A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESCOMPLICA PROFESSORA DE BIOLOGIA : LEILA JUAZEIRO DO NORTE 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESCOMPLICA PROFESSORA DE BIOLOGIA : LEILA JUAZEIRO DO NORTE 2013"— Transcrição da apresentação:

1 DESCOMPLICA PROFESSORA DE BIOLOGIA : LEILA JUAZEIRO DO NORTE 2013
EEEP. MOREIRA DE SOUSA DESCOMPLICA PROFESSORA DE BIOLOGIA : LEILA JUAZEIRO DO NORTE 2013

2 HISTOLOGIA: TECIDOS TIPOS DE TECIDOS ANIMAIS? EPITELIAL
??????? A pele é um tecido?? FUNÇÕES? CARACTERÍSTICAS? TIPOS DE EPITÉLIOS? Quanto a forma e quanto a organização ou número de camadas?

3 REVESTIMENTO

4 SECRETOR OU GLANDULAR

5 TECIDO CONJUNTIVO CARACTERÍSTICAS? TIPOS? TIPOS DE FIBRAS?
TIPOS DE CÉLULAS? DIAPEDESE? PAPEL DO TECIDO ADIPOSO? PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO TECIDO CARTILAGINOSO?

6

7 ANALISANDO O APRENDIZADO
1. Classifique cada um dos tecidos epiteliais apresentados abaixo:

8 2. As glândulas multicelulares se originam a partir da proliferação celular de um tecido e, após a sua formação, ficam imersas em outro tecido, recebendo nutrientes e oxigênio. De acordo com o tipo de secreção que é produzido, elas são classificadas basicamente em endócrinas e exócrinas. Há, entretanto, glândulas que possuem duas partes, uma exócrina e outra endócrina. Com base no esquema abaixo, comparativo da formação de dois tipos de glândulas, assinale a alternativa que identifica, respectivamente, o tecido de onde as glândulas se originam, o tecido onde elas ficam imersas, a glândula I, a glândula II e um exemplo de uma glândula exócrina. a) Tecido epitelial, tecido conjuntivo, glândula exócrina, glândula endócrina e glândula salivar. b) Tecido conjuntivo, tecido epitelial, glândula exócrina, glândula endócrina e tireoide. c) Tecido epitelial, tecido conjuntivo, glândula endócrina, glândula exócrina e pâncreas. d) Tecido conjuntivo simples, tecido epitelial, glândula endócrina, glândula exócrina e paratireoide. e) Tecido conjuntivo frouxo, tecido epitelial, glândula endócrina, glândula exócrina e glândula lacrimal.

9

10 3. O tecido conjuntivo é o mais abundante em nosso organismo, desempenhando diversas funções além de unir e sustentar outros tecidos. Como exemplos de tecido conjuntivo temos o tecido ósseo, o adiposo, o cartilaginoso. Todos os tecidos conjuntivos apresentam uma característica em comum que os diferencia de outros tecidos, que é: a) ser composto exclusivamente por células pavimentares. b) possuir células separadas pela presença de uma matriz intercelular. c) não apresentar vasos sanguíneos. d) apresentar nos músculos a capacidade de movimentação. e) todas as alternativas estão corretas.

11 4. A obesidade já se transformou num problema de saúde pública em vários países do mundo. As células que acumulam gordura no corpo chamam-se células adiposas ou adipócitos. Quanto às características dos adipócitos em adultos, é INCORRETO afirmar que: a) são um tipo de célula do tecido conjuntivo frouxo. b) são capazes de converter carboidratos em gordura. c) fazem parte de um tecido ricamente vascularizado. d) aumentam em número com a alimentação excessiva. e) têm função de armazenar energia química para o organismo.


Carregar ppt "DESCOMPLICA PROFESSORA DE BIOLOGIA : LEILA JUAZEIRO DO NORTE 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google