A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Influenciada pela arte grega e arte etrusca, e tem como período de produção do século VIII a. C. até aproximadamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Influenciada pela arte grega e arte etrusca, e tem como período de produção do século VIII a. C. até aproximadamente."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães

2 Influenciada pela arte grega e arte etrusca, e tem como período de produção do século VIII a. C. até aproximadamente o século IV d.C. Através da arquitetura que a arte romana conseguiu maior expressão e significação histórica. Suas edificações eram grandiosas, fundamentadas em bases circulares e no emprego de colunas e arcos falsos para efeito de decoração. Os aquedutos, as entradas e as muralhas ainda hoje são vistos no continente europeu, demonstrando a imponência que traduziu, através dos tempos, a grandeza do que foi a civilização romana antiga.

3 Os romanos preocuparam-se com o caráter funcional e prático de sua arquitetura. Houve, por isso, uma combinação harmônica entre a beleza e a utilidade nas mais variadas edificações romanas, como: teatros, basílicas, templos religiosos, palácios, estradas e pontes que interligaram as mais diversas regiões do império, facilitando o trânsito de pessoas e o tráfego de mercadorias para outras regiões. A escultura romana foi trabalhada através de retratos e estátuas, muitas vezes apresentando uma característica fúnebre. Os escultores romanos buscavam a reprodução mais fiel possível da realidade em suas obras e centravam- se nos aspectos psicológicos, ou seja, a obra evidenciava o caráter, a honra e a glória do retratado.

4

5 Júlio César Augustus

6 Ponte Rio TibreColiseu

7 As principais influências gregas na cultura e sociedade romana são: - A alimentação ganhou requintes orientais; - A roupa ganhou enfeites; - Homens e mulheres começaram a usar cosméticos; - Influência da religião grega; - Escravos vindos do oriente introduziram suas crenças e práticas religiosas; - Influência grega na arte e na arquitetura; - Escravos gregos eram chamados de pedagogos, pois ensinavam para as famílias ricas a língua e a literatura grega.

8 O romano, que impregnava a sua vida pelo numen, uma força divina indefinida presente em todas as coisas, estabeleceu com os deuses romanos um respeito escrupuloso pelo rito religioso – o Pax deorum – que consistia muitas vezes em danças, invocações ou sacrifícios. A Mitologia Romana pode ser dividida em duas partes: a primeira, tardia e mais literária, consiste na quase total apropriação da grega; a segunda, antiga e ritualística, funcionava diferentemente da correlata grega.

9 Júpiter – Senhor do Universo Marte – Deus da Guerra

10 Fundador de Roma

11 Ao lado dos deuses domésticos, os romanos possuíam diversas tríades divinas, adaptadas várias vezes ao longo das várias fases da história. Assim, à tríade primitiva constituída por Júpiter (senhor do Universo), Marte (deus da guerra) e Quirino (o rei Rômulo, mitológico fundador de Roma), os etruscos inseriram o culto das deusas Minerva (deusa da inteligência e sabedoria) e Juno (rainha do céu e esposa de Júpiter).

12 Juno Minerva

13 A civilização romana deixou para a cultura ocidental uma herança riquíssima: - A legislação adotada hoje em vários países do mundo tem como inspiração o Direito criado pelos romanos; - Várias línguas (inclusive o português) derivaram do latim falado pelos romanos; - Arquitetura; - Literatura. Em termos gerais, as principais características da arte romana são: senso de realismo (e não a beleza idealizada dos gregos); energia; busca por retratar as personagens históricas.

14 O período que abrangido a partir do século V até o século XV ficou conhecido como Idade Média. Marcada por uma série de considerações preconceituosas, a Idade Média compreende o período que parte da queda do Império Romano, até o surgimento do movimento renascentista. Relatos históricos e renascentistas definiam o mundo medieval como a “idade das trevas”, ou seja, uma época sucumbida pela ausência de desenvolvimento racional, representando um retrocesso para a ciência. Esta perspectiva foi corroborada pelo domínio ideológico empregado pela Igreja Católica, transformando a sociedade em sujeito passível de manipulação, pelo poder da informação. Contudo, a Idade Média possui avanços artísticos e científicos que puderam proporcionar conhecimentos para os dias atuais.

15 A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Esta era marcada pela influência da Igreja, ensinando o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros. A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião. Podemos dizer que, no geral, a cultura medieval foi fortemente influenciada pela religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais. No campo da Filosofia, podemos destacar a escolástica (linha filosófica de base cristã), representada pelo padre dominicano, teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino.

16

17


Carregar ppt "Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Influenciada pela arte grega e arte etrusca, e tem como período de produção do século VIII a. C. até aproximadamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google