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IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO Gareth Morgan

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Apresentação em tema: "IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO Gareth Morgan"— Transcrição da apresentação:

1 IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO Gareth Morgan
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO Gareth Morgan INTERESSES, CONFLITOS E PODER: AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO SISTEMAS POLÍTICOS Adriana Aparecida Edna Gonçalves Eliane Maia Eric Barros Fernanda Marciliana Izabela Delduque Vanessa Rodrigues Prof.: Edson Fernandes Gestão Empresarial

2 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 1. INTRODUÇÃO ADMINISTRADORES AUTORIDADE/ PODER SUPERIOR/ SUBORDINADO A METÁFORA POLÍTICA PERMITE: Entender as organizações como sistemas políticos em seu dia-a-dia ( “arranjos” e jogos políticos). Encontrar formas de criar ordem e direção entre as pessoas com interesses diversos e conflitantes.

3 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 2. AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO SISTEMAS DE GOVERNO Sufixo cracia (kratia)= poder ou governo Prefixo= natureza do poder ou da forma de poder empregado. Variações mais comuns: Autocracia,burocracia, tecnocracia, co-gestão, democracia representativa, democracia direta

4 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 2. AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO SISTEMAS DE GOVERNO Autocracia= Os gerentes habilmente utilizam o poder através de influência, prestígio, laços de família, tradição.“Este é o meu negócio e vou dirigí-lo como quiser.” – estável e definido Burocracia= O poder está ligado com o conhecimento e uso das regras por parte de alguém. -estável e definido Tecnocracia=O poder e influência freqüentemente tendem a seguir “geniozinhos” e outras pessoas de conhecimento capazes de abrir novos caminhos à fama e a riqueza da organização.

5 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 2. AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO SISTEMAS DE GOVERNO Democracia (demos= povo)= é exercido através de formas participativas, todos dividem o processo administrativo. Democracia representativa= eleição de membros para agir em nome daqueles a quem representam (governo tipo parlamentar e, na indústria, o controle está nas mãos dos trabalhadores ou acionistas. Democracia direta= cada um tem direito igual de governar (organizações comunitárias, cooperativas). Co-gestão= as partes opostas entram em entendimento (governos de coalizão e corporativismo). Donos e empregados compartilham o poder e a tomada de decisões

6 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 2. AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO SISTEMAS DE ATIVIDADE POLÍTICA A análise das relações de interesses, conflito e poder torna possível sistematizar a política organizacional de acordo com as formas que mais se manifestam: Autocraticamente= “Vamos fazer desta forma” Burocraticamente= “Espera-se que façamos desta maneira” Tecnocraticamente= “A melhor maneira de fazer isto é desta forma” Democraticamente= “Como vamos fazer isto?”

7 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 2. AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO SISTEMAS DE ATIVIDADE POLÍTICA Análise de interesses= conjunto complexo de predisposições que envolvem objetivos, valores, desejos, expectativas e outras orientações que direcionam os indivíduos.

8 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 2. AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO SISTEMAS DE ATIVIDADE POLÍTICA A compreensão do conflito= o conflito aparece sempre que os interesses colidem. O conflito pode ser: Pessoal, interpessoal ou entre grupos rivais e coalizões; Construído dentro das estruturas organizacionais, nos papéis, nas atitudes e nos estereótipos, ou surgir em função dos recursos escassos; Explícito ou implícito.

9 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 2. AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO SISTEMAS DE ATIVIDADE POLÍTICA O uso do poder= é o meio através do qual conflitos de interesses são resolvidos. Influencia quem consegue o quê, quando e como.

10 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 2. AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO SISTEMAS DE ATIVIDADE POLÍTICA O uso do poder Autoridade formal= autoridade legitimada (carisma, tradição e lei). Controle sobre recursos escassos= escassez e dependência (habilidade valorizada, fornecedor com matéria- prima valorizada, controle financeiro). Uso da estrutura organizacional, regras e regulamentos= a habilidade de usar regras para a vantagem de alguém (advogados, operadores).

11 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 2. AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO SISTEMAS DE ATIVIDADE POLÍTICA 4. Controle do processo decisório= controle das premissas (orientar a atenção), dos processos decisórios (como, quem, quando tomar a decisão?) e dos objetivos (influência nos resultados). 5. Controle do conhecimento e da informação= controle de conhecimento e informações essenciais à organização (a tecnologia pode aumentar o poder de quem a domina). 6. Controle dos limites= ajuda na busca da autonomia. 7. Habilidade de lidar com incerteza= está ligado à posição de alguém na divisão global do trabalho (poder do especialista e daqueles que resolvem problemas).

