A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vírus META Apresentar as características inerentes aos vírus, bem como suas estruturas básicas e sua capacidade mutagênica para que o aluno perceba a importância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vírus META Apresentar as características inerentes aos vírus, bem como suas estruturas básicas e sua capacidade mutagênica para que o aluno perceba a importância."— Transcrição da apresentação:

1 Vírus META Apresentar as características inerentes aos vírus, bem como suas estruturas básicas e sua capacidade mutagênica para que o aluno perceba a importância de empenhar-se em seus estudos. OBJETIVOS Descrever os componentes de um vírus, destacando que é um organismo acelular, parasita intracelular obrigatório; Dominar o ciclo reprodutivo do bacteriófago (vírus de DNA) e do HIV (vírus de RNA).

2 Vírus Introdução Nos vírus mais complexos, pode haver outras coberturas envolvendo a carapaça protéica. A falta de hialoplasma e ribossomos impede que tenham metabolismo próprio. IMPORTANTE

3 Vírus Exemplos de vírus

4 Por que estudar os vírus ESTUDO DOS VÍRUS PESQUISACÂNCERDOENÇAS CURIOSIDADE: Os príons são moléculas infectantes de proteína, e são causadoras do mal da “vaca louca” em bovinos e da doença de Creutzfeldt- Jacob, em humanos, ambas caracterizadas por degeneração do tecido nervoso central. A dengue e a febre amarela dependem diretamente do Aedes aegypti para ser transmitida.

5 Vírus Como os vírus invadem uma célula? Injeção do material genético Fusão Englobamento

6 Vírus Bacteriófago: o vírus destruidor de bactérias Ver animação do Anglo

7 Vírus OBS: O bacteriófago nem sempre destrói a bactéria Ver animação do Anglo

8 Doenças Agente causal (etiológico) SintomasTransmissãoPrevençãoTratamento Resfriado comum Adenovírus / Coronavírus / Rhinovírus Afeta as partes altas do aparelho respiratório; há secreção nasal e raramente febre Direta, pessoa a pessoaEvitar contato com pessoas resfriadas Gripe Influenza Dores no corpo, fraqueza, prostração, dor de cabeça, espirros e febre. Direta, pessoa a pessoa Vacina; evitar contato com pessoas gripadas e seus objetos. Rubéola Rubivírus Manchas vermelhas na pele e febre baixa; nos primeiros meses de gravidez pode provocar anomalias no feto. Direta, pessoa a pessoaVacina Sarampo Morbillivírus Erupções avermelhadas na pele, corrimento ocular com pus e sintomas respiratórios. Direta, pessoa a pessoa; a conjuntiva ocular é a principal via de contaminação. Vacina Caxumba Paramyxovírus Afeta as glândulas salivares parótidas, podendo afetar também as gônadas e pâncreas. Direta (gotículas de saliva)Evitar contato com pessoas doentes. Hepatite (tipos A e B) Hepadnavírus Lesões no fígado; deve-se observar repouso das funções do fígado enquanto persistir a virose. Via oral, por contaminação da água e alimentos no tipo A; por seringa e sangue contaminados no tipo B. Cuidados sanitários, esterilização de objetos, transfusões seguras. Existe vacina contra o tipo B. Raiva LyssavírusAfeta o sistema nervoso central e é fatal. Saliva de seres humanos e de animais contaminados (cães, morcegos). Vacinação de cães e cuidado no contato com outros animais. Em caso de mordida, deixar a pessoa em observação e se necessário administrar soro e vacina. Poliomielite Enterovírus Fase intestinal, quando o vírus prolifera em suas células, e a fase neurológica, quando o vírus prolifera nos neurônios; provoca paralisia infantil, pois destrói neurônios motores periféricos. Via oral, contágio direto e, muitas vezes, pelas fezes. Vacina Sabin Herpes HerpesvírusVirose muito disseminada que afeta pele, conjuntiva (olhos) e genitais. Direta, pessoa a pessoaEvitar contato com as lesões das pessoas afetadas.

