A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIACWeb Estrutura dos WebServices Junho, 2007. SIACWeb – Momentos previstos em pauta 09:20 1. Expor os ws criados; 2. documentação dos ws (padrões utilizados);

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIACWeb Estrutura dos WebServices Junho, 2007. SIACWeb – Momentos previstos em pauta 09:20 1. Expor os ws criados; 2. documentação dos ws (padrões utilizados);"— Transcrição da apresentação:

1 SIACWeb Estrutura dos WebServices Junho, 2007

2 SIACWeb – Momentos previstos em pauta 09:20 1. Expor os ws criados; 2. documentação dos ws (padrões utilizados); 3. retrato do mer do cadastro de parceiros (principais tabelas utilizadas pelos ws); 4. explicar links dos ws (local do link de produção; homologação e datacenter). 5. Como é o tratamento de erros nos ws criados. (01:30 h) (01:30 h) 15:30 Verificar problemas levantados e solução (01:00 h)

3 SIACWeb – Expor os webservices criados

4 SIACWeb – Expor os webservices criados - Histórico 1. Webservices para o Site dekassegui (v1.0) 06/2006 - SiacWEB_CadastroWS.asmx 06/2006 - SiacWEB_CadastroWS.asmx 06/2006 - SiacWEB_AtendimentoInternetWS.asmx 06/2006 - SiacWEB_AtendimentoInternetWS.asmx 2. Webservices para a BIA – Base de Informações para o Atendimento 10/2006 - SiacWEB_BIAWS.asmx 10/2006 - SiacWEB_BIAWS.asmx 3. Webservices para o Cadastro Portal 10/2006 - SiacWEB_CadastroAtenderWS.asmx 10/2006 - SiacWEB_CadastroAtenderWS.asmx 4. Webservices para Cursos Portal (Educação) 11/2006 - SiacWEB_EducacaoWS.asmx 11/2006 - SiacWEB_EducacaoWS.asmx 5. Webservices para o Site dekassegui (v2.0) 12/2006 - SiacWEB_AtendimentoInternetWS.asmx 12/2006 - SiacWEB_AtendimentoInternetWS.asmx

5 SIACWeb – Expor os webservices criados WSCADASTRO e WSATENDIMENTOINTERNET (v1.0) WSCADASTRO e WSATENDIMENTOINTERNET (v1.0) Primeiros WS´s implementados; Primeiros WS´s implementados; Concebidos a partir de uma reunião entre WIT, NA e WEIMAR onde foram definidos os padrões gerais dos WS’s; Concebidos a partir de uma reunião entre WIT, NA e WEIMAR onde foram definidos os padrões gerais dos WS’s; Foram criado com foco de atender aos requisitos do Site Dekassegui Empreendedor; Foram criado com foco de atender aos requisitos do Site Dekassegui Empreendedor; Sua principal característica é usar o e-mail como chave para identificação e cadastramento do usuário; Sua principal característica é usar o e-mail como chave para identificação e cadastramento do usuário; Primeira experiência de um Modelo de trabalho compartilhado; Primeira experiência de um Modelo de trabalho compartilhado; Falta de documentação detalhada; Falta de documentação detalhada; Falta de procedimentos de testes definidos. Falta de procedimentos de testes definidos.

6 SIACWeb – Expor os webservices criados WSCADASTROATENDER WSCADASTROATENDER Foi criado com foco de atender aos requisitos do Portal ATENDER.com; Foi criado com foco de atender aos requisitos do Portal ATENDER.com; Sua principal característica é usar o CPF como chave para identificação e cadastramento do usuário; Sua principal característica é usar o CPF como chave para identificação e cadastramento do usuário; Possui documentação detalhada (especificação e on-line); Possui documentação detalhada (especificação e on-line); WSATENDIMENTOINTERNET (v2.0) WSATENDIMENTOINTERNET (v2.0) Foi criado com foco de atender aos requisitos da v2.0 do Site dekassegui Empreendedor; Foi criado com foco de atender aos requisitos da v2.0 do Site dekassegui Empreendedor; Só disponível no ambiente de testes (SIACWeb_27ufs – SIACWEB) Só disponível no ambiente de testes (SIACWeb_27ufs – SIACWEB) Demais webservices foram criados com foco no Portal (WSBIA e WSEDUCACAO) Demais webservices foram criados com foco no Portal (WSBIA e WSEDUCACAO)

