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Sustentabilidade : Algumas razões para sua empresa se tornar “verde” 1 Por Eng. Enilce Maurano Oetterer 27/10/2015.

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1 Sustentabilidade : Algumas razões para sua empresa se tornar “verde” 1 Por Eng. Enilce Maurano Oetterer 27/10/2015

2 1 Sustentabilidade – Conceitos e definições Ética empresarial Panorama da Sustentabilidade Brasileira Mercado: Percepção do consumidor Visão de Sustentabilidade na Indústria Cenário da Inovação Sustentável Gestão da Inovação Sustentável: Mecanismos Sustentabilidade na indústria Cosmética Áreas de tecnologia com base na inovação e sustentabilidade Reflexões e análise de conceitos sobre as organizações Inovadoras Sustentáveis Sumário

3 1  Algumas razões para se tornar "verde"... Novas oportunidades surgem decorrentes da necessidade de INOVAR gerando o conceito da Inovação Sustentável Beneficia a imagem da empresa no mercado, diante da conscientização das práticas ambientais. Economia significativa, com planos de mitigação de desperdícios Proteção contra danos ambientais Transparências e posturas éticas evitando a prática de atos que prejudicam o planeta. Perspectivas de um mundo melhor! Sustentabilidade

4 O termo sustentabilidade aplicado à causa ambiental surgiu como um conceito tangível na década de 1980 por Lester Brown, que foi o fundador do Wordwatch Institute. A definição com algumas variações se tornou um padrão seguido mundialmente: Diz-se que uma comunidade é sustentável quando satisfaz plenamente suas necessidades de forma a preservar as condições para que as gerações futuras também o façam. http://www.atitudessustentaveis.com.br/artigos/conceito-sustentabilidade-empreendimentos- construcao-civil/ http://wwiuma.org.br/plano_b.pdf Sustentabilidade http://www.worldwatch.org/

5 1 Sustentabilidade: Segundo a definição da Organização das Nações Unidas (ONU), é a forma de desenvolvimento que não compromete as necessidades das gerações futuras. É a capacidade de criar, produzir e/ou consumir, afim de suprir as necessidades da geração presente, de forma a não causar impactos negativos ao seu redor, planeta e pessoas. Número de matérias sobre sustentabilidade Fonte: arquivos da Folha de São Paulo Informações coletadas em 06/03/2014. Por Market Analysis Sustentabilidade

6 O senso de responsabilidade também se estende para a sustentabilidade da nossa indústria e seu impacto sobre as gerações futuras, por meio das seguintes práticas ambientas: Iniciativas na preservação da energia Processos industriais conscientes Preservação e tratamento da água Controle das emissões e redução de resíduos Educação e projetos de relações comunitárias Uso de processos, como de colheita de botânicos, de fontes renováveis., O cuidado no processamento de óleos essenciais na fabricação de cosméticos e perfumes. Condições favoráveis para a preservação de recursos naturais Sustentabilidade

7 3- Social Compromisso com colaboradores e comunidade Engajamento de fornecedores Educação de consumidores Transparência dos atributos Projetos de cunho social Pilares de sustentabilidade 1- Econômica Qualidade e custo Retorno financeiro Vantagem competitiva Investimento em PD&I Visão de longo prazo 2- Ambiental Atendimento à legislação Produtos ecologicamente corretos Descarte e reciclagem Tecnologias limpas Otimização de recursos naturais Fonte Curso Fragrâncias e Cosméticos: Os princípios da ética e de sustentabilidade” Caroline Barros e Daniel Barros FASM - Prof. Enilce M. Oetterer Sustentabilidade

8 O descuido com o meio ambiente do trabalho, por parte de empregadores e do próprio Estado, acarreta a ocorrência de acidentes do trabalho, de modo a gerar incapacidade física ou mental, temporária ou permanente, ou o óbito de trabalhadores. Sustentabilidade Lei de Crimes Ambientais - Lei nº 9.605 (ano 1998) Lei de Crimes Ambientais: dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

