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Comissão Nacional da UNESCO Educação para a Cidadania Global Curso de Formação “Sintra – património mundial”: uma experiência de.

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Apresentação em tema: "Comissão Nacional da UNESCO Educação para a Cidadania Global Curso de Formação “Sintra – património mundial”: uma experiência de."— Transcrição da apresentação:

1 Comissão Nacional da UNESCO fatima.claudino@mne.pt Educação para a Cidadania Global Curso de Formação “Sintra – património mundial”: uma experiência de cidadania Centro de Formação de Associação de Escolas NOVAFOCO 9 de março de 2016

2 Sendo Sintra um local classificado como património mundial, é da responsabilidade de todos os cidadãos individualmente e da escola, enquanto entidade formadora por excelência, investir na sensibilização dos alunos para a conservação deste local único. Curso de Formação “Sintra – património mundial”: uma experiência de cidadania …. porquê educar para a cidadania?

3 1. ENQUADRAMENTO GERAL – UNESCO (temas gerais; projetos) 2. REDE DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO – projetos emblemáticos Educação para a Cidadania 3. ESTRATÉGIA DA REDE INTERNACIONAL DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO – Construindo uma Cidadania Global e promover um desenvolvimento sustentável 2014-21 4. EDUCAÇÃO – marcos referenciais e orientações 5. EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA – marcos históricos 6. ANO INTERNACIONAL DO ENTENDIMENTO GLOBAL

4 1.O QUE É A UNESCO E QUAL A SUA MISSÃO? Contexto, enquadramento… Nasceu em 16 de novembro de 1945 195 Estados-membros 9 membros associados http://en.unesco.org/about-us/introducing-unesco

5 O PAPEL DA UNESCO Como as guerras nascem nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens que deverão ser construídos os baluartes da paz Ato Constitutivo da UNESCO, 1945 Construir a paz e o estabelecimento da compreensão internacional Mobilizar para a educação para que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, como direito humano fundamental Educação : um dos principais campos de atividade da UNESCO Educação : chave para o desenvolvimento social e económico

6 Temas UNESCO – novo redimensionar das áreas: transversais  Educação para o século XXI (aprendizagem ao longo da vida; alfabetização para todos, escolas associadas)  Promover a liberdade de expressão (liberdade de imprensa; desenvolvimento dos media;…)  Proteger o nosso património, promover a criatividade (património mundial, material, museus;…)  Aprender a viver juntos (transformações sociais; diálogo intercultural; desporto e anti dopagem, educar para a saúde;…)  Construir sociedades do conhecimento (acesso à informação; ética da informação; TIC na educação; …)  Um Planeta, um Oceano (educação para o desenvolvimento sustentável; gerir os oceanos; património cultural subaquático)  Ciência para um futuro sustentável (investigação; tecnologia; geologia; ciência para a sociedade;…) http://en.unesco.org/about-us/introducing-unesco

7 OUTROS TEMAS UNESCO  África  Biodiversidade  Alterações climáticas  Cultura de paz  Educação para o desenvolvimento sustentável  Igualdade do género  HIV/SIDA  TIC na educação  Populações indígenas  Juventude  Desporto  Sandwatch …. @ Kenya: Water to lighten women's Load @UNESCO/E. Abramson

8 Rede das escolas associadas 1. Projetos inovadores 2. Materiais pedagógicos 3. Concursos escolares 4. Efemérides 2. REDE DAS ESCOLAS ASSOCIADAS SÃO 10.000 ESCOLAS EM 181 ESTADOS MEMBROS Rede internacional mais antiga da UNESCO: existe desde 1953 Promove uma educação de qualidade, o desenvolvimento humano Favorece a cooperação internacional, a paz, a tolerância e a promoção de uma cidadania global Inspirada nos princípios educativos Delors: Aprender a ser Aprender a conhecer Aprender a fazer Aprender a viver juntos

9 A REDE em Portugal Portugal tem 82 Escolas UNESCO Aveiro – 3 escolas Braga - 1 escola Bragança, Castelo Branco – 4 escolas Coimbra, Leiria, Castelo Branco - 7 escolas Madeira – 3 escolas Lisboa – 22 escolas Portimão, Loulé, Olhão, Faro, Mexilhoeira Grande, Lagos, Aljezur e Albufeira – 13 escolas Porto – 17 escolas Santarém – 4 escolas Vila Real – 1 escola Viseu – 3 escolas Angra do Heroísmo – 3 escolas

