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O que é ? unidos pelo interesse de Empresários AcionistasExecutivos ConsultoresAdvogados Estudantes EstudarDiscutir Refletir Compartilhar experiências.

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2 O que é ?

3 unidos pelo interesse de Empresários AcionistasExecutivos ConsultoresAdvogados Estudantes EstudarDiscutir Refletir Compartilhar experiências É o resultado de uma articulação de profissionais que atuam e/ou se interessam pelo estudo da Governança Familiar e Corporativa

4 O Projeto RUMO se dedica ao estudo da Governança Familiar e Corporativa e à construção de uma rede de troca de conhecimentos sobre o tema, com o propósito de munir as empresas de ferramentas e referências inspiradoras para a gestão do futuro do negócio.

5 O Projeto RUMO Histórico 20122013 20142015 Piloto 1ª Edição 2ª Edição ‘

6 O Projeto RUMO Estágio Atual 2016 3ª Edição

7 1ª Edição Ago.2013 a Abr.2014

8 ‘ PESQUISA Mapeamento do estágio da Governança Corporativa em 110 empresas de PE Resultados publicados no relatório do Projeto e em matéria de capa Revista Negócios PE. Agosto/2013 a Abril/2014

9 Foco Mapear o estágio de Governança Corporativa em 110 empresas com poder de decisão em Pernambuco.

10 Amostra 412 Empresas identificadas e cadastradas 110 Empresas responderam ao questionário 30 Entrevistas presenciais 80 Questionários “eletrônicos” 05 Anos de Operação / Decisão Local

11 O Perfil das 110 Empresas 78% faturam até R$ 90 milhões têm mais de 15 anos no mercado 73% 80% são familiares 64% das familiares estão sob o comando da 1a. geração 81% são Sociedade Limitada 60% estão em fase de crescimento

12 Uma síntese do estágio de maturidade da Governança Corporativa nas empresas estudadas 1 Na maior parte das empresas, a estrutura de Governança ainda é incipiente com pouca presença de órgãos estruturados (Conselhos de Administração, Fiscal, de Família…).

13 2 Na maior parte das empresas, os sócios estão diretamente à frente da gestão, em cargos de Presidência/Diretoria. 3 Os acordos entre sócios e entre familiares não são práticas comuns na maioria das empresas.

14 4 Poucas empresas têm regras formalizadas para participação dos familiares ou para uso dos ativos da empresa pelos familiares. 5 Pouco mais da metade das empresas possui práticas estruturadas de planejamento estratégico.

15 6 A auditoria externa regular é uma prática predominante nas empresas de maior porte e está presente em um terço do total das empresas. 7 Quase a metade das empresas já fez valuation.

16 8 Pouco mais de um terço das empresas não usa capital de terceiros. 9 A grande maioria das empresas têm planos de expansão.

17 10 Há um potencial de fusões e aquisições no ambiente empresarial local: mais da metade das empresas foi procurada por investidores interessados e quase a metade já se interessou em fazer aquisições. 11 A sucessão patrimonial parece ser um tema mais objetivo e tem recebido um tratamento formal maior do que a sucessão do líder.

18 12 Os relacionamentos com o meio ambiente e com a comunidade são os que estão recebendo menos atenção, dentre os stakeholders estudados. 13 A Gestão é mais estruturada do que a Governança nas empresas estudadas.

19 14 Empresas de maior porte apresentam-se, de modo geral, mais avançadas nas questões de Governança. 15 Aproximadamente a metade dos entrevistados já participou de eventos e cursos e conhece o IBGC.

20 Os Principais Resultados 19% têm Conselho de Administração

21 24% têm Acordo de Sócios/Acionistas Os Principais Resultados

22 20% contam com um planejamento estruturado da sucessão do líder

23 Os Principais Resultados 19% das empresas familiares têm regras para participação da família na empresa ou para uso dos ativos pelos familiares

24 Os Principais Resultados 34% realizam auditoria externa regularmente

25 Os Principais Resultados 46% já calcularam o valor da empresa

26 Os Principais Resultados 55% já foram contactadas por investidor interessado

27 Conclusões Gerais 1.De modo geral, as empresas estudadas ainda não sentiram necessidade de um sistema de governança estruturado, seja pelo porte ou momento de vida, e se encontram em um estágio incipiente de implementação da governança corporativa.

