE CONSUMO REALIZADOS: Viagens são os desejos mais realizados, independente do sexo. Porcentagens em relação ao total de produtos considerados sonhos de consumo Sonhos de Consumo dos Brasileiros - Realizados Sexo FemininoMasculino Viagens turísticas – nacionais 16%13% Viagens de finais de semana 12%9% Eletroeletrônico (tablets, smartphones) 5%8% Restaurantes chiques / conhecidos / badalados 7%6% Bares chiques / conhecidos / badalados 9%5% Eletrodoméstico (máquina de lavar roupas, ar condicionado, micro-ondas, máquina de lavar louça) 3%9% Viagens turísticas – internacionais 6%7% Show/teatro/cinema e demais eventos culturais 4%6% Restaurantes que costuma ir com amigos/família 5%4% Acessórios (relógio, cinto, bolsa, gravata, bijuteria, jóia, dentre outros) 1%7% Carro 6%3% Acessórios para automóveis / motos 1%6% Brinquedos 5%3% Salão de beleza (manicure / corte cabelo / tintura/ depilação ) 3%4% Academia e outras atividades esportivas 4%2% Bares que costuma ir com amigos/família 3%2% Boates chiques / conhecidos / badalados 2%

18 JÁ REALIZOU PELO MENOS UM SONHO DE CONSUMO?: as mulheres são os entrevistados quem mais têm sonhos de consumo a serem realizados. Base Considerando todos os sonhos de consumo GeralMulherHomemA/BC/D/E 224314338105711672 Porcentagens em relação ao total de produtos considerados sonhos de consumo

19 TEMPO LEVADO PARA ALCANÇAR O SONHO DE CONSUMO: Apesar da realização do sonho de consumo ser uma realidade para homens e mulheres, os homens conseguem realizá-lo mais rapidamente. Porcentagens em relação ao total de produtos considerados sonhos de consumo BASE MasculinoFeminino 220205

20 COMO SE PREPARA PARA ATINGIR O SONHO DE CONSUMO: O planejamento financeiro é feito por mais da metade das mulheres com o objetivo de realizar um sonho de consumo. Porcentagens em relação ao total de respondentes BASE MasculinoFeminino 180265

21 Base GeralMulherHomemA/BC/D/E 1831404312171 MOTIVOS QUE IMPEDEM DE REALIZAR O SONHO DE CONSUMO: As mulheres se mostram mais disciplinadas, o impeditivo no entanto é o valor do sonho de consumo. Porcentagens em relação ao total de produtos considerados sonhos de consumo

22 Base Para cada sonho de consumo GeralMulherHomemA/BC/D/E 162911734563811248 POSSUI RESERVA FINANCEIRA PARA REALIZAR SEU SONHO DE CONSUMO : 26% das mulheres têm reserva financeira cujo objetivo é realizar o sonho de consumo. Porcentagens em relação ao total de produtos considerados sonhos de consumo


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