Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuana Mascarenhas Fernandes Alterado mais de 8 anos atrás
1
Lusíadas e mensagem o paralelo…
2
Da leitura d’ Os Lusíadas ressalta […] a busca de uma solução real para reverter a situação da pátria; dos poemas de Mensagem, ressai, intensificada no poema final, “Nevoeiro”, a proposta de uma solução não mais de dimensão humana, mas transcendente. C. Berardinelli, “ Os Lusíadas e Mensagem: um jogo intertextual ”, 2000 A comparação entre Os Lusíadas e a Mensagem impõe- se pelo próprio facto de esta ser, a alguns séculos de distância e num tempo de decadência, o novo canto da pátria portuguesa. Silvina Rodrigues Lopes, “Apresentação Crítica”, Mensagem de Fernando Pessoa, Lisboa: Editorial Comunicação, 1986
3
Luís Vaz de Camões 11546: Vasco da Gama parte de Lisboa para a viagem de descobrimentos. 11552: conflito com Gaspar Borges; vai preso por conta disso, mas é solto após mandar uma carta com as suas desculpas ao nobre. VVai para o Oriente a serviço do rei de Portugal. VVisitou Goa (1555) e Macau (1558) sendo nomeado Provedor-Mor de Defuntos e Ausentes. AAcusado de irregularidades volta, preso, para Goa a fim de justificar-se.
4
1570: Camões está de novo em solo pátrio, trazendo consigo o manuscrito d’ Os Lusíadas. 1571: obtém licença da Inquisição para publicar a obra, o que aconteceu no ano seguinte, em 1572. Meses antes, lera o poema a D. Sebastião. Morre a 10 de Junho de 1580.
5
Os Lusíadas PPublicado em 1572, com o auxílio de D. Sebastião, do qual recebeu uma tença anual. IInsere-se no movimento Classicista. MMarca o início da Era Moderna da Língua Portuguesa. RRelata os descobrimentos portugueses e exalta tanto a nobreza quanto os feitos do país.
6
“Os Lusíadas” – Uma epopeia UUm poema épico, ou Epopeia, é uma longa narrativa em verso, de carácter heróico, baseada em factos históricos, lendários ou mitológicos, protagonizada por um herói. AA epopeia teve a sua origem na literatura grega e foi continuada na literatura romana. AAs epopeias mais célebres dessas literaturas são a “Odisseia” e a “Ilíada” de Homero, e a “Eneida” de Virgílio.
7
“Os Lusíadas” – Estrutura interna Proposição Canto I Estrofes 1 a 3 O poeta indica o assunto da epopeia. Invocação Canto I Estrofes 4 e 5 ( Mais três invocações ao longo da epopeia – Cantos III, VII e X) O poeta pede ajuda e inspiração às Tágides (ninfas do Tejo; Calíope e Ninfas do Tejo e do Mondego). Dedicatória Canto I Estrofes 6 a 18 O poeta dedica “Os Lusíadas” a D. Sebastião. Narração De estrofe 19 do Canto I até ao fim da obra Narração em vários planos (Plano da Viagem, Plano Mitológico; Plano das Considerações do Poeta e Plano da História de Portugal (encaixado no plano da viagem).
8
“Os Lusíadas” – estrutura externa 10 cantos (com número variável de estrofes); 1102 estrofes; Oitavas; Versos decassílabos heróicos (acento na 6ª e 10ª sílabas); Esquema rimático abababcc (rima cruzada nos seis primeiros versos, e emparelhada nos dois últimos).
9
Fernando António Nogueira Pessoa 1888 – 1935. É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões. Durante a sua vida, trabalhou em Jornalismo, Publicidade, Comércio e, principalmente, em Literatura.
10
SSimbolista e modernista pelo sentido do efémero, indefinição e insatisfação, bem como pela inovação praticada através de diversos caminhos de formulação do discurso poético (sensacionismo, paúlismo, interseccionismo), foi marcado também pela poesia musical e subjectiva, voltada, essencialmente, para a metalinguagem e para os temas relativos a Portugal, como o sebastianismo presente na obra M ensagem. EEste livro foi o único publicado em vida do autor.
11
Mensagem (1934) “Me ns ag (itat mol) em': o espírito move a massa". EEm Dezembro daquele ano, ganha o prémio “Antero de Quental”. IInsere-se no movimento literário Modernista. AAbre com uma proposição latina ( Benedictus Dominus Deus Noster qui dedit nobis signum ). CComposto por 44 poemas. AApresenta-se dividida em três partes: Brasão (19 poemas); Mar Português (12 poemas); O Encoberto (13 poemas). Proposição que aponta, desde logo, para o carácter espiritual da obra.
12
Primeira Parte – Brasão T TEMPO DE PREPARAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO IMPÉRIO Apresentação de figuras mitológicas e históricas que ‘criaram’ Portugal; Estabelecimento da e ssência (nobreza) de Portugal; Esta essência criou obra no passado (Mar Português) e pode criar no futuro, no porvir (O Encoberto);
13
‘ Bellum sine Bello’ (‘a guerra sem guerrear’) A epígrafe latina desta primeira parte avisa-nos que a nova Distância não se alcança pela força. Mensagem é um poema de fraternidade e de paz (simbolismo rosa-cruciano e templário).
14
SEGUNDA PARTE – MAR PORTUGUÊS Tempo de realização e da queda; Tempo em que se conquista um Império que depois se perde; É preciso buscar uma nova Distância, um outro mar (Possessio Maris… ).
15
Terceira Parte – O Encoberto TTempo de espera; TTempo de esperança na realização de um projecto indefinível, transcendente, para lá do espaço e do tempo ( Pax in Excelsis ), para lá do que é dado à razão humana conhecer.