12 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 2. AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO SISTEMAS DE ATIVIDADE POLÍTICA 8. Controle da tecnologia= aumenta as habilidade humanas de manipular, controlar e impor-se sobre o ambiente. 9. Alianças interpessoais, redes e controle da “organização informal”= amigos altamente colocados, patrocinadores, bate-papos. 10. Controle das contra-organizações= poder compensatório, no qual influencia-se a organização sem fazer parte da mesma (sindicatos). 11.Simbolismo e administração do significado= definir a realidade para os demais (liderança), uso da imagem, do teatro e da arte de ganhar.

13 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 2. AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO SISTEMAS DE ATIVIDADE POLÍTICA O uso do poder 12. Sexo e administração das relações entre sexos= ligações ente estereótipos sexuais e os princípios tradicionais da organização. 13. Fatores estruturais que definem o estágio da ação= a habilidade de delinear e usar o poder dependem de muitos fatores (relações de classe, tipo de poder que se tem acesso, tipo de oportunidade estrutural). 14. O poder que já se tem= é possível usar o poder para adquirir mais poder ainda ( tirar vantagem, uma vitória pode levar a outra vitória).

14 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 3. ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕS PLURALISTAS Características unicistas são encontradas em organizações que desenvolvem uma cultura de coesão, baseada no direito de administrar (história de administração paternalista). Características radicais são encontradas em organizações onde há distinção entre categorias de empregados (história de conflito entre administração e trabalhador).

15 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 3. ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕS PLURALISTAS Estilos gerenciais: IMPEDITIVO: ignora conflitos esperando que desapareçam; recorre a métodos muito lentos; usa sigilo para evitar confrontação; apela para regras burocráticas para solucionar conflitos. NEGOCIADOR: discute; busca entendimento; encontra soluções. COMPETITIVO: cria situações ganha - perde; utiliza rivalidade e jogos de poder para alcançar seus propósitos; força a submissão. ACOMODADOR: cede; submete-se e obedece. COLABORADOR: quer resolver problemas; confronta diferenças; busca soluções onde todos ganham; vê conflitos como desafios.

16 Forças: INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 4. FORÇAS E LIMITAÇÕES DA METÁFORA POLÍTICA Forças: Ajuda a encontrar uma forma de suplantar as limitações da idéia de que as organizações são funcionalmente sistemas integrados; Politiza a compreensão do comportamento humano nas organizações; Encoraja a reconhecer as implicações sócio-politicas dos diferentes tipos de organizações e dos papéis que estas desempenham na sociedade.

17 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 4. FORÇAS E LIMITAÇÕES DA METÁFORA POLÍTICA Forças: Ajuda a encontrar uma forma de suplantar as limitações da idéia de que as organizações são funcionalmente sistemas integrados; Politiza a compreensão do comportamento humano nas organizações; Encoraja a reconhecer as implicações sócio-politicas dos diferentes tipos de organizações e dos papéis que estas desempenham na sociedade.

18 Limitações INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 4. FORÇAS E LIMITAÇÕES DA METÁFORA POLÍTICA Limitações Começa-se a ver política em todos os lugares e olhar para as intenções ocultas, mesmo quando não haja nenhuma; A análise dos interesses, dos conflitos e do poder facilmente dá origem a uma interpretação maquiavélica, sugerindo que todos esteja tentando enganar os outros; Até que ponto as aplicações do pluralismo são meramente superficiais; Pode insistir sobre o poder e a importância do indivíduo, minimizando a dinâmica do sistema que determina aquilo que se torna político e como política manifesta.

19 INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO 8º PERÍODO INTERESSES, CONFLITOS E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 5. CONCLUSÃO O conhecimento da metáfora política permite encontrar soluções para conflitos de interesses que são inevitáveis à vida organizacional, pois cada indivíduo tem seu próprio interesse e até mesmo as áreas funcionais da organização apresentam interesses diferenciados. Assim, os administradores podem através de seu poder e influência tentar amenizar e solucionar os conflitos organizacionais e pessoais de acordo com as políticas vigentes, apresentando resultados satisfatórios para todos os atores organizacionais.


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