A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O dia-a-dia de um professor competente. (Fundamentos da relação professor e aluno) Prof. Vasco Pedro Moretto (0XX61) 577 2654.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O dia-a-dia de um professor competente. (Fundamentos da relação professor e aluno) Prof. Vasco Pedro Moretto (0XX61) 577 2654."— Transcrição da apresentação:

1

2 O dia-a-dia de um professor competente. (Fundamentos da relação professor e aluno) Prof. Vasco Pedro Moretto Moretto@terra.com.br (0XX61) 577 2654

3 1. FUNDAMENTOS ÉTICOS DA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO. (Diferenciando moral e ética)  “A moral é definida como um conjunto de regras restritivas da liberdade individual, de caráter obrigatório, cuja finalidade é garantir a harmonia do convívio social.” (Yves de La Taille / 2002)  A pergunta básica da moral é: “o que devo fazer?”.  E se seu não fizer? Haverá uma punição.

4 Moral e ética  “… entendo por moral tudo o que fazemos por dever, ou seja, submetendo-nos a uma norma vivida como coação ou mandamento; e entendo por ética tudo o que fazemos por desejo ou por amor, ou seja, de forma espontânea, sem nenhuma coação outra que aquela na adaptação ao real. A moral ordena; a ética aconselha. A moral responde à pergunta: ‘o que devo fazer?’; a ética, à pergunta: ‘como devo viver?’”. (Comte-Sponville/1998)

5 Moral e ética  Virtude associada à ética: GENEROSIDADE  A ÉTICA questiona normas e regras guiada pela generosidade; esta procura dar ao outro mais do que ele tem direito, isto é, dar a ele o que ele não teria direito pelas regras da pura justiça, mas que a generosidade aconselha.  QUESTÃO FUNDAMENTAL DA ÉTICA: “Quais as conseqüências de minha ação?”

6 2. FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO. Uma das grandes questões: ENSINAMOS E AVALIAMOS O QUÊ? (Dados, informações e/ou conhecimento?)

7  Dado: signo ou conjunto de signos com possibilidade de significados diversos, dependendo do contexto. Ex: Brasília – caminhão – FEV – amarela – 7244 – placa.  Informação: conjunto de dados organizados em sentença com significado lógico. Ex: O caminhão de placa amarela, FEV7244 é de Brasília.  Conhecimento: informação ou conjunto de informações das quais o sujeito se apropria, dando- lhe signficado em sua estrutura cognitiva.

8 GRANDES QUESTÕES: 1) Será que nossos alunos transformam informações em conhecimentos? - A terra gira ao redor do Sol! (menina) - Autonomia (Vitor Pedro) “Você tinha 10 balas, ganhou outras 20 balas. Você ficou com ___________ (a aluna escreveu como resposta: TENTE!) 2)As informações que passamos são corretas? - O que é uma ilha? - Qual a fórmula para achar a área de um triângulo? 3) Em nossas provas cobramos informações ou avaliamos a construção de conhecimentos?

9 Análise de questões encontradas m provas: 1) Relacione o nome das aranhas venenosas: 1. aranha marrom( ) Latrodectes 2. armadeira( ) Lycosa 3. tarântula( ) Loxóceles 4. viuva negra( ) Ortognata 5. caranguejeira( ) Phoneutria 2. Cite todas as capitanias hereditárias e seus respectivos donatários.

10 3. As cidades Finícias eram chefiadas por um _______, que governava com o apoio de ________, como os ______, os _______ e os membros do ____________. 4. Pela manhã os funcionários da cantina colcaram na geladeira 72,3 latas de refrigerante para gelar. À tarde foram colocadas 8,7 latas. Quantas latas foram colocadas na geladeira? 5. A área da superfície da Terra é cerca de ………. Km 2. 6. Qual a origem da “terra roxa”?

11 3. Competência: condição ética na relação entre professor e aluno

12 Ensino para competências COMPETÊNCIA: Capacidade de mobilizar recursos (cognitivos) visando abordar e resolver uma situação complexa. Desempenho versus competência: nem sempre um desempenho fraco é sinônimo de falta de competência.