10 O que são escolas associadas da UNESCO? Prosseguem de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos no Ato Constitutivo da UNESCO, concentrando-se especialmente no quarto pilar Delors “Aprender a Viver Juntos”. A principal missão destas escolas é a de fomentar a cooperação internacional e uma cultura de paz e trabalha em prol de 4 grandes temas de estudo: as preocupações mundiais e o papel das Nações Unidas; a educação para o desenvolvimento sustentável; a paz e os direitos humanos a aprendizagem intercultural. Benefícios de ser uma escola associada da UNESCO Divulgar boas práticas; partilhar experiências; trabalhar conteúdos inovadores, estabelecer parcerias e dinamizar o trabalho em rede internacional.

11 MATERIAIS EDUCATIVOS INOVADORES EXPERIMENTADOS PELAS ESCOLAS ASSOCIADAS os fenómenos de desertificação e a utilização abusiva da água Kit Prevenção contra o HIV/SIDA 1999 Kit sobre a Desertificação 2001 Kit Educativo Património Cultural Subaquático 2012 Material pedagógico que antecedeu a celebração “Década Água para a Vida – 2005/2015” Sensibilizar as crianças do 1º ciclo do ensino básico para Kit Património Mundial nas Mãos dos Jovens 1999 (versão em português em 2013) Lançado em 1994 por iniciativa do Centro do Património Mundial e da Rede do Sistema de Escolas Associadas da UNESCO o Projeto pretende desenvolver métodos de ensino inovadores em prol da conservação do Património Mundial Protocolo estabelecido entre a CNU - Rede das escolas associadas e o MEC, tradução e dinamização dos materiais pelos PALOP Encorajar os professores, alunos e a comunidade educativa para atuar localmente e ao nível global para contribuir para a preservação do Património Cultural Subaquático – património de todos.

12 No âmbito do projeto educativo da UNESCO Património para a Paz e a Reconciliação, a Comissão Nacional da UNESCO, lançou em 2015 o Manual para Professores em língua portuguesa Património para a Paz e a Reconciliação – Salvaguardar o Património Cultural Subaquático da Primeira Guerra Mundial. A Comissão Nacional da UNESCO associou-se em 2014, ao projeto educativo UNESCO, “Património para a Paz e a Reconciliação”, no âmbito do património cultural subaquático da Primeira Guerra Mundial. Diversas escolas associadas da UNESCO têm dinamizado projetos de promoção e de divulgação no âmbito da Evocação do Centenário da Primeira Guerra Mundial. Ajudar os educadores a introduzir o conceito de diálogo, paz e reconciliação nos curricula, através da compreensão do património cultural e, neste caso, através do património cultural subaquático - promovendo a sua proteção sob a Convenção 2001 da UNESCO.

13 ALGUNS PROJETOS EMBLEMÁTICOS EM PORTUGAL no âmbito da educação para a cidadania Kit Educativo “Património Cultural Subaquático” Evocação do Centenário da Guerra Mundial 2014- 2018 Década Internacional para Aproximação de Culturas 2013-2022 Educar para a Saúde Educar para a Água Kit Educativo “O Património Mundial nas Mãos Jovens” Encontros Internacionais dos Jovens Cientistas 2016 – Ano Internacional para o Entendimento Global Concurso anual para a Rede das Escolas Projeto Atlântico Projeto Sandwatch Educação para a Cidadania Global

14 ESTRATÉGIA ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO - 2014/213. TEMA 2014-2021 - UNESCO CIDADANIA GLOBAL O mundo enfrenta desafios globais que requerem uma solução global, não é suficiente para a educação produzir pessoas que apenas saibam ler, escrever e contar. A educação deve ser transformadora e dar vida a valores partilhados e deve cultivar um cuidado ativo para o mundo e para aqueles com quem a partilhamos. Portanto, educação deve assumir plenamente o seu papel central em ajudar as pessoas a construir sociedades mais justa, pacíficas, tolerantes e inclusivas. Conceder às pessoas o conhecimento, habilidades e valores que precisam para cooperar na resolução dos desafios interligados de hoje. Ban Ki-moon, Secretary General of the United Nations “ Rede comprometida com o avanço da cidadania global, através da educação para a paz e direitos humanos, aprendizagem intercultural, educação para o desenvolvimento sustentável e o papel da ONU para as preocupações do mundo."