9 Manual prático de sustentabilidade : Adequar o seu negócio a um cenário alarmante de mudanças climáticas e escassez de recursos. Implantar políticas de responsabilidade ambiental. Consolidar a postura sustentável da marca e conquistar consumidores. Reorientar a cultura de negócios da empresa e estabelecer metas ambientais. Informações sobre uso racional de energia Gestão de resíduos, Mercado de carbono Exemplos de iniciativas de grandes corporações. Sustentabilidade Empresas Ecológicas, Bibi van der Zee

10 Agir com consciência, justiça e compreensão. Assumir com dignidade os erros. Antes de agir distinguir dentre várias ações a mais justa e oportuna. O profissional do setor deverá instruir-se permanentemente; Impulsionar a difusão da tecnologia; Apoiar as associações científicas e de classe; Proceder com dignidade e distinção; Ajudar a coletividade na compreensão justa dos assuntos técnicos de interesse público; Manter elevado o prestígio de sua profissão; Manter o sigilo profissional; Examinar criteriosamente sua possibilidade de desempenho satisfatório de cargo ou função que pleiteie ou aceite. ÉTICA

11 O Brasil conta com uma combinação de recursos que o coloca em posição privilegiada para desenvolver-se de forma economicamente sustentável. Potencial de geração de energia limpa: quase metade da oferta energética vem de fontes renováveis (bioenergia e a hidroeletricidade) Fonte: BIG – Banco de Informações de Geração da Aneel - abril de 2012.Fonte: EPE/MME, 2011. MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRAMATRIZ ELETROENERGÉTICA BRASILEIRA Panorama da Sustentabilidade Brasileira

12  Com altos índices de irradiação solar, sobretudo nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, o Brasil poderá ficar mais bem posicionado no uso intensivo da energia solar nas próximas décadas.  Há ainda um grande potencial para o desenvolvimento da energia eólica. Panorama da Sustentabilidade Brasileira

13  Alguns setores econômicos já percebem oportunidades e reconhecem a importância de ir além das restrições legais vigentes. A iniciativa de certificação voluntária pelo setor florestal, através do Conselho de Gestão Florestal – FSC é um bom exemplo.  O FSC é um dos selos verdes mais adotados no mundo, garantindo que a madeira utilizada pelas empresas em um determinado produto é oriunda de produção sustentável.  A LEI Nº 13.123, de 20/05/2015 estabelece políticas para a gestão do acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado e da repartição de benefícios. Panorama da Sustentabilidade Brasileira

14  Fundo Nacional sobre Mudança do Clima – Fundo Clima (instituído pela Lei nº12.114/2009 e regulamentado pelo Decreto nº 7.343/2010) Panorama da Sustentabilidade Brasileira Tem como objetivo assegurar recursos para apoio a projetos e estudos e financiamento de empreendimentos que visam à mitigação e à adaptação da mudança do clima e aos seus efeitos.

15 Clima e emissão: A maior área de floresta tropical do mundo e a segunda maior extensão de florestas do planeta. O Brasil também possui o maior estoque de carbono do mundo armazenado na biomassa florestal; Na última década, as mudanças climáticas emergiram como umas das principais preocupações para governos, empresas, investidores e sociedade em geral. A gestão eficaz do carbono, minimizando riscos e maximizando oportunidades, já está na agenda da indústria brasileira. Panorama da Sustentabilidade Brasileira

16  Aproveitamento do potencial de geração hidrelétrica  Aumento da produtividade da produção de alimento por meio da irrigação.  Maior aproveitamento das vias navegáveis como meio de transporte,  Incremento da segurança hídrica associado à segurança climática e à segurança energética. Recursos hídricos: cerca de 12% da disponibilidade de água superficial do planeta.são associadas ao uso sustentável dos recursos hídricos no país. Panorama da Sustentabilidade Brasileira

17  Área florestal correspondente a 60% do território. Ainda são altas as taxas de supressão da cobertura florestal, mas estão em declínio graças à grandes esforços para reduzir o desmatamento, principalmente na Amazônia.  Desafios ainda terão que ser superados, de forma a permitir o melhor aproveitamento do potencial local madeireiro, gerando riqueza, renda e empregos, sem gerar custos ambientais significativos. Panorama da Sustentabilidade Brasileira

