Carregar apresentação
PublicouOrlando Garrido Chaves Alterado mais de 7 anos atrás
1
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Rosebelly Nunes Marques Depto. de Didática
2
Blocos temáticos: Eixos norteadores
Números; Operações; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; Tratamento da Informação
3
Espaço e Forma Para a primeira série: Compreender, descrever e representar o mundo em que vive, localizar-se no espaço. Localizar pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e também em indicações de posição; Identificar a posição de pessoas ou objetos no espaço com base em diferentes pontos de referência e também em indicações de direção e sentido; Observar e reconhecer figuras geométricas tridimensionais (sólidos), presentes em elementos naturais e objetos criados pelo homem; Identificar algumas características.
4
Espaço e Forma Para a segunda série: Compreender, descrever e representar o mundo em que vive, localizar-se no espaço. Representar a localização de um objeto ou pessoa pela análise de maquetes e croquis; Representar a movimentação objetos ou pessoa por meio de esboços, croquis que mostrem trajetos; Diferenciar figuras geométricas tridimensionais; Perceber as diferenças entre pirâmides e triângulos e círculos e esferas;
5
Espaço e Forma Atividades de geometria devem valorizar o entendimento e estimular no aluno a capacidade de estabelecer pontos de referência ao seu redor, situar-se no espaço, deslocar-se nele, dando e oferecendo comandos e compreendendo termos como: direita, esquerda, distância, deslocamento, abaixo, acima, ao lado, na frente, atrás, perto e longe.
6
Espaço e Forma Para a terceira série: Analisar e produzir representações do espaço. Explorar mapas. Interpretar no plano a posição de uma pessoa; Representar no plano a movimentação de uma pessoa ou objeto; Reconhecer diferenças entre corpos redondos (esfera, cone e cilindro); Reconhecer diferenças entre poliedros (prisma e pirâmides) e identificar elementos como face, arestas e vértices.
7
Espaço e Forma Para a quarta série: Analisar e produzir representações do espaço. Explorar mapas. Interpretar e representar a posição ou a movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço e construir itinerários; Reconhecer semelhanças e diferenças entre poliedros; Identificar elementos como vértices, faces e arestas de poliedros; Identificar semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como número de lados, de ângulos, eixo de simetria, rigidez.
8
Espaço e Forma Para a quarta série: Analisar e produzir representações do espaço. Explorar mapas. Compor e decompor figuras planas Ampliar e reduzir figuras planas Utilizar malhas quadriculadas para representar a posição de pessoas ou objetos;
9
Atividade envolvendo Espaço e Forma
Jogos e brincadeiras em que seja necessário se deslocar, utilizando instruções. Ex: Batalha naval, percursos, Mapa de tesouro; Relatos de e percursos e construção de itinerários a partir de instruções orais e escritas; Construção de maquetes e plantas de sala de aula e de outros espaços; Análise de fotografias de lugares ou de percursos conhecidos para descrição do lugar ou da pessoa que tirou a foto. Desenhar percurso da casa até a escola, entre outros.
10
Atividade envolvendo Espaço e Forma
Leitura de guias de rua, mapas e croquis fazendo uso das referências de localização. Organização de exposição de fotos em que se utilize de aspectos da natureza ou produzidos pelo homem relacionando-as com as formas geométricas. Dobradura (origami); Modelagem de objetos com massinhas;
11
Atividade em sala (individual)
Cada um pense em alguma pergunta que envolva respostas diretas e qualitativas; Coloque em uma folha a pergunta e numere para que cada colega responda; Elabore uma tabela e um gráfico (manualmente) que achar conveniente para apresentar os dados. Tentar formar grupos nas respostas para facilitar a construção do gráfico e da tabela.
12
Atividade (grupo) Dentro da universidade, cada grupo deve identificar figuras geométricas bidimensionais e tridimensionais na observação dos locais, pessoas, objetos, natureza, etc, etc. Após isso, elabore uma lista e faça os desenhos.
13
Atividade (grupo) Observação Natural
Nome da Figura geométrica associada (bidimensional ou tridimensional) Desenho para identificação Roda ou pneu da bicicleta Círculo ou circunferência
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.