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PublicouPedro Lucas Lima Vidal Alterado mais de 8 anos atrás
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ADORAÇÃO INFANTIL Este é o momento de culto destinado especialmente às crianças, é onde elas recebem alimento espiritual. A sugestão é que não passe de 5 minutos. Faça o possível, e o impossível, para manter-se neste tempo. Contar histórias para as crianças é uma arte. Seu jeito de ser, sua expressão facial e corporal, seu tom de voz são as grandes ferramentas que farão a diferença neste momento.
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O que não fazer/usar Saudações exageradas que comprometam a reverência. Apenas diga “bom dia” ou “feliz sábado” ou “ é um prazer encontrar vocês”. Não exija um sonoro B-O-M D-I-A das crianças. Usar gírias ou linguagem secular. Improvisar a história momentos antes de contá-la. Citar contos, lendas, personagens seculares.
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O que fazer/usar Controlar o volume da sua voz. Se você falar alto demais, isto vai deixar as crianças irritadas. Levar sempre material concreto para ilustrar a história. Chegar perto das crianças e olhar nos olhos dela. Procurar ler a história várias vezes para não levar nenhum papel nas mãos. Terminar sempre com um apelo. Após o apelo não diga mais nada. Faça uma breve oração. Será tocada a música indicando o término do momento infantil, e que é hora de voltar aos lugares.
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Adoração Infantil A Adoração Infantil é o momento no Culto Divino quando as crianças recebem atenção e carinho, são valorizadas e sentem-se parte da família da Igreja, além de receber uma bênção específica.
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O Espírito de Profecia nos Aconselha:
“Repita-se às crianças, em todas as ocasiões oportunas, a história do amor de Jesus.” “...Deixe-se, em cada sermão, um lugarzinho para benefício delas.” “...O servo de Cristo pode fazer desses pequeninos, amigos para sempre . Orientação das crianças pág 349
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Duração (5 a 7 minutos): O tempo dedicado a estes momentos deve ser curto, porque as crianças pequenas têm um tempo de concentração bastante reduzido.
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Histórias:. Histórias Bíblicas
Histórias: * Histórias Bíblicas. * Histórias Seculares – somente verdadeiras e com fundo moral Testemunhos * Contos ou Alegorias – não se deve usar o tempo do culto de adoração para relatos dessa natureza.
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Fontes: * A Belas Histórias da Bíblia.
* Bíblia. * Livros de histórias missionárias. * Livros de histórias com fundo moral, seculares, verdadeiras e apropriadas para o Culto. Observação: Não devem ser usados relatos bíblicos em fitas de vídeo que distorcem o que está na Bíblia.
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Representações: * Simples. * Curtas. * Sem diálogo. * Só com narrador
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O Culto Divino é o momento de adoração e louvor a Deus
O Culto Divino é o momento de adoração e louvor a Deus. Sua presença é invocada e dever ser respeitada. Nosso Deus merece todo o nosso respeito e reverência e as crianças devem aprender que esse é um momento sagrado.
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Crianças que vem à frente é até a da classe dos primários,até mais ou menos 9 anos.
Precisam de alguém que os ajude a ficarem “comportados”, por isso na hora da história várias pessoas devem ir para a frente para ajudar. Ter local adequado ( tapete ou cadeirinhas) A pessoa deve ficar à vista dos olhos das crianças. ( olhos nos olhos) Ilustrações adequadas
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Pregador O que ele ganha... Amizade com as crianças
Acesso ao coração da criança, e ela se liga na pregação posterior. O sermão se torna um reforço para a criança. Ganha o coração da criança e dos seus pais. O pregador se abaixa e chega ao nível da criança, ele sai do “pedestal”. Falar como HOMEM... Exemplo em extinção.
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O que a Criança ganha Ela se sente aceita.
É o momento de sua Adoração ( por isso não deve ter num sábado e no outro não) Ela recebe uma atividade para reforço e ajuda na reverência. Ela começa a ter modelos, exemplos, dentro da igreja. Ela aprende cada história, e tira lição para a vida. Na história ela vivencia... Faz de conta que está lá...
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Visitas O visitante sente que a igreja valoriza as crianças, e é uma linguagem que ele aprende facilmente.
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A história tem o poder de moldar o caráter e formar valores
A história tem o poder de moldar o caráter e formar valores. A criança tem a moral formada ao longa da infância e tudo o que ouve faz parte desta formação. ( sabe o que é certo e o que é errado)
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Jesus Cristo “O Mestre dos mestres foi excelente educador porque era contador de parábolas. Cada parábola que Ele contou há dois mil anos era uma rica história que abria o leque da inteligência, destruía preconceitos e estimulava o pensamento....” Augusto Cury
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“Para ser inteligente não é preciso ser intelectual ou cientista
“Para ser inteligente não é preciso ser intelectual ou cientista. Basta criar histórias e inserir nelas lições de vida” Idem
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Ao contar uma história, lembre-se...
Conheça bem a história Planeje antes de contá-la Evite ênfase em detalhes simples Conte com naturalidade Mostre entusiasmo ao contá-la Evite o uso de muitos “e” “ou” “então” Encare seus ouvintes Não interrompa
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Conte de maneira dinâmica, use “caras, bocas e vozes”
Há muito e muito tempo atrás... A criança tende a se introduzir no enredo e se identificar com o personagem
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O QUE ELA PRECISA? Relacionamento verdadeiro com pessoas reais
Mentores Interação Compreender e cooperar com o semelhante Chances de fazer uma escolha Adultos confiáveis
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Questões Espirituais importantes para aprender
Um Deus onisciente, amoroso e zeloso Perdão dos erros e uma chance de recomeçar Certeza da aceitação de Cristo Experimentar a oração e obter respostas Uma chance para crescer no conhecimento de Deus
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