A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO EDUCACIONAL RAKEL RECHUEM Todo o conteúdo dessa reunião é baseado no Boletim Informativo, Calendário e no Regimento Interno que todos os responsáveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO EDUCACIONAL RAKEL RECHUEM Todo o conteúdo dessa reunião é baseado no Boletim Informativo, Calendário e no Regimento Interno que todos os responsáveis."— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO EDUCACIONAL RAKEL RECHUEM Todo o conteúdo dessa reunião é baseado no Boletim Informativo, Calendário e no Regimento Interno que todos os responsáveis assinaram ao matricular seus filhos.

2

3 Rakel Rechuem, classificada como uma das melhores escolas, de acordo com o INEP.

4 Calendário especial ( Jogos Olímpicos/Rio ) Teremos que ter cuidado com a quebra do 3º bimestre. RECESSO: de 5 até 19 de agosto. Reinício do 3º Bimestre: 22 de agosto. Cuidado ao planejar viagens nesse período! Ao voltarmos, estaremos com o desenvolvimento de conteúdos, provas, etc. Preocupante.

5 1º BIMESTRE Inicio do Bimestre2 de fevereiro (2ª feira) Período de Provas (P1) 15 a 18/03 EM – 16 e 17/03 6º ao 9º ano Simulados após o recreio Resultado on-line (P1)28 de Março Período de Provas (P2)11 a 18 de Abril Requerimento para 2ª ChamadaAté 18 de AbrilSomente para Fundamental II e Ensino Médio 2ª Chamada26 a 29 de AbrilManhã: 7h30/ Tarde: 12h40 Resultado on-line para Rec 1 (R1)02 de Maio Recuperação 1 (R1)03 até 09 de Maio Os alunos que não estiverem em R1 serão liberados: Manha: 11h10 / Tarde: 16h20 Conselho de Classe 1 (CC 1)12 de MaioOs alunos serão liberados: M: 9h30 / T: 14h40 Fechamento do Boletim (on-line)13 de MaioLiberação: www.rakelrechuem.com.br CALENDÁRIO PEDAGÓGICO / 2016 (AMOSTRA) Todas as informações de todos os bimestres encontram-se no BOLETIM INFORMATIVO distribuído durante Nossa Reunião Geral de Pais.

6 Reuniões de Pais Bimestrais O boletim escolar que não estiver liberado no dia do fechamento on-line no site, o responsável deverá comparecer à reunião para a retirada do mesmo, nas datas abaixo discriminadas: 1º Bimestre Fundamental II 17/05 de 8 às 10 (manhã) e de 13:00 às 15:00 (tarde) Ensino Médio 19/05 de 8 às 10 2º Bimestre Fundamental II 26/07 de 8 às 10 (manhã) e de 13:00 às 15:00 (tarde) Ensino Médio 28/07 de 8 às 10 3º Bimestre Fundamental II 8/11 de 8 às 10 (manhã) e de 13:00 às 15:00 (tarde) Ensino Médio 10/11 de 8 às 10

7

8 substituição Critério de avaliação recuperação

9 Média Anual B1 + B2 + B3 + B4 6,0 ______________ 4 > _

10 Prova Final (PF) O aluno que obtiver Média Anual (MA) menor do que 6,0 será encaminhado para a Prova Final (PF).

11 Avaliação O professor poderá utilizar até 2 pontos para avaliar qualitativamente o aluno. O que é avaliar qualitativamente o aluno? Qual a importância para o aluno ser avaliado dessa forma? Quais os benefícios trazidos para o aluno e para o professor? P1 = Simulado ( de 0 a 10 pontos ) P2 = Prova ( 0-8 ) + PQ ( de 0 a 2 pontos )

12 Prática Qualitativa Trabalhos Baterias de Exercícios Produção em sala de aula Produção em casa Atuação em debates, discussões, etc Esforço demonstrado Assiduidade e pontualidade Interesse Participação positiva Cada professor terá liberdade para avaliar da melhor maneira possível esse acompanhamento da vida acadêmica do aluno, valorizando pontos anteriormente esquecidos, ou aspectos que julgue pertinentes. A Coordenação estará monitorando esse Trabalho ao longo do ano.

13

14 Recuperação A cada bimestre o aluno deverá fazer uma prova de recuperação paralela caso não alcance a média seis (6) em alguma disciplina. Essa nota substituirá a menor nota do bimestre ( da P1 ou da P2 ). No caso da P2, a PQ ( pratica qualitativa ) não será adicionada porque a prova de recuperação vale de 0 a 10.

