A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O 25 de Abril de 1974 História e Geografia de Portugal 2006/2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O 25 de Abril de 1974 História e Geografia de Portugal 2006/2007."— Transcrição da apresentação:

1 O 25 de Abril de 1974 História e Geografia de Portugal 2006/2007

2 Ditadura Militar Estado Novo A Ditadura Militar instituída em 28 de Maio de 1926 deu origem ao Estado Novo de Salazar. Quando este deixou a chefia entregou-a a Marcello Caetano que herdou uma guerra colonial e um país sem liberdade.

3 Sem solução, os militares profissionais encetam movimentações de carácter corporativo que se transformam em reivindicações políticas, acabando por encarar como última saída o derrube do regime pela força.

4 A revolução dos Cravos Na noite de 24 para 25 de Abril, o Rádio Clube Português e a Rádio Renascença emitem duas canções que iriam ser recordadas: “E Depois do Adeus”, interpretada por Paulo de Carvalho e “E Depois do Adeus”, interpretada por Paulo de Carvalho e “Grândola, Vila Morena”, interpretada por José Afonso, desencadeando as operações militares. desencadeando as operações militares.

5 Em perfeita coordenação, elementos envolvidos na conspiração, ocuparam as respectivas unidades formando colunas de voluntários e, sem disparar um único tiro, tomaram os pontos estratégicos do país.

6

7 Com as forças fiéis ao Governo em desvantagem e na defensiva, apenas dois momentos de tensão se registaram naquela primeira fase, ambos em Lisboa: um encontro com o destacamento de blindados obediente ao Governo, que por pouco não resultou em acção de fogo, e horas mais tarde, quando Salgueiro Maia manda abrir fogo contra as paredes exteriores do quartel do Carmo (da GNR), como forma de persuadir Marcello Caetano, lá refugiado, a render-se.

8 O chefe do Governo acaba por se render e passar o poder para as mãos do general António de Spínola e a tensão desce. Só um incidente iria manchar os acontecimentos: agentes da DGS, barricados na sua sede, abrem fogo sobre os manifestantes causando alguns mortos e feridos. Apesar da sua brutalidade, não passou de um acto de desespero.

9 Tal como a Monarquia em 5 de Outubro de 1910 e a República em 28 de Maio de 1926, o regime cai por já não ter ninguém que o defenda e queira dar a vida por ele.

10 VIVA A LIBERDADEVIVA A LIBERDADE

11 Trabalho realizado por : Bernardo Simão nº4 Giovanni Borges nº9


Carregar ppt "O 25 de Abril de 1974 História e Geografia de Portugal 2006/2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google