A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental"— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Rosebelly Nunes Marques Depto. de Didática

2 Blocos temáticos: Eixos norteadores
Números; Operações; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; Tratamento da Informação

3 Espaço e Forma Para a primeira série: Compreender, descrever e representar o mundo em que vive, localizar-se no espaço. Localizar pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e também em indicações de posição; Identificar a posição de pessoas ou objetos no espaço com base em diferentes pontos de referência e também em indicações de direção e sentido; Observar e reconhecer figuras geométricas tridimensionais (sólidos), presentes em elementos naturais e objetos criados pelo homem; Identificar algumas características.

4 Espaço e Forma Para a segunda série: Compreender, descrever e representar o mundo em que vive, localizar-se no espaço. Representar a localização de um objeto ou pessoa pela análise de maquetes e croquis; Representar a movimentação objetos ou pessoa por meio de esboços, croquis que mostrem trajetos; Diferenciar figuras geométricas tridimensionais; Perceber as diferenças entre pirâmides e triângulos e círculos e esferas;

5 Espaço e Forma Atividades de geometria devem valorizar o entendimento e estimular no aluno a capacidade de estabelecer pontos de referência ao seu redor, situar-se no espaço, deslocar-se nele, dando e oferecendo comandos e compreendendo termos como: direita, esquerda, distância, deslocamento, abaixo, acima, ao lado, na frente, atrás, perto e longe.

6 Espaço e Forma Para a terceira série: Analisar e produzir representações do espaço. Explorar mapas. Interpretar no plano a posição de uma pessoa; Representar no plano a movimentação de uma pessoa ou objeto; Reconhecer diferenças entre corpos redondos (esfera, cone e cilindro); Reconhecer diferenças entre poliedros (prisma e pirâmides) e identificar elementos como face, arestas e vértices.

7 Espaço e Forma Para a quarta série: Analisar e produzir representações do espaço. Explorar mapas. Interpretar e representar a posição ou a movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço e construir itinerários; Reconhecer semelhanças e diferenças entre poliedros; Identificar elementos como vértices, faces e arestas de poliedros; Identificar semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como número de lados, de ângulos, eixo de simetria, rigidez.

8 Espaço e Forma Para a quarta série: Analisar e produzir representações do espaço. Explorar mapas. Compor e decompor figuras planas Ampliar e reduzir figuras planas Utilizar malhas quadriculadas para representar a posição de pessoas ou objetos;

9 Atividade envolvendo Espaço e Forma
Jogos e brincadeiras em que seja necessário se deslocar, utilizando instruções. Ex: Batalha naval, percursos, Mapa de tesouro; Relatos de e percursos e construção de itinerários a partir de instruções orais e escritas; Construção de maquetes e plantas de sala de aula e de outros espaços; Análise de fotografias de lugares ou de percursos conhecidos para descrição do lugar ou da pessoa que tirou a foto. Desenhar percurso da casa até a escola, entre outros.

10 Atividade envolvendo Espaço e Forma
Leitura de guias de rua, mapas e croquis fazendo uso das referências de localização. Organização de exposição de fotos em que se utilize de aspectos da natureza ou produzidos pelo homem relacionando-as com as formas geométricas. Dobradura (origami); Modelagem de objetos com massinhas;

11 Atividade em sala (individual)
Cada um pense em alguma pergunta que envolva respostas diretas e qualitativas; Coloque em uma folha a pergunta e numere para que cada colega responda; Elabore uma tabela e um gráfico (manualmente) que achar conveniente para apresentar os dados. Tentar formar grupos nas respostas para facilitar a construção do gráfico e da tabela.

12 Atividade (grupo) Dentro da universidade, cada grupo deve identificar figuras geométricas bidimensionais e tridimensionais na observação dos locais, pessoas, objetos, natureza, etc, etc. Após isso, elabore uma lista e faça os desenhos.

13 Atividade (grupo) Observação Natural
Nome da Figura geométrica associada (bidimensional ou tridimensional) Desenho para identificação Roda ou pneu da bicicleta Círculo ou circunferência


Carregar ppt "Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google