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A Questão Ambiental na Empresa Denis Donaire Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques.

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1 A Questão Ambiental na Empresa Denis Donaire Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques

2 A questão ambiental na empresa Com a globalização dos negócios, a internacionalização dos patrões de qualidade (os padrões ISO) e a conscientização crescente dos consumidores sobre a preservação do meio ambiente, fez com que a questão ambiental esteja presente nas agendas dos executivos de empresas.

3 Elkington e Burke (1989) – dez passos para a excelência ambiental 1. Desenvolver e Publicar uma política ambiental. 2. Estabelecer metas e avaliar os ganhos; 3. Definir as responsabilidades ambientais de cada uma das áreas e do pessoal administrativo. 4. Divulgar interna e externamente a política, os objetivos e metas e as responsabilidades. 5. Obtenha recursos necessários.

4 Elkington e Burke (1989) – dez passos para a excelência ambiental 6. Eduque e treine seu pessoal e informe os consumidores e comunidade. 7. Acompanhe a situação ambiental da empresa, faça auditorias e relatórios. 8. Acompanhe a evolução da discussão sobre a questão ambiental. 9. Contribuir para os programas ambientais da comunidade e invista em pesquisa e desenvolvimento aplicada à questão à área ambiental. 10. Ajude a conciliar os diferentes interesses: empresa, consumidores, comunidade, acionistas, etc.

5 Posicionamento da empresa A 1º dívida diz respeito ao aspecto econômico: –Idéia inicial é que qualquer ação em relação à variável ambiental traz o aumento de despesas e conseqüente aumento dos custos. Algumas empresas tem demonstrado que é possível ganhar dinheiro e proteger o meio ambiente, desde que tenham uma dose de criatividade pata transformar restrições e ameaças ambientais em oportunidades de negócios.

6 Posicionamento da empresa Entre as oportunidades podemos citar: –Reciclagem de materiais que traz grande economia a empresa; –O reaproveitamento de resíduos internamente ou para a venda para outras empresas; –Desenvolvimento de processos produtivos que utiliza tecnologia limpa, que transformam em vantagens competitivas ou até venda de patentes.

7 Posicionamento da empresa Na realidade, os empresários, de uma forma geral, gostariam de saber até que ponto “seu negócio” seria afetado pelo aumento da consciência ecológica dos consumidores e pelas exigências da legislação. Para responder a esse anseio North (1992) apresenta uma avaliação do posicionamento da empresa em relação a questão ambiental:

8 Posicionamento da empresa

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10 Por que se integrar na causa ambiental? Winter (1987) nos apresenta algumas razões, das quais destaco 5 para um gerente aplicar os princípios de gestão ambiental na sua empresa: –Sem empresas orientadas para o meio ambiente, não poderá existir uma economia orientada para o meio ambiente – sem uma economia voltada para o meio ambiente, não se pode esperar para vida humana uma vida com qualidade.

11 Cont. –Sem empresas orientadas para o meio ambiente, não poderá haver consenso entre consumidores e comunidade empresarial, sem consenso ente eles não poderá ter livre economia de mercado. –Sem gestão ambiental na empresa: essa perderá oportunidades no mercado, pondo em perigo o futuro da empresa e postos de trabalhos. os executivos verão sua responsabilidade aumentada em relação aos danos ambientais acarretados pelas suas atividades As empresas perderão oportunidades de redução de custos

12 North (1992), enumera razões para uma empresa se engaje na causa ambiental.

13 Princípios da Gestão Ambiental

14 I Prioridade Organizacional Reconhecer que a questão ambiental está entre as principais prioridades da empresa e que ela é uma questão chave para o desenvolvimento sustentado; Estabelecer políticas, programas e praticas no desenvolvimento das operações que sejam adequadas ao meio ambiente;

15 II Gestão Integrada Integrar as políticas, programas e práticas ambientais intensamente em todos os negócios com elementos indispensáveis de administração em todas as suas funções; III Processo de Melhoria Melhorar suas políticas e performance ambiental, levando em conta o desenvolvimento tecnológico, o conhecimento cientifico, as necessidades dos consumidores e os anseios da comunidade, tendo como ponto de partida as regulamentações ambientais.

16 IV Educação do Pessoal Educar, treinar e motivar o pessoal, no sentido de que possam desempenhar suas tarefas de forma responsável em relação ao ambiente. V Prioridade de Enfoque Considerar as repercussões ambientais antes de iniciar nova atividade ou projeto e antes de construir novos equipamentos e instalações adicionais ou de abandonar alguma unidade produtiva.

17 VI Produtos e Serviços Desenvolver e fabricar produtos e serviços que não sejam agressivos ao ambiente e que sejam seguros em sua utilização e consumo, bem como, eficientes no consumo de energia e recursos naturais, e que possam ser reciclados, reutilizados ou armazenados de forma segura.

18 VII Orientação ao Consumidor Orientar e, se necessário, educar consumidores, distribuidores e o público em geral sobre o correto e seguro uso, transporte, armazenagem e descarte dos produtos VIII Equipamentos e Operacionalização Desenvolver, desenhar e operar máquinas e equipamentos levando em conta o eficiente uso de água, energia e matérias primas

19 IX Pesquisa Conduzir ou apoiar projetos de pesquisa que estudem os impactos ambientais produzidos pelo processo de produção da empresa, visando a minimização de seus efeitos. X Enfoque Preventivo Modificar a manufatura e o uso de produtos ou serviços de forma consistente com os mais modernos conhecimentos técnicos e científicos, no sentido de previnir as sérias degradações do meio ambiente.

20 XI Fornecedores e Subcontratados Promover a adoção de princípios ambientais da empresa junto dos subcontratados e fornecedores encorajando e assegurando melhorias em suas atividades de modo que elas sejam uma extensão das normas utilizadas pela empresa. XII Planos de Emergência Desenvolver nas áreas de risco potencial, planos de emergência idealizados em conjunto entre os diferentes setores da empresa, reconhecendo a repercussão de eventuais acidentes.

21 XIII Transferência de Tecnologia Contribuir na disseminação e transferência das tecnologias e métodos de gestão que sejam amigáveis ao meio ambiente juntos aos setores privado e público. XIV Contribuição ao Esforço Comum Contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e privadas, bem como de iniciativas educacionais que visem a preservação do meio ambiente.

22 XV Transparência de Atitude Propiciar transparência e diálogo com a comunidade interna e externa antecipando e respondendo as suas preocupações em relação os riscos e impacto das operações, produtos e resíduos. XVI Atendimento e Divulgação Conduzir auditorias ambientais regulares e averiguar se os padrões da empresa cumprem os valores estabelecidos na legislação. Prover periodicamente informações apropriadas para a alta administração, acionistas, empregados, autoridades e o publico em geral.


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