15 RECUPERAÇÃO CRITÉRIO SUBSTITUTIVO. Se o aluno consegue uma média bimestral de nota menor que 6.0, ele terá que ir para a recuperação, fazer uma prova de valor de 0-10 E essa nota agora substitui a menor nota tirada na P1 ou na P2. Ex. : P1 = 4,0 P2 = 6,0........... Média 5,0 Recuperação = 7.0 P1 = 4,0 7.0 P2 = 6,0 Nota Bimestral recalculada = 6.5

16 B1 + B2 + B3 + B4 4 O aluno passa com nota igual ou superior a seis em sua Média Anual. O aluno que obtiver Média Anual (MA) menor que 6,0 será encaminhado para a Prova Final (PF). =>=> 6 MA MF = MA + PF 5,0 ________ 2 A média final é igual à média anual somada à prova final dividida por dois. Nesse momento, a média deve ser igual ou maior que cinco ( 5 ). =>=> MF

17 Fórmula da Média Final (MF) MF = MA + PF _ 5,0 ________ 2 > A prova final vale de 0 a 10.

18 1º Bimestre P1 (simulado) = 0-10 P2 = 0-8 + PQ = 0-2 ________________ Total = 20 Média do Bimestre = Total/2 2º Bimestre P1 (simulado) = 0-10 P2 = 0-8 + PQ = 0-2 ________________ Total = 20 Média do Bimestre = Total/2 3º Bimestre P1 (simulado) = 0-10 P2 = 0-8 + PQ = 0-2 ________________ Total = 20 Média do Bimestre = Total/2 4º Bimestre P1 (Feira Cultural ) = 0-10 P2 = 0-8 + PQ = 0-2 ________________ Total = 20 Média do Bimestre = Total/2 EM (quando houver simulado adicional ) P1 (simulado) = 0-10 P2 = 0-8 + PQ = 0-2 + Simulado adicional =0-2 ________________ Total = 22 Média do Bimestre = Total/2 EM3 Não há Feira Cultural. A nota é dada pelo TRABALHO DE PROFISSÕES. Para impressão

19

20 Simulados ( P1 ) Características do Simulado P1 Questões criadas a partir do conteúdo da apostila e material adicional registrado no caderno. Questões optativas com cinco alternativas ( a,b,c,d,e). Os simulados serão aplicados em 2 ou 4 dias de acordo com a série. Algumas disciplinas não farão parte desse simulado. (ex.: Ed. Física e Redação ) NOTA UTILIZADA POR TODOS OS PROFESSORES PARA TODAS AS DISCIPLINAS. Os simulados serão aplicados após o recreio e os alunos serão liberados à medida que forem terminando suas provas. Objetivo principal : familiarizar o aluno aos vestibulares e ao ENEM.

21 Simulados Número de questões e dias de aplicação 6º Ano Matemática 8 Geografia 5 História 5 Ciências 7 Inglês 4 Filosofia 4 Artes 4 L. Portuguesa 8 _____________ 45 questões 1º dia : Matemática/Ciências Filosofia/Artes 2º dia : Geografia /História Inglês/L.Portuguesa Cada questão: 0,23 7º Ano Matemática 8 Geografia 6 História 6 Ciências 8 Inglês 5 Filosofia 4 Artes 4 L. Portuguesa 9 _____________ 50 questões 1º dia : Matemática/Ciências Filosofia/Artes 2º dia : Geografia /História Inglês/L.Portuguesa Cada questão: 0,20 8º Ano Matemática 10 Geografia 8 História 8 Ciências 10 Inglês 5 Filosofia 5 Artes 4 L. Portuguesa 10 _____________ 60 questões 1º dia : Matemática/Ciências Filosofia/Artes 2º dia : Geografia /História Inglês/L.Portuguesa Cada questão: 0,17 9º Ano Matemática 10 Geografia 10 História 10 Ciências 10 Inglês 7 Filosofia 6 Artes 6 L. Portuguesa 11 _____________ 70 questões 1º dia : Matemática/Ciências Filosofia/Artes 2º dia : Geografia /História Inglês/L.Portuguesa Cada questão: 0,15 O número de questões e as combinações de disciplinas nos dias serão mantidos durante o ano de 2016. Caso seja percebida alguma singularidade, algo incomum, avisaremos qualquer modificação aos alunos.

