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O homem é um ser curioso. Como explicar o universo? Sem explicação Espanto, Medo.

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Apresentação em tema: "O homem é um ser curioso. Como explicar o universo? Sem explicação Espanto, Medo."— Transcrição da apresentação:

1 O homem é um ser curioso. Como explicar o universo? Sem explicação Espanto, Medo

2 Como explicar o universo? O pensamento mítico Explicações para a relação com o tempo, a finitude, a morte, as transformações, o inesperado e as repetições do ciclo da natureza

3 O pensamento ou visão mitológica  O mito é atemporal, significa narrativa e enredo, é perpassada de emoção  Cumpre três funções:  Contar (aquilo que nos afeta e representa grande significado para a vida);  Explicar (responde a perguntas que nos acossam emocionando);  Revelar (traz explicações, sentido para os fatos da vida a partir de dimensões simbólicas).

4 Explicação para os fatos da vida: necessidade ontológica (essencial) da experiência humana ?  A necessidade de dar um sentido para suas experiências de vida e ter um consolo para o medo do inexplicável (problemas, dificuldades) levou os homens a tentar compreender e explicar o mundo, o universo e os fenômenos da natureza: o surgimento dos mitos.  Ao longo da história, os homens foram construindo culturas, formas de linguagem humana diferentes, que serviam para construir as verdades em que acreditar e as normas sobre como viver e se relacionar entre sí e com a natureza.

5 Tipos de Conhecimento  Empírico (senso comum) – reproduz o que todos sabem; verdades transmitidas pela tradição, pela cultura, aceitas sem necessidade de comprovação;  Teológico - conhecimento revelado, divino, aceito pela fé, que é o seu fundamento básico; o argumento da autoridade religiosa estrutura este conhecimento em dogmas; verdades produzidas pela aceitação acrítica da revelação; não há necessidade de comprovação;  Filosófico (ciência clássica) - busca a essência das coisas; baseado na dúvida, na crítica sistemática e no pensamento racional; a argumentação lógica é a fonte de produção de verdades; não há necessidade de comprovação empírica.

6 Tipos de Conhecimento  Artístico - conhecimento primordialmente subjetivo onde, em geral, a intuição se sobrepõe à razão e o imaginário se exprime livremente na abordagem da realidade; a arte tem uma compromisso com a estética e não com a verdade; não existe separação sujeito/objeto;  Científico - conhecimento racional, objetivo, metódico, sistemático; procura estabelecer relações de causa-efeito, mesmo que probabilísticas; regras de produção de verdades sujeitas à comprovação empírica.

7 O pensamento filosófico  Condições históricas: viagens marítimas, a invenção do calendário, da moeda e da escrita alfabética, as cidades com a vida urbana, a política.  Um mundo (a polis) regulado por leis, normas, ordenado como um mundo racional  A filosofia como conhecimento racional sobre o mundo organizado

8 A emergência do pensamento filosófico  A política estimula um pensamento e um discurso que é um direito do cidadão, emitido no espaço público, ensinado, discutido. Não é mais privilégio de eleitos ou iluminados, todos podem compreender.  A decisão e a deliberação racional.  Homem capaz de conhecer-se a si mesmo, capaz de reflexão.  Explicações racionais sobre a origem do mundo e dos fenômenos da vida.  Centralidade nas questões morais e políticas

9 O pensamento filosófico ou ciência clássica  Princípios da ciência moderna:  O racionalismo (problema, análise, crítica, discussão, demonstração, síntese);  Distinção entre sujeito e objeto;  Princípio de causalidade;  Regras de funcionamento para o pensamento; (recusa de explicações preestabelecidas, tendência a generalização, raciocínio dedutivo e indutivo).

10 Tipos de pensamento  As transformações econômicas, sociais e políticas que as sociedades passaram ao longo da história, produziram novos problemas a serem explicados por estes distintos tipos de pensamento, que por sua vez também contribuíram para essas mudanças; estas viabilizaram novas formas de explicar os fenômenos da vida;

11 O pensamento científico  O medo e a vontade de poder:senhores e possuidores da natureza  Percepção dos limites das explicações míticas, filosóficas para o domínio e controle da natureza.

