Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLucas Gabriel Álvares Cortês Alterado mais de 8 anos atrás
1
ROMANTISMO PROFESSORA ELIS
3
Veja uma tabela abaixo comparando algumas caracter í sticas do Classicismo com o Romantismo.
4
ClassicismoRomantismo razãosensibilidade elitizaçãoMotivos populares Imagem racional do amor e da mulher Imagem sentimental e subjetiva do amor e da mulher erudiçãofolclore paganismoCristianismo Antiguidade clássicaIdade média Impessoal, objetivoPessoal, subjetivo DisciplinaLibertação Geral, universalParticular, individual Modelo clássicoNão há modelos Formas poéticas fixasVersificação livre Apelo à inteligênciaApelo à imaginação
14
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO Individualismo Os românticos libertam-se da necessidade de seguir formas reais de intuito humano, abrindo espaço para a manifestação da individualidade, muitas vezes definida por emoções e sentimentos.
15
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO Subjetivismo O romancista trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com sua opinião sobre o mundo. O subjetivismo pode ser notado através do uso de verbos na primeira pessoa. Trata-se sempre de uma opinião parcelada, dada por um individuo que baseia sua perspectiva naquilo que as suas sensações captam. Com plena liberdade de criar, o artista romântico não se acanha em expor suas emoções pessoais, em fazer delas a temática sempre retomada em sua obra.
16
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO Idealização Empolgado pela imaginação, o autor idealiza temas, exagerando em algumas de suas características. Dessa forma, a mulher é vista como uma virgem frágil, o índio é visto como herói nacional e a noção de pátria também é idealizada.
17
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO Sentimentalismo exacerbado Praticamente todos os poemas românticos apresentam sentimentalismo já que essa escola literária é movida através da emoção, sendo as mais comuns a saudade, a tristeza e a desilusão. Os poemas expressam o sentimento do poeta, suas emoções e são como o relato sobre uma vida.sentimentalismo O romântico analisa e expressa a realidade por meio dos sentimentos. E acredita que só sentimentalmente se consegue traduzir aquilo que ocorre no interior do indivíduo relatado. Emoção acima de tudo.
18
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO Egocentrismo Como o nome já diz, é a colocação do ego no centro de tudo. Vários artistas românticos colocam, em seus poemas e textos, os seus sentimentos acima de tudo, destacando-os na obra. Pode-se dizer, talvez, que o egocentrismo é um subjetivismo exagerado.ego
19
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO Natureza interagindo com o eu lírico A natureza, no Romantismo, expressa aquilo que o eu-lírico está sentindo no momento narrado. A natureza pode estar presente desde as estações do ano, como formas de passagens, à tempestades, ou dias de muito sol. Diferentemente do Arcadismo, por exemplo, que a natureza é mera paisagem. No Romantismo, a natureza interage com o eu-lírico. A natureza funciona quase como a expressão mais pura do estado de espírito do poeta.
20
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO Grotesco e sublime Há a fusão do belo e do feio, diferentemente do arcadismo que visa a idealização do personagem principal, tornando-o a imagem da perfeição. Como exemplo, temos o conto de A Bela e a Fera, no qual uma jovem idealizada, se apaixona por uma criatura horrenda.A Bela e a Fera
21
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO Byronismo Inspirado na vida e na obra de Lord Byron, poeta inglês. Estilo de vida boêmio, voltado para vícios, bebida, fumo, podendo estar representado no personagem ou na própria vida do autor romântico. O byronismo é caracterizado pelo narcisismo, pelo egocentrismo, pelo pessimismo, pela angústia.Lord Byron
22
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO Medievalismo Alguns românticos se interessavam pela origem de seu povo, de sua língua e de seu próprio país. Na Europa, eles acharam no cavaleiro fiel à pátria um ótimo modo de retratar as culturas de seu país. Esses poemas se passam em eras medievais e retratavam grandes guerras e batalhas. Indianismo É o medievalismo "adaptado" ao Brasil. Como os brasileiros não tinham um cavaleiro para idealizar, os escritores adotaram o índio como o ícone para a origem nacional e o colocam como um herói. O indianismo resgatava o ideal do "bom selvagem" (Jean-Jacques Rousseau), segundo o qual a sociedade corrompe o homem e o homem perfeito seria o índio, que não tinha nenhum contato com a sociedade europeia.Jean-Jacques Rousseau
23
Gerações românticas no Brasil O Romantismo pode ser classificado em três gerações no Brasil.
24
Gerações românticas no Brasil Primeira – geração nacionalista: Exaltação da natureza, criação do herói na figura do índio, sentimentalismo e a religiosidade são algumas das características marcantes da chamada geração indianista. Principais autores: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.
25
Gerações românticas no Brasil Segunda – geração do mal-do-século : Negativismo, desilusão, tédio e dúvida são características da segunda geração do romantismo. A fuga da realidade é um dos temas preferidos que se manifesta na exaltação da morte e nas virgens sonhadoras. Principais autores: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
26
Gerações românticas no Brasil Terceira – geração condoeira : Caracterizada pela poesia social e libertária, reflete as lutas internas da segunda metade do reinado de D. Pedro II. Castro Alves foi seu principal representante.
27
Autores e Obras – 1ª Geração Gonçalves Dias: Canção do Exílio (1843), Patkull (1843), Primeiros Cantos (1846), Meditação (1846), O Brasil e Oceania (1846), Seus Olhos (1846), Segundos Cantos (1848), Sextilhas de Frei Antão (1848), Os Timbiras (1857), I-Juca-Pirama (1851), Dicionário da Língua Tupi (1858), Segura o Índio Louco (1859) e Zica da Patagônia (1997).
28
Autores e Obras – 1ª Geração Gonçalves de Magalhães: Suspiros poéticos e saudades (1836) – Considerada a obra inaugural do romantismo brasileiro Poesias (1832), um manifesto intitulado Discurso sobre a literatura no Brasil (1836), Suspiros poéticos e saudades (1836), o poema épico Confederação dos Tamoios (1856) uma série de poemas, Os Mistérios (1858), Urânia (1861), e Cânticos Fúnebres (1864); duas peças de teatro: Antônio José (1838) e Olgiato (1839) e uma série de ensaios presentes em Opúsculos Históricos e Literários (1865). Publica também textos filosóficos intitulados Fatos do Espírito Humano (1858), A Alma e o Cérebro (1876) e Comentários e Pensamentos (1880).
29
Autores e Obras – 2ª Geração Manuel Antônio Álvarez de Azevedo: Lira dos Vinte Anos, Poesias Diversas, O Poema do Frade, O Conde Lopo, Noite na Taverna (prosa), Macário (teatro). Casimiro de Abreu: As primaveras, único livro de poesias (1889), Camões e o Jaú, teatro (1856).
30
Autores e Obras – 3ª Geração Castro Alves: Como poesias, temos: Espumas Flutuantes (1870), A Cachoeira de Paulo Afonso (1876), Os Escravos (1883), Hinos do Equador (1921), Tragédia no Mar e o Navio Negreiro. Como teatro, temos: Gonzaga ou a Revolução de Minas (1875).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.