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PublicouEugénio Bacelar Campelo Alterado mais de 8 anos atrás
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TRANSPORTE AÉREO Profa. Debora Cordeiro Braga ECA – USP 2013
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ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil 2005 - criada pela Lei nº11.182. Substituiu o Departamento de Aviação Civil (DAC) como autoridade de aviação civil e regulador do transporte aéreo no país. Vinculada à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República - autarquia especial, caracterizada por independência administrativa, autonomia financeira, ausência de subordinação hierárquica e mandato fixo de seus dirigentes, que atuam em regime de colegiado. Atribuições: regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e de infraestrutura aeronáutica e aeroportuária.
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INFRAERO Empresa pública; Ligada ao Ministério da Defesa; Administra: 63 aeroportos, 81 unidades de apoio à navegação aérea e 32 terminais de logística de carga. 3 aeroportos sob concessão (Guarulhos, Viracopos e Brasília)
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Números da INFRAERO Movimento anual nos aeroportos 2012: 193 milhões de passageiros (embarque e desembarque) 174.204.055 domésticos 18.915.310 internacionais 3 milhões de pousos e decolagens 2.827.453 domésticos 174.493 internacionais 1,4 milhões de toneladas de carga 688.362.305 kg. domésticos 748.196.720 kg. internacionais
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Crescimento do Movimento nos Aeroportos Ano Pousos e decolagens - aeronaves Variação % Embarques e desembarques - PAX Variação % 20061.918.538-102.185.376- 20072.037.7686,21110.549.6258,19 20082.128.8234,47112.900.4212,13 20092.290.9507,62128.135.61613,49 20102.648.44915,6155.363.96421,25 20112.893.3239,25179.949.25215,82 20123.001.9463,75193.119.2657,32
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Aeroportos da Infraero Superintendência Regional do Norte – 9 Superintendência Regional do Centro-Oeste – 6 (-1) Superintendência Regional do Noroeste – 7 Superintendência Regional do Sul – 11 Superintendência Regional do Nordeste – 10 Superintendência Regional do Leste – 11 Superintendência Regional do Sudeste – 8 (-2) Superintendência Regional do Centro-Leste – 4
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Aeroportos e Movimento de Aeronaves Internacionais (2010) Belém -BEL 833 Macapá -MCP 665 Brasília -BSB 1.999 Boa Vista –BVB 222 Manaus –MAO 4.376 Curitiba –CWB 2.904 Foz Iguaçu -IGU 359 Florianópolis-FLN 3.071 Porto Alegre -POA 9.617 Fortaleza -FOR 1.363 Maceió -MCZ 203 Natal -NAT 725 Recife -REC 2.297 Confins -CNF 5.179 Galeão –GIG 27.366 Campo Grande -CGR 1.044 Guarulhos –GRU 77.022 Campinas -CPQ 7.435 Salvador -SSA 3.935
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Deficiência Administrativa (dados de 1999 em Palhares, 2001) Número de PAX por Empregado da Autoridade Aeroportuária (EAA) Vancouver 15.806.499/300 = 52.688 Melbourne 14.583.346/187 = 77.985 San Diego 15.131.497/97 = 155.994 Guarulhos 13.627.289/1.389 = 9.811 Número de movimentação de Aeronaves por EAA Vancouver 367.249/300 = 1.224 Melbourne 156.802/187 = 838 San Diego 217.495/97 = 2.242 Guarulhos 238.226/1.389 = 171
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Deficiência Administrativa (dados de 1999) Receitas não-aeroportuárias sobre receitas totais Vancouver = 48% Melbourne = 65,5% San Diego = 41% Guarulhos = 26,2% Despesas com funcionários sobre despesas totais Vancouver = 22,5% Melbourne = 17,9% San Diego = --- Guarulhos = 23%
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Tarifas Aeroportuárias 2013 1 a Categoria (Internacional) Nacional R$ 21,57 Internacional R$ 74,72 2 a Categoria Nacional R$ 16,95 Internacional R$ 62,25 3 a Categoria Nacional R$ 14,04 Internacional R$ 49,80 4 a Categoria Nacional R$ 9,70 Internacional R$ 24,91
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Liberdades do Ar – ICAO/ONU 1ª - direito de sobrevoar o espaço aéreo do país C quando aeronave estiver interligando países A e B; 2ª - direito de fazer escala técnica em um país C quando aeronave estiver interligando países A e B; 3ª - direito da Cia. Aérea de levar passageiros do seu país sede para outro país; 4ª - direito da Cia. Aérea de trazer passageiros de um outro país para seu país sede; 5ª - direito de fazer escala, com embarque e desembarque, em um país C quando aeronave estiver voando entre A e B;
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Baseia Acordos Bilaterais 6ª - Aeronave do país A vinda do pais B para em A e pode seguir para C com pax de B e A; 7ª - Cia. Aérea do país A transporta pax e cargas entre paises B e C sem necessidade de estar operando rotas de ou para A; 8ª - Cia. Aérea do país A sai de A com pax e cargas para a cidade Z do país B e faz escala na cidade W do país B, com embarque e desembarque (cabotagem); 9ª - Cia Aérea do país A faz vôos entre cidades do país B sem necessidade de estar operando rotas de ou para A.
