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Simbolismo A exemplo do realismo,o simbolismo tem seu auge durante a segunda metade do século XIX. Além de rejeitarem os excessos românticos, os simbolistas.

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1 Simbolismo A exemplo do realismo,o simbolismo tem seu auge durante a segunda metade do século XIX. Além de rejeitarem os excessos românticos, os simbolistas negam também a reprodução fotográfica dos realistas. Preferem retratar o mundo de modo subjetivo, sugerindo mais do que descrevendo.

2 No simbolismo são mais uma vez as forças exteriores que escapam ao controle da vontade do homem e o colocam entre a vida e a morte, dois pólos da origem misteriosa, inexplicáveis para ele e controlados pelo acaso. Também o tempo é um elemento que está além do controle humano. O caráter determinista e não providenciais das forças exteriores retira do homem a noção de propósito, objetivo e vontade. Tanto o simbolismo quanto o naturalismo são, neste sentido, materialistas.

3 Teatro simbolista Anna Balakian
Três são os maiores defeitos do teatro simbolista: * Nenhuma caracterização e nenhuma oportunidade de interpretação Falta de crise ou conflito (A morta resolve tudo independentemente de nós) * Este tipo de teatro não continha ideologia -Coisa muito comum agora mas naquele momento histórico isso representava uma falha enorme. Do ponto de vista poético, o teatro simbolista é freqüentemente mais bem sucedido onde o verso não consegue realizar os objetivos simbolistas. A ambigüidade do discurso pode ser representada mediante uma relação equívoca entre as personagens e os objetos que as cercam, no teatro simbolista nenhum objeto é decorativo; ele está ali para exteriorizar uma visão, sublinhar um efeito, desempenhar um papel na subcorrente de acontecimentos imprevisíveis.

4 Nos últimos anos do século XIX, o poeta, dramaturgo e ensaísta belga Maurice Maeterlinck ( ) concretiza as aspirações teatrais do movimento simbolista com um conjunto de oito peças, escritas entre 1889 e 1894, que são testemunho não apenas de sua concepção dramática, mas também da própria evolução do teatro simbolista. Fundamentando-se nas limitações da comunicação verbal e na premissa de um silêncio eloqüente, Maeterlinck desenvolve um projeto de reformulação da linguagem dramática que, recentemente, tem sido apreciado do ponto de vista de sua contribuição para a formação do teatro moderno.

5 Bob Wilson

6 Mattogrosso da cia opera seca

7 Artistas Simbolista Autores simbolistas – Charles Baudelaire obra as flores do mal Artes Plásticas – Paul Gauguin Literatura - na França são Paul Verlaine, Arthur Rimbaud e Stéphane Mallarmé. Em Portugal sobressaem Eugênio de Castro ( ), autor de Oaristos, Antônio Nobre ( ), que escreve Só, e Camilo Pessanha ( ), autor de Clépsidra. Teatro - belga Maurice Maeterlinck, por exemplo, são mais a materialização de idéias abstratas do que seres humanos reais. Escritores como Ibsen, Strindberg, Hauptmann e Yeats, que começam como realistas, evoluem, no fim da carreira, para o simbolismo. Além deles, destacam-se o italiano Gabriele d'Annunzio (A filha de Iorio), o austríaco Hugo von Hofmannsthal (A torre) e o russo Leonid Andreiev (A vida humana).

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9 Encenadores-cenógrafos: Craig e Appia
Os incessantes esforços feitos por diretores e cenógrafos inventivos, capazes de criar efeitos técnicos de iluminação e decoração afinados ao estado de espírito das peças, têm feito com que estas sejam representadas de vez em quando como manifestações de um "Teatro de arte". A este respeito, o teatro simbolista tem recebido uma importante ajuda por parte dos avançados processos fotográficos, que podem expressar no cinema as ilusões difíceis de se conseguir no palco.

10 Craig Ele havia representado sete vezes na Inglaterra, o Hamlet de Shakespeare. Com tal recomendação, não pelo que já havia realizado, mas pela credibilidade que gozava Isadora Duncan junto a Stanislavsky, o jovem Craig foi convidado para ir à Rússia, iniciando lá a fundação de uma nova modalidade de teatro através de sua obra plástica. Era contemporâneo de Adolphe Appia e dividiu com este as teorias sobre a plasticidade tridimensional necessárias para as representações do teatro e da ópera. Criou cenários e indumentária teatral. Sua cenografia ainda era experimental e apesar de não ter sido realizada a contento gerou um grande sucesso de crítica e uma repercussão mundial.

11 Cena final de Hamlet Craig

12 Na década de 1890, porém, em reação ao apogeu do movimento naturalista, surgiu o teatro simbolista. Inspirados nas idéias de Wagner sobre o teatro como síntese das artes, os ícones do movimento simbolista foram chamados Teatros de Arte, cuja expressão enfatizava os sentidos. Contudo, não tardou para que os simbolistas encontrassem os realistas, assimilando suas idéias. O Teatro de Arte de Moscou (ícone do realismo) encenou peças de Maeterlinck e Andriev, bem como solicitou à Gordon Craig (cujas montagens eram simbolistas) que encenasse Hamlet, em 1911.