13 O sujeito deve ser competente para resolver uma situação complexa. Analise as afirmações abaixo e assinale as que podem ser consideradas verdadeiras, tendo em vista o conceito de competência que apresentamos: (Coloque PS quando pode ser verdadeira) 1.( ) M. Schumacher é competente para dirigir carros de Fórmula I 2.( ) Rubinho Barrichello é competente para dirigir carros de Fórmula I. 3.( ) O M. Schumacher é mais competente que o Rubinho Barrichello. 3.( ) O Schumacher é mais competente que o Guga para jogar tênis. 4.( ) O Lula (L.I.L. da S.) é competente para governar o Brasil. 5.( ) O Guga é mais competente do que o Vasco para dar aula de Física. 6.( ) Não podemos afirmar que um médico é mais competente do que um advogado, pois eles enfrentam situações complexas diferentes.

14 1o. PILAR: conteúdos Fundamentos da educação na Perspectiva Construtivista “APRENDER é construir significados. ENSINAR é oportunizar esta construção.” (Vascowsky Morettowsky)

15 Um papel social da escola Ajudar a formar GERENTES DE INFORMAÇÕES, e não MEROS ACUMULDADORES DE DADOS. (Quem acumula dados é o computador. O gerente analisa situações do ponto de vista técnico, social, político e ético.)

16 2o. PILAR: habilidades  Habilidade é saber fazer.  Habilidades relacionam-se a conteúdos comportamentais.( Podem ser físicas ou mentais )  A escola deu ênfase no desenvolvimento de habilidades, em detrimento da aquisição de competências (tabuada; verbos irregulares; números primos; produtos notáveis).

17 “Número primo é todo aquele que é divisível por si mesmo e pela unidade”. Será mesmo? Por que PRIMO? Existem números TIOS? Fatore o número 72: 72 2 36 2 18 2 9 3 3 3 1 Achamos os números primos 2 e 3. Por que são números primos? 2 : 2. 4. 6.8. 10. 12. … 3 : 3. 9. 15. 21. 33… 5 : 5. 25. 35. 55 … 7 : 7. 49. 77 … 11 : 11. 121. 143.. 13 : 13.169. …

18 E A TABOADA?  Agora é a hora das continhas: 4 + 3 = ? nada 7 1 5

19 3o. Pilar: a linguagem FUNDAMENTO: Nenhuma palavra tem sentido em si mesma, quem lhe dá o sentido é o contexto no qual é utilizada.

20 Função da linguagem A fun ç ão da linguagem é ligar contextos Contexto professor Contexto Aluno objeto do âncoras para conhecimento construção linguagem

21 Analisando o problema da linguagem no caso da “determinação da área de um triângulo”.  Ensina-se que a fórmula geral para achar a área de um triângulo é “base vezes a altura dividido por dois”. (A = b x h/2).  Esta informação depederá da compreensão dos conceitos de triângulo e de área.  Qual das figuras abaixo é um triângulo? Figura 1 Figura 2

22 Construindo o conceito de ilha No aquário está apenas o relevo. Colocamos água. Temos duas ilhas Mais água. Teremos uma ilha. Mais água. Não temos mais ilhas.

23 QUESTÕES COM PROBLEMAS DE LINGUAGEM NO COMANDO QUESTÃO : Como é a organização das abelhas numa colméia? RESPOSTAS : “É jóia”; “É maravilhosa”; “É muito legal”. OUTRA FORMA DE PERGUNTAR : Vimos, em nossas aulas de ciências, como é maravilhosa a organização das abelhas numa colméia, pois cada grupo de elementos da colméia tem uma função específica, para que o todo funcione em harmonia. Partindo desta idéia: a) Escreva a função de, ao menos, quatro grupos de elementos da colméia; b) Faça um paralelo entre o funcionamento da colméia e o de nossa escola, no tocante ao cumprimento das funções de cada um.

24 QUESTÃO: “Comente a frase de Sócrates: conhece-te a ti mesmo”. RESPOSTA DA ALUNA: “Acho uma frase muito profunda, tão profunda que nem consigo captar seu real significado. Mas acho que Sócrates estava certo quando disse a frase, pois sendo um sábio não teria dito besteira. Assim, mesmo que eu nada entenda do que ele disse, tenho certeza que a frase tem um grande significado em todos os aspectos em que for analisada.”