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VARIG Pioneira Fundada em 1927 ; Primeiro vôo: Avião Atlântico, 9 pax, 180 km/h; Rota: Porto Alegre/Pelotas/Rio Grande; 2005 Voava com Boeing 777, 287 pax, 900 km/h; 40 destinos brasileiros; 20 países com 26 destinos internacionais; Cia. da Star Alliance. 2007 (80 anos) 14 destinos brasileiros; 04 países com 04 destinos internacionais (Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Frankfurt) 2009 Adquirida pela GOL - está sendo saneada
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TAM Inicia com transporte de Carga 1972 Rolim Amaro adquire 50% das ações 1976 Transporte de passageiros pelo interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso – Bimotor Déc. 1980 – Fokker-27 e Déc. 90 – Fokker-100 1993 – Programa Fidelidade 1998 – Airbus 330 2001 – Airbus 320 2002 – 14 milhões de passageiros transportados Faturamento R$ 3 bilhões/ano 2005 – 9.669 empregados e faturamento de R$ 5,765 bilhões/ano (Exame)
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GOL (Fonte: http://www.voegol.com.br/ri/) Janeiro de 2001 - Início das operações com 6 aeronaves Boeing 737-700 Atendendo 5 cidade brasileiras Companhia aéreas de baixo custo (low cost, low fare) Alto uso de tecnologia (e-tkt / e-commerce) Frota padronizada e nova Voos noturnos Rotas alternativas Utilização de hubs Baixo tempo de solo Alta produtividade Serviço de bordo simples e eficiente
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Vantagens Competitivas Manutenção de Baixos Custos Operacionais Estímulo à Demanda por Seus Serviços Uma das Frotas Mais Novas do Setor Marca Forte - Reconhecida por Seus Clientes e Investidores Situação Financeira Sólida Gestão de Riscos Ativa Profissionais Motivados Equipe Administrativa Experiente
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GOL 2005 – 5.456 empregados e faturamento de R$ 2,779 bilhões/ano (Exame) 2007 - opera com 47 Boeing 737-800/700 12% mais rápido que modelo similar, 7% mais econômico Voa para 44 cidades brasileiras e; 06 destinos internacionais (Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai) 2009 - compra a VARIG 2011 - adquire a WEBJET - 2012 encerra operação
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Participação das Cias. Aéreas nos Vôos Domésticos 2010
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Participação das Cias. Aéreas nos Vôos Internacionais 2010
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Formação de Preços Reservas antecipadas - os passageiros pagam menos, mas é maior o risco de noshow. Reservas de última hora - os passageiros pagam mais caro, por causa da urgência em viajar, e o risco do noshow é menor. Oportunidade – aproveitar os assentos vazios com goshows e oversale de outras companhias
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Gerenciamento de Receitas Yield Management Ferramentas e técnicas para gerenciar o risco e definir ações comerciais dentro da variabilidade do mercado: Estudo da malha aérea da empresa; Estrutura tarifária; Comportamento do consumidor Overbooking - oversales X custo do assento vazio; Alocação de descontos - desconto geram consumidores adicionais para vôos com baixa demanda; Fluxo de tráfego - aceitar ou rejeitar reservas baseado no itinerário do passageiro; Avaliação de grupos - vôos vazios X períodos de pico.
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Bases Tarifárias TAM PROMO - Perfeita para quem adora viajar, ainda mais quando encontra uma ótima promoção. (Reembolso -60%) LIGHT - Uma tarifa para quem pode se programar e quer viajar com toda a família. (-50%) FLEX - Para quem quer viajar com quem mais gosta e quer flexibilidade para estender a viagem ou mudar o vôo.(-40%) MAX - Para você que não tem hora certa para viajar e não pode se programar com antecedência.(-30%) TOP - Ideal para quem tem compromissos inadiáveis e pode precisar viajar a qualquer momento e com o máximo de facilidade. (-10%)
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AIRBUS 380 - maior http://www.portalbrasil.net/airbus_380.htm
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Boeing 787 – mais moderno http://www.tecmundo.co m.br/aviao/14491- boeing-787-o-aviao- mais-moderno-ja- produzido-pelo- homem.htm
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Modelo de Bilhete
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1.Sobrenome/Nome do passageiro 2. From - De/Origem 3. To - Para/Destino 4. Código da Companhia Aérea 5. Número do vôo 6. Data do vôo 7. Hora do vôo 8. Status/Ok ou HK 9. Base tarifária 10. Validade 11. Final da validade 12. Peso permitido naquela tarifa 13. Número de volumes permitidos 14. Tour code - código da viagem ou excursão 15. Forma de pagamento - Invoice/cash ou cartão de crédito 16. Companhia aérea 17. Agência ou órgão emissor da passagem 18. Origem/Destino 19. Código Localizador 20. Data da emissão da passagem 21. Costela do bilhete - Estrutura e cálculo da tarifa 22. Valor total da tarifa/ Internacional, em dólar americano 23. Valor da tarifa já convertida em reais 24. Taxas portuárias/Embarque 25. Restrições sobre o endosso
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