A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fazer um livro:. “É criar uma forma física para ideias.” Wasserman, Eilenn (2007). The Book as Arts, Artists’ Books from the Nacional Museum of Women.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fazer um livro:. “É criar uma forma física para ideias.” Wasserman, Eilenn (2007). The Book as Arts, Artists’ Books from the Nacional Museum of Women."— Transcrição da apresentação:

1 Fazer um livro:

2 “É criar uma forma física para ideias.” Wasserman, Eilenn (2007). The Book as Arts, Artists’ Books from the Nacional Museum of Women in the Arts, New York: Princeton Architectural Press

3 Criar um Objecto O meu objecto; O meu livro; Publicado por mim;

4 Dirigido ao coração …

5 …de uma grande audiência.

6

7

8

9

10

11 Experimentar Narrativa; Objeto; Técnicas;

12 Analisar Narrativa; Objeto; Técnicas;

13 Realizar …o MEU livro!

14 Algumas ideias? Perguntas?

15 Sawabona! Olá, estou a ver-te!

16 Sikona. Estou aqui.

17 Narrativa Experimentar

18 “The painter, paints to reveal himself through what he sees in his subject.” (O pintor, pinta para se relevar ele próprio através do objeto pintado.) Edward Hopper, “Chop Suey”, 1929 Óleo sobre tela, 81,3 x 96,5 cm Coleção Mr. e Mrs Barney A. Ebsworth.

19

20 Objetivo 1.Observar e analisar a imagem da pintura de Hopper; 2.Escolher e recortar 8 pormenores da imagem; 3.Criar uma sequência com as 8 imagens dos pormenores mais 2 imagens extra à minha escolha que ilustre uma história (10 imagens no total).

21 Critérios de avaliação: narrativa escrita 1.Pormenores associados a memórias pessoais devem enriquecer a narrativa escrita. 2. A narrativa deverá apresentar uma sequência (principio, meio e fim e estar enquadrada num tempo e num espaço).

22

23

24 Material Fotocópia A3 a cores da imagem da pintura do Hopper. Folha A3 branca Tesoura Cola Esquadro/ARISTO Fotocópia A4 com quadrado centrado.

25 Objeto Experimentar

26 Maquete do livro 1.Grelha ortogonal (5x8cm), referencial no vértice superior esquerdo; 2.Recortar as tiras, dobrar e vincar todas as linhas; 3.Colar com fita cola de papel; 4.Dobras finais de todo o livro completo; 5.Marcar: Rosto, Duplas (escrever o número a que corresponde) e Guardas.

27 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO para a construção do miolo: Rigor do traçado geométrico; Rigor do corte, dobragem e colagem;

28 Experimentação Conteúdo do livro 1.Construir nova grelha ortogonal para desenhar a sequência da narrativa; 2.Distribuir a narrativa visual (já realizada) pelas 10 duplas páginas na nova grelha; 3.Escolher a cor dominante de cada dupla; 4.Definir a relação fundo-figura para cada dupla (cores complementares, composição); 5.Escolher o suporte do miolo; 6.Escolher o médium que vou utilizar (ver exemplos).

29 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO para a planificação: Narrativa visual do meu livro; Ritmo e Unidade do meu livro; Originalidade do meu livro; “Livro como um TODO”

30 Técnicas Experimentar

31 TRATAMENTO DO FUNDO Escolher uma das 3 técnicas para o fundo: 1.Colagens de papel de jornal com guache branco (texturas); 2.Aguadas/Aguarela (gradientes) 3.Cartolina de cor (cor lisa);

32 Aguadas/Aguarela (gradientes) 1.Fazer a grelha nas folha A4 de aguarela; 2.Montar a tira do miolo mas não fazer dobras; 3.Experimentar as cores escolhidas com gradientes numa folha cavalinho com pincel de água e aguarelas (limpar pincel para diluir tinta, usar papel absorvente para controlar os excessos de água); 4.Realizar o gradiente na barra do miolo construída com o papel de aguarela ;

33 Critérios de avaliação Aplicar no miolo, tendo em conta: 1.Zonas mais claras e outras mais escuras em função do desenho planificado; 2.Unidade e ritmo do meu livro;

34 Texturas para os fundos

35 Texturas e composição

36 Recortes de desenhos e textura

37 Combinação de colagens e desenho

38 Textura para os fundos

39 Composição com colagens

40

41

42 Composição - Recortes e Linha

43 Texturas e composição

44 Ilustração - materiais diferentes

45

46 Ilustração - metáfora visual

47 Materiais - experimentar lápis de cor, canetas de feltro, Aguarelas (pincel de água) recortes já selecionados para colagens, Outros (com acompanhamento do professor).

48 Representação das figuras no fundo COLAGEM RISCADORES PINTURA RESPEITAR A DEFINIÇÃO DA PLANIFICAÇÃO PARA a relação fundo-figura para cada dupla (cores complementares, composição);

49 Finalizar Miolo do Livro Trabalhar com rigor os acabamentos finais com domínio da técnica escolhida; Escolher paleta de cores do fundo e relação figura-fundo; Demonstrar originalidade na sequência e ritmo do livro.

50 Realizar …o TEU livro!

51 Objetivo Conceção Geométrica do livro; Conceção Geométrica da capa realização; Conceção Gráfica da capa; (com mensagem objetiva e informação hierarquizada);

52 Planificação Geométrica da Capa

53 Capa - experimentar Desenhar os esboços com as ideias para a capa, contra-capa e lombada. Experimentar: stencil, carimbos e colagens. Hierarquização da comunicação da tipografia na Capa (mensagem objetiva). Objetivo: Constrói maquete da Capa.

54 Conceção Gráfica da capa Mensagem objetiva e informação hierarquizada. Lettering: Forma relacionada com Conteúdo.

55 IMAGENS.

56 .

57 .

58 .

59 .

60

61

62 Conceção Gráfica da capa Utilização de uma grelha (papel quadriculado/milimétrico); Conhecer as linhas de força; Conhecer o espaço visual mais importante.

63 A/B = B/(A+B)

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77 Reflexão Final

78 Para comentar:

79 1.Como descreverias o teu livro a alguém que não o conhece? 2.O que é que te motivou? 3.O que é que aprendeste? 4.O que mais te surpreendeu? 5.o que justifica a opção gráfica que escolheste? 6.atingiste os resultados que pretendias? se não, o que faltou? 7.O que farias diferente? 8.Como é que este trabalho poderia ser continuado?

80 Identidade Quem sou? Como quero ser? Sou reconhecido? Individual

81 Alteridade Como me vêem os outros? Como quero lidar com os outros? Social Alteridade substantivo feminino 1. Qualidade do que é outro ou do que é diferente. "alteridade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/alteridade [consultado em 12-10-2014].http://www.priberam.pt/dlpo/alteridade

82

83 Identidade

84


Carregar ppt "Fazer um livro:. “É criar uma forma física para ideias.” Wasserman, Eilenn (2007). The Book as Arts, Artists’ Books from the Nacional Museum of Women."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google