28 Conclusões Gerais 2.Ao mesmo tempo, há práticas informais importantes sendo realizadas que podem ser um primeiro passo para um sistema de governança estruturado. 3.Há, também, empresas que já apresentam sistemas de governança bem estruturados e se constituem cases inspiradores.

29 2ª Edição Ago.2014 a Abr.2015

30 Frentes de Estudo Aprofundamento Temático: Reflexão com empresários, executivos e especialistas sobre os temas: Estruturas e Instrumentos de Governança Corporativa Sucessão na Empresa Familiar

31 REFLEXÃO SOBRE OS RESULTADOS Agosto a Dezembro/2014 GT Estruturas e Instrumentos de Governança Corporativa Bruno Suassuna Suassuna, Guedes & Costa e Silva Advogados Gilberto Costa Procenge Engenharia de Sistemas Mariana Bandeira Cunha DaFonte Advogados Mirela Menezes Grupo Cornélio Brennand Sandro Melo Ferreira Costa Home Center Antônio Jorge Araújo AJA Gestão & Governança Elane Cabral AJA Gestão & Governança

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33 GT Sucessão em Empresas Familiares Ana Magalhães Laboratório Marcelo Magalhães Antônio Brennand Grupo Ricardo Brennand Boris Berenstein Centro de Diagnóstico Boris Berenstein Carolina Queiroz EY - Ernst &Young / Recife Marcos Herszkowicz Grupo Ricardo Brennand Mariana Moura Acumuladores Moura Queiroz Cavalcanti Advocacia Ricardo Belo EY - Ernst &Young / Recife Antônio Jorge Araújo AJA Gestão & Governança Elane Cabral AJA Gestão & Governança

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35 Março / 2015

36 Maio / 2015 CAFÉ & TAPIOCA

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42 FÓRUM REGIONAL DE EMPRESAS FAMILIARES 18 de Setembro / 2015 Hotel Courtyard Marriot Recife 184 participantes

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45 NÚCLEO UNIVERSITÁRIO (FCAP JR. / ACE) 30 de Janeiro / 2015 Marcos Herszkowicz (Grupo Ricardo Brennand) FCAP

46 Rumo 2016

47 Sementes da Governança Corporativa Práticas Portadoras de GC 1 PESQUISA E PUBLICAÇÃO Planejamento Levantamentos Processamento/análise Elaboração de documento e Publicação Divulgação

48 Cadernos de Reflexões 2 ESTUDO E PUBLICAÇÃO Definição de temas de interesse regional no contexto da GC Realização de encontros dos Grupos de Estudo Registro Divulgação

49 Café & Tapioca 3 ENCONTROS DE DISCUSSÃO Preparação Realização de 4 encontros Registro Divulgação

50 4 21, 22 e 23/set. 2016 Semana da Empresa Familiar - NE FORMAÇÃO, DISCUSSÃO E RELACIONAMENTOS Curso GC em Empresas Familiares Fórum Regional de Empresas Familiares

51 Ana Magalhães Antônio Brennand Antônio Jorge Araújo Boris Berenstein Bruno Suassuna Carolina Queiroz Elane Cabral Gabriela Fregapane Gilberto Costa Marcos Herszkowicz Maria Eduarda Brennand Campos Mariana Bandeira Cunha da Fonte Mariana Moura Sales Sultanum Mirela Menezes Ricardo Belo Sandro Melo ana@labmm.com.br antonio@brennandenergia.com.br ajorge@ajaconsultoria.com.br boris@boris.com.br bruno@sgcs.adv.br carolina.queiroz@br.ey.com elane@ajaconsultoria.com.br gabriela@ajaconsultoria.com.br gilberto.costa@procenge.com.br marcos@grbrennand.com.br mariaeduardabc@hotmail.com mariana.cunha@dafonteadv.com.br marianamoura@queirozcavalcanti.adv.br mirela.menezes@gcb.com.br ricardo.s.belo@br.ey.com sandro.melo@ferreiracosta.com.br Integrantes do Núcleo RUMO

52 Contato: Bruno Suassuna: bruno@sgcs.adv.br (81) 3227.6702 (81) 99972 7109


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