A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSPORTE AÉREO Profa. Debora Cordeiro Braga ECA – USP 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSPORTE AÉREO Profa. Debora Cordeiro Braga ECA – USP 2013."— Transcrição da apresentação:

1 TRANSPORTE AÉREO Profa. Debora Cordeiro Braga ECA – USP 2013

2 ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil  2005 - criada pela Lei nº11.182.  Substituiu o Departamento de Aviação Civil (DAC) como autoridade de aviação civil e regulador do transporte aéreo no país.  Vinculada à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República - autarquia especial, caracterizada por independência administrativa, autonomia financeira, ausência de subordinação hierárquica e mandato fixo de seus dirigentes, que atuam em regime de colegiado.  Atribuições: regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e de infraestrutura aeronáutica e aeroportuária.

3 INFRAERO  Empresa pública;  Ligada ao Ministério da Defesa;  Administra:  63 aeroportos,  81 unidades de apoio à navegação aérea e  32 terminais de logística de carga.  3 aeroportos sob concessão (Guarulhos, Viracopos e Brasília)

4 Números da INFRAERO  Movimento anual nos aeroportos 2012:  193 milhões de passageiros (embarque e desembarque)  174.204.055 domésticos  18.915.310 internacionais  3 milhões de pousos e decolagens  2.827.453 domésticos  174.493 internacionais  1,4 milhões de toneladas de carga  688.362.305 kg. domésticos  748.196.720 kg. internacionais

5 Crescimento do Movimento nos Aeroportos Ano Pousos e decolagens - aeronaves Variação % Embarques e desembarques - PAX Variação % 20061.918.538-102.185.376- 20072.037.7686,21110.549.6258,19 20082.128.8234,47112.900.4212,13 20092.290.9507,62128.135.61613,49 20102.648.44915,6155.363.96421,25 20112.893.3239,25179.949.25215,82 20123.001.9463,75193.119.2657,32

6 Aeroportos da Infraero  Superintendência Regional do Norte – 9  Superintendência Regional do Centro-Oeste – 6 (-1)  Superintendência Regional do Noroeste – 7  Superintendência Regional do Sul – 11  Superintendência Regional do Nordeste – 10  Superintendência Regional do Leste – 11  Superintendência Regional do Sudeste – 8 (-2)  Superintendência Regional do Centro-Leste – 4

7 Aeroportos e Movimento de Aeronaves Internacionais (2010)  Belém -BEL 833  Macapá -MCP 665  Brasília -BSB 1.999  Boa Vista –BVB 222  Manaus –MAO 4.376  Curitiba –CWB 2.904  Foz Iguaçu -IGU 359  Florianópolis-FLN 3.071  Porto Alegre -POA 9.617  Fortaleza -FOR 1.363  Maceió -MCZ 203  Natal -NAT 725  Recife -REC 2.297  Confins -CNF 5.179  Galeão –GIG 27.366  Campo Grande -CGR 1.044  Guarulhos –GRU 77.022  Campinas -CPQ 7.435  Salvador -SSA 3.935

8 Deficiência Administrativa (dados de 1999 em Palhares, 2001)  Número de PAX por Empregado da Autoridade Aeroportuária (EAA)  Vancouver 15.806.499/300 = 52.688  Melbourne 14.583.346/187 = 77.985  San Diego 15.131.497/97 = 155.994  Guarulhos 13.627.289/1.389 = 9.811  Número de movimentação de Aeronaves por EAA  Vancouver 367.249/300 = 1.224  Melbourne 156.802/187 = 838  San Diego 217.495/97 = 2.242  Guarulhos 238.226/1.389 = 171

9 Deficiência Administrativa (dados de 1999)  Receitas não-aeroportuárias sobre receitas totais  Vancouver = 48%  Melbourne = 65,5%  San Diego = 41%  Guarulhos = 26,2%  Despesas com funcionários sobre despesas totais  Vancouver = 22,5%  Melbourne = 17,9%  San Diego = ---  Guarulhos = 23%

10 Tarifas Aeroportuárias 2013  1 a Categoria (Internacional) Nacional R$ 21,57 Internacional R$ 74,72  2 a Categoria Nacional R$ 16,95 Internacional R$ 62,25  3 a Categoria Nacional R$ 14,04 Internacional R$ 49,80  4 a Categoria Nacional R$ 9,70 Internacional R$ 24,91

11 Liberdades do Ar – ICAO/ONU  1ª - direito de sobrevoar o espaço aéreo do país C quando aeronave estiver interligando países A e B;  2ª - direito de fazer escala técnica em um país C quando aeronave estiver interligando países A e B;  3ª - direito da Cia. Aérea de levar passageiros do seu país sede para outro país;  4ª - direito da Cia. Aérea de trazer passageiros de um outro país para seu país sede;  5ª - direito de fazer escala, com embarque e desembarque, em um país C quando aeronave estiver voando entre A e B;

12 Baseia Acordos Bilaterais  6ª - Aeronave do país A vinda do pais B para em A e pode seguir para C com pax de B e A;  7ª - Cia. Aérea do país A transporta pax e cargas entre paises B e C sem necessidade de estar operando rotas de ou para A;  8ª - Cia. Aérea do país A sai de A com pax e cargas para a cidade Z do país B e faz escala na cidade W do país B, com embarque e desembarque (cabotagem);  9ª - Cia Aérea do país A faz vôos entre cidades do país B sem necessidade de estar operando rotas de ou para A.