25 OUTRA FORMA DE PERGUNTAR: No estudo que fizemos em Filosofia da Educação, afirmamos que, para haver o desenvolvimento do indivíduo para a cidadania é preciso que ele conheça seu contexto social. Além disso, que ele tenha um profundo conhecimento de si mesmo. Nos debates que fizemos em aula, citamos a frase atribuída a Sócrates: “conhece-te a ti mesmo”. Partindo desta frase e das discussões feitas em aula sobre o assunto, explique o significado da frase no contexto da Filosofia da Educação.

26 QUESTÃO: Dê sua opinião. O que você faria para acabar com a seca no Nordeste? RESPOSTA (absurda!): Nada, absolutamente nada, pois tenho raiva de nordestino e quero que todo mundo morra. OUTRA FORMA DE PERGUNTAR : “ Neste mês estudamos quanto nossos irmãos do sertão nordestino sofrem com a seca que os assola. Imagine que você fosse uma autoridade com poderes para resolver, em parte, a questão. Apresente ao menos quatro medidas racionais e humanitárias que você tomaria para resolver o problema.”

27 QUESTÃO: “Onde se encontram as brânqueas do camarão?” RESPOSTA: “ No corpo dele.” OUTRA FORMA DE PERGUNTAR: Vimos que as brânqueas são elementos essenciais para a vida do camarão. Vimos também que, por este motivo, elas se encontram num lugar específico de seu corpo. Descreva a localização.

28 QUESTÃO: “Em quantas partes se divide o corpo de um crustáceo”? RESPOSTA: “ Depende da cacetada.” OUTRA FORMA DE PERGUNTAR: Estudamos que nosso corpo se divide em cabeça, tronco e membros (superiores e inferiores). Da mesma forma, o corpo dos crustáceos tem também uma divisão, que utilizamos para estudar os mesmos. Escreva o número de partes e cite a principal característica de cada uma.

29 4o. Pilar: valores culturais  Toda situação complexa está relacionada a valores culturais, que devem ser analisados, compreendidos e respeitados.  Os valores culturais estabelecem âncoras para a linguagem e para a construção de representações.  V.C. para o ensinar: professor é transmissor de informações e aluno compiador repetidor.  V.C. para o avaliar a aprendizagem: “quem não cola não sai da escola”.

30 5o. Pilar: administração do emocional  A solução de situações complexas pode ficar comoprometida se o sujeito não souber administrar seu emocional e o dos outros, se for o caso.  Ao dar aula: a (in)disciplina está intimamente relacionada à administração do emocional.  Na avaliação da aprendicagem: o desempenho do aluno depende de sua capacidade de administrar o seu emocional.  Manter o aluno em aula é prova de competência; retirá-lo da classe poderá ser uma prova do contrário.

31 SITUAÇÃO COMPLEXA: resolver uma equação do 1o. Grau solução tradicional solução desejável Resolver: 2 x – 4 = 12 O –4 passa para o outro lado e fica + 4. 2 x = 12 + 4 2 x = 16 O 2 está multiplicando passa divivindo: x = 16/2 x = 8 Resolver: 2 x – 4 = 12 Adiciona-se +4 em cada membro da equação: 2 x – 4 +4 = 12 + 4 2 x = 12 + 4 2 x = 16 Divide-se ambos os membros por 2: 2.x/2 = 16/2 x = 8

32 Desenvolver a competência é a eterna busca de um ideal que clama pela excelência. Excelência = superação dos próprios limites.

33 RECOMENDAÇÕES DE UM “VELHO MESTRE” (Vaskowsky Morettowsky). 1. Eduque-se mais para ouvir, do que para falar 2. Controle sua voz 3. Não renuncie a sua autoridade, exerça-a sem autoritarismo. “A autoridade se conquista pela competência profissional, não pelo cargo que se ocupa”. 4. Seus alunos têm muito a lhe ensinar: fique atendo a suas mensagens. 5. É preciso que seus alunos acreditem que você acredita no que fala. 6. O professor é como o jardineiro: ele não faz a planta crescer, mas pode ajudar muito.


Carregar ppt "O dia-a-dia de um professor competente. (Fundamentos da relação professor e aluno) Prof. Vasco Pedro Moretto (0XX61) 577 2654."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google