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CIVILIZAÇÕES CLÁSSICAS GRÉCIA ANTIGA. 1. Introdução  Legado Cultural Greco-Romano Grego: racionalismo; valorização do homem; filosofia; democracia; teatro;

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1 CIVILIZAÇÕES CLÁSSICAS GRÉCIA ANTIGA

2 1. Introdução  Legado Cultural Greco-Romano Grego: racionalismo; valorização do homem; filosofia; democracia; teatro; jogos olímpicos Romano: república; direito; latim; cristianismo

3 2. Periodização  Pré – homérico (século XX a.C. – XII a.C.)  Homérico (século XII a.C. – VIII a.C.)  Arcaico (VIII a.C. – VI a.C.)  Clássico (VI a.C. – IV a. C.)  Helenístico (IV a.C. – I a.C.)

4 3. Formação do Povo Grego  Aqueus  Eólios  Jônios  Dórios

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6 4. Colonização Grega  Razões: Solo árido e clima seco com poucas terras férteis nas quais se cultivava a vinha (vinho) e a oliveira (azeite) Desenvolvimento do comércio Concentração de terras nas mãos da nobreza gerando grande tensão social

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9 5. Cidades - Estado  5.1. Esparta Organização social militarista devido à necessidade de estabelecer o processo de dominação Esparciatas: pertencentes à nobreza controlavam a atividade política e econômica Periecos: homens livres sem direitos políticos, que detinham propriedades e se dedicavam ao comércio e artesanato Hilotas: escravos estatais não podiam ser expulsos ou vendidos pelos donos das terras que trabalhavam.

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11 5. Cidades - Estado  5.1. Esparta Organização política oligárquica (governo de uma minoria) o Eforato: conselho formado por cinco membros eleitos pela Apella (assembleia)  controle das finanças públicas  convoca e preside a Apella  responsável pela ordem interna o Diarquia: dois reis  mediação com os deuses  durante a guerra exercia poderes governamentais

12 5. Cidade - Estado  5.1. Esparta Organização política oligárquica (governo de uma minoria) o Gerúsia: conselho de anciões  responsável pela política exterior  elaboravam projetos de lei submetidos à apela  juízes em crimes graves e atmia (perda de direitos políticos) o Apella: assembleia com função consultiva

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14 5. Cidade - Estado  5.2. Atenas o Origem: fusão de vários povos o Evolução Política: de monarquia à democracia localização litorânea facilitou intercâmbio de ideias Flexibilidade e liberdade fazia com que os estrangeiros fossem aceitos na sociedade Centro comercial desenvolvido tornou Atenas uma cidade cosmopolita

15 5. Cidade - Estado  5.2. Atenas o Escravismo Origem  Prisioneiros de guerra * visto como ser humano * não tinham personalidade jurídica  Escravos por dívida * camponeses pobres Consequências  Deslocamento da população para o exército, política, artes, ciências, filosofia,...  Desprestígio do trabalho manual

16 6. Construção da Cidadania  Inicialmente exercida de forma completa pelos eupátridas (nobres, donos de terras e descendentes dos antigos habitantes)  Inicialmente exercida de forma incompleta pelos georgi (pequenos agricultores e proprietários de pequenos lotes de terras)  Inicialmente exercida de forma incompleta pelos demiurgos (trabalhadores livres: artesãos, artífices, proprietários de pequenas oficinas, profissionais liberais) Demos (povo) = georgi + demiurgos

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19 6. Construção da Cidadania  Razão Expansão comercial e artesanato diminui a riqueza e poder dos eupátridas Reorganização do exército possibilitou maior participação  Processo: Reformas de Sólon: igualdade perante a lei  Seisachteia: fim da escravidão por dívida  Divisão em 4 tribos cuja participação política dependia do rendimento  Revogação do Código de Dracon: leis severas incluindo a pena de morte  Reorganização da estrutura de poder  Eclésia = assembleia de todos cidadãos  Bulé = conselho dos quatrocentos  Heliae = tribunal popular

20 6. Construção da Cidadania  Conflito entre aristocracia e povo  Tirania Características  Governo contra a lei e tradição  Necessariamente não são autoritários e ditatoriais  Governo com apoio popular Medidas  Divisão da propriedade fundiária  Urbanização e embelezamento da polis