7 SIACWeb – Modelo de dados do CADASTRO

8 SIACWeb – Endereços de Teste, Produção e Homologação

9

10 SIACWeb – Tratamento de erros nos webservices

11 SIACWeb – Tratamento de Erros nos Webservices Documento de padrões dos webservices Documento de padrões dos webservices 03 Onde ficará posicionada a validação de entrada de dados Atualmente a validação de campos fica na interface. Será necessário repetir esse código no corpo dos WSs? Sugerimos que a aplicação cliente valide seus dados antes de enviar. Poderia haver uma especificação mais detalhada para apoiar os usuários dos WSs Algumas validações serão feitas no cliente enquanto outras serão feitas no web services. Isso requer a verificação tela a tela. Faremos isso e repassaremos ao SEBRAE-NA e Fabiano para observação As relações também trazem impacto às transações, portanto devem ser tratadas sempre dentro do escopo de um serviço, evitando que várias chamadas sejam realizadas para resolver uma transação de negócios. 06 Códigos de Erro Sugerimos que os serviços gerem exceções para as situação de erro inesperado, demais problemas podem ser retornados pelo retorno default Usaremos exceções como resultado de um problema inesperado ocorrido durante a execução do serviço

12 SIACWeb – Tratamento de Erros nos Webservices Tratamento de exceções: Tratamento de exceções: Não existe validação dos tipos dos dados enviados aos métodos; Não existe validação dos tipos dos dados enviados aos métodos; Erros de execução do sistema (crash) retornam string vazia; Erros de execução do sistema (crash) retornam string vazia; Erros de negócio retornam mensagens de erro, configuradas na validação de transações ou geradas pelo próprio Banco de Dados; Erros de negócio retornam mensagens de erro, configuradas na validação de transações ou geradas pelo próprio Banco de Dados; Caso particular: Caso particular: Nos métodos transacionais em que os parâmetros são passados concatenados, separados por PIPE, não é feita validação dos tipos dos parâmetros, nem da ordem em que são passados. Também não existe tratamento para os erros gerados nesses casos, exceto quando uma exceção é levantada pelo próprio banco; Nos métodos transacionais em que os parâmetros são passados concatenados, separados por PIPE, não é feita validação dos tipos dos parâmetros, nem da ordem em que são passados. Também não existe tratamento para os erros gerados nesses casos, exceto quando uma exceção é levantada pelo próprio banco; Obs: Nesses casos, a string deverá sempre obedecer o formato: “parametroa|parametrob|...|parametron|” “parametroa|parametrob|...|parametron|”

13 SIACWeb – Tratamento de Erros nos Webservices Tipos de retorno de erro: Tipos de retorno de erro: Transações com sucesso – coderro=0, msg=‘’, id=999999 (para inclusão) Transações com sucesso – coderro=0, msg=‘’, id=999999 (para inclusão) Erros de Negócio - coderro=exception BD, msg=‘mensagem tratada’ Erros de Negócio - coderro=exception BD, msg=‘mensagem tratada’ Erro de execução de sistema - coderro=‘’, msg=‘’ Erro de execução de sistema - coderro=‘’, msg=‘’


Carregar ppt "SIACWeb Estrutura dos WebServices Junho, 2007. SIACWeb – Momentos previstos em pauta 09:20 1. Expor os ws criados; 2. documentação dos ws (padrões utilizados);"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google