12 Principais Características do Conhecimento Científico  Racionalidade - pressupõe que através da razão é possível apreender a realidade (a dúvida e a crítica);  Objetividade - trabalha com fatos do mundo da vida e os analisa através de métodos de observação empírica rigorosa e imparcial que buscam reduzir o peso de julgamentos pré-concebidos e do senso comum; busca critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem diferentes.  Caráter Explicativo - busca explicar os fenômenos em termos de leis e princípios;  Exatidão e Clareza - os postulados científicos têm de ser exatos e claros para possibilitar a sua verificabilidade e replicação (a linguagem da matemática);

13 Principais Características do Conhecimento Científico  Comunicabilidade - utiliza uma linguagem que pode ser compreendida pela comunidade científica, permitindo a divulgação e o acúmulo dos conhecimentos produzidos (o método);  Universalidade - pretende a generalização do conhecimento científico a partir da regularidade dos fatos e dos fenômenos (que permitem a elaboração de leis);  Previsibilidade - baseando-se na investigação dos fatos e no acúmulo da experiência, o conhecimento cientifico pode predizer sob determinadas condições, de regularidade da natureza;

14 Principais Características do Conhecimento Científico  Caráter Analítico - decompõe o todo em partes, para fins de descobrir os elementos da totalidade e as interligações que justificam sua integração à unidade da totalidade, servindo como um instrumento para a construção de sínteses teóricas;  Verificabilidade - a validade do conhecimento científico passa pela prova da experiência ou da demonstração;  Sistematicidade - o conhecimento científico é construído através de um método que se constitui como um sistema lógico de regras para a produção deste conhecimento.

15 Diferenças entre as concepções  Hipotético-dedutivo: definia o objeto e suas leis e daí deduzia propriedades, efeitos possíveis e relações causais que seriam verificadas pelo experimento e comprovadas matematicamente;  Hipotético-indutivo: apresentava suposições sobre o objeto, realizava observações rigorosas e experimentos e destes resultados chegava à definição do fenômeno, suas leis, propriedades, seus efeitos e previsões (Bacon).

16 A classificação das ciências  Ciência pura (conhecimento sem finalidade de utilização prática) x Ciência aplicada (utilização dos conhecimentos da ciência pura e da tecnologia em aplicações práticas)

17 A Constituição do Conhecimento Científico Moderno  A Revolução de Copérnico (séc.XVI) - o rompimento com a visão geocêntrica do universo, com o conhecimento filosófico clássico e com as concepções teológicas: a Terra não era o centro do universo; o primeiro trauma narcísico do homem (retirada sua posição de figura central da criação de Deus);  Galileu Galilei - lei da queda dos corpos e comprovação das teses de Copérnico; pioneiro na abordagem experimental combinada ao uso da matemática como linguagem universal da ciência; sai de cena a dimensão qualitativa, do subjetivo; surge o império da quantificação, do objetivo.

18 A Constituição do Conhecimento Científico Moderno  Francis Bacon - primeiro a formular uma teoria clara do procedimento indutivo e de como realizar experimentos e extrair leis gerais; o homem deve dominar e controlar a natureza através da ciência; a ciência e a tecnologia rompem com a visão da Terra como organismo vivo;  René Descartes - o conhecimento científico é visto como verdade absoluta; o raciocínio científico como método sistemático; a matemática, a dúvida e a dedução como bases da certeza; o método analítico de decomposição dos fenômenos em suas partes constituintes como característica principal da ciência moderna; o racionalismo e a separação mente-corpo produzem a independência da coisa pensante (sujeito) do objeto; separação entre natureza e cultura; a natureza é vista como uma máquina perfeita, governada por leis matemáticas;

19 A Constituição do Conhecimento Científico Moderno  Isaac Newton - completou a revolução científica moderna, integrando o método empírico-indutivo ao método racional-dedutivo e dando validação científica à concepção mecanicista da natureza; produziu uma síntese das obras de Copérnico, Kepler, Bacon, Galileu e Descartes; através de uma consistente e completa formulação matemática chegou às leis gerais do movimento, que governam todos os objetos no sistema solar; o Universo de um espaço tridimensional (geometria Euclidiana); o determinismo causal dos fenômenos e a previsibilidade da ciência; a física como base de todas as ciências.  Darwin e a segunda revolução científica da modernidade (séc.XIX) - a teoria da evolução das espécies; os homens descendem dos desiguais (o segundo trauma narcísico); há espaço para o aleatório na natureza (confirmada por Mendel); o Universo como um sistema em permanente mudança; influencia a física e as ciências humanas.

20 A Constituição do Conhecimento Científico Moderno  A evolução recente na biologia - significou um movimento no sentido de uma ordem e uma complexidade crescentes. Na física passou a significar um movimento no sentido de uma ordem para uma crescente desordem (as descobertas da eletrodinâmica de Faraday e Maxwell) mostram a claramente que o universo é mais complexo do que imaginava Descartes e Newton;  Einstein - o rompimento com a física Newtoniana no séc. xx; a teoria da relatividade e a teoria dos fenômenos atômicos;  Freud e a teoria psicanalista - uma visão sistêmica que integra corpo e mente; o inconsciente como elemento que rompe com o império do racionalismo; as ações humanas são movidas por forças desconhecidas, que muitas vezes fogem ao controle do consciente, da razão, mas que dão significado à ação humana; as contribuições de Jung e a integração mente-corpo à espiritualidade e à cultura.