15 Ao nível Internacional Estratégia 1 Fortalecer a rede e a colaboração através de várias plataformas de TIC Plano de ação 1 Desenvolver uma rede online de Escolas de diferentes países – caminho para a colaboração, e o intercâmbio de boas práticas Estratégia 2 A Rede de escolas como um agente chave para a promoção da cidadania global Plano de ação 2 Envolver as comunidades a participar ativamente a nível internacional Ao nível nacional Estabelecer parcerias entre a Rede das escolas e outras organizações, públicas e privadas Plano de ação 1 Organizar projetos e programas e iniciar parcerias entre as escolas e outras organizações

16 4. EDUCAÇÃO – marcos referenciais e orientações Objetivos de Dacar 2000 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio 2000-15 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 2015-30

17 6 objetivos de Dacar 2000 1.Alargar a educação à 1ª infância 2.Alcançar o ensino primário universal 3.Promover programas de aprendizagem e competências para a vida diária destinado aos jovens e adultos 4. Reduzir o nível de analfabetismo dos adultos, em 50% 5. Alcançar a paridade de género 6. Melhorar a qualidade da educação 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio 2000 -2015 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome 2. Atingir o ensino básico universal 3. Promover a igualdade do género e a autonomia das mulheres 4. Reduzir a mortalidade infantil 5. Melhorar a saúde materna 6. Combater o HIV/SIDA e a malária 7. Garantir a sustentabilidade ambiental 8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

18 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1. Acabar com todas as formas de pobreza, de forma universal 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição, e promover a agricultura sustentável 3.Assegurar uma vida sustentável e promover o bem estar para todos, em todas as idades 4. Educação de qualidade 5. Alcançar a igualdade de género 6.Garantir a manutenção e gestão sustentável da água e saneamento básico para todos 7. Garantir o acesso à energia barata, confiável, sustentável e moderna para todos 8.Promover o crescimento económico sustentado, emprego pleno e produtivo, e trabalho digno para todos 9.Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva, e sustentável e fomentar a inovação 10.Reduzir a desigualdade interna e entre os países 11.Criar cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis 12. Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis 13. Tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos 14. Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos, para o desenvolvimento sustentável

19 15.Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda da biodiversidade 16.Promover sociedades pacificas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos, e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas 17. Fortalecer mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Encontra-se muito presente a componente social e humana, os direitos humanos, e a cooperação para o desenvolvimento

20 QUADRO DE AÇÃO EDUCAÇÃO 2030 AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO PÓS 2015 Educação de qualidade, inclusiva, equitativa e de aprendizagem ao longo da vida, para todos Foram estabelecidas medidas para 2030 O novo quadro de ação pretende mobilizar todos os países para alcançarem um objetivo ambicioso, propondo métodos de implementação, coordenação, financiamento e gerir uma agenda para 2030, ao nível global, regional e nacional é a AGENDA DA EDUCAÇÃO 2030 – vai substituir os ODM, com uma visão mais partilhada e integral Educação no centro da Agenda:

21 UNESCO’s work in this field is guided by the Education 2030 Agenda and Framework for Action, notably Target 4.7 of the Sustainable Development Goals (SDG 4 on Education), which calls on countries to:Education 2030 Agenda and Framework for ActionSustainable Development Goals “ensure that all learners are provided with the knowledge and skills to promote sustainable development, including, among others, through education for sustainable development and sustainable lifestyles, human rights, gender equality, promotion of a culture of peace and non-violence, global citizenship and appreciation of cultural diversity and of culture’s contribution to sustainable development”.

