A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos do grupo: Jamir Lopes Tânia de Pina Elimar Soares Maria Ondina Wagner do Rosário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos do grupo: Jamir Lopes Tânia de Pina Elimar Soares Maria Ondina Wagner do Rosário."— Transcrição da apresentação:

1 Elementos do grupo: Jamir Lopes Tânia de Pina Elimar Soares Maria Ondina Wagner do Rosário

2 Introdução; Introdução; Revolução de 25 de Abril Revolução de 25 de Abril O que aconteceu no 25 de Abril O que aconteceu no 25 de Abril Antecedentes Antecedentes Movimentações Militares Movimentações Militares Consequências Consequências O porque do uso do cravo O porque do uso do cravo O que mudou após a revolução O que mudou após a revolução Conclusão Conclusão Bibliografia Bibliografia

3 Assim encontra-se descrito neste trabalho um pouco do que foi a revolução de 25 de Abril de 1974, uma data marcante para o Povo Português, que assistiu a uma mudança de regime. Através do MFA (Movimento das Forças Armadas) a Ditadura (O Estado Novo) que durava já há 40 anos, caiu. Esta data, ficou também conhecida como “Revolução dos Cravos”. Assim encontra-se descrito neste trabalho um pouco do que foi a revolução de 25 de Abril de 1974, uma data marcante para o Povo Português, que assistiu a uma mudança de regime. Através do MFA (Movimento das Forças Armadas) a Ditadura (O Estado Novo) que durava já há 40 anos, caiu. Esta data, ficou também conhecida como “Revolução dos Cravos”.

4 Revolução de 25 de Abril, conhecida, efectivamente, como Revolução dos cravos, refere-se a um período da história de Portugal resultante de um movimento social, ocorrido a 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de Abril de 1976, com uma forte orientação socialista na sua origem. Revolução de 25 de Abril, conhecida, efectivamente, como Revolução dos cravos, refere-se a um período da história de Portugal resultante de um movimento social, ocorrido a 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de Abril de 1976, com uma forte orientação socialista na sua origem.

5 Nesse dia, Militares do MFA, Cansados da Guerra, e descontentes com o Regime Ditatorial, Revoltaram-se contra o estado, e promoveram uma enorme viragem na história e na vida de todos os Portugueses. Após a ocupação de locais estratégicos (instalações da Rádio Televisão Portuguesa, da Rádio Clube Portuguesa, do Aeroporto de Lisboa, do Banco de Portugal e da Marconi), os militares cercaram o Quartel do Carmo onde se encontravam o presidente do Conselho Marcelo Caetano e dois ministros que acabaram por se render algumas horas após o início do cerco. Nesse dia, Militares do MFA, Cansados da Guerra, e descontentes com o Regime Ditatorial, Revoltaram-se contra o estado, e promoveram uma enorme viragem na história e na vida de todos os Portugueses. Após a ocupação de locais estratégicos (instalações da Rádio Televisão Portuguesa, da Rádio Clube Portuguesa, do Aeroporto de Lisboa, do Banco de Portugal e da Marconi), os militares cercaram o Quartel do Carmo onde se encontravam o presidente do Conselho Marcelo Caetano e dois ministros que acabaram por se render algumas horas após o início do cerco.

6 As causas centrais da revolução portuguesa são a guerra colonial, a crise económica (guerra e crise como duas dimensões da crise nacional), o protagonismo do movimento operário e as especificidades deste em Portugal, caracterizado pela desorganização política e sindical e a concentração da classe trabalhadora portuguesa na cintura industrial de Lisboa. As causas centrais da revolução portuguesa são a guerra colonial, a crise económica (guerra e crise como duas dimensões da crise nacional), o protagonismo do movimento operário e as especificidades deste em Portugal, caracterizado pela desorganização política e sindical e a concentração da classe trabalhadora portuguesa na cintura industrial de Lisboa. Na sequência do golpe militar de 28 de Maio de 1926, foi instaurada em Portugal uma ditadura militar. António de Oliveira Salazar passou então a controlar o país através do partido único designado por "União Nacional", ficando no poder até lhe ter sido retirado por incapacidade em 1968. Foi substituído por Marcello Caetano que, pôs em prática a Primavera Marcelista e dirigiu o país até ser deposto no dia 25 de Abril de 1974. Na sequência do golpe militar de 28 de Maio de 1926, foi instaurada em Portugal uma ditadura militar. António de Oliveira Salazar passou então a controlar o país através do partido único designado por "União Nacional", ficando no poder até lhe ter sido retirado por incapacidade em 1968. Foi substituído por Marcello Caetano que, pôs em prática a Primavera Marcelista e dirigiu o país até ser deposto no dia 25 de Abril de 1974.