16
Os Lusíadas e a Mensagem: Encontros... Preparação dos portugueses para a viagem de descobrimento tanto em “Brasão”, de Mensagem, como no Canto I d’ Os Lusíadas; Afirmação do valor supremo da poesia; Concepção mística e missionária da história portuguesa, preocupação arquitectónica: ambas obedecem a um plano cuidadosamente elaborado, o reverso da vitória são as lágrimas. Poemas sobre Portugal e a nossa história (dimensão épica);
17
Tanto Pessoa como Camões seleccionam, a seu jeito, a História, destacando as figuras que mais lhes interessam para o projecto global da sua obra; O elemento lírico em Mensagem e n’ Os Lusíadas evidencia-se no pendor subjectivo dos dois poemas – i.e. na importância da voz do poeta. Essa voz faz-se ouvir, no caso da obra de Camões, em momentos de auto-reflexão (que não existem em Mensagem ) e na crítica à gente da Pátria, à “gente surda e endurecida” (X, 145). Nos dois poemas, é sublinhado o dado matricial da cultura grega (Ulisses é colocado ao lado de figuras históricas);
18
AAmbas sublinham a possibilidade e o desejo de que Portugal se torne o Quinto Império; OO desejo de superar e a consciência do valor da poesia. Camões quer superar os ‘antigos’ substituindo a ficção pela verdade; Pessoa quer superar Camões e conferir novo ânimo à Pátria; AAmbos os poetas destacam a figura de Nun’Álvares Pereira: ele é a Coroa no poema de Pessoa, e o ‘fortíssimo leão’ n’ Os L usíadas; SSobre os perigos do mar, Pessoa e Camões imaginam duas figuras que representam a mesma essência perigosa de toda a aventura, do desejo de partir - Mostrengo ( Mensagem ) – figura ameaçadora e agressiva, sem traços de humanidade vs Adamastor ( Os Lusíadas ) - dotado da capacidade de amar.
19
Os Lusíadas e a Mensagem: Desencontros... A primeira obra é optimista e representa o contentamento com a nação; a segunda apresenta, no final, uma desolação em relação à situação actual do país; Em Mensagem, a História de Portugal é pensada à luz de um plano de divino. O que somos resulta de um acto de com-sagração, de algo que é predito por Deus; n’ Os Lusíadas, a intervenção divina aparece como complemento do valor dos Portugueses, valor supremo capaz de escapar à lei da morte; Em Mensagem, D. Sebastião é o símbolo da loucura positiva, da sede de infinito que caracteriza o ser humano que pretende ultrapassar a sua própria natureza; n’ Os Lusíadas, D. Sebastião é o “herói épico em potência”, uma vez que o sonho de conquistar o Norte de África ainda povoava as mentes da época. Na sua dedicatória, Camões incentiva o rei a novas empresas bélicas;
20
Em Pessoa, o amor e o sentimento são transpostos para uma esfera transcendente – o desejo, em Mensagem, é o desejo de um mito; n’ Os Lusíadas, o tratamento poético do amor entre um homem e uma mulher sublima-se; Notamos na obra pessoana o uso de símbolos que nos remetem aos Cavaleiros Templários, ao Santo Graal, à Maçonaria e à Rosacruz. Camões não o faz; Os Lusíadas – poema épico (primazia da narração e da descrição, características da epopeia; Mensagem - poema épico-lírico (carácter mais abstracto e interpretativo); Em Mensagem, Pessoa selecciona “figuras de pensamento” e de contemplação dotadas de uma capacidade visionária singular (ex. D. Dinis, o ‘plantador de naus a haver’); n’ Os Lusíadas, Camões (ou os seus narradores ), selecciona reis que se destacaram pela sua “feição activa” e acção bélica (ex. D. Afonso III e D. Afonso IV);
21
O mar n’ Os Lusíadas é possibilidade de realização, coisa presente e exterior; em Mensagem, significa promessa e desafio, o Horizonte por buscar; N’ Os Lusíadas, o poeta prevê o definhamento da pátria, a decadência do Império. Mas, ao mesmo tempo, aponta a possibilidade de um renascimento, a que a acção de D. Sebastião deveria dar início; em Pessoa, a ideia de um novo Império ‘feito de Matéria’ – um império terreno a alcançar pela acção bélica dos homens – é posta de parte; Os Lusíadas foi composto no início do processo de dissolução do império e Mensagem publicada na fase terminal de dissolução do império; Os Lusíadas tem um carácter predominantemente narrativo e pouco abstractizante, enquanto A Mensagem tem um carácter menos narrativo e mais imperativo e cerebral.
22
SIMBOLOGIA - MENSAGEM BBrasão: O passado inalterável; CCampo: Espaço de vida e de acção; CCastelo: Refúgio e segurança; QQuinas: Chagas de Cristo – dimensão espiritual; CCoroa: perfeição e poder; TTimbre: marca – sagração do herói para uma missão transcendente; GGrifo: terra e céu – criação de uma obra terrestre e celeste; MMar: vida e morte, ponto de partida, reflexo do céu, princípio masculino; TTerra: casa do homem, espelho do céu, paraíso mítico, princípio feminino; PPadrão: marco, sinal de presença, obra da civilização cristã; MMostrengo: o desconhecido, as lendas do mar, os obstáculos a vencer; NNau: viagem, iniciação, aquisição de conhecimentos; IIlha: refúgio espiritual, espaço de conquista, recompensa do sacrifício; NNoite: morte, tempo de inércia, tempo de germinação, certeza da vida; MManhã: luz, felicidade, vida, o novo mundo; NNevoeiro: indefinição, promessa de vida, força criadora, novo dia.
23
FIM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.