22 O QUADRO DE AÇÃO EDUCAÇÃO - 3 TEMAS: 1. DELINEA A VISÃO, JUSTIFICAÇÃO E PRINCIPIOS EDUCAÇÃO PARA 2030 2. DESCREVE A META MUNDIAL DE EDUCAÇÃO 3. PROPOE UMA ESTRUTURA PARA A COORDENAÇÃO DAS INICIATIVAS GLOBAIS DE EDUCAÇÃO SLOGAN AGENDA FORUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO, Coreia, maio de 2015 : Transformar vidas pela Educação

23 1.VISÃO, JUSTIFICAÇÃO E PRINCIPIOS EDUCAÇÃO 2030 Educação transforma a vida das pessoas, das comunidades e da sociedade Baseia-se numa visão humanista da educação, e desenvolve-se nos princípios da dignidade humana, direitos humanos, justiça social, paz, diversidade cultural, responsabilidade partilhada, ter em atenção os mercados de trabalho, que mudam facilmente, o avanço tecnológico, urbanização, migração, instabilidade politica, degradação do ambiente, demografia, desemprego, pobreza, ameaças à paz e segurança. A educação desempenha um papel chave na erradicação da pobreza Os princípios fundamentais: educação como direito humano fundamental; assegurar o acesso universal a uma educação e aprendizagem de qualidade inclusiva e equitativa, gratuito e obrigatória Educação é um bem público, onde o Estado é o responsável Missão partilhada pela sociedade (e não apenas das escolas) Igualdade de género.

24 2. METAS, OBJETIVOS E INDICADORES Meta central: garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos Igualdade de oportunidades para todos – educação de boa qualidade que conduza a resultados de aprendizagem pertinentes e efetivos em todos os níveis. Requerem-se como mínimo de desenvolvimento: competências de leitura e matemática, com conteúdos de ensino e aprendizagem relevantes.

25 3. ENFOQUES ESTRATÉGICOS, OBJETIVOS GLOBAIS E ESTRATÉGICOS Fortalecer politicas, planos e legislação Enfatizar a qualidade, a inclusão e igualdade de género Concentrar-se na qualidade da aprendizagem Promover a educação ao longo da vida Até 2030, todas as crianças terem um ensino primário e secundário completo, gratuito, equitativo e de qualidade com resultados de aprendizagem pertinentes e efetivos Até 2030, todas as crianças tenham acesso a serviços de qualidade na 1ª infância e no ensino pré-escolar Até 2030, assegurar o acesso igualitário para todos os homens e mulheres, com formação técnica, profissional e superior, de qualidade Até 2030, aumentar o nº de jovens e adultos com competências necessárias, para aceder ao emprego e trabalho digno e empreendedorismo

26 ÁREAS PRIORITÁRIAS UNESCO EDUCAÇÃO PÓS 2015 Educação Básica – Todas as crianças terem acesso ao 1º ciclo, pelo menos durante 10 anos, e 1 ano de educação pré primária Educação Secundária e Ensino Superior – permitir a qualidade da aprendizagem a fim de terem acesso ao ensino superior Juventude e Alfabetização de adultos – todos os jovens terem acesso à literacia e a outras competências básicas Competências para o trabalho – aumentar a percentagem de jovens com competências profissionais reconhecidas Qualidade de ensino e aprendizagem relevante - formar professores e promover a igualdade de género Financiamento da Educação – aumentar o orçamento para a educação

27 EDUCAÇÃO …recordando… Desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano, social e económico Os 6 objetivos de uma Educação para todos aprovados em Dacar, 2000, marcaram nova etapa ao acentuar a qualidade como uma das metas a alcançar UNESCO é a única agência das NU que abrange todos os objetivos da educação, e concentrou-se em melhorar a equidade e o acesso à educação, desenvolvimento de competências, direitos humanos.

28 Lançado em setembro de 2012, o projeto “Education First ”, patrocinada pelo Secretário-Geral das NU, e liderada pela UNESCO, tem como objetivo geral o esforço renovado para alcançar as metas ODM e objetivos de Dacar. Três prioridades Education First: Colocar todas as crianças na escola Melhorar a qualidade de aprendizagem Promover uma cidadania global É a 1ª vez que um SG das NU faz da educação uma prioridade absoluta. Uma decisão histórica que reconhece o poder da educação para transformar vidas e construir sociedades mais sustentáveis As competências não se transmitem apenas na escola Redefinição dos ODM