21 O Paradigma Científico  A Ciência - desempenha um papel central na validação do conhecimento em nossa cultura ocidental, em nossas explicações e compreensão dos fenômenos;  Os Paradigmas - modelos que servem de exemplo para a racionalidade e a produção científica existentes num momento histórico determinado;  «realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência» (Kuhn, 1982);

22 O Paradigma Científico  «princípios supralógicos de organização do pensamento, princípios ocultos que governam nossa visão de mundo, que controlam a lógica de nossos discursos, que comandam nossa seleção de dados significativos e nossa recusa dos não significativos, sem que tenhamos consciência disso (Morin, 1990)».  «funcionam como filtros que selecionam o que percebemos e reconhecemos e que nos levam a recusar e distorcer os dados que não combinam com as expectativas por eles criadas» (Vasconcelos, 2002).

23 A Constituição do Conhecimento Científico Moderno  A teoria da relatividade, a física quântica e as novas descobertas de Einstein, Bohr, Heisenberg e Ilya Prigogine (entre outros) mostram novas concepções sobre espaço, tempo, matéria, objeto, causa e efeito que pulverizam o modelo mecanicista e racionalista da ciência; o estudo dos fenômenos atômicos traz o princípio da incerteza (Heisenberg), a noção de complementaridade (Bohr) e a noção de dualidade para a ciência;  O Universo deixa de ser visto como uma máquina composta por uma infinidade de objetos, para ser descrito como um todo dinâmico, indivisível, cujas partes estão essencialmente inter-relacionadas e só podem ser entendidas como modelos de um processo cósmico (Heisenberg).

24 A Influência do Modelo Cartesiano na Medicina  A concepção mecanicista sobre o pensamento e a prática médica resultou no modelo biomédico individual, curativo, hospitalocêntrico;  A postura objetivista dos médicos prioriza a dimensão biológica, excluindo as dimensões emocional, afetiva, social e econômica;  A superespecialização e a tecnificação do ato médico resultam deste modelo;

25 O paradigma tecno-mecanicista  A produção do pensamento científico dos últimos 300 anos, com seu modelo baseado na máquina de um relógio, e a separação mente-corpo, natureza-cultura, trouxe como consequência um desenvolvimento com grande ênfase na tecnologia e na superespecialização com ausência do elemento humano e limitado para a compreensão de fenômenos mais complexos;

26 O objetivo da Ciência  O objetivo básico da atividade científica não é o de descobrir verdades ou ser uma compreensão plena da realidade, mas o de fornecer um conhecimento que, ao menos provisoriamente, facilite a interação com o mundo, melhore a qualidade de vida dos seres vivos, permitindo previsões confiáveis sobre eventos futuros e indicando mecanismos de controle para que se possa intervir favoravelmente sobre os mesmos.

27 Qual o valor das respostas que a ciência atual nos dá?  A “verdade” em ciência nunca é absoluta ou final, pode sempre ser modificada ou substituída. Um conhecimento é válido apenas até que novas observações ou experimentações o contradigam.  Visões diferentes de fenômenos semelhantes são igualmente “verdades” para quem acredita.

28 A MAGNETOTERAPIA como pseudo- ciência  É a ciência e a arte da cura através de ímãs: baseia-se na aplicação externa de ímãs e na ingestão de água imantada, estimulando os canais de energia da pessoa, sem danificar seu organismo. A técnica segue os princípios e leis do eletromagnetismo universal.  Na Índia, a utilização de magnetos, na prática da medicina alternativa, é comum há mais de dois mil anos. O mundo atual parece ter retomado este antigo sistema de tratamento e confirmado seus resultados clínicos benéficos, em quase todas as doenças funcionais do corpo humano.

29 REFLEXOTERAPIA como pseudo-ciência É uma medicina alternativa que se praticava no antigo Egito pois em uma das pirâmides havia várias inscrições esculpidas registrando esta prática nas mãos e nos pés. Por que nos pés e nas mãos? Todos os órgãos do corpo humano tem terminais nervosos nos pés e mãos, atuando sobre estes terminais nervosos agimos nos órgaos internos para atingir o equilibrio del corpo e a mente do doente.

30 A magnetoterapia como ciência Coll Antropol 1997 Jun;21(1):139-50 Anthropometric and quantitative EMG status of femoral quadriceps before and after conventional kinesitherapy with and without magnetotherapy. Graberski Matasovic M, Matasovic T, Markovac Z Rev Neurol 1996 Jan;24(125):81-3 Somatosensory evoked potentials by acupunctural stimulus and cortical functional projection. Abad-Alegria F, Prieto M, Perez-Trullen JM


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