A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MORTIFICAÇÃO Cfd. Antônio Lopes 2014. VIRTUDE VICENTINA MORTIFICAÇÃO MORTIFICAÇÃO : Virtude de privar-se de um bem, por um bem maior!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MORTIFICAÇÃO Cfd. Antônio Lopes 2014. VIRTUDE VICENTINA MORTIFICAÇÃO MORTIFICAÇÃO : Virtude de privar-se de um bem, por um bem maior!"— Transcrição da apresentação:

1 MORTIFICAÇÃO Cfd. Antônio Lopes 2014

2 VIRTUDE VICENTINA MORTIFICAÇÃO MORTIFICAÇÃO : Virtude de privar-se de um bem, por um bem maior!

3 O que é Mortificação ? A Mortificação é um sacrifício. Mas o que é sacrifício? Sacrifício é um ato especial de virtude, porque é feito para reverenciar a Deus.

4 Só a Deus deve-se oferecer sacrifício, pois o sacrifício oferecido externamente significa o sacrifício interior e espiritual, pelo qual a alma oferece a si mesma a Deus.

5 Na vida cotidiana temos muitos exemplos de sacrifício que porem não são considerados de MORTIFICAÇÃO. Por exemplo, no esporte quando os atletas se abstém de muitas coisas boas e lícitas para a conquista de um bem maior, como por exemplo, a vitória, não temos dúvida que se trata de um sacrifício, mas não se trata de mortificação, porque o bem maior está na vitória e não na glória de Deus.

6 Cabe aqui lembrar que a mortificação não é e nem deve ser algo restrito aos que procuram a vida religiosa, mas deve ser algo comum a todos os homens

7 Assim atestamos vários sacrifícios da vida ordinária que transcenderiam facilmente para uma mortificação se fossem feitos voltados para Deus, por exemplo no caso da vida esportiva, para passar na prova, para conseguir um emprego para curar alguma doença, tudo supõe privar-se de alguém bem lícito, mas cuja privação aponta para um bem maior, seja a vitória, a boa nota, o emprego, a cura e apontaria para um sentido de mortificação se tudo fosse livre e intencionalmente oferecido como sacrifício por amor a Deus.

8 Não se pode aplicar o nome da virtude da mortificação no caso daqueles que acabam privando-se de muitas coisas para ficar com um corpo esbelto, conquistar bens particulares etc. São Vicente afirma que pela virtude da mortificação somos interpelados a morrer para nós mesmos. É a virtude que pede para que nos entreguemos, pensemos primeiro nos outros, pensemos especialmente nos Pobres, antes de pensar em nós mesmos. Esta virtude educa-nos para o altruísmo em detrimento do nosso egoísmo.

9 São Vicente, ainda nos diz “os Santos são Santos porque seguem as pegadas de Jesus Cristo renunciam a si mesmo e se MORTIFICAM em todas as coisas”

10 A Regra da SSVP na pagina 22, em virtudes essenciais diz: o desinteresse (Mortificação): renuncia a si mesmo. Por uma vida de sacrifício, os membros oferecem a seu tempo, o seus bens, os seus dons e a sua pessoa com espirito de generosidade.

11 O Termo MORTIFICAÇÃO tem sua origem no texto Bíblico da Carta aos Colossenses, Cap. 5 versículos 3 e seguintes. Logo no inicio desta passagem o autor conjuga o verbo “mortificar” que significa literalmente “mortificai-vos” ou seja “dai morte”, “fazer morrer”. Deste modo, o verbo “mortificar” assume a significação de morte a uma existência pecaminosa. Portanto o termo mortificação significa morte ao pecado, morte ao homem velho.

12 Alguns Exercícios De Mortificação Cristã: Com relação aos alimentos : limitar quanto possível ao estritamente necessário Oferecei a Deus vossas comidas; privardes de alguma coisa ao comerdes. Por exemplo, dispensar a sobre mesa, deixar de tomar um refrigerante, não comer certa mistura etc. Cuidado com as leituras frívolas

13 Alguns Exercícios De Mortificação Cristã Evitar a teimosia e obstinação em vossas ideias. Mortificar o órgão natural do espírito, que é a língua Sede antes prontos para escutar que para falar Suportemos os defeitos do próximo Fim Novembro de 2014


Carregar ppt "MORTIFICAÇÃO Cfd. Antônio Lopes 2014. VIRTUDE VICENTINA MORTIFICAÇÃO MORTIFICAÇÃO : Virtude de privar-se de um bem, por um bem maior!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google