A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo."— Transcrição da apresentação:

1 Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo

2 R EVISÃO L ITERATURA – AG – 3 ª. ETAPA 2º. Ano

3  Fase (2ª) – “eu menor que o mundo” (27 poemas + 1 poema em prosa)  Contexto histórico: Ditadura Vargas/ 2ª Guerra Mundial/ Crescimento do nazifascismo  Solidariedade (“nós”): engajamento/ compromisso com o tempo presente/ espírito de luta, contestador e crítico  Visão sombria e pessimista (Mundo frio e mecânico/ Impotência/ “noite”) X Esperança no futuro (“aurora”)  Sentimento do mundo: dor, perplexidade, “medo”  Consciência de classe: crítica ao capitalismo/ operário x burguesia  Versos livres, prosaísmo, linguagem informal, ausência de rimas, predomínio de poemas curtos

4 PERGUNTAS O texto acima é trecho de “Mãos Dadas”, poema que integra o livro Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores nomes do Modernismo Brasileiro. É muito comum a associação dessa escola literária à preocupação com a construção de poemas de cortes bruscos entre orações e estrofes e linguagem irônica. Tais características podem ser vistas no excerto apresentado?

5 R ESPOSTA Em “Mãos Dadas” não existem cortes bruscos nos versos e orações, muito menos uma postura irônica. Ao contrário, há no poema linguagem grave e versos mais extensos e fluentes, sem as rupturas bruscas típicas da iconoclastia modernista.

6 Tenho apenas duas mãos o sentimento do mundo, mas estou cheio de escravos, minhas lembranças escorrem e o corpo transige na confidência do amor. (ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do Mundo. Companhia das Letras: São Paulo) Da leitura do texto acima, trecho de “Sentimento do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, só não está presente a alusão à a) precariedade do indivíduo. b) sensibilidade ao sofrimento coletivo. c) consciência social. d) presença do passado. e) busca da religiosidade.

7 R ESPOSTA E

8 É preciso casar João, é preciso suportar Antônio, é preciso odiar Melquíades, é preciso substituir nós todos. É preciso salvar o país, é preciso crer em Deus, é preciso pagar as dívidas, é preciso comprar um rádio, é preciso esquecer fulana. É preciso estudar volupaque, é preciso estar sempre bêbedo, é preciso ler Baudelaire, é preciso colher as flores de que rezam velhos autores. É preciso viver com os homens, é preciso não assassiná-los, é preciso ter mãos pálidas e anunciar O FIM DO MUNDO. (ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do Mundo. Companhia das Letras: São Paulo)

9 No texto acima, “Poema da necessidade”, a figura de linguagem usada de forma intensa no poema é a a) hipérbole: expressão exagerada de uma ideia. b) prosopopeia: atribuição de qualidades humanas a seres inanimados. c) anáfora: repetição enfática de um termo ou expressão no início de frases. d) sínquese: inversão brusca dos termos da oração capaz de dificultar sua compreensão. e) paronomásia: trocadilho, trabalho entre palavras de som parecido.

10 C

11 A poesia da 2ª fase modernista percorreu um caminho de amadurecimento. No aspecto formal, o verso livre foi o melhor recurso para exprimir sensibilidade do novo tempo, se caracteriza como uma poesia de questionamento: da existência humana, do sentimento de “estar-no-mundo”, inquietação social, religiosa, filosófica e amorosa

12 P ERGUNTA Após ler os itens, assinale apenas as alternativas corretas. ( ) Moderno e versátil, Vinícius de Moraes compõe, com maestria, tanto letras para canções populares como poemas dentro dos mais estritos padrões clássicos. ( ) Cecília Meireles caracterizou sua poesia pela constante sugestão de sombra, identificação e ausência; mas soube também incorporar a matéria histórica, ( )Jorge de Lima destaca-se na literatura brasileira por apresentar uma prosa intimista, preocupada com aexistência do homem. ( ) Carlos Drummond de Andrade inicia sua poética com forte influência de poetas parnasianos no seu primeiro livro Alguma Poesia ( ) Murilo Mendes apresenta uma poesia com uma linguagem rebuscada e erudita.

13 R ESPOSTA Os dois primeiros itens são verdadeiros

14 Na prosa, foi evidente o interesse por temas nacionais, uma linguagem mais brasileira, com um enfoque mais direto dos fatos marcados pelo Realismo – Naturalismo do século XIX. O romance focou o regionalismo, principalmente o nordestino, onde problemas como a seca, a migração, os problemas do trabalhador rural, a miséria, a ignorância foram ressaltados

15 Considere as seguintes afirmações sobre a obra de Graciliano Ramos e marque apenas os itens verdadeiros sobre esse grande autor brasileiro: ( ) Uma das características da ficção do autor é a construção do herói problemático, cujo traço marcante é a não aceitação do mundo, nem dos outros, nem de si próprio. ( ) O texto de Memórias do Cárcere ilustra a linguagem despojada de Graciliano Ramos, marcada pela sintaxe clássica, de períodos curtos, como se encontra, também, em Vidas Secas e em São Bernardo. ( ) A relação conflituosa do narrador com o meio familiar e o social é o que distingue Memórias do Cárcere (obra autobiográfica e histórica) e São Bernardo (obra de ficção). ( ) O tom regionalista de Graciliano Ramos marca-se especialmente em Vidas Secas, romance sobre a opressão, tanto da natureza (que impõe os rigores da seca) quanto dos que detêm o poder.

16 R ESPOSTA Os dois últimos itens são verdadeiros


Carregar ppt "Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google