A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Compreender a Terra 7. A constatação de que os continentes se ajustam como peças de um puzzle foi uma das primeiras observações efetuadas por Alfred Wegener,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Compreender a Terra 7. A constatação de que os continentes se ajustam como peças de um puzzle foi uma das primeiras observações efetuadas por Alfred Wegener,"— Transcrição da apresentação:

1 Compreender a Terra 7

2 A constatação de que os continentes se ajustam como peças de um puzzle foi uma das primeiras observações efetuadas por Alfred Wegener, que o levaram a concluir que a configuração atual dos continentes nem sempre foi a mesma.

3 Argumentos morfológicos Wegener constatou que as margens atlânticas da América do Sul e da África se ajustavam, à semelhança das peças de um puzzle, tendo alargado ao seu estudo às restantes margens continentais.

4 Argumentos paleontológicos Verificaram-se grandes semelhanças no registo fóssil em continentes hoje em dia muito afastados, o que seria um indicador de que já teriam estado juntos.

5 Argumentos litológicos Wegener encontrou correspondências entre as rochas existentes de um e outro lado do Oceano Atlântico. Essa correspondência litológica verifica-se em termos de idade e tipos de rochas, depósitos minerais, camadas de carvão e estruturas geológicas.

6 Argumentos paleoclimáticos Foram encontrados vestígios de sedimentos característicos de climas que, hoje em dia, seriam incompatíveis, tendo em conta o clima atual da região.

7 Teoria da Deriva dos Continentes Propõe que, contrariamente ao que se entendia na época, os continentes e oceanos nem sempre se encontraram nas posições que hoje ocupam, tendo vindo a ser modificada a sua distribuição geográfica ao longo dos tempos. Há cerca de 240 Ma Há cerca de 180 Ma Atualidade


Carregar ppt "Compreender a Terra 7. A constatação de que os continentes se ajustam como peças de um puzzle foi uma das primeiras observações efetuadas por Alfred Wegener,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google