29 DESAFIOS DA UNESCO 2014/21 – EDUCAÇÃO …. Educação para a cidadania São três os Objetivos estratégicos da UNESCO sobre educação na Estratégia a Médio Prazo 2014/21 Desenvolver sistemas educativos para impulsionar oportunidades de aprendizagem para todos ao longo da vida Capacitar os alunos para que sejam cidadãos criativos e responsáveis Moldar a futura agenda da educação Os três objetivos estratégicos da UNESCO para a educação na Programa e Orçamento 2014/17 Apoiar os Estados membros no desenvolvimento de sistemas educativos que promovam uma aprendizagem de qualidade e inclusiva para todos ao longo da vida. Este objetivo inclui politicas de aprendizagem ao longo da vida, alfabetização, educação, e formação técnica e profissional, bem como o ensino superior. Capacitar os alunos para que sejam cidadãos do mundo criativos e responsáveis. Este objetivo inclui educação para a paz, para o DS; cidadania mundial e educação para a salde. Fazer progredir a Educação Para Todos e moldar a futura agenda internacional de educação. http://www.unesco.org/new/en/bureau-of-strategic-planning/resources/medium-term-strategy-c4/ http://www.unesco.org/new/en/bureau-of-strategic-planning/resources/programme-and-budget-c5/

30 5. CIDADANIA – educar para a cidadania global lobuzwe citoyennetè ciudadania vatandaslik cittadinanza staatsburgersdraft statsboryerskap Referencial UNESCO

31 5. EDUCAR PARA A CIDADANIA Tema em crescente atenção, tendo em conta a Agenda para o Desenvolvimento Pós 2015, onde a comunidade internacional exige uma educação que não promova apenas competências cognitivas mas também valores, atitudes e aptidões necessárias para criar um mundo mais pacifico, inclusivo e sustentável. Marcos referenciais : Programa de Educação para Todos 2000 Objetivos Desenvolvimento do Milénio, 2000-15 Estratégia UNESCO a Médio Prazo 2014/21 Agenda para o Desenvolvimento Pós 2015 -30 Recursos

32 Cidadania (s) … A educação para a cidadania faz referência à educação que recebemos no âmbito escolar e cujo fim é garantir que os jovens se convertam em cidadãos ativos e responsáveis capazes de contribuir para o desenvolvimento do bem estar da sociedade em que vivem…. Cidadania na sala de aula… Cidadania global… Cidadania europeia… Cidadania e família…

33 Numa perspetiva de educação para a cidadania… O que é a Educação Global ? Entende-se que a educação global abrange a Educação para o Desenvolvimento, a Educação para os Direitos Humanos, a Educação para a Sustentabilidade, a Educação para a Paz e Prevenção de Conflitos e a Educação Intercultural, dimensões globais da Educação para a Cidadania. Uma perspetiva educativa que resulta da constatação de que hoje os cidadãos vivem e interagem num mundo cada vez mais globalizado. A necessidade de oferecer aos alunos oportunidades para refletirem e partilharem opiniões; adquirir competências para analisar relações complexas (questões sociais, ecológicas, politicas e económicas), permitindo ser criativo e critico. Como aprendizagem transformativa a EG implica a participação em decisões para incentivar o conhecimento mutuo e consciencialização coletiva; pensamento crítico, ações éticas e responsáveis.

34 Construção da cidadania através de métodos participativos, para que as pessoas assumam responsabilidades e não deixando esta tarefa apenas para os decisores. Construir uma cultura de parceria baseada no diálogo e na cooperação – dignidade humana como um valor central.

35 Is understood to encompass Develoment Education, Human Rights Education, Education for Sustainability, Education for Peace and Conflict Prevention and Intercultural Education, being the global dimension of Education for Citizenship Referenciais: Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948 Recomendação relativa à Educação para o Entendimento Global – Cooperação e Educação para a Paz, relativa às Liberdades Fundamentais e Direitos Humanos, 1974 Agenda 21, Capitulo 36: promover a Educação, Sensibilização do Público e Formação, 1992 Declaração e Quadro Integrado de Ação no âmbito da Educação para a Paz, Direitos Humanos e Democracia, 1992 Declaração do Milénio das Nações Unidas, Capitulo – Valores e Princípios, 2000 Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, 2005-14 Ano Europeu para o Diálogo Intercultural, 2008 Papel do Conselho da Europa sobre o Diálogo Intercultural, 2008 Carta do Conselho da Europa sobre Educação para a Cidadania Democrática e Direitos Humanos, 2010