22 Simulados Número de questões e dias de aplicação EM2 Biologia 10 Sociologia 6 Inglês 6 Matemática I 7 Matemática II 6 Geografia 10 Química 9 Física 9 Espanhol 6 Literatura 7 História 10 Filosofia 4 L. Portuguesa 10 _____________ 100 questões 1º dia: Filosofia/História/Geografia/Sociologia 2º dia: L.Portuguesa/Literatura/Inglês/Espanhol 3º dia: Matemática( I e II ) /Física 4º dia: Química/Biologia Cada questão: 0,10 EM3 Biologia 10 Sociologia 6 Inglês 6 Matemática I 7 Matemática II 6 Geografia 10 Química 9 Física 9 Espanhol 6 Literatura 7 História 10 Filosofia 4 L. Portuguesa 10 _____________ 100 questões 1º dia: Filosofia/História/Geografia/Sociologia 2º dia: L.Portuguesa/Literatura/Inglês/Espanhol 3º dia: Matemática ( I e II ) /Física 4º dia: Química/Biologia Cada questão: 0,10 EM1 Biologia 7 Sociologia 6 Inglês 6 Matemática 10 Geografia 7 Química 8 Física 8 Espanhol 6 Literatura 7 História 7 Artes 4 Filosofia 4 L. Portuguesa 10 _____________ 90 questões 1º dia: Artes/Filosofia/História/Geografia/Sociologia 2º dia: L.Portuguesa/Literatura/Inglês/Espanhol 3º dia: Matemática/Física 4º dia: Química/Biologia Cada questão: 0,12

23

24 A segunda chamada será feita da seguinte forma: Caso o aluno tenha perdido o Simulado, terá que fazer o simulado do dia perdido ( naturalmente, questões inéditas ). Então, teremos Simulado de Segunda Chamada. Caso o aluno não faça a Segunda Chamada do Simulado, ele terá contabilizada a sua nota dos outros dias feitos. Número de questões acertadas multiplicadas pelo valor de cada questão. Não realizando a P2, ao fazer a Segunda Chamada, ele perde a PQ, pois a prova vale dez ( 10 ). Segunda Chamada

25 Se o aluno falta a P2 e também a P1, e não faz a Segunda Chamada de cada uma, respectivamente, ele terá sua nota dividida por dois. Não haverá “repetição” de notas. Por exemplo: O aluno faltou o Simulado P1 e também faltou a P2, e optou por fazer somente a Segunda Chamada da P2, ele terá essa nota dividida por 2. O aluno deve fazer todas as provas e dias de simulados perdidos. O pedido de Segunda Chamada deve ser feito no período especificado no Boletim Informativo. Não há Terceira Chamada. Segunda Chamada

26

27 Frequência / Assiduidade 75 % Qualquer mudança de modalidade deverá ser feita entre o responsável e a Coordenação. Os motivos serão avaliados. Essa mudança não é automática.

28 Uniforme Fototototototototototototototototototototottoto Alunos com uniformes O aluno que não estiver com seu uniforme correto entrará no colégio, mas não irá para a sala de aula. O pai será acionado para leva-lo de volta para casa. O aluno só poderá entrar com alguma alteração em seu uniforme caso seu responsável venha pessoalmente pedir essa liberação momentânea.

29 Preservação do patrimônio escolar

30 Material escolar completo Problemas causados pela falta de material

31 Prazos marcados pela escola

32 Perdas e danos de valores e objetos.

33 Uso de smartphones, celulares e outros equipamentos eletrônicos em sala de aula. Só poderão ser utilizados para fins pedagógicos com a autorização do professor que estiver em sala no momento.

34 Utilização de material fotográfico digitalizado, gravações de áudio, vídeo e postagens na Internet. Proibido sem a autorização do colégio. Caso aluno, professor ou pai grave em vídeo ou fotografe nossos alunos dentro do colégio e todas as suas dependências, só poderá postá-lo com autorização expressa da Direção.

35 Horários de Recreio Fundamental de 9h10m às 9h30m Ensino Médio de 10h às 10h20m Nesses horários não é feito atendimento aos pais.

36 O aluno só terá permissão para se ausentar das aulas com a presença do responsável que esteja registrado em nossos arquivos. O responsável deverá assinar o caderno de ocorrências na secretaria. É terminantemente proibida a saída de alunos com solicitação via telefone ou com estranhos.

37 Aviso ao colégio sobre problemas particulares de ordem de saúde dos alunos.

38 Normas Disciplinares

39 O nosso colégio está alinhado com os princípios e parâmetros contidos no ECA. Baseamos a conduta de nossos alunos, professores e todos os nossos funcionários no Bom Senso e nos princípios estabelecidos como padrão dentro de nossa sociedade. Em cada diário de turma há um caderno ou ficha de ocorrências onde códigos foram criados para que pudessemos estabelecer um padrão mínimo de comportamento durante nossas aulas, recreios e passeios. Existem sanções disciplinares aplicáveis em diferentes situações. Vale lembrar que esses códigos tratam do comportamento e da realização de tarefas feitas pelo aluno.

