A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROMANTISMO PROFESSORA ELIS. Veja uma tabela abaixo comparando algumas caracter í sticas do Classicismo com o Romantismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROMANTISMO PROFESSORA ELIS. Veja uma tabela abaixo comparando algumas caracter í sticas do Classicismo com o Romantismo."— Transcrição da apresentação:

1 ROMANTISMO PROFESSORA ELIS

2

3 Veja uma tabela abaixo comparando algumas caracter í sticas do Classicismo com o Romantismo.

4 ClassicismoRomantismo razãosensibilidade elitizaçãoMotivos populares Imagem racional do amor e da mulher Imagem sentimental e subjetiva do amor e da mulher erudiçãofolclore paganismoCristianismo Antiguidade clássicaIdade média Impessoal, objetivoPessoal, subjetivo DisciplinaLibertação Geral, universalParticular, individual Modelo clássicoNão há modelos Formas poéticas fixasVersificação livre Apelo à inteligênciaApelo à imaginação

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO  Individualismo  Os românticos libertam-se da necessidade de seguir formas reais de intuito humano, abrindo espaço para a manifestação da individualidade, muitas vezes definida por emoções e sentimentos.

15 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO  Subjetivismo  O romancista trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com sua opinião sobre o mundo. O subjetivismo pode ser notado através do uso de verbos na primeira pessoa. Trata-se sempre de uma opinião parcelada, dada por um individuo que baseia sua perspectiva naquilo que as suas sensações captam. Com plena liberdade de criar, o artista romântico não se acanha em expor suas emoções pessoais, em fazer delas a temática sempre retomada em sua obra.

16 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO  Idealização  Empolgado pela imaginação, o autor idealiza temas, exagerando em algumas de suas características. Dessa forma, a mulher é vista como uma virgem frágil, o índio é visto como herói nacional e a noção de pátria também é idealizada.

17 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO  Sentimentalismo exacerbado  Praticamente todos os poemas românticos apresentam sentimentalismo já que essa escola literária é movida através da emoção, sendo as mais comuns a saudade, a tristeza e a desilusão. Os poemas expressam o sentimento do poeta, suas emoções e são como o relato sobre uma vida.sentimentalismo  O romântico analisa e expressa a realidade por meio dos sentimentos. E acredita que só sentimentalmente se consegue traduzir aquilo que ocorre no interior do indivíduo relatado.  Emoção acima de tudo.

18 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO  Egocentrismo  Como o nome já diz, é a colocação do ego no centro de tudo. Vários artistas românticos colocam, em seus poemas e textos, os seus sentimentos acima de tudo, destacando-os na obra. Pode-se dizer, talvez, que o egocentrismo é um subjetivismo exagerado.ego

19 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO  Natureza interagindo com o eu lírico  A natureza, no Romantismo, expressa aquilo que o eu-lírico está sentindo no momento narrado. A natureza pode estar presente desde as estações do ano, como formas de passagens, à tempestades, ou dias de muito sol. Diferentemente do Arcadismo, por exemplo, que a natureza é mera paisagem. No Romantismo, a natureza interage com o eu-lírico. A natureza funciona quase como a expressão mais pura do estado de espírito do poeta.

20 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO  Grotesco e sublime  Há a fusão do belo e do feio, diferentemente do arcadismo que visa a idealização do personagem principal, tornando-o a imagem da perfeição. Como exemplo, temos o conto de A Bela e a Fera, no qual uma jovem idealizada, se apaixona por uma criatura horrenda.A Bela e a Fera

21 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO  Byronismo  Inspirado na vida e na obra de Lord Byron, poeta inglês. Estilo de vida boêmio, voltado para vícios, bebida, fumo, podendo estar representado no personagem ou na própria vida do autor romântico. O byronismo é caracterizado pelo narcisismo, pelo egocentrismo, pelo pessimismo, pela angústia.Lord Byron

22 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO  Medievalismo  Alguns românticos se interessavam pela origem de seu povo, de sua língua e de seu próprio país. Na Europa, eles acharam no cavaleiro fiel à pátria um ótimo modo de retratar as culturas de seu país. Esses poemas se passam em eras medievais e retratavam grandes guerras e batalhas.  Indianismo  É o medievalismo "adaptado" ao Brasil. Como os brasileiros não tinham um cavaleiro para idealizar, os escritores adotaram o índio como o ícone para a origem nacional e o colocam como um herói. O indianismo resgatava o ideal do "bom selvagem" (Jean-Jacques Rousseau), segundo o qual a sociedade corrompe o homem e o homem perfeito seria o índio, que não tinha nenhum contato com a sociedade europeia.Jean-Jacques Rousseau

23 Gerações românticas no Brasil  O Romantismo pode ser classificado em três gerações no Brasil.

24 Gerações românticas no Brasil  Primeira – geração nacionalista: Exaltação da natureza, criação do herói na figura do índio, sentimentalismo e a religiosidade são algumas das características marcantes da chamada geração indianista. Principais autores: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.

25 Gerações românticas no Brasil  Segunda – geração do mal-do-século : Negativismo, desilusão, tédio e dúvida são características da segunda geração do romantismo. A fuga da realidade é um dos temas preferidos que se manifesta na exaltação da morte e nas virgens sonhadoras. Principais autores: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.

26 Gerações românticas no Brasil  Terceira – geração condoeira : Caracterizada pela poesia social e libertária, reflete as lutas internas da segunda metade do reinado de D. Pedro II. Castro Alves foi seu principal representante.

27 Autores e Obras – 1ª Geração  Gonçalves Dias:  Canção do Exílio (1843), Patkull (1843), Primeiros Cantos (1846), Meditação (1846), O Brasil e Oceania (1846), Seus Olhos (1846), Segundos Cantos (1848), Sextilhas de Frei Antão (1848), Os Timbiras (1857), I-Juca-Pirama (1851), Dicionário da Língua Tupi (1858), Segura o Índio Louco (1859) e Zica da Patagônia (1997).

28 Autores e Obras – 1ª Geração  Gonçalves de Magalhães:  Suspiros poéticos e saudades (1836) – Considerada a obra inaugural do romantismo brasileiro Poesias (1832), um manifesto intitulado Discurso sobre a literatura no Brasil (1836), Suspiros poéticos e saudades (1836), o poema épico Confederação dos Tamoios (1856) uma série de poemas, Os Mistérios (1858), Urânia (1861), e Cânticos Fúnebres (1864); duas peças de teatro: Antônio José (1838) e Olgiato (1839) e uma série de ensaios presentes em Opúsculos Históricos e Literários (1865). Publica também textos filosóficos intitulados Fatos do Espírito Humano (1858), A Alma e o Cérebro (1876) e Comentários e Pensamentos (1880).

29 Autores e Obras – 2ª Geração  Manuel Antônio Álvarez de Azevedo: Lira dos Vinte Anos, Poesias Diversas, O Poema do Frade, O Conde Lopo, Noite na Taverna (prosa), Macário (teatro).  Casimiro de Abreu: As primaveras, único livro de poesias (1889), Camões e o Jaú, teatro (1856).

30 Autores e Obras – 3ª Geração  Castro Alves:  Como poesias, temos: Espumas Flutuantes (1870), A Cachoeira de Paulo Afonso (1876), Os Escravos (1883), Hinos do Equador (1921), Tragédia no Mar e o Navio Negreiro.  Como teatro, temos: Gonzaga ou a Revolução de Minas (1875).

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57


Carregar ppt "ROMANTISMO PROFESSORA ELIS. Veja uma tabela abaixo comparando algumas caracter í sticas do Classicismo com o Romantismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google