18  15% do número de espécies conhecidas pela ciência e cerca de 30% das florestas tropicais no mundo. Rico acervo oferece oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos, como fármacos, alimentos, cosméticos, entre outros.  A bioeconomia, representada pela biotecnologia, não causa riscos à conservação da biodiversidade devido à vasta extensão floresta l  Realização de extrativismo com baixo potencial degradador, a indústria deve obedecer a uma legislação que prevê rigorosas exigências. Panorama da Sustentabilidade Brasileira

19  O Brasil é uma referência internacional para reciclagem de resíduos com atividades que contribuem para a inclusão social. Panorama da Sustentabilidade Brasileira  Além de oportunidade econômica e financeira, trata-se de potencial para redução da pressão sobre os aterros sanitários.  A iniciativa privada tem papel fundamental na busca de soluções inteligentes e inovadoras para suprir os déficits do setor de saneamento.

20 Os consumidores apresentam alto interesse pelo assunto. Mas se mostram cada vez mais críticos com relação à comunicação feita pelas empresas. Interesse por sustentabilidade empresarial e credibilidade da comunicação corporativa - evolução Fonte: Market Analysis, Monitor de Sustentabilidade Corporativa 2014. Mercado: Percepção do consumidor

21

22 http://pt.slideshare.net/RedeCnc/o-boticrio-sustentabilidade-nos- negcios?related=1 Mercado: Percepção do consumidor

23 23 Como as indústrias tem se tornado ecologicamente éticas e ao mesmo tempo lucrativas? Adoção de projetos com geração de energia limpa e renovável. Medidas de ordem sociais e ambientais vantajosas, como atitudes que permitam geração de emprego nas comunidades que extraiam a matéria-prima utilizada pela indústria em questão, e aproveitamento de resíduos. Treinamento dos colaboradores para tornar a produção mais ecologicamente ética, sem causar prejuízos financeiros; Campanhas para conscientização dos consumidores. (http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade-industrial-aplicando-sustentabilidade-industria/) Visão de Sustentabilidade na Indústria

24 24  A Confederação Nacional da Indústria (CNI) defende os interesses da indústria nacional e atua na articulação com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de diversas entidades e organismos no Brasil e no exterior.  Desde a Rio-92, a CNI tem buscado estimular o setor industrial a assumir a corresponsabilidade pela gestão sustentável dos recursos naturais, com inovação e eficiência nos processos, visando o crescimento da economia com garantia de justiça social e conservação do meio ambiente.  A Rio+20 (2012) discutiu os avanços registrados e os desafios a serem enfrentados pela comunidade internacional e pelos diferentes países em seus esforços para conciliar desenvolvimento econômico e social com proteção ambiental. Visão de Sustentabilidade na Indústria

25 Oportunidades da Indústria brasileira:  Energia  Biodiversidade e florestas  Clima e emissões  Gestão de resíduos sólidos  Saneamento  Tecnologia e inovação  Inclusão social e educação  Melhores práticas de gestão e governança corporativa Visão de Sustentabilidade na Indústria

26  Tecnologia e inovação: na nova economia, o setor privado deve analisar como potencial de oportunidades, os investimentos em pesquisa e no desenvolvimento tecnológico, reconhecendo que inovação e criatividade são também fonte de oportunidades para aumento de eficiência, redução de custos e desenvolvimento de novos negócios. Visão de Sustentabilidade na Indústria

27 Inclusão social e educação:  Cabe às empresas criar o progresso econômico e contribuir para a geração de empregos e renda de forma responsável e sustentável e será um dos principais fatores de dinamismo da economia nos próximos anos.  O desenvolvimento de modelos de gestão modernos e a disseminação das melhores práticas econômicas e socioambientais na cadeia produtiva agregam reputação à imagem das empresas, além de reduzir custos de produção, administração e melhorar o diferencial competitivo. Visão de Sustentabilidade na Indústria (Fonte: http://www.fiemt.com.br/arquivos/916_cni_parte_1_rio20_web.pdf )

28 28 Fonte Curso Fragrâncias e Cosméticos: Os princípios da ética e de sustentabilidade” Caroline Barros e Daniel Barros FASM - Prof. Enilce M. Oetterer Sustentabilidade na Indústria Fonte: Censo GIFE, 2012-13 Por Market Analysis, INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO Fonte: GRI database Por Market Analysis, SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS Empresas publicando relatórios no padrão GRI Global Report Iniciative