40 Procedimentos e conduta dos alunos fora do colégio (físico) e na Internet. Comportamentos agressivos e bullying via internet são passíveis de intervenções legais. Temos que educar e não somente punir. A punição é o ultimo recurso.

41 Os responsáveis pelos alunos que aparecem, constantemente, nesses cadernos ou fichas, são acionados. O comparecimento dos responsáveis é de extrema importância para que possamos, juntos, resolver situações e corrigirmos algo que deva ser corrigido. Lembrando mais uma vez Lembrando mais uma vez: estamos alinhados com o ECA e Conselhos Tutelares. Todas ações devem estar baseadas no BOM SENSO e de acordo com a LEI. Gostariamos que os pais também utilizassem o BOM SENSO e a LEI. Caso aconteça algo mais grave, o responsável é acionado imediatamente e o aluno poderá sofrer uma das seguintes sanções disciplinares: Normas disciplinares

42 1º Advertência Verbal. 2º Advertência por escrito aos responsáveis. 3º Suspensão de 1 a 3 dias. 4º Desligamento da escola.

43 O que é esperado da família. palestras

44 Pedimos que os pais ou responsáveis:

45 - Atmosfera favorável. - Incentivo real e contínuo. - Acompanhamento. - Compreensão. - Críticas construtivas. - Acreditar e transparecer esse sentimento. - Investir.

46

47 2a3a4a5a6a sábadodomingo Manhã Matemát.GeografiaRedaçãoCiênciasGeometria Manhã PortuguêsHistóriaInglêsEd.FísArtes Almoço e Descanso : O aluno necessita descansar ou até mesmo dormir um pouco ao chegar em casa. Isso trará nova energia para continuar o dia. Não mais que 1 hora ou o efeito será contrário. Tarde Estudar: Matemat.e Portugues Estudar: Geografia e História Estudar: Redação e Inglês + Escolher uma outra para estudar Estudar: Ciências + Outra que esteja necessitando de mais atenção Estudar: Geometria Artes DiversãoEstudar, Fazer deveres ou Pesquisar Tarde Dever de casa: Geografia e História Dever: Redação e Inglês Dever de casa: Ciências Dever: Geometria Artes Dever de casa: Matem. Portugues Diversão Observe que existe uma sequencia lógica no horário. O que é estudado pela manhã será estudado à tarde. O dever de casa deve seguir um ritmo em sua execução. Esse seria um horário MÍNIMO de estudo. Cada aluno possui seu próprio ritmo de estudo, mas ele deve dar conta desse horário para que não acumule conteúdos não estudados. Se o aluno não cumpre horários de estudo, com certeza, seu aproveitamento será ruim. Essa tabela deve ser preenchida tomando-se como base o horário do aluno. Caso ele tenha compromissos como cursos, devemos colocar as atividades nesse horário também. Para os alunos que estudam à tarde, deve-se inverter a tabela. No final de semana o aluno deveria fazer um balanço de suas atividades durante essa mesma semana. Caso o aluno escolha estudar aos sábados, ele terá os domingos livres, ou vice-versa. Não há espaço para dois dias livres totalmente. Existem feriados, recessos e férias para atividades de lazer mais longas.

48 2a3a4a5a6a sábado domingo manhã Almoço e descanso ( Controle bem o seu tempo. ) tarde Para impressão Complete seu horário de estudo

49 Paradidáticos

50 Utilização complementar AprofundamentoEnriquecimentoSuporteInformaçõesAtualizaçõesModernidade Portal Positivo http://www.portalpositivo.com.br/home.asp

51

52 Cursos e intercâmbio

53 Essa palavra vem do Latim INVESTIRE, “cobrir, rodear, colocar roupa”, mais tarde “colocar roupas de um ofício”. Investimento

54

55 Programa Internacional de Intercâmbio Para consolidação da Língua Inglesa. Feito através da ACM / YMCA Caso exista interesse, entre em contato com o Coordenador Isaac.

56

57 https://www.youtube.com/watch?v=dfkb6H8qUsg Família Escola – Mário Sérgio Cortella https://www.youtube.com/watch?v=RCQoAkN4gbg SomosTodosResponsáveis – Mario Sergio Cortella Como orientar as crianças diante dos apelos. O que é esperado da família


Carregar ppt "CENTRO EDUCACIONAL RAKEL RECHUEM Todo o conteúdo dessa reunião é baseado no Boletim Informativo, Calendário e no Regimento Interno que todos os responsáveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google