36 Constituição da República D.R. - N.º 155—12 de agosto de 2005 Normativos legais do currículo escolar Decreto-Lei 139/ 2012, de 5 de julho Decreto-Lei nº 91/2013,de 10 de julho Portaria n.º 44/2014, de 20 de fevereiro Portaria n.º 59/2014, de 7 de março http://www.dgidc.min-edu.pt/educacaocidadania/index.php?s=directorio&pid=256 Documentos de Referência (internacionais e nacionais) Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948 Convenção Europeia dos Direitos Humanos – 1950 Declaração Universal dos Direitos da Criança – 1959 Convenção sobre os Direitos da Criança – 1989 Carta do Conselho da Europa sobre Educação para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos 2010

37 GUIA PRÁTICO PARA A EDUCAÇÃO GLOBAL – Centro Norte Sul do Conselho da Europa http://nscglobaleducation.org/images/Resource_center/GE_Guidelines_Portuguese.pdf

38 GLOBAL CITIZENSHIP EDUCATION - UNESCO http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002329/232993e.pdf http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002343/234311por.pdf Link para materiais on line sobre bullying; educação cívica; educação para o desenvolvimento sustentável; educação ambiental; educação para os direitos humanos; educação intercultural; educação para a paz e participação da juventude. http://unesdoc.unesco.org/ulis/education/GlobalCitizenshipEducatio n. html

39 ABORDAGEM DA UNESCO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL: Holística : abordando conteúdos de aprendizagem e resultados, pedagogia e ambiente de formal e não formal Transformadora: permitindo que os alunos sejam criticos, criadores e cidadãos ativos eles próprios motivados para mudanças Valores: promover valores universlmente partilhados como a não discriminação, a igualdade o respeito e o diálogo Fazer parte do compromisso maior em apoiar a qualidade e a relevância da educação

40 Linhas Orientadoras da Educação para a Cidadania - Portugal Educação para a cidadania - Linhas orientadoras “ A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade. O exercício da cidadania implica, por parte de cada indivíduo e daqueles com quem interage, uma tomada de consciência, cuja evolução acompanha as dinâmicas de intervenção e transformação social. A cidadania traduz-se numa atitude e num comportamento, num modo de estar em sociedade que tem como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social. Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo”. http://www.dgidc.min-edu.pt/educacaocidadania/index.php?s=directorio&pid=71

41 CIDADANIA GLOBAL Aprender a viver juntos sáude comunicar educar conhecer para saber patrimónios, culturas criatividade transdisciplinariedade valores gastronomia = diversidade segurança alimentar proteção do meio ambiente diálogo intercultural equilíbrio ecológico solidariedade cooperação direitos humanos

42 6. ANO INTERNACIONAL DO ENTENDIMENTO GLOBAL Unir ação local e desafios à escala global. Focar a sustentabilidade global das ações locais. Dar ênfase aos elementos sociais e culturais na transformação da natureza, aborda as formas como nós, enquanto indivíduos, transformamos a natureza. As sociedades e culturas determinam as formas como vivemos e moldamos a natureza. As sociedades influenciam a nossa forma de percebermos as consequências globais do nosso comportamento quotidiano. Não podermos mudar o mundo sem compreendermos qual é o efeito global das nossas ações quotidianas sobre o planeta. 2016

43 A vida quotidiana num contexto global As consequências globais das ações locais têm cada vez maior visibilidade, e reclamam a atenção para o facto de que as mudanças no mundo são do interesse de todos. Agir localmente acerca de problemas globais implica compreender a multiplicidade de formas em que o local e o global estão interligados. Esta é a ideia central de 2016, o “Ano Internacional do Entendimento Global As consequências globais das ações locais têm cada vez maior visibilidade, e reclamam a atenção para o facto de que as mudanças no mundo são do interesse de todos. Agir localmente acerca de problemas globais implica compreender a multiplicidade de formas em que o local e o global estão interligados. Esta é a ideia central de 2016 Ano Internacional do Entendimento Global

44 Fátima Claudino Ministério dos Negócios Estrangeiros Comissão Nacional da UNESCO fatima.claudino@mne.pt Muito obrigada!


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