29 Criatividade nas industrias de cosméticos e perfumaria é construída sobre uma sólida compreensão dos comportamentos e atitudes. Cenário da Inovação Sustentável Orientado pelos Vetores Sustentabilidade Inovação É compartilhado uma apreciação dos benefícios ao progresso, voltados à ciência e tecnologia e desenvolvimento humano. Em um propósito comum entre os clientes e consumidores, as indústrias de cosméticos e perfumaria buscam estar na vanguarda do que é ambientalmente, socialmente aceitável e economicamente viável.

30 30 A adoção de estratégias conscientes voltadas para uma postura ecológica: tende a aumentar a eficiência e os lucros da organização. Ausência de critérios ambientais: pode excluir a empresa em diversos contratos, às vezes até de negociações governamentais. Jovens profissionais não pretendem aceitar propostas para trabalhar em empresas de atuação pouco ética. http://revistaecoturismo.com.br/turismo-sustentabilidade/guia-explica-razoes- para-empresas-serem-ecologicamente-corretas / Incorporar questões ambientais na estratégia: significa custos Descuido com o ambiente: envolve custos Cenário da Inovação Sustentável Medidas verdes: o estímulo para que os profissionais trabalhem em casa, muitas vezes geram ganho na produtividade das equipes. A adoção de práticas ambientais sustentáveis: pode resultar no corte de custos e aumento dos lucros.

31 31 http://www.innovate-design.com/news/212 / 1º Suíça 4º Holanda 8º Singapura 2º Suécia 5º Estados Unidos 9º Dinamarca 3º Reino Unido 6º Finlândia, 10º Irlanda 7º Hong Kong ---------------- Edição de 2013 - Índice Global de Inovação, composta por 142 países. Atribuições do Índice : Instituições Ambientes políticos, regulatórios e empresariais Sofisticação do mercado Crédito, investimento e competitividade Pesquisa e capital humano Educação e P&D Resultados de atividade criativa Ativos intangíveis, bens e serviços criativos Criatividade online http://www.inovacao.unicamp.br/destaques 64º Brasil Cenário da Inovação Sustentável

32 Publicação de artigos científicos sobre Inovação O Brasil ocupa a 13ª posição mundial. Fonte: Thomson/ISI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) 1º Estados Unidos 28,62% 2º China 9,91% 3º Reino Unido 7,77% 4º Alemanha 7,51% 5º Japão 6,62%........................................................... 13º Brazil 2,69% do total de artigos produzidos no mundo. 4 Cenário da Inovação Sustentável

33 A necessidade da inovação como diferencial da Competitividade 33 Índice de Competitividade Top 10 – America Latina: orientados pelos recursos, eficiência e inovação http://www3.weforum.org/docs/WEF_GlobalCompetitivenessReport_20 13-14.pdf 1.Porto Rico 4.67 (31) 2.Chile 4.65 (33) 3.Panamá 4.49 (40) 4.Brasil4.40 (48) 5.México 4.36 (53) 6.Costa Rica 4.34 (57) 7.Perú 4.28 (61) 8.Colombia 4.18 (69) 9.Uruguay 4.13 (74) 10.Guatemala 4.01 (83) Países Pontuação Posição

34 Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Pegn/foto/0,,43273698,00.jpg Áreas de atuação: Biotecnologia, Fármacos, Cosméticos Softwares Energia, Petróleo, Gás, TI, Agronegócio, Biotecnologia aeroespacial e de defesa, TI, Softwares, Games, Energia TI, Agronegócio, Softwares, Games, Energia Áreas de tecnologia com base na inovação e sustentabilidade

35  Recursos para o plano de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação- PD&I Núcleos de Inovação tecnológica atuantes nas universidades brasileiras. Incubadoras que promovem a implantação da inovação tecnológica associadas às empresas.  Financiamentos, linhas de fomento: Não reembolsável: FINEP, BNDES, CNPq Reembolsável: Recurso financeiro obtido em condições mais vantajosas (taxa, carência e amortização ), porém deve ser devolvido. 35  Apoiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - Associação Nacional de Pesquisa de Empresas Inovadoras (ANPEI), Parques Tecnológicos Gestão da Inovação Sustentável Mecanismos