21 6. Construção da Cidadania Reformas de Clístines  Fortaleceu as instituições democráticas  Heliae = supremo órgão judiciário  Bulé = aumentou o número de membros (quinhentos)  Eclésia = regulamentou esta instituição  Ostracismo = medida contra a tirania que bania da polis e suspendia os direitos políticos por dez anos

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23 6. Construção da Cidadania  Governo de Péricles Estratego: general com poderes políticos sobre o governo da cidade Cidadão passa a ser apenas os filhos de pais e mães atenienses  Exclui do processo político Mulheres Metecos: estrangeiros que são homens livres não proprietários que se dedicam ao comércio e a manufatura Escravos Amplia os direitos políticos dos cidadãos  Remuneração para todos os cargos e funções públicas (mistoforia)

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25 7. As Guerras do Período Clássico  7.1. As Guerras Médicas (490 a.C. – 448 a.C.)  Conflito entre o expansionismo persa (medos) e as atividades comerciais principalmente na Grécia Continental e nas colônias gregas da Ásia Menor  Revolta da Grécia Continental recebe o apoio de Atenas levando a derrota de Dário I na Batalha de maratona  Novo ataque persa sob o comando do novo rei Xerxes provoca o conflito no Desfiladeiro de Termópilas (480 a. C.) contra 300 hoplitas (infantaria espartana)  Persas avançam sobre Atenas que é incendiada e ocupada com a fuga de sua população

26  Reação grega força a paz em 448 a.C. Os persas não atacariam as cidades da Ásia Menor e da Costa do Mar Egeu Os gregos não atacariam as cidades persas  Em 478 a.C. para combater os persas foi criada a Liga de Delos sob a liderança de Atenas  As cidades deveriam fornecer homens, dinheiro ou navios para Atenas

27  7.2. A Guerra do Peloponeso (431 a. C - 404 a. C)  Esparta lidera a Liga do Peloponeso contra a hegemonia de Atenas  A população grega aproxima-se de Atenas enquanto a nobreza aproxima-se de Esparta  Após anos de lutas Esparta derrota Atenas, mas o enfraquecimento da península grega favorece o domínio macedônico e posteriormente romano.

28 8. Período Macedônico ou Helenístico  Em 338 a.C., na Batalha de Queronia, Felipe II domina a Grécia.  Alexandre, o Grande cria um vasto império que se expande entre o ocidente e oriente.

29  Fusão da cultura oriental e ocidental buscando uma cultura universal  O ocidente recebeu valores políticos (a ideia de um reui-deus); zoroastrismo e descobertas científicas  O oriente recebeu a língua, a escrita e os valores culturais e padrões artísticos gregos  A morte de Alexandre leva à divisão do império macedônico e ao posterior domínio romano

30 9. Cultura Grega  A cultura grega foi um produto de trocas entre os gregos, fenícios, egípcios, etc...  Os elementos culturais gregos foram difundidos durante o império de Alexandre e apropriados pelos romanos tornando-se a base da cultura ocidental  Características:  A cultura antropocêntrica, sendo o homem é o centro de interesses, valorizando-se o homem e suas realizações  O equilíbrio, a harmonia, a simetria, a valorização das formas geométricas são constantes nas realizações arquitetônicas, poéticas e teatrais gregas.  O racionalismo

31  Religião  Deuses eram projeções do ser humano, tendo sentimentos e atitudes humanas.  A religiosidade era permeada de festas e rituais que reforçavam a solidariedade do grupo  Teatro  Comédia: satiriza o cotidiano, a política e personalidades importantes  Tragédia: retrata temas grandiosos, heróis e heroínas em luta contra as instituições sociais e o destino implacável  Filosofia  Amigo ou amante do Saber. Busca explicações racionais para os fenômenos naturais e sociais

32  Ciências Gregas  Estudo da natureza e de tudo que a razão humana pudesse compreender como objeto de investigação  Desenvolvimento da matemática (Tales de Mileto e Pitágoras), medicina, anatomia, geometria, dinâmica  História  Heródoto e Tucídides: primeiros registros do passado com base racional  Toma por base testemunhas e procura investigar fatos e relações de poder  Mitologia  Mitos são narrativas transmitidas por gerações e criadas para dar sentido a elementos da realidade sem explicações científicas  Deuses, semideuses, heróis e ninfas são humanizados representando sentimentos, comportamentos humanos

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