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Comissão de Secretaria de Governança

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Apresentação em tema: "Comissão de Secretaria de Governança"— Transcrição da apresentação:

1 Comissão de Secretaria de Governança
Gisélia Silva Coordenadora

2 A Comissão de Secretaria de Governança
Agenda A Comissão de Secretaria de Governança Pesquisa – Secretaria de Governança Secretaria de Governança e Governança Corporativa

3 A Comissão de Secretaria de Governança
Agenda A Comissão de Secretaria de Governança Pesquisa – Secretaria de Governança Secretaria de Governança e Governança Corporativa

4 Características da Comissão
Constituição: Novembro de 2010 Nº de Participantes: 18 membros (organizações listadas, familiares, fundo de pensão) Periodicidade das Reuniões: Mensal Objetivos: Propiciar a troca de experiências, visando fomentar as melhores práticas, Elaborar estudos, pesquisas e publicações e Apoiar atividades do IBGC relacionadas à Secretaria de Governança.

5 A Comissão de Secretaria de Governança
Agenda A Comissão de Secretaria de Governança Pesquisa – Secretaria de Governança Secretaria de Governança e Governança Corporativa

6 Regulação e Entidades de Classe
Estados Unidos: A "Corporate Secretary" is required by state corporation laws for every corporation. Inglatera: UK Corporate Governance Code Índia: Act of Parliament nº. 56/1980 Brasil: Recomendação do Código do IBGC (“Secretaria do Conselho”) Entidades de Classe USA: Society of Corporate Secretaries and Governance Professionals Canadá: Canadian Society of Corporate Secretaries Inglaterra: Institute of Chartered Secretaries and Administrators India: Institute of Company Secretaries of India

7 A Comissão de Secretaria de Governança
Agenda A Comissão de Secretaria de Governança Pesquisa – Secretaria de Governança Secretaria de Governança e Governança Corporativa

8 Premissas da Pesquisa Utilizou-se o banco de dados dos associados Pessoa Jurídica (PJs) do IBGC, com participação de 39 das 188 das PJs associadas (20,74%). Questões foram definidas pelos membros da Comissão, com base na experiência e no perfil dos Secretários de Governança do grupo, cujas responsabilidades e funções são mais abrangentes do que aquelas pertinentes somente ao conselho de administração. Trata-se da primeira pesquisa de que temos conhecimento no Brasil. As pesquisas regularmente realizadas por consultorias investigam somente sobre a composição dos conselhos e dos comitês.

9 Partes da Pesquisa A pesquisa está dividida em três partes:
Características da Organização – informações sobre a organização respondente.  identificamos a existência desse profissional em empresas listadas e familiares. Características do Profissional – perfil do profissional que atua na área de governança, como secretário ou outra denominação.  a credibilidade do executivo é fundamental para sua atuação. Características Desejáveis do Perfil do Profissional da Secretaria de Governança – rol de conhecimentos técnicos e habilidades pessoais.  conhecimentos e habilidades necessários requerem maturidade do profissional.

10 Principais Destaques Mais da metade das respondentes, independentemente de tamanho e tipo, possui uma área específica de Governança (52,8%). em 74,3% destas há um profissional com dedicação específica à função. Desses 74,3% de profissionais com dedicação específica à função, é inferior a 10% o percentual de organizações em que há o acúmulo de funções de conselheiro e secretario. Principais características dos profissionais que atuam em funções de Secretaria de Governança identificadas: origem na própria organização e reporte à alta administração, senioridade e alta qualificação, mais de dez anos de atuação na organização e, em média, quatro na função, escopo de atividade muito abrangente e remuneração de curto e/ou longo prazo O perfil desejado do profissional da Secretaria de Governança aponta para conhecimentos técnicos gerais e específicos e habilidades pessoais diversificadas, todos em grau elevado de importância.

11 Próximos Passos e Reflexões
A Comissão de Secretaria de Governança pretende dar continuidade às pesquisas e preparar um caderno de governança sobre o tema. A complexidade dos processos de governança requerem um profissional qualificado, com atuação estratégica. No Brasil, é necessário reconhecimento da importância desse profissional para a eficiência do sistema de governança.

12 Obrigado IGEPE


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