36 19  Atividades para a gestão da Pesquisa, do Desenvolvimento e da Inovação (PD&I) – Terminologia: ABNT NBR 16500  Diretrizes para sistemas de Gestão da Pesquisa, do Desenvolvimento e da Inovação (PD&I): ABNT NBR 16501  Gestão da Pesquisa, do Desenvolvimento e da Inovação (PD&I) - Diretrizes para a elaboração de projetos de PD&I: ABNT NBR 16502  Atividades e definições para PD&I atenção dos países no desenvolvimento tecnológico social.  Agentes institucionais: Governo, empresas, universidades e instituições de ensino. Gestão da Inovação Sustentável Mecanismos

37 19 Gestão da Inovação Sustentável Mecanismos  Áreas de Inovações sustentáveis :  Processos: Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Modelos de Negócios  Produtos: Bens materiais, Processos de produção e suas fases: Prospecção, extração de recursos naturais, refino e beneficiamento.  Metodologias: Estão relacionados com Sistemas  Organizacional: Métodos, práticas, modelos de negócios, organização do trabalho, Geração de novas técnicas de gestão  Serviços tangíveis e intangíveis : Materiais e Equipamentos, informações, Transmissão do conhecimento 

38  Tem sido construída com base no princípio da inovação e busca a conscientização de atitudes sustentáveis no uso dos recursos naturais.  Enfrenta desafios para evitar os desperdícios de água, energia, CO2 emitido.  Tem incentivado o uso de insumos de fontes renováveis, substâncias sintéticas, visando a redução dos impactos ao meio ambiente.  Desenvolvimentos inovadores aos seus produtos, adequando os processos “verdes” e o uso matérias primas de origem renovável, priorizando a conservação e a utilização da diversidade biológica. . 38 Sustentabilidade na Indústria Cosmética

39  Tecnologias sustentáveis referente aos estudos do DNA e às novas descobertas moleculares.  Utilização de matérias primas encapsuladas, nano partículas, mediante a agregação de tecnologia.  Neurocosméticos com estudos de comprovação científica que geram sensações de bem-estar.  Testes de comprovação de segurança e a eficácia de produtos  A conscientização da não utilização de testes em animais.  O desenvolvimento sustentável, na implantação de procedimentos ecologicamente corretos, sendo que os consumidores priorizam as marcas que assumem esse compromisso. 39 Sustentabilidade na Indústria Cosmética

40 A indústria de cosméticos é pioneira na pesquisa de métodos alternativos à experimentação animal globalmente No Brasil a lei ainda não é oficial - A Human Society International (HSI), uma das mais importantes organizações de proteção animal no mundo, pede ao governo brasileiro a proibição de testes em animais para a indústria de cosméticos do país. A indústria européia de cosméticos não pratica testes de produtos em animais desde a década dos anos 80 e desenvolveu métodos alternativos disponíveis hoje para testar os ingredientes: European Commission - IP/13/210 Lei sancionada em 11/03/2013 “ Testes de fragrâncias e cosméticos em animais

41  Principais Processos de Operações Unitárias de impacto da Inovação Sustentável da Indústria Química Cosmética  Definidos como um conjunto de operações físicas e transformações químicas que visam obter produtos finais a partir de matérias primas  Operações Mecânicas : Granulares Fragmentação; Transporte; Peneiramento; Agitação, Mistura e Armazenamento  Transferência de Calor: Aquecimento e resfriamento de fluidos, Condensação, Ebulição Liofilização, Radiação, Evaporação, outros  Operações de Transferência de Massa, entre as fases líquidas e gasosas que diferem das operações mecânicas. Ex: Destilação e suas metodologias. Matérias primas para a Indústrias de Fragrâncias, Óleos essências, Extratos Botânicos, Óleos Fixos de fontes renováveis. 41 Sustentabilidade na Indústria Cosmética