7 No dia 24 de Abril de 1974, um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho instala secretamente o posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha, em Lisboa. No dia 24 de Abril de 1974, um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho instala secretamente o posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha, em Lisboa. Às 22h 55m é transmitida a canção E depois do Adeus, de Paulo de Carvalho, pelos Emissores Associados de Lisboa, emitida por João Paulo Diniz. Este é um dos sinais previamente combinados pelos golpistas, que desencadeia a tomada de posições da primeira fase do golpe de estado. Às 22h 55m é transmitida a canção E depois do Adeus, de Paulo de Carvalho, pelos Emissores Associados de Lisboa, emitida por João Paulo Diniz. Este é um dos sinais previamente combinados pelos golpistas, que desencadeia a tomada de posições da primeira fase do golpe de estado. O segundo sinal é dado às 0h20 m, quando a canção Grândola, Vila Morena de José Afonso é transmitida pelo programa Limite, da Rádio Renascença, que confirma o golpe e marca o início das operações. O segundo sinal é dado às 0h20 m, quando a canção Grândola, Vila Morena de José Afonso é transmitida pelo programa Limite, da Rádio Renascença, que confirma o golpe e marca o início das operações.

8 Entre as medidas imediatas da revolução conta-se a extinção da polícia política (PIDE/DGS) e da Censura. Os sindicatos livres e os partidos são legalizados. No dia seguinte, a 26 de Abril, são libertados os presos políticos da Prisão de Caxias e de Peniche. Os líderes políticos da oposição no exílio voltam ao país nos dias seguintes. Passada uma semana, o 1.º de Maio é celebrado em plena liberdade nas ruas, pela primeira vez em muitos anos. Em Lisboa junta-se cerca de um milhão de pessoas. Entre as medidas imediatas da revolução conta-se a extinção da polícia política (PIDE/DGS) e da Censura. Os sindicatos livres e os partidos são legalizados. No dia seguinte, a 26 de Abril, são libertados os presos políticos da Prisão de Caxias e de Peniche. Os líderes políticos da oposição no exílio voltam ao país nos dias seguintes. Passada uma semana, o 1.º de Maio é celebrado em plena liberdade nas ruas, pela primeira vez em muitos anos. Em Lisboa junta-se cerca de um milhão de pessoas.

9 O cravo vermelho tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974. Segundo se conta, foi uma florista que iniciou a distribuição dos cravos vermelhos pelos populares, chegando por meio destes aos soldados, que os colocaram nos canos das espingardas. Devido a esse acontecimento esta revolução também é conhecida como "A Revolução dos Cravos”. O cravo vermelho tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974. Segundo se conta, foi uma florista que iniciou a distribuição dos cravos vermelhos pelos populares, chegando por meio destes aos soldados, que os colocaram nos canos das espingardas. Devido a esse acontecimento esta revolução também é conhecida como "A Revolução dos Cravos”.

10 A Revolução do 25 de Abril trouxe de volta a liberdade de opinião e de expressão. Finalmente, era possível dizer aquilo que se pensava sem ter medo de ser punido. Tornou-se possível constituir partidos e associações e realizar eleições livres. Com a "Revolução dos Cravos", terminou a guerra colonial e os cidadãos passaram a ver garantidos os seus direitos económicos, jurídicos e sociais. A Revolução do 25 de Abril trouxe de volta a liberdade de opinião e de expressão. Finalmente, era possível dizer aquilo que se pensava sem ter medo de ser punido. Tornou-se possível constituir partidos e associações e realizar eleições livres. Com a "Revolução dos Cravos", terminou a guerra colonial e os cidadãos passaram a ver garantidos os seus direitos económicos, jurídicos e sociais. Hoje, as conquistas do 25 de Abril fazem totalmente parte do nosso quotidiano. Talvez por isso nos esqueçamos de valorizar o bem precioso que foi devolvido a Portugal nessa data: a liberdade. Hoje, as conquistas do 25 de Abril fazem totalmente parte do nosso quotidiano. Talvez por isso nos esqueçamos de valorizar o bem precioso que foi devolvido a Portugal nessa data: a liberdade.

11 Conclui-se então que a revolução de 25 de Abril, conhecida, efectivamente, como Revolução dos cravos, refere-se a um período da história de Portugal resultante de um movimento social, ocorrido a 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de Abril de 1976, com uma forte orientação socialista na sua origem. Conclui-se então que a revolução de 25 de Abril, conhecida, efectivamente, como Revolução dos cravos, refere-se a um período da história de Portugal resultante de um movimento social, ocorrido a 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de Abril de 1976, com uma forte orientação socialista na sua origem.


Carregar ppt "Elementos do grupo: Jamir Lopes Tânia de Pina Elimar Soares Maria Ondina Wagner do Rosário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google