9 Doenças Agente causal (etiológico) SintomasTransmissãoPrevençãoTratamento Febre Amarela Flavivírus Afeta rins, fígado, coração e outros órgãos e causa icterícia (a pele fica amarelada). Picada do pernilongo Aedes Vacina e controle dos insetos transmissores, tanto na fase larval (aquática), quanto na adulta. DengueFlavivírus Provoca hemorragias na pele, nariz e outros locais, além da febre, fraqueza e dores musculares. Picada do pernilongo AedesControle dos insetos transmissores AidsHIV Causa deficiência nas defesas imunológicas e baixa produção de anticorpos; desenvolvem-se doenças oportunistas, que se instalam com facilidade num organismo debilitado. Contato do sangue com sêmen ou sangue contaminado. Cuidados com transfusões sanguíneas e na escolha de parceiros; uso de preservativos nas relações sexuais. Catapora (varicela- zoster) Varicela zoster Febre, dor de cabeça, falta de apetite, vômitos; lesões na face, tronco e couro cabeludo; na pele e nas mucosas, surgem erupções avermelhadas que evoluem para vesículas claras, repletas de líquido. Secreções respiratórias e líquido das lesões cutâneas. Evitar contato pessoal; existe vacina. Mononucleose infecciosa Vírus Epstein- Barr (VEB) Dor de cabeça e muscular, cansaço, faringite e inchaço dos linfonodos atrás das orelhas. Vírus Epstein-Barr (família do vírus do herpes); saliva de indivíduos com infecção assintomática ou sintomática. Evitar contato com a saliva de pessoas contaminadas. Gastroenterite por rotavírus Rotavírus Vômitos, diarreia intensa e febre alta. Vírus de RNA; contaminação fecal de alimentos e água de recreação e de consumo. Cuidados sanitários gerais; existe vacina. Condiloma acuminado (crista de galo) HPV Verrugas na região anogenital ou no colo do útero (pode evoluir para câncer de colo de útero). Vírus HPV (human papiloma virus); é doença sexualmente transmissível (DST), e a contaminação é direta, pessoa a pessoa. Uso de camisinha; evitar contato com pessoas contaminadas; existe vacina. CitomegaloviroseCitomegalovírus Discreto mal-estar e febre baixa até doenças graves que comprometem o aparelho digestivo, sistema nervoso central e retina.. Tosse, espirro, fala, saliva, secreção brônquica e da faringe servem de veículo para transmissão do vírus. Transfusão de sangue, da mãe para o feto, via sexual e contato com objetos contaminados. Assintomática (vírus em estado latente) ou sintomática, com febre, dor de garganta, aumento do fígado e do baço, presença de linfócitos atípicos.

10 Vírus da AIDS (Ameaça constante) Ver animação do Anglo

11 Vírus da AIDS Tipos de HIV e mecanismos de transmissão - HIV 1 (+ comum no Brasil); - HIV 2 (+ comum na África); Transmissão - Horizontal (de pessoa p/ pessoa) – via sexual (esperma ou sangue), ou transfusão de sangue ou hemoderivados; - Vertical – da mãe para o feto por via placentária ou pela amamentação.

12 Vírus da AIDS Tratamento e profilaxia - os procedimentos atuais visam inibir a ação do vírus em algum estágio de sua reprodução; - as drogas do coquetel atuam em 2 níveis: Inibem a ação da transcritase reversa Impedem a ação das proteases Obs: As últimas pesquisas vem direcionando seus esforços para a identificação de substâncias que impeçam o encontro do HIV com os linfócitos. Recentemente, descobriu-se uma substância capaz de inibir a enzima ligase, responsável pela união do DNA pró-viral com o DNA da célula parasitada.


Carregar ppt "Vírus META Apresentar as características inerentes aos vírus, bem como suas estruturas básicas e sua capacidade mutagênica para que o aluno perceba a importância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google