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14 TEATRO –Como o movimento rejeita a abordagem da vida real, no palco os personagens não são humanos. Constituem a representação de idéias e sentimentos. A forte relação com os impressionistas faz com que o som, a luz, a cor e o movimento tenham destaque nas encenações. Um dos principais textos teatrais é Pelléas et Mélisande, do belga Maurice Maeterlinck ( ). Em cena, os personagens materializam expressões poéticas sobre a brevidade e a falta de sentido da vida. Outros dramaturgos importantes são o italiano Gabriele D'Annunzio; o norueguês Henrik Ibsen; na fase final de sua carreira; o irlandês William Yeats; e os portugueses João da Câmara ( ) e Raul Brandão ( ).

15 Principais características
Subjetivismo Os simbolistas terão maior interesse pelo particular e individual do que pela visão mais geral. A visão objetiva da realidade não desperta mais interesse, e sim esta focalizada sob o ponto de vista de um único indivíduo. Dessa forma, é uma poesia que se opõe à poética parnasiana e se reaproxima da estética romântica, porém mais do que voltar-se para o coração, os simbolistas procuram o mais profundo do "eu", buscam o inconsciente, o sonho. Musicalidade A musicalidade é uma das características mais destacadas da estética simbolista, segundo o ensinamento de um dos mestres do simbolismo francês, Paul Verlaine, que em seu poema "Art Poétique", afirma: "De la musique avant toute chose..." (" A música acima de tudo...") Para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram mão de alguns recursos, como por exemplo a aliteração, que consiste na repetição sistemática de um mesmo fonema consonantal, e a assonância, caracterizada pela repetição de fonemas vocálicos. Transcendentalismo Um dos princípios básicos dos simbolistas era sugerir através das palavras sem nomear objetivamente os elementos da realidade. Ênfase no imaginário e na fantasia. Para interpretar a realidade, os simbolistas se valem da intuição e não da razão ou da lógica. Preferem o vago, o indefinido ou impreciso. Por isso, gostam tanto de palavras como: névoa, neblina, bruma, vaporosa.

16 Principais representantes
Maurice MAETHERLINCK Para ele, a morte representa o destino do homem.apenas ela domina o palco...sem personagem principal ou fato que a provoque, ninguém tem que responder por ela. Na perspectiva dramaturgica substitui-se a categoria ação pela situação dramática. o dialogo não basta para a representação, uso de coral. e mesmo o dialogo é uma alternância de personagens descrevendo sensacoes.

17 L’ Intrusa é uma preciosidade do teatro simbolista, completamente clara e perfeita quando julgada segundo os padrões simbolistas. O tema é abstrato: a própria morte. Toda encenação é verdadeiramente simbolista, sem qualquer localização especifica ou materialização da idéia. O que se simboliza é a ausência e a passagem dela através de um décor e entre as pessoas que estão nele, e todas reagem à passagem não como entidades separadas mas como uma unidade sinfônica, modulando-se entre si, repetindo-se em sua fala e movimento a uma simples harmonia, em vez de a qualquer conflito pessoal ou particular.

18 A MORTE DE TINTAGILES de 1949 – Franca
Uma de suas peça, (Estufas quentes -1889), foi transformada em ópera por Claude Debussy, em Em 1896, quando se radicou na França, Maerterlinck passou a escrever ensaios, que usou para expressar sua preocupação pelo destino do homem.

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21 No Brasil SIMBOLISMO NO BRASIL –Nas artes plásticas, o movimento influencia parte das pinturas de Eliseo Visconti e Lucílio de Albuquerque ( ). É muito marcante nas obras de caráter onírico de Alvim Correa ( ) e Helios Seelinger ( ). Na literatura, o primeiro manifesto simbolista é publicado em 1891, no jornal Folha Popular. As primeiras obras literárias são Missal e Broquéis (1863), de Cruz e Souza. O autor aborda mistérios da vida e da morte com uma linguagem rica, marcada pela musicalidade. Outro representante do movimento é Alphonsus de Guimaraens ( ), autor de Câmara Ardente e Kiriale, cuja poesia é marcada pela religiosidade e pela melancolia.

22 O Teatro de Amadores de Pernambuco representou de sua autoria a peça "INTERIOR", com tradução de Hermilo Borba Filho, cuja direção esteve à cargo de Valdemar de Oliveira. Subia à cena no dia 28 de abril de 1945, no Teatro de Santa Isabel

23 SIMBOLISMO NO BRASIL –O teatro simbolista começa a ser escrito e encenado no início do século XX. A produção de textos é pequena. Falam da sociedade carioca da época. Os principais dramaturgos são Roberto Gomes ( ), que escreve O Canto sem Palavras e Berenice, e Paulo Barreto ( ), autor de Eva. Em 1933, Paulo Magalhães ( ) monta A Comédia do Coração, que põe no palco personagens simbólicos, como Dor, Paixão e Ciúme.

24 bibliografia BALAKIAN, Anna . O Simbolismo. São Paulo, Pespectiva, 1985 O teatro simbolista e modernista ( )Luiz Francisco Rebello Teoria do drama moderno Peter Szondi cosac e naif Teatro pòs-dramatico de Hans-Thies Lehann. Editora Cosac Naif


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