13 VARIG  Pioneira  Fundada em 1927 ;  Primeiro vôo: Avião Atlântico, 9 pax, 180 km/h;  Rota: Porto Alegre/Pelotas/Rio Grande;  2005  Voava com Boeing 777, 287 pax, 900 km/h;  40 destinos brasileiros;  20 países com 26 destinos internacionais;  Cia. da Star Alliance.  2007 (80 anos)  14 destinos brasileiros;  04 países com 04 destinos internacionais (Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Frankfurt)  2009 Adquirida pela GOL - está sendo saneada

14 TAM  Inicia com transporte de Carga  1972 Rolim Amaro adquire 50% das ações  1976 Transporte de passageiros pelo interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso – Bimotor  Déc. 1980 – Fokker-27 e Déc. 90 – Fokker-100  1993 – Programa Fidelidade  1998 – Airbus 330  2001 – Airbus 320  2002 – 14 milhões de passageiros transportados Faturamento R$ 3 bilhões/ano  2005 – 9.669 empregados e faturamento de R$ 5,765 bilhões/ano (Exame)

15 GOL (Fonte: http://www.voegol.com.br/ri/)  Janeiro de 2001 - Início das operações  com 6 aeronaves Boeing 737-700  Atendendo 5 cidade brasileiras  Companhia aéreas de baixo custo (low cost, low fare)  Alto uso de tecnologia (e-tkt / e-commerce)  Frota padronizada e nova  Voos noturnos  Rotas alternativas  Utilização de hubs  Baixo tempo de solo  Alta produtividade  Serviço de bordo simples e eficiente

16  Vantagens Competitivas  Manutenção de Baixos Custos Operacionais  Estímulo à Demanda por Seus Serviços  Uma das Frotas Mais Novas do Setor  Marca Forte - Reconhecida por Seus Clientes e Investidores  Situação Financeira Sólida  Gestão de Riscos Ativa  Profissionais Motivados  Equipe Administrativa Experiente

17 GOL  2005 – 5.456 empregados e faturamento de R$ 2,779 bilhões/ano (Exame)  2007 - opera com 47 Boeing 737-800/700  12% mais rápido que modelo similar,  7% mais econômico  Voa para 44 cidades brasileiras e;  06 destinos internacionais (Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai)  2009 - compra a VARIG  2011 - adquire a WEBJET - 2012 encerra operação

18 Participação das Cias. Aéreas nos Vôos Domésticos 2010

19 Participação das Cias. Aéreas nos Vôos Internacionais 2010

20 Formação de Preços Reservas antecipadas - os passageiros pagam menos, mas é maior o risco de noshow. Reservas de última hora - os passageiros pagam mais caro, por causa da urgência em viajar, e o risco do noshow é menor. Oportunidade – aproveitar os assentos vazios com goshows e oversale de outras companhias

21 Gerenciamento de Receitas Yield Management Ferramentas e técnicas para gerenciar o risco e definir ações comerciais dentro da variabilidade do mercado: Estudo da malha aérea da empresa; Estrutura tarifária; Comportamento do consumidor Overbooking - oversales X custo do assento vazio; Alocação de descontos - desconto geram consumidores adicionais para vôos com baixa demanda; Fluxo de tráfego - aceitar ou rejeitar reservas baseado no itinerário do passageiro; Avaliação de grupos - vôos vazios X períodos de pico.

22 Bases Tarifárias TAM PROMO - Perfeita para quem adora viajar, ainda mais quando encontra uma ótima promoção. (Reembolso -60%) LIGHT - Uma tarifa para quem pode se programar e quer viajar com toda a família. (-50%) FLEX - Para quem quer viajar com quem mais gosta e quer flexibilidade para estender a viagem ou mudar o vôo.(-40%) MAX - Para você que não tem hora certa para viajar e não pode se programar com antecedência.(-30%) TOP - Ideal para quem tem compromissos inadiáveis e pode precisar viajar a qualquer momento e com o máximo de facilidade. (-10%)

23 AIRBUS 380 - maior http://www.portalbrasil.net/airbus_380.htm

24 Boeing 787 – mais moderno http://www.tecmundo.co m.br/aviao/14491- boeing-787-o-aviao- mais-moderno-ja- produzido-pelo- homem.htm

25 Modelo de Bilhete

26 1.Sobrenome/Nome do passageiro 2. From - De/Origem 3. To - Para/Destino 4. Código da Companhia Aérea 5. Número do vôo 6. Data do vôo 7. Hora do vôo 8. Status/Ok ou HK 9. Base tarifária 10. Validade 11. Final da validade 12. Peso permitido naquela tarifa 13. Número de volumes permitidos 14. Tour code - código da viagem ou excursão 15. Forma de pagamento - Invoice/cash ou cartão de crédito 16. Companhia aérea 17. Agência ou órgão emissor da passagem 18. Origem/Destino 19. Código Localizador 20. Data da emissão da passagem 21. Costela do bilhete - Estrutura e cálculo da tarifa 22. Valor total da tarifa/ Internacional, em dólar americano 23. Valor da tarifa já convertida em reais 24. Taxas portuárias/Embarque 25. Restrições sobre o endosso


Carregar ppt "TRANSPORTE AÉREO Profa. Debora Cordeiro Braga ECA – USP 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google