42 Impactos sustentáveis nos Principais Processos de Operações Unitárias - Industria Cosmética: Redução de energia, água de limpeza, resíduos  Homogeneização de emulsões  Reatores de misturas  Separação de componentes por propriedades mecânicas e físico químicas, como volatilidade, solubilidade entre a fases do sistema: vapor/líquido.  Processos de esterificação, sulfatação.  Destilações Simples, Fracionadas  Filtração  Trituração Cálculos relativos à Operações de transferência de Massa:  Visam determinar: Consumos, capacidade de produção, dimensões de equipamentos de multi estágios: Extratores, em regimes permanentes e contínuos ou em lotes (bateladas). 42 Sustentabilidade na Indústria Cosmética

43 Reflexões e análise de conceitos de organizações Inovadoras Sustentáveis Imaginar CONCEITOS Novos... Quebrar REGRAS vigentes... Procurar DIFERENCIAÇÃO... Desenvolver novas COMPETÊNCIAS... Oferecer novos PRODUTOS E SERVIÇOS... Agregar novos BENEFÍCIOS E VALORES.... Fonte: BI International Prof. Persio Alberto Mandel 43

44 When the sparks fly/ Centelhas incandescentes – Dorothy Leaonard /Walter Swapp Bookshttp://download.finep.gov.br/dcom/brasil_inovador/arquivos/manual_d e_oslo/cap1_01_introducao.html http://www.slideshare.net/activistiam/princpios-de-inovao-parte-3-coisas http://www.institutoinova.org.br/index.php/inova/Inova/Imprensa/Reportagen s/Entrevista-Saiba-mais-sobre-a-Lei-do-Bem http://www.institutoinova.org.br/index.php/inova/Inova/Imprensa/Reportagen s/Entrevista-Saiba-mais-sobre-a-Lei-do-Bem http://www.slideshare.net/Allagi/open-innovation-no-brasil-2565750 http://www.cosmeticosbr.com.br/vitrine/nacionais/descricao.asp?id=2424&ut m_source=newsletter&utm_medium=e-mail&utm_term=E- news&utm_content=contagem&utm_campaign=controleclique http://www.cosmeticseurope.eu/safety-and-science-cosmetics- europe/innovation.html http://www.cosmeticseurope.eu/safety-and-science-cosmetics- europe/innovation.html http://www.slideshare.net/acoutinho/introduo-sobre-inovao-gesto-da-inovao https://www.passeidireto.com/arquivo/4392865/aula-1---introducao-a- operacoes-unitarias Arquivo por Nathalyer Caldeira para OPERACOES UNITARIAS NA AREA FARMACEUTICA na UFMG 44 Referências:

45 - Atividades para a gestão da Pesquisa, do Desenvolvimento e da Inovação (PD&I) – Terminologia - ABNT NBR 16500 - Diretrizes para sistemas de Gestão, do Desenvolvimento e da Inovação (PD&I): ABNT NBR 16501 - Gestão de pesquisas Pesquisa, do Desenvolvimento e da Inovação (PD&I): ABNT NBR 16502 MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior: http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/ttp://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/ MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: http://www.mct.gov.brhttp://www.mct.gov.br FINEP: http://www.finep.gov.br/http://www.finep.gov.br/ BNDES: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pthttp://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt CNPq: http://www.cnpq.br/http://www.cnpq.br/ Legislação Lei 11.196/2005 - "Lei o Bem" http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/L11196compilado.htm http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/L11196compilado.htm Decreto 5.789/2006 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5798.htm http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5798.htm Instrução Normativa 1.187/2011 http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/ins/2011/in11872011.htm http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/ins/2011/in11872011.htm Empresas Ecológicas, Bibi van der Zee Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade Santa Marcelina Fonte Curso Fragrâncias e Cosméticos: Os princípios da ética e de sustentabilidade” Caroline Barros e Daniel Barros FASM - Prof. Enilce M. Oetterer Referências:

46 Eng. Enilce Maurano Oetterer Diretora da Encosmética Consultoria Tel: 55 11 3758 5870 Cel: 55 11 9 9961 8727 Skipe: enilce.oetterer Email: contato@encosmetica.com.brcontato@encosmetica.com.br 46 Diretora Administrativa - ABC Membro da Comissão Técnica de Cosméticos Conselho Regional de Química – CRQ IV